Folha de Carvalho John Flanagan

Resenhas - Folha De Carvalho

Panda38 26/07/2021

Amo o cenário do livro, a história, o universo, amo tudo. Super recomendo o livro e a saga inteira!

John 14/03/2023

Conflito entre culturas
Neste quarto volume da série, vamos continuar acompanhando os protagonistas em um novo conflito, que surge do nada em meio às consequências do livro anterior. A trama se desenrola de um jeito um pouco esquisito e repentinamente estamos imersos em um conflito de grandes proporções obrigando as personagens a tomarem decisões muito importantes, mostrando o quanto o autor se importa com o desenvolvimento dos mais jovens.

Neste volume o autor volta com a estrutura de batalhas usando estratégias e inteligência, sem apelar para apenas a ação, gosto bastante desse tipo de desenrolar de conflitos e batalhas.

O mundo é um pouco mais explorado aqui, com toda uma nova cultura surgindo, mas sinto que o foco do autor não exatamente entregar o mundo ao leitor nesse momento, mas sim desenvolver os adolescentes mesmo.

No geral é um livro bom, mas nada muito espetacular e com alguns clichês de desenvolvimento que para um leitor mais acostumado com livros desse gênero pode acabar achando um pouco chatos.

Tem muito no que se apegar aqui ainda para não abandonar a série por conta de clichês e adolescentes ficando maduros.

Iara.Antunes 09/05/2021

Uauuuuuu
Que livro. Que reviravolta. Que amadurecimento e aprendizagem dos protagonistas jovens.
Me emocionei com a final desse livro com as escolhas e conquistas deles, mas também como eu amei as interações do Halt e Erak dei muitas risadas e o seus desfechos.

Esse livro me surpreendeu muito com a narrativa e os acontecimentos que se passaram nesse episódio dessa saga.

Simplesmente virou um favorito pela construção e elementos surpresas que foram colocados na história.

Gabrielly.Recalcat 06/11/2023

Folha de Carvalho
Finalizado o quarto livro da minha saga favorita!

Nele temos uma batalha incrível com uma parceria extremamente inusitada, um reencontro delicioso entre Halt e Will e a tão aguardada volta para casa!

Sem contar no início da melhor amizade de todas, araluenses e escandinavos!
inari 06/11/2023minha estante
Tem romance?

Gabrielly.Recalcat 15/11/2023minha estante
Um pouquinho, principalmente a partir do quinto livro

Kevin.Souza 10/06/2020

Dos 4 primeiros livros dessa saga, esse foi de longe, o melhor deles.
Acho incrível a forma como o autor desenvolve os personagens principais fazendo nosso amor por cada um aumentar cada vez mais.
Esse livro conta com muita ação. Apesar de ser o maior livro comparado aos anteriores, foi o que li mais rápido!!

João Victor 16/04/2021

Estupendo
Eu não consigo descrever o sentimento que essa série tem me causado, a cada livro que leio mais apegado eu fico, só de pensar que estou na metade da saga já aperta o meu coração pois os personagens me cativaram bastante.
O que dizer desse quarto livro? É apenas o melhor entre eles, desde o desenvolvimento da história e do amadurecimento dos personagens, fico estarrecido com a capacidade do John Flanagan de escrever uma história tão envolvente.
Me sinto grato e feliz por ter começado essas leituras e super recomendo.

Julioocss 26/06/2020

Volume 4
Ahh que sensacional, a continuação após o fim da guerra contra morgarath, e a partida de Will e Evanlyn como reféns dos escandinavos é recheada de fortes emoções. Tudo parecia se desenrolar com um simples resgat de Halt, o que culminou em uma aliança entre Halt, Horace e os outros com os escandinavos para lutar com uma força eminente.

Leo 10/09/2021

Final incrível
A história começou morna, sem muita aventura, mas depois foi ficando eletrizante, e o final é de tirar o fôlego, simplesmente incrível, melhor final em comparação aos outros 4 anteriores.

Mariinorberto 10/07/2023

Esse livro foi um pouco lento no começo mas depois ficou bem envolvente, o final me deixou triste pois sei que esse grupo talvez não se encontre mais.

Felipe 11/02/2023

Uma das melhores sagas
Uma das melhores sagas - não famosas - que conheço. Esse é o livro número 4 da sequência e conta a história do resgate do personagem Will e Cassandra, porém, no meio do regaste eles acabaram descobrindo que um grupo estava preparando um ataque certeiro e fulminante aos sequestradores de Will, no entanto eles topam defender e acaba virando uma guerra.

Kath 21/05/2023

Finalmente, aquela sensação gostosa do primeiro volume!
Olha, depois de dois livros penando para terminar e quase dormindo de tédio, finalmente o ânimo e o fôlego da narrativa voltaram! O problema de sagas muito grandes é que elas começam com todo o gás, mas vão lenteando muito no meio até pegar pique de novo, o segundo e o terceiro volumes de Rangers foram sofríveis para mim.

Depois de sofrer o pão que Ragnak amassou e ser viciado na erva do calor, Will e Evanlyn, com a ajuda de Erak, conseguem fugir do castelo e se abrigar em uma cabana de caçador nas montanhas. Por causa do inverno rigoroso do norte, ninguém se atreveria a ir atrás deles. Porém, agora que a neve começa a derreter, os dois precisam seguir viagem, mas Will ainda não está completamente forte para isso e, desse modo, Evanlyn pede que esperem mais um pouco. Mesmo com poucos recursos, eles haviam conseguido sobreviver bem ao inverno, pelo menos o melhor que as condições no lugar ofertavam, e ela aprendera bastante com o arqueiro tão logo ele conseguiu recuperar sua lucidez.

