Tudo Ou Nada

Tudo Ou Nada Malu Gaspar

Resenhas - Tudo Ou Nada

Andre350 17/12/2023

História incrível, livro que te prende a ler todo dia
Simplesmente fantástica a história do Eike e seu grupo, as estratégias pra manipular o mercado financeiro e os detalhes da vida de luxo que Eike levava. Este é um livro que você lê e fica pensando na história por várias semanas.

EduardoCDias 22/06/2023

Pobre homem rico
Bom quase até o fim, mostrando muitas tramóias, maracutaias, negócios ilícitos e muito empenho de Eike. Megalômano, inconsequente, irresponsável e delirante queria ser o homem mais rico do mundo. Conseguiu virar uma grande piada e o empresário mais evitado do país. Envolveu governos, empresas multinacionais, bancos e prejudicou todos. Infelizmente, no fim da narrativa, a autora dá uma escorregada fenomenal, prejudicando a confiabilidade do seu trabalho.

de Aquino 18/01/2023

Brazil
Essa é a nossa imagem. Essa é a nossa cultura. Isso é o que vivenciamos desde que um filho de um demônio fedorento pisou aqui. Mentiras, boatos e pose.

feliperolim 14/10/2021

Interessante
A história do Eike realmente é empolgante. Agora, olhando em retrospecto, da a impressão de que era óbvio que o império X iria ruir. A leitura desse livro é importante para nos lembrar de manter os pés no chão e a simplicidade, pois como diria o próprio Eike ?o mercado pune?.

Romulo 03/03/2020

Muito bem escrito.

História interessante, sobre o auge e a queda do Eike!

Daniel432 31/03/2019

Resenha Difícil
Não é para eu escrever sobre esse livro.

Já fiz umas três ou quatro resenhas e sempre acontece alguma coisa e perco tudo que escrevi. Então a resenha desse livro ficará com poucas linhas.

A autora mostra-nos o empresário Eike Batista em momentos de glória com sua vida de gastos extravagantes e em momentos depressivos com a incapacidade de fazer seus negócios efetivamente gerarem riqueza. Eike Batista foi um empresário que jogou e muito bem com a mídia.

Leia o livro e depois escreva uma resenha para mim, por que eu desisti.

Igor13 30/01/2018

Ególatra X
O livro é excelente, bem escrito e balanceado. Muitos fatos narrados. Mas sem pesar na leitura ou confundir o leitor.

1) É interessante poder rever os acontecimentos após um tempo e em ordem cronológica. Quando acompanhamos enquanto os fatos ocorrem, sempre perdemos algo ou não conseguimos ligar os fatos por informações ruins e análises equivocadas que vamos lendo na imprensa;

2) Incrível como o Eike começou como um empresário sem ligações com agentes do Governo e com o tempo foi buscando cada vez mais aproximação dos políticos. No auge, tinha orgulho de ser '"empresário do PT". Nesse momento não era mais empresário de verdade, mas um pseudo empresário como diversos que temos no país. Uma lastima; e

3) Só discordo de outro avaliador que disse que foi "o fim de uma era". Foi o fim de uma onda. Outras virão, como já vieram a do pau-brasil, ouro, diamante, ferro, petróleo e similares. No fundo, como diz Vianna Moog, todo brasileiro tem em seu subconsciente o desejo da grande jogada na vida: "achar uma mina de ouro". O nosso, até ontem 'herói', não negou ser 'brasileiro da gema'.

Para finalizar, uma reflexão de José Bonifácio de Andrada e Silva sobre o brasileiro, escrito por volta de 1820: "Os brasileiros são entusiastas do belo ideal, amigos da sua liberdade, e mal sofrem perder as regalias que uma vez adquiriram (...) Obedientes ao justo, inimigos do arbitrário, suportam melhor o roubo que o vilipêndio: ignorantes por falta de instrução, mas cheios de talento por natureza. De imaginação brilhante, e por isso amigos de novidades que prometem perfeição e enobrecimento. Generoso mas com bazófia. Capazes de grandes ações, contanto que não exijam atenção aturada, e não requeiram trabalho assíduo e monotônico. Apaixonados do sexo, por clima, vida e educação. Empreendem muito, acabam pouco. Serão os atenienses da América, se não forem comprimidos e tiranizados pelo despotismo".

