Os 11 Maiores Mistérios do Universo

Os 11 Maiores Mistérios do Universo Reinaldo José Lopes

Resenhas - Os 11 maiores mistérios do universo

Amanda 04/06/2020

Os 11 Maiores Mistérios do Universo
A ideia do livro é boa, mas achei a leitura muito lenta e cansativa. A ordem dos capítulos não fez muito sentido pra mim: começou com um embate típico entre ciência e catolicismo, depois abordou temas da física teórica e da astronomia, voltou a ter discussões filosóficas e depois voltou pra conceitos da astronomia. Essa ida e volta foi bastante confusa. Senti falta, também, de uma referência bibliográfica, tudo que o livro traz são algumas obras usadas pelo autor, mas várias vezes durante a leitura eu não sabia de onde o autor havia retirado as informações citadas. Sobre o assunto de física e astronomia, o livro Uma Breve História do Tempo, do Stephen Hawking, vale muito mais a pena.

Mayra 24/03/2015

Como não amar a ciência?
Apesar de eu não dar muita credibilidade no começo, já que o autor não passou a vida estudando isso, o fato inegável é que a ciência é uma linda. Em nenhum momento ele dá uma resposta certeira, como é esperado, já que nem mesmo os cientistas não se atrevem a dar um veredito, mas consegue explicar as discussões de modo claro e muito instigador.

03/02/2022

O livro traz perguntas e respostas, sendo ótimo para refletir sobre esses temas tão complexos.
O autor traz os conceitos complicados com bom humor, tornando um pouco mais fácil a compreensão. Como não sei muito de físicas, alguns pontos ainda ficaram confusos.
O conto que eu mais gostei com certeza foi o que trata sobre a origem da vida.

Derek 10/12/2014

A vida, o Universo e tudo mais!
O livro em questão traz um tema que muito me atrai: o Universo e tudo o que se pode especular sobre ele. A dica para quem irá ler este livro é: 1) não pense nem por um segundo que ele vai te dar respostas definitivas sobre nenhuma das questões levantadas (afinal, para a ciência nada é imutável) e 2) é necessário “pôr entre parênteses” suas próprias ideias e/ou dogmas que porventura você tenha (principalmente, quando o assunto é sobre a existência ou não de Deus, etc.).

“Os 11 Maiores Mistérios...” é composto por 11 perguntas sobre o Universo e aqui estão elas:
1. Deus existe?
2. O Universo teve um começo?
3. Do que é feito o cosmos?
4. Como a vida surgiu?
5. O Universo vai ter um fim?
6. O que é a consciência?
7. Existe vida após a morte?
8. É possível viajar no tempo?
9. Existe vida após a morte?
10. O livre-arbítrio existe?
11. Qual o sentido da vida?

Pode parecer num primeiro momento que o livro é um tanto polêmico e/ou presunçoso por tentar mostrar “As questões mais profundas da humanidade, com as respostas mais surpreendentes” (subtítulo presente na capa do livro), porém ele cumpre o objetivo ao qual se propôs e, como eu já mencionei, não “bate o martelo” em relação a nenhuma das perguntas, mas amplia de forma bem satisfatória, os horizontes de quem curte o assunto (particularmente, sou fascinado por ele!).

Em relação a edição, ela é bastante modesta, mas de uma forma positiva. As páginas são amareladas (papel Chambril Avena 70g/m²) e as letras possuem uma fonte confortável à leitura. Além disso, depois do título de cada capítulo (que toma toda uma página), seguem-se duas páginas com uma ilustração que faz alusão a ele. Ou seja, a edição ficou muito boa.

Assim, recomendo o livro, principalmente a quem curte ideias mirabolantes sobre o Universo e tudo mais. Ele foi encomendado pela revista Superinteressante (Editora Abril) e tem muito a “cara da revista”, trazendo de forma simples sem ser superficial, temas intrigantes e curiosos.

“Qualquer um que tenha se dedicado a participar da busca por conhecimento pode atestar o quanto ela é divertida, mas provavelmente a melhor parte dessa busca é que, aparentemente, ela é infinita.” - trecho do livro

Blog LiterOW

site: http://literow.blogspot.com.br/
Juvite 09/01/2015minha estante
Como faço para adquirir??

Derek 10/01/2015minha estante
Juvite, na Estane Virtual vc pode encontrar. Em outras livrarias eu já não sei lhe informar.

MauricioTiso 02/01/2015

O livro trata de assuntos muito complexos mas de um jeito simples, como se fosse um bate papo com aquele seu amigo ou parente muito inteligente.
A leitura, apesar do embasamento cientifico, é extremamente imparcial e flui muito bem, te prendendo do inicio ao fim, assim como os textos da Super.
O livro é sensacional e recomendo a todos que queiram adquirir mais conteúdo sobre temas mais complexos como a criação do Cosmos, vida fora da Terra, livre-arbítrio, etc.
reinaldojoselop 04/01/2015minha estante
Servimos bem para servir sempre ;-) Brigado!

