Vamos Cozinhar?

Vamos Cozinhar? Ensley F. Guffey...

Resenhas - Vamos Cozinar?

Luiz Amaro 28/04/2020

CRU...
Primeiramente parabéns pela iniciativa dos autores, não é fácil escrever um livro comentando sobre uma série tão aclamada e vencedora como Breaking Bad, para muitos (incluindo eu) a maior série de todos os tempos, ou seja, tem que ter muita coragem para se expor assim, e foi isso que o casal Enseley F. e K. Dale fizeram, aos dois, meu respeito.

Como disse eu entendo que as intenções dos autores foram as melhores, porém esperava mais. Como fã da série eu estava com uma expectativa gigante, esperava um livro digno de colecionador, porém me decepcionei.

1. Fotos: poderiam ter um cuidado maior. O tamanho é reduzido, são em preto e branco e a folha é comum. Na minha opinião faltou aquele carinho de fã, sabe?! Poderiam ter entregado mais, não acredito que eles não conseguiram ter tratado as fotos, ampliado em folha cheia, usado um papel fotográfico, não sei, algo que pudesse dar mais qualidade, deixar o fã com tesão de ter o livro
PS: Sei que existe uma coisa chamada direito de imagem, logo deve ser quase impossível ter acesso a mais fotos. Porém, não era impossível, faltou ?recheio? para ser um livro para fã

2. Os resumos dos episódios são crus, os autores ficaram com medo de soltar spoilers da série aos leitores. O que não faz sentido, já que um livro de fã é para conversar diretamente com o fã, é para ?trocar figurinhas?, Mas senti falta da proximidade.

3. Faltou algo a mais, talvez mais entrevistas para dar um peso maior, para falar que não teve, temos uma com o diretor Slovis, mas novamente: é pouco.
PS: Eu imagino como deve ter contato com os envolvidos nesse projeto, mas era preciso para dar força a essa obra.

Por fim, não sei... posso estar exagerando pela expectativa que eu coloquei, ainda mais porque não foi um livro barato, então fiquei decepcionado com a falta de punch, em outras palavras, faltou sustância, ficou cru...
Mayara 29/04/2020minha estante
Minha série favorita também. Por enquanto vou ficar só na série mesmo kkkk. Ainda bem que temos better call saul por enquanto.

Luiz Amaro 29/04/2020minha estante
@may haha aí sim hein s2, bom saber que vc é das nossas haha ^^ ... eu tenho/li 3 livros de Breaking Bad e pra falar a verdade só 1 valeu a pena kkk pra variar uma edição da Darkside, o único que eu recomendo de vdd kkk... quanto a série Better Call Saul não vou falar que não gostei kkk, mas, esperava mais kk a maioria dos episódios são parados, não tem muita ação, é mais voltado para o drama, o que faz total sentido se tratando da vida do Saul, mas estou assistindo sim kk ... esperando a Netflix soltar todos os episódios, essa última temporada estão nessa frescura de soltar um por semana, aí é complicado né kkk

Mayara 29/04/2020minha estante
É porque a amc só libera um epi por semana para a netflix... E olha, tô achando perfeita!
Vou procurar o livro pra dar uma olhada!

Luiz Amaro 30/04/2020minha estante
Então... pra mim não deu muito certo, vou esperar soltarem todos os episódios pra assistir de uma vez kkk ... Siiim!! Vê lá que esse da Darkside eu recomendo ^^

Cyz 11/05/2021

Breaking Bad
"Vamos Cozinhar" é o livro que conta sobre toda a famosa série Braking Bad.
Desde o capítulo todo, detalhes de câmeras, cores, objetos de cenas e curiosidades.
É importante dizer que o livro inteiro tem spoilers, mesmo se o leitor acompanhar com a série, terá spoilers de episódios futuros.

O livro nos faz admirar mais ainda Braking Bad. Mas certamente é para os fãs e para os que tem curiosidades sobre planos e direção de arte.

Leandro Matos 05/01/2015

Vamos Cozinhar? | O guia completo e não autorizado da série Breaking Bad
Não resta dúvida que após o fim de Breaking Bad, a série se estabeleceu com um dos maiores programas da TV americana, quiçá mundial?! Porém, qual seria a razão de tanto sucesso? Afinal, assistíamos a construção, a transformação de um personagem, de um pai, marido e professor em um violento psicopata, um anti-herói, um homem que no fim da sua jornada assume com convicção que fez tudo aquilo, por ele, porque gostava, por que era bom naquilo e porque se sentia vivo.

