Segredo de justiça

Segredo de justiça Andréa Pachá

Resenhas - Segredo de Justiça

Julia Jobim 03/03/2024

?a vida era mesmo uma ciranda?
Como advogada atuante na área de família, me deparar com o relato de tantos casos corriqueiros pelo olhar sensível de uma juíza que tanto admiro, como a Andrea Pachá, foi uma experiência enriquecedora.

Mas acho que também por isso, fui com uma certa expectativa e encontrei algo diferente. Cada capítulo é um novo caso, alguns mais curtos, outros com uns parágrafos a mais, mas de modo geral, achei todos os relatos bem rápidos e superficiais.

Esperava um pouco mais de profundidade quanto aos andamentos dos processos e a complexidade que envolve cada processo amparado no direito de família. No entanto, na maioria desses relatos, as questões eram resolvidas nas audiências.

De todo modo, foi incrível ter esse contato com a forma de trabalho da juíza autora. É preciso ser muito humana e cuidadosa para lidar com questões tão delicadas e envolvidas em tantos sentimentos quanto as que chegam à mesa de uma juíza de Vara de Família.

hodge1 01/03/2024

Sensacional a forma como a autora aborda o amor e a mudança dele com o tempo? Mostra de diversas formas diferentes que um amor iniciado com muita força e paixão pode se tornar algo com cunha judiciário e angustiante.

Rodolfo 07/11/2023

Separações depois de alguns anos de casados, depois de muitos anos de casados, definir pensão para os filhos ou de quem será a guarda deles, definir a herança de uma pessoa já falecida ou se é correta a interdição de um idoso.
Tudo isso foge da noção da maioria das pessoas comuns que não passam por essas situações, mas e para quem está passando, como é? E mais, para quem decide, baseados nas leis e na justiça, como tomar essas decisões?
Nesse livro somos apresentados a vários casos, dos mais variados temas, todos eles baseados em casos reais vivenciados pela juíza Andréa Pachá durante o período que ficou a frente da Vara da Família.
Confesso que comecei a ler com um pouco de receio pelo medo de ter uma linguagem muito específica da área do Direito, mas a autora soube simplificar a linguagem e apresentar as histórias de maneira clara e interessante.
Os casos são bem curtos, mas muito interessante e que levam o leitor a pensar o que faria se levasse pelo lado emocional e não racional da justiça.

Maria.Thereza 29/08/2023

Eh o terceiro e último livro dessa autora e juiza que eu adoro acompanhar! Sao relatos - nem sempre com finais felizes- mas que trazem a vida nua e crua como ela eh

Wanessa Ribeiro 25/07/2023

Livro de leitura leve e fluida, as crônicas algumas vezes são divertidas e em outras, reflexivas. Alguns clichês utilizados pela autora acabam sendo um pouco cansativos, por isso não dei 5 estrelas.

tai.mobi 20/03/2023

Esse livro é um gigantesco A VIDA NÃO É JUSTA em letras neon num outdoor bem na sua cara. Fui pega por várias histórias e me senti na posição de várias das crianças do livro. Chuva de gatilhos, mas a leitura vale demais a pena.

Samara Diniz 25/01/2023

A vida como ela é
Segredo de Justiça pode parecer uma leitura simples, mas está longe disso. Trás importantes questionamentos da vida moderna, misturando as decisões judiciais a literatura, filosofia, feminismo?A ?mistura? é tão boa que a gente quer mais!

lipelimma 19/01/2023

Autora maravilhosa, segundo dela que leio e já tenho o terceiro. As crônicas como sempre bem humoradas nos fazendo refletir sobre as situações cotidianas.

