Folha de Carvalho

Folha de Carvalho John Flanagan

Resenhas - Folha De Carvalho

Pequod.3 30/06/2022

De todos os livros até agora esse foi o mais fraco, nitidamente o autor desenvolveu um arco totalmente inútil e sem sentido com o que estava sendo proposto anteriormente, personagens principais se tornaram coadjuvantes dos coadjuvantes, totalmente desinteressante, mas, pelo menos se encerra este arco longo, espero que no próximo livro se inicie uma história nova e desenvolva mais os personagens e apresente mais o mundo para o leitor.

o13tiro 18/04/2022

Bom, mas poderia ter mais emoção
Nossa eu esperei tanto para o que aconteceu nesse livro!!! E foi bom, mas eu queria que o reencontro deles tivesse sido mais explorado (durou exatamente um parágrafo e um ?sinto muito que isso tenha acontecido com você? depois). Eu queria mais, confesso. Acho que o vício em erva quente e as consequências disso, principalmente na autoestima do Will e na relação dele com o Halt, ele contando pro mestre e tals, poderiam ser BEM melhor desenvolvidos. Tipo, o Will tem só 16 anos, passou por uma situação horrível, sofreu abusos, foi escravizado, viciado em drogas e isso não deixa nenhuma marca nele? Nenhum trauma? Essas coisas não somem do nada, achei irrealista.
Felizmente existem trocentas fanfics sobre esse episódio - sinal que é unânime entre os fãs da série que deveria ser melhor.

julia 15/04/2010

esse é um dos melhores livros que ja li,é emocionante que halt,mestre de will, sempre tao reservado,com aquele ar misterioso,enigmatico e durao arrisque tudo para salvar will.halt abandona tudo com a promessa de encontra-lo nao importa o tempo que leve.vejo o amor do mestre por seu discipulo(parece o amor de um pai por seu filho) que suplanta até mesmo seu amor pelo rei.ao mesmo tempo wil trava uma bstalha dura que somente com a ajuda de nossa querida cassandra ele consegue superar. uma das passagens mais emocionantes do livro é com certeza o reencontro de halt e will!cheguei a chorar de emoçao! o final do livro é maravilhoso e nao vejo a hora de ler a continuaçao da saga!

Cida Zientarski 13/01/2023

Rangers #4
Folha de Carvalho é o quatro livro da série Rangers: Ordem dos Arqueiros, do autor John Flanagan. Enquanto Will se recupera do uso da Erva do Calor e Evelyn faz o possível para manter tudo em ordem com a escassez de comida e mantimentos que eles enfrentam, ambos veem o inverno passar e o degelo começar. Com isso também surge o alerta de quem é preciso seguir caminho.

Em uma das checagens às armadilhas, feita por Evalyn, a garota é surpreendida por um estranho e levada por ele para seu acampamento. Enquanto Will tenta rastrear a garota, Halt e Horace estão cada vez mais próximos e, é quando eles se reencontram, que percebem que o perigo está batendo a sua porta.

Os Temujai, um povo que gosta de guerrear está com uma tropa de mais de 6 mil homens voltados para a Escandinávia e, ao cruzarem caminho com Erak, o mesmo que ajudou Will a escapar em Terra o Gelo, eles tentam traçar uma estratégia para sobreviver.

Como Halt tem um amplo conhecimento sobre o povo, pois já os enfrentou no passado, ele e os garotos se aliarão aos seus tradicionais rivais escandinavos para deter o avanço dos Temujai, deixando para lidar com suas diferenças depois. Mas será que essa aliança vai durar? Principalmente depois do Ragnak ter jurado morte a toda familia de Duncan e estando Evelyn guardando um enorme segredo?

O livro três foi um volume de transição, enquanto vimos os personagens amadurecerem, pouco da história realmente caminhou pra frente. Já em Folha de Carvalho, temos uma trama completamente nova que surgiu do nada e foi bem desenvolvida para posicionar novas peças no tabuleiro dessa trama.

Will e Evalyn estavam isolados na cabana, ele tentando se recuperar e ela tentando fazer ambos sobreviverem. O degelo chegou e logo no começo já sabemos que eles precisarão partir, porém isso nem chega a ser imposto, pois a jovem já é levada por um grupo misterioso de novos inimigos.

Os Temujai são o elemento surpresa aqui, não estávamos esperando sua chegada e a forma como ela causa uma nova configuração à história mostra o quanto Flanagan consegue ser bem sucedido em sua construção de narrativa. Com esse novo grupo, dois inimigos declarados precisam se unir para tentar buscar uma alternativa de sobrevivência, pois se esse povo passar pelos Escandinavos estarão a apenas dois passos de também tomar Arualen.

alt tem um papel muito importante nesse livro, ele é o estrategista, aquele que carrega praticamente o desfecho do confronto nas costas, mas não é só isso que pesa em sua vida no momento. Para ir atrás de Will ele foi expulso da Ordem dos Arqueiros, mas ainda precisar contar esse fato ao garoto, que acabou de reencontrar. Reencontro esse que eu confesso ter achado um pouco “fácil”. Lendo Terra do Gelo não tive a impressão de que eles estivessem tão próximos, o que fez eles se acharem logo nas primeiras páginas ser algo inesperado pra mim (e, sim, depois eu li a sinopse e vi que já entregava, mas como raramente leio essas infos, estava verdadeiramente surpresa).