De onde vinha essa ‘empatia’ do telespectador? Essa simpatia para com a história de um homem sem medidas, um homem que cometeu diversos assassinatos, arquitetou outros e foi responsável por uma centena de mortes de uma só vez? Mesmo sendo um veículo de entretenimento, percebíamos certo realismo durante o desenrolar dessa história. Um drama inicialmente armado que facilmente era justificado. Um dos principais argumentos de Walter durante a série, era que tudo era pela família. Sentíamos certa afinidade com o drama de um pai que descobre que tem câncer pulmonar, logo quando sua esposa está grávida do segundo filho. Sem falar esse pai de família, recebe pouco como professor de química no ensino fundamental e mal tem condições de sustentar a casa e o tratamento do filho com dificuldades de locomoção por conta de uma paralisia cerebral.

Em que momento ocorreu a transição de Walter White para Heisenberg? Essa é uma pergunta que os fãs tentam identificar nas atitudes e decisões de Walter, desde o primeiro episódio. Tentando entender e constatar onde (ou quando) ocorreu essa transformação.

Heisenberg por sinal, é um pseudônimo curioso adotado pelo personagem para se distanciar do que um dia foi, ou do que talvez, nunca quis ser. Um heterônimo interessante e preciso, em apontar sutilmente quem era aquele que batia na porta, aquele que se autodenominava o perigo. Na verdade, Heisenberg foi um físico teórico alemão que desenvolveu o “princípio da incerteza”, teoria da mecânica quântica, no qual consiste a ideia de que não é possível determinar com precisão, a posição e o momento de determinada partícula. Na série, quanto mais víamos de Heisenberg, mais nos questionávamos onde estava Walt. Entre tantas associações, Heisenberg morreu de câncer, não de pulmão, mas das complicações da doença nos rins.

Breaking Bad praticamente se tornou uma religião, representada pela trindade de Walter, Pinkman e Skyler e seus principais discípulos e seguidores. A série teve 192 nomeações, vencendo 116 delas. No final de Setembro de 2013, o programa encerrava sua narrativa. Mas seu legado, ainda permanecerá por um longo tempo.

Prova disso é o título publicado pela Editora Leya, Vamos Cozinhar? – O guia completo e não autorizado da série Breaking Bad. Com a principal proposta de detalhar todos os episódios do programa, esse guia vai muito além disso. O casal de autores, Ensley F. Guffey e K. Dale Koontz fizeram, foi investigar, pesquisar e analisar cada um dos 62 episódios da série. Desde sua produção, locação, até detalhes e curiosidades no roteiro e dos bastidores. Um livro necessário para todo fã da série e principalmente, para aqueles que estão a conhecendo agora. Pois, com a leitura do guia, é interessante observar o quanto durante a exibição dos episódios nos passou despercebido. Garanto que a série ganha uma outra conotação. Assisti-la (ou quem sabe revê-la), certamente será uma outra experiência após a leitura do livro.

O conteúdo do livro está dividido em etapas. Como uma receita (não de meta, mas uma receita qualquer). Primeiramente os autores fazem uma análise do episódio, sem spoilers. Depois, o esmiúça com particularidades e dedicação. Todo capítulo é dedicado a um episódio e dentro dele há um subcapítulo intitulado Química Analítica, onde por sua vez temos a seguinte divisão:

Percebeu?: Nessa seção são especificados detalhes, situações, gestos, objetos e atitudes que trazem um novo significado ao programa. Como por exemplo, as características que Mr. White vai apresentando como comportamento próprios, mas que na verdade já foram vistos em outros personagens (que ele matou).

Alta Valência: Nessa parte encontramos algum diálogo aleatório do episódio questão. Uma fala marcante. Tal como a famosíssima: “Yeah, Mr. White! Yeah, Science!” Do ponto de vista químico, valência é compreendida como a capacidade de determinado átomo se ligar a outro, por meio dos seus elétrons. Um título interessante para tratar justamente sobre diálogos, o veículo básico de ligação entre os personagens.

Gravando: Neste são trabalhados os planos de câmera, perspectivas, a fotografia do episódio, dentre outros. Comentando porque determinada posição de câmera ou técnica de gravação utilizada serviu para contar a história do episódio.