Lúcio 20/03/2017

Breve resenha
Interessante trabalho da autora. Jornalista que é, escreveu de forma clara, sem rodeios, de como o mundo capitalista está sujeito a este tipo de empresário, que vende até até "vento", tudo com o intuito de lucro a qualquer custo, tanto para sí, como aqueles que usam o mercado para lucrar, até mesmo, com as desventuras deste empresário que enganou muitos e por muito tempo. No país, suas aventuras foram muitas. Muito dinheiro público se perdeu nas mãos deste enganador. Empresários, empresas e políticos incautos caíram no conto deste homem que só tinha uma ideia: tornar-se o homem mais rico do mundo, aos olhos da Forbes. O livro da conta de como ele foi e é um péssimo administrador. Nada na sua mão prosperou. Apenas e tão somente expectativas.....Nada, todavia, concreto. Só em nosso país um homem destes andou tanto tempo enganando....sem as penas da lei. Verifica-se que nosso ordenamento jurídico, os órgãos de controle do mercado de ações, etc... não funcionam....

Niasi 02/03/2017

Tudo Ou Nada
Tá ai uma biografia divertidíssima. É muito gostoso saber os bastidores da história de um cara que todos viram ascender ao topo do Olimpo e que no momento que escrevo está preso pela Operação Lava Jato.
Escrito antes da Lava Jato esse livro se tornou histórico pelos seus relatos e pelo muito que não foi dito e veio a tona futuramente.
Imagino o quanto a escritora Malu Gaspar não deve ficar ansiosa/nervosa em ver as mil outras reviravoltas que a vida do Eike continua dando.
Um misto de herói com vilão, vc se verá torcendo a favor e contra essa figura tão controversa como Eike Batista, cheguei até a ter pena dele em certos trechos, obviamente que mesmo assim repudiando qualquer ato de corrupção e outros ilícitos que ele tenha cometido e deve pagar.
Então digo a vocês: Vale muito a pena ler Tudo ou Nada, é diversão e informação garantida.
E aproveito para caso a Malu venha a ler essa resenha, que escreva a continuação desse livro, que espere alguns anos pois com certeza Eike ainda vai dar muito sobre o que falar.

David.Vieira 30/06/2015

Trabalho Jornalístico Investigativo
Ótimo trabalho jornalístico investigativo de Malu Gaspar! Excelente livro.

allanpatrick 15/03/2015

Autora não conseguiu romper com o antipetismo pueril
Uma obra interessante e bem escrita, que resgata com propriedade e profundidade o período mais decisivo da "pré-história" de Eike Batista, desde quando negociava ouro como agente "independente" até o êxito e fracasso com a canadense TVX - a versão 1.0 do grupo X.

A partir desse ponto, no entanto, a autora cai no pecado original da revista onde trabalha, a Veja. Tudo é culpa do PT.

De início, o partido é culpado porque "ignorou" Eike durante sua ascensão. Depois, é culpado porque se "envolveu" demais tentando evitar o colapso do grupo e a paralisação de suas obras de infraestrutura durante a queda. Tal como n'O Alienista, de Machado de Assis, o PT é "culpado por ter cão; depois culpado por não ter cão".

Existe ainda um outro ponto que prejudica a obra: a falta de referências. Está claro que há situações, às vezes envolvendo apenas duas pessoas, que não foram relatadas à autora por seus protagonistas. Portanto, o seu relato daquele encontro é de terceira mão, a partir dos interlocutores dos participantes. Numa nota para uma coluna de jornal diário ou revista semanal, talvez esse procedimento seja válido, mas num livro com a ambição desta obra, espera-se um pouco mais de rigor metodológico.
Bruno T. 25/02/2020minha estante
Se, como você diz, nem tudo é culpa do PT, quem autorizou o BNDES a doar mais de 700 bilhões às empresas X?