Ana Laura 30/11/2014

"Mistérios revelados, mistérios ampliados"
É exatamente com essa frase que se dá início Os 11 maiores mistérios do universo, um livro do jornalista Reinaldo José Lopes em parceria com a revista Super Interessante (Editora Abril). Ele aborda temas que costumam perdurar na cabeça das pessoas durante boa parte de suas vidas. São eles:
1. Deus existe?
2. O universo teve um começo?
3. Do que é feito o cosmos?
4. Como a vida surgiu?
5. O universo vai ter um fim?
6. O que é a consciência?
7. Existe vida após a morte?
8. É possível viajar no tempo?
9. Existe vida em outros planetas?
10. O livre-arbítrio existe?
11. Qual o sentido da vida?
Cada uma das perguntas é tema de um capítulo. Neles, o autor procura desvendar o mistério através da apresentação de diversos experimentos, teorias através da história, pesquisas científicas e hipóteses pessoais.
Um aspecto bastante interessante envolvendo principalmente o primeiro e segundo capítulos é o fato de o autor, apesar de se declarar católico durante toda a obra, demonstrar total imparcialidade na hora da descrição. Não foram utilizados artifícios de persuasão para convencer o leitor a assumir um lado ou outro da coisa - são simplesmente apresentadas todas as hipóteses para que, com base nelas, o leitor possa escolher em qual delas (ou não) irá acreditar e até defender.
Apesar de não trazer uma resposta clara (o que é praticamente impossível, tendo em vista o nível complexo das perguntas que aí temos) para cada um dos itens, as teorias são muito bem apresentadas e explicadas, fazendo com que, mesmo que o livro aborde muitos termos técnicos (não se preocupe, pois eles são devidamente esclarecidos), o leitor compreenda completamente o que se quer dizer.
Confesso que fiquei surpresa com a quantidade de filosofia existente nos últimos capítulos. O autor é sapientíssimo, disso tenho certeza.
A ciência vem avançando grandiosamente no último século, principalmente, mas após a leitura de Os 11 maiores mistérios do universo, convenço-me cada vez mais que, como diz o autor, "nunca soubemos tanto, nunca soubemos tão pouco".
reinaldojoselop 02/12/2014minha estante
Muito gentil da sua parte, moça ;-)

alex 22/10/2022

Os 11 maiores mistérios do Universo, de Reinaldo José Lopes
(2014)

Livro de coleção da revista Super Interessante, portanto, com aquela linguagem mais simplificada, acessível e adolescente.

Assuntos de interesse geral. Boa e ponderada leitura recreativa.

xablau 09/03/2022

Cansativo
O inicio foi interessante, me deixou bastante empolgado, só que na metade do livro pro final acaba ficando cansativo.

Diego 08/12/2014

Vale a pena
O livro começa bem, não que depois desande, mas a meu ver perde fôlego. Acredito que isso se deva muito ao fato de temas filosóficos não me apeteceram tanto. Ao todo vale a pena. Porém se você procura respostas solidas as perguntas propostas, desista e nem leia.

Ana 12/12/2022

Legal até a metade?
Estava muito ansiosa para ler esse livro, porque o título já é bem interessante, no começo estava muito legal, adorei a escrita, bem leve, porém no final estava bem pesada e cansativa, porém gostei do livro

alexandredsc 10/09/2017

Um bom apanhado sobre temas tão complexos
Obviamente o livro não traz respostas definitivas, afinal, não são perguntas simples. Mas consegue abordar várias vertentes de estudo de um modo mais coloquial e próximo ao leitor leigo.
O fato do autor ser católico e já deixar claro isso no começo do livro, fez com que eu tivesse mais afinidade. E não, sua fé não o impede de mostrar o que a ciência tem a nos dizer.

Yago.Mineiro 26/02/2023

Essas 11 coisas são mesmo mistérios???
Minha opinião: uma leitura não muito agradável, porém, o conteúdo desse livro é muito rico de informação. A escrita para mim foi um pouco difícil, mas quanto mais eu lia melhor eu compreendia a escrita.

Enredo: esse livro vai explicar ou tentar 11 sobre o universo.

Peterson Boll 22/01/2020

Fazendo jus a publicação que representa, mas tem altos e baixos. O autor mostra-se sapiente em alguns campos (principalmente os relacionados a Biologia, os capítulos sobre Evolução e Consciência são muito bons) e em outros onde não tem muito domínio, tenta contornar exageradamente na jocosidade.

Dani 06/09/2020

A ciência e seus mistérios
Um livro curto e muito interessante. Rápido e te prende do começo ao fim. Recomendo!

Carolina 03/10/2021

Ótimo para os curiosos de plantão kkkk
Vale super a pena pra quem, como eu, é curioso em relação às coisas da vida e do universo. O jeito que o autor escreve faz o livro parecer uma conversa e isso me prendeu na leitura, por mais que ela fosse regada de conceitos científicos