Folha de Carvalho é um livro para consolidação de todos os personagens. Halt já tinha uma posição concisa e a relação dele com Horace evoluiu bastante, tornando-os bons camaradas, dentro do que o experiente arqueiro permite. Will precisa reaprender muita coisa, ele ficou meses sem treinar e a erva o enfraqueceu consideravelmente. Para enfrentar os inimigos adiante, mais do que nunca ele precisa estar no seu melhor, porém não é uma tarefa fácil.

Evalyn precisa se fazer útil e, por mais que se crie um clima de ciúmes entre Will, Horace e ela, a ligação que ela tem com o primeiro garoto pelo que eles passaram juntos ainda é muito forte e a chateia vê-lo se afastar nesse novo momento. A menina que carrega um fardo nas costas, por ser quem é, precisa manter o disfarce, já que está nas terras daquele que jurou assassinar qualquer membro da família de seu pai. Erak, o escandinavo que vemos ajudando Will e Evalyn no livro anterior faz um importante papel aqui. Além de suas hilárias interações com Halt, ele realmente prova ser um homem de caráter e que se pode confiar. Diferente de seus conterrâneos, ele consegue ver além, e buscar no inimigo um aliado e amigo.

Esse quarto livro também tem uma bela batalha e muita estratégia por parte dos personagens. Conhecer esse novo povo amplia nosso conhecimento sobre o universo da história e abre novas portas para o futuro da trama. Há ação e, como mencionei, um aprofundamento bem trabalhado nos personagens, sem negligenciar ninguém. Will também ganha mais espaço para tomar decisões e opinar, mesmo sendo Halt a grande cabeça da história.

A série Rangers me surpreendeu mais uma vez com possivelmente o livro mais bem estruturado entre os quatro lidos até agora. Ao contrário do terceiro, não foi preciso abrir mão de nada qui para desenvolver a trama, e a união de construção e ação foi muito bem utilizada. Entraremos no quinto livro com uma nova configuração e novos desafios, tendo fechado uma porta que não necessariamente ficará dessa forma por muito tempo.

psJay 09/05/2023

Continuamente bom.
É nítido que esse livro é mais fraco que os anteriores, mas ele continua sendo excelente. Ele desenvolve bem os personagens, nós apresentando melhor a alguns personagens, e a um possível arco que vira no futuro, novamente.
Espero que o próximo livro venha um novo arco ? provável que esse seja mais fraco, pois é o fim do arco, então, já estava na hora de acabar. Mas continuo gostando da escrita do autor, para mim, ele sabe manusear bem uma história.

Malu 02/10/2021

Já não estava complicado demais complicou mais um pouquinho. Estar em um país estrangeiro é difícil quando são seus inimigos mais ainda mas e quando você tem que lutar e defender esse pessoal porque se não você vai morrer também. Então juntar força parece ser a melhor solução para os Aralulences e os Escandinavos naquele momento.
Isso me deixou curiosa e as cenas são lindíssimas e extremamente incríveis de se ler.

rangel.sardinha 02/07/2023

Mais profundidade na obra
O roteiro simples dos primeiros volumes ganham corpo e profundidade nesta obra, revelando mais tonalidades e complexidade dos personagens. Muito boa leitura.

Editora.Fundamento 01/08/2023minha estante
Essa coleção não decepciona! :)

Jessica1248 17/06/2022

Já percebi que todo início dos livros dessa saga são lentos, mas ainda assim não consegui me acostumar. Sempre no começo estou achando entediante kkkkkkkk mas óbvio, no decorrer melhora e esse livro foi mais legal e interessante do que o anterior. Ele e o 1° são meus prediletos.

Gostei bastante que tivemos povs de vários personagens, não ficou só na narrativa de um só.

As interações entre os personagens também foram muito boas. No geral é uma boa história, com protas legais, e um bom enredo.

John 14/03/2023

Conflito entre culturas
Neste quarto volume da série, vamos continuar acompanhando os protagonistas em um novo conflito, que surge do nada em meio às consequências do livro anterior. A trama se desenrola de um jeito um pouco esquisito e repentinamente estamos imersos em um conflito de grandes proporções obrigando as personagens a tomarem decisões muito importantes, mostrando o quanto o autor se importa com o desenvolvimento dos mais jovens.

Neste volume o autor volta com a estrutura de batalhas usando estratégias e inteligência, sem apelar para apenas a ação, gosto bastante desse tipo de desenrolar de conflitos e batalhas.

O mundo é um pouco mais explorado aqui, com toda uma nova cultura surgindo, mas sinto que o foco do autor não exatamente entregar o mundo ao leitor nesse momento, mas sim desenvolver os adolescentes mesmo.

No geral é um livro bom, mas nada muito espetacular e com alguns clichês de desenvolvimento que para um leitor mais acostumado com livros desse gênero pode acabar achando um pouco chatos.

Tem muito no que se apegar aqui ainda para não abandonar a série por conta de clichês e adolescentes ficando maduros.

Panda38 26/07/2021

Amo o cenário do livro, a história, o universo, amo tudo. Super recomendo o livro e a saga inteira!

Felipe.Lopes 31/12/2020

O último livro do ano!
Essa vai ser a minha última leitura do ano de 2020 e, sem dúvidas, a leitura chave de ouro!
Ainda bem que tive conhecimento sobre essa saga, sobre essa obra. Valeu muito a pena ler os três livros que antecederam esse aqui, pois a história é magnífica.
Amando!