Enquanto isso, Halt e Horace continuam sua busca pelos dois quando finalmente alcançam a fronteira as terras escandinavas, Halt começa a pensar em uma maneira de atravessar sem maiores problemas, apenas para descobrirem que o forte da passagem fora atacado por um grupo de guerreiros temujai, um povo bárbaro muito conhecido do arqueiro. Não gostando nada daquilo, eles seguem o rastro do grupo para poder descobrir mais sobre o motivo de estarem ali.

Evanlyn, por sua vez, é capturada por um dos membros do grupo temujai e Will, preocupado com sua demora, vai atrás dela, demorando mais que o preciso por causa da sua debilidade. Finalmente, no acampamento do grupo temujai, aprendiz e mestre se reúnem e a gente apenas respira aliviado acreditando que tudo vai ficar bem. E até fica, um pouco. Will impede que Evanlyn seja morta e Horace consegue derrotar o grupo temujai levando consigo um prisioneiro por ordem de Halt. Sem alternativa diante daquela ameaça, o arqueiro decide levar Will e Evanlyn de volta para Hallasholm — de onde eles praticamente tinham acabado de fugir! — para avisar a Ragnak sobre o ataque.

No caminho, eles acabam encontrando com Erak e Halt relata tudo, os dois acabam fazendo um acordo e voltam juntos para o castelo escandinavo com o chefe militar prometendo a Halt que tanto Evanlyn quanto Will serão protegidos por ele de Ragnak. Ele sabe que Halt é sua melhor chance de vencer aquele povo estranho e perigoso. É claro que o oberjal não gosta muito de receber ajuda de um arqueiro araluense, mas diante dos fatos apresentados por Erak, ele não vê saída se quiser preservar suas terras e suas posses.

Will, recomendado por seu mestre, volta a imergir em um duro treinamento para recuperar o tempo perdido e o enfraquecimento de suas habilidades. Assim, Evanlyn se refugia em Horace já que o arqueiro não lhe dispensa mais atenção. Com a ameaça temujai cada vez mais perto, mesmo apesar das intervenções de Halt, a preparação se torna cada vez mais urgente e um traidor pode colocar em xeque a já pequena chance de vitória deles. Mesmo Evanlyn conseguindo descobrir o plano do escandinavo traidor, sua identidade como princesa Cassandra é revelada colocando sua vida em jogo.

Agora, além da ameaça temujai, perigosa não apenas para escandinávia, mas para Araluen também, Halt e Will precisam usar todas as suas cartas para salvar o pescoço da princesa do vallasvow feito pelo oberjal. E, mesmo que consigam sair vivos da empreitada, a amizade de Will com Evanlyn vai continuar a mesma após aquela revelação?

Tal como o primeiro livro, esse quarto volume trouxe de volta a carga cômica em momentos acertados e o velho Halt cheio de sarcasmo em cenas simplesmente hilariantes mesmo nos mais perigosos cenários. Senti muito a falta disso nos dois volumes anteriores. O que eu não gostei muito aqui foi esse romancinho forçado entre Evanlyn e Will, especialmente na tentativa de triângulo amoroso envolvendo Horace. Achei tão fora de tom pra narrativa focada em ação. Eu não consigo ver os dois como casal, sério.

De resto, as interações entre Halt e Erak eram o ponto alto da narrativa, sempre rendendo risadas certas e a fortificação de uma amizade improvável entre dois povos inimigos. Gostei muito disso. E ver o carinho sincero entre Halt e Will é um verdadeiro calorzinho no coração. Houve, inclusive, uma verdadeira evolução de Will nesse livro, após crescer tanto como arqueiro, ele teve que praticamente se recuperar em tempo recorde e encarar uma guerra de cara após meses apático e com abstinência da droga. Reconheço o papel da amizade de Evanlyn nesse processo, mas fica nisso, amizade, não consigo ver eles como casal, nem acho que isso cabe na narrativa.

A amizade entre Horace e Will também foi algo que evoluiu e gostei muito de ler. Desde o segundo livro eles começaram a se respeitar e ver esse sentimento aprofundado foi algo muito bom de ler. Além da consolidação da relação entre Will e Erak, se a gente gostou do personagem no terceiro livro, nesse a gente realmente coloca ele no coração. O quarto volume de Rangers reacendeu meu carinho pela saga que havia ficado preso no primeiro livro. Espero que os próximos continuem mantendo esse ritmo com poucas oscilações na narrativa.

Isabelle.Oliverio 18/09/2021

Folha de Carvalho
Depois que Erak ajuda Will e Evanlyn em sua fuga do castelo e de Ragnak, a garota tem que ajudar Will a se livrar de sua dependência e caçar para alimentá-los enquanto a neve não derrete.
Em outro lugar, Horace e Halt ainda permanecem em sua jornada a caminho da Escandinávia para achar seus amigos.
Ápos uma melhora na condição de Will, Evanlyn é capturada por um cavaleiro desconhecido.
Enquanto tenta resgatá-la, Will finalmente reencontra seu mentor e seu melhor amigo e juntos descobrem que há um grande problema vindo por aí e que a Escandinávia pode estar em problemas.
Will e Evanlyn precisarão lutar ao lado do país que os escravizou em prol de um bem comum.

Esse é um dos livros que eu mais gosto da saga, eletrizante e interessante, com uma batalha final interessante e um inimigo poderoso e perigoso.
Leitura fácil e fluida, um ótimo livro para sair de uma ressaca literária.