Luiz 27/02/2015

I like Eike
Tô terminando de ler. Mas ainda não consegui responder a dúvida que Malu Gaspar lança no prólogo: Quem é Eike Batista?

“Um mentiroso compulsivo ou um empreendedor genial? Um nacionalista empenhado no progresso do país ou um egocêntrico sem limites e sem moral? Um homem à frente do seu tempo ou um estelionatário?”

Até começo a duvidar se vou encontrar a resposta na última página. Pouco importa. O livro tem muito mais.

Conheci muita gente com perfil igual ao de Eike. Gente ambiciosa, sem escrúpulo nem limite. Nunca me enganaram. Mas sempre me surpreendem pela capacidade de sedução. Pelo poder de arregimentar admiradores em torno dos próprios interesses.

Alguns bem-sucedidos, outros que se estrumbicaram na própria vaidade. (Dias atrás, um tipo desses me mandou um beijo por intermédio de um amigo em comum, pedindo para que passássemos uma borracha no passado. Então, tá, hein.)

No meio de tanta bajulação e cinismo, o livro da Malu, acabada servindo como um espelho, refletindo valores e cacoetes nacionais.

Na imagem refletida, dá pra ver uma gente deslumbrada, pouco propensa ao dia a dia, que acaba, como Eike, acreditando que sempre vai ter um Eliezer para salvar aos 46 do segundo tempo.

Na hora do aperto, é o sobrenatural que comanda, como Malu escreve na passagem da ´terapeuta e filósofa´ que chega na última hora e, depois de aferir a energia da sede da empresa, manda trocar o lado para o qual o sol da logomarca da EBX tem de girar.

Em meio ao furdunço que a exotérica causou, a rígida secretária da presidência, foi obrigada a trazer a equipe à razão: “A fofoca maliciosa e o boato negativo são sintomas de uma empresa que não está coesa. Espero que tenha esclarecido as dúvidas de todos e explicado que a filósofa não é mãe de santo.”

Ê, ê!

site: https://luizdamotta.wordpress.com/2015/02/24/i-like-eike-ascensao-e-queda-de-um-projeto-de-nacao/

AndersonFernand 25/12/2014

Muito bom!!!
Desde o lançamento, estava muito interessado pelo livro. Porém, com receio por ter sido elaborado por uma editora da Revista Veja. A forma como a obra está estruturada é espetacular. Desde o primeiro capítulo o livro é surpreendente.

A pesquisa sobre o tema também é genial e foi muito bem elaborada. Alguns diálogos levam o leitor direto para salas de reuniões. Porém, não vou dar cinco estrelas porque achei que a autora deixa claro sua antipatia sobre o personagem principal de Tudo ou Nada.

Eike Batista, para autora, não passa de um sortudo, sem competência, e muitas vezes, o texto se refere a ele como um golpista. Porém, na minha visão, ninguém fica tão rico se um lado empreendedor apurado. Mas num contexto geral, o livro é espetacular e surpreendente!!!

site: www.entrequatropoderes.com.br

Gabriela 19/12/2014

Fantástico!
Comecei a ler sem esperar muito do livro e fiquei simplesmente encantada!
A narrativa é extremamente dinâmica, apesar dos muitos detalhes apresentados ao longo da história.
Pra quem gosta de finanças ou trabalha com isso, como é o meu caso, o livro ainda é mais interessante, porque você consegue entender vários detalhes das operações financeiras realizadas pela empresa de forma clara e sem parecer livro didático.
A narrativa é tão envolvente que eu fiquei triste quando o livro acabou. As vezes até esquecia que o personagem principal realmente existia!