Precipitações: Aqui é possível ler as falhas do seriado. Erros de continuidade, informações que não condizem com a realidade, objetos de cena que ‘desaparecem’. Por exemplo, na última temporada, determinado personagem comenta que o que eles estão pretendendo fazer é mais difícil que matar o Bin Landen. Acontece, que para a linha temporal da série, aquele evento não poderia ter acontecido naquela época. Seria algo como uma previsão do futuro!? Foi um erro por sinal, reconhecido publicamente pelo próprio criador da série.

Curiosidades: Já está óbvio o que contem. E olha, são muitas curiosidades.

Titulação: Uma das seções mais interessantes do livro. Neste conhecemos o que há por trás do nome de cada episódio. E mais ainda como eles dão dicas e fazem parte de uma frase especifica. Na segunda temporada, alguns episódios forma uma frase que só é compreendida como o encerramento da mesma. Ponto pra genialidade dos roteiristas.

Música: Quando é possível a dupla de autores detalha alguma informação relevante sobre determinada canção executada no episódio e quanto ele se correlaciona com este. Como, por exemplo, o clip que abre o episódio: “Negro Y Azul” e as faixas da season finale.

Ainda há espaço para contar detalhes históricos, sociais, jurídicos, científicos e até psicológicos descritos por vezes, muito brevemente na série e sempre encerrando a ‘temporada’ do livro, com uma contagem dos mortos e quem foram os respectivos autores destas. Um destaque para a tradução de Érico Assis, que incorporou propriedade ao texto original, deixando-o mais com a cara da série.

Em sua proposta, um livro completo. Sem mais.

Breaking Bad foi um fenômeno. Um marco na televisão mundial. Uma série que já foi taxada como o “maior seriado da história”. Se você for devoto de Breaking Bad, este guia lhe serve como um manual, um itinerário para o caminho da compreensão e de um entendimento maior. Para os que não são, eis aqui um objeto para conversão de novos fiéis, irmão.

site: http://nerdpride.com.br/vamos-cozinhar/

Domenica Mendes 23/03/2015

Vamos Cozinhar? O guia completo e não autorizado da série Breaking Bad | Editora LeYa
Se você faz também parte dos fãs saudosos do seriado e precisa rever Pinkman, White, Sky, Marie, Hank, Flynn, Mike, Saul, Gus e aquela fofura da Holy pode respirar aliviado e separar a sua máscara, pois o casal Ensley F. Guffey e K. Dale Koontz convidam: Vamos Cozinhar?
Vamos Cozinhar? é um livro em formato de guia sobre a série Breaking Bad lançado pela Editora LeYa no final de 2014 no Brasil. Ele é destinado a todos aqueles que se interessam pela série, que tenham visto ou não ela até seu desfecho arrebatador e inesquecível e que queiram saber muito, mas muito além do que foi passado na tela da TV.
A maestria desse livro está justamente na capacidade de fazer com que os seriadores revivam todas as emoções sentidas durante o desenrolar dos acontecimentos, do primeiro segundo ao último.
Serve para relembrar, serve para reviver e serve para aprender.

site: http://leitorcabuloso.com.br/2015/03/resenha-vamos-cozinhar-o-guia-completo-e-nao-autorizado-da-serie-breaking-bad-editora-leya/

Elizandra 20/07/2016

Raio-X da Obra Prima
O que eu achei o livro não se aplica nem um pouco ao que eu achei da série (a melhor de todos os tempos). O livro é destinado a fãs da série onde podemos ver o raio x dos episódios e a análise psicológica dos personagens, além de ficarmos sabendo das mensagens subjetivas e subliminares ao longo da série, usando luzes, fotografia e cortes de tomadas propositais. A criatividade de Vince Gilligan e Cia é incrível.
A série toda foi pensada e criada de uma forma que mexesse com nossas emoções inconscientemente. Não dei cinco estrelas ao livro porque não gostei dele ter sido escrito por capítulos, acho que deveria ter tido uma diagramação diferente, isso para mim deixou a leitura muito exaustiva.

Iohana.Gama 17/04/2023

Livro bem construído e super interessante!
Esse livro não é apenas um resumo da série, como também uma bela obra de arte com pontos de vistas sólidos, curiosidades e com alguns detalhes que com certeza muita gente não notou assistindo. Só enfatizou mais ainda o quão Gilligan e Cia. foram grandiosos com essa série e o quão lúcida eu fui em selecionar Breaking Bad como uma das minhas séries favoritas.
Livro muito bem escrito e construído. Parabéns aos envolvidos.
Para quem é fã, super indico!