Livinha 26/12/2022

Alucinada pelos ?causos?.
Desde que descobri o primeiro livro da autora, fiquei alucinada com a escrita e sensibilidade da mesma.
Esse foi o segundo livro que li e amei os casos e a forma humana e sensível como ela tenta achar a melhor solução para as partes, mesmo que por vezes, tendemos a agir de maneira parcial.
Como bacharel em Direito que sou, amo esse tipo de leitura!
kathrein.oliveira 27/12/2022minha estante
Eu adoro essas capas

Liliane 29/08/2022

Andréa Pachá muda os nomes, mas transmite ao leitor histórias reais, dolorosas, absurdas e, às vezes, cômicas, de situações que a ela foram apresentaram quando atuava como juíza de vara de família.
O livro, apesar de escrito por uma magistrada, tem uma linguagem simples e direta sobre realidades duras e difíceis que fazem parte do cotidiano tanto de juízes quanto de advogados e promotores.
A leitura, torna-se leve pela forma como é conduzida pela autora, bem como pelas reflexões da vida que ela enfatiza.
Maravilhoso e necessário para compreender e respeitar as diferenças sociais e culturais.

Luísa Lui 12/08/2022

Art. 189 do CPC
Mais um da brilhante e humana Andréa Pachá. Não me canso de ler as crônicas narradas por ela com tanta sensibilidade. Faz refletir muito sobre as relações humanas - de seus começos idealizados aos difíceis finais quando o sonho não sai conforme o esperado.

Drica.Barros 16/06/2022

Livro extremamente educativo
Andrea Pachá é simplesmente incrível naquilo que faz.
Com um olhar justo e delicado para os conflitos da vida, ela nos traz histórias muitas vezes sofrida, mas com um olhar atento de quem realmente se importa com o ser humano.
Um livro pra ser lido antes de se casar ou de decidir ser responsável pela educação e bem-estar de outros seres humanos.
Excelente leitura e com crônicas muitas vezes surpreendentes.

Malu 30/03/2022

Achei um tanto romantizado os casos, mas posso estar sendo hipócrita falando isso já que facilitou muito a leitura o livro ser escrito assim.

Fase favorita "Como é possível que para se casar se exigisse tantos ritos e, para ser pai ou mãe, nenhuma orientação ou celebração especial?"

Maria Eduarda Martins 26/01/2022

Segredo de Justiça
Direito de Família e Sucessões é um dos meus assuntos favoritos dentro do estudo jurídico, justamente por me fazer refletir sobre o cotidiano das relações sociais e familiares.

Andréa Pachá, além de enriquecer referidas reflexões, também traz um olhar sensível sobre amor, respeito e responsabilidade.

Nem todos os contos possuem finais felizes, mas é evidente a preocupação da juíza com cada decisão e vida envolvida. Sua escrita delicada nos faz querer devorar esse livro em um dia!

Simplesmente maravilhoso ??

Ricardo Tavares 18/01/2022

SEGREDOS DE JUSTIÇA
SINOPSE da editora
A vida não é justa e a felicidade não é um direito. Os anos passados na Vara de Família forjaram não apenas essas constatações na trajetória de Andréa Pachá, mas também proporcionaram uma miríade de histórias, de ?dores tão parecidas e tão desiguais?. Com sensibilidade, a juíza reúne narrativas ficcionais baseadas em duas décadas de experiência em mediações dos mais diversos conflitos em família. A honestidade com que os casos são expostos e a vulnerabilidade que emana a cada página despertam em nós uma identificação imediata e são um convite para quem deseja entender mais de si mesmo através dos dramas e das alegrias do outro.

MINHA OPINIÃO
Este é o terceiro livro de Andréa Pachá que leio. Os três recontam de maneira fictícia casos reais vivenciados pela magistrada em seu trabalho. As crônicas que compõem "A vida não é justa" e "Velhos são os outros" já haviam me conquistado.
A prosa de Andréa Pachá é fluida e envolvente, desperta a empatia e emociona o leitor com seus relatos sobre separações, divórcios, casamentos, guarda de filhos, investigação de paternidade, pensão alimentícia, entre outros assuntos que povoam as varas de família e de órfãos e sucessões.
Gostei bastante desse livro de crônicas e lamento que não tenha mais livros da autora para ler. Só nos resta esperar por novos "causos" de família.
A quem gosta de crônicas e histórias de relações familiares, recomendo bastante a leitura desse e dos outros livros da autora.