O garoto no convés John Boyne

Resenhas - O Garoto No Convés

Gratamorada 04/04/2024

O garoto do convés
Esse livro foi um presente do qual eu não fazia idéia do que se tratava, somente conhecia pelo livro/filme "o menino do pijama listrado" que é do mesmo autor e virou filme. No começo estava achando até um pouco chato mas havia algo na leitura que me prendia. A cada página, fui me encantando mais pela história e pela escrita. E olha, é genial essa história! É genial essa escrita! Tem frases que são sacadas divertidíssimas, permeadas de uma tristeza, numa construção e amadurecimento do personagem principal. E o final é lindo. Realmente, um livro que aquece o peito e você sente que valeu cada letra lida. Amei!

Sâmya 09/03/2024

" as linhas demarcatórias entre capitão, oficiais, marujos e criados iam se apagando com o passar dos dias "
O orfão John Jacob Turnstile é carismático o que gera empatia logo nas primeiras páginas, o livro no inicio pode ser um pouco parado e bastante voltado para quem gosta de histórias sobre marinheiros e navios, mas a partir da metade desperta curiosidade e se torna mais fluída, é um romance de amadurecimento.

Uélita 05/03/2024

Ótimo
De início não achei interessante, mas acabei me surpreendendo passou a ser um dos meus favoritos, super recomendo.

Sulipefera 08/02/2024

Incrível.
O Garoto no Convés é uma obra escrita por John Boyne, autor de "O menino do pijama listrado", que foi publicada pela primeira vez no ano de 2008. O autor pesquisou em várias obras acerca do motim do HMS Bounty de 1789 para trazer com detalhes a sequência dos fatos e sua veracidade.
No decorrer da história, John Jacob Turnstile, conhecido como "Tutu" entre os marinheiros, narra sua vida a partir do momento em que entra em contato com o francês, responsável por sua estadia no navio, até anos após a viagem. O menino cresceu sem pai, mãe ou família, o que o levou a viver nas ruas e, posteriormente, conhecer o temível Sr. Lewis, que o ofereceu comida e abrigo a um preço muito alto.
É uma obra muito emocionante, na qual em alguns capítulos somos apresentados ao triste passado do protagonista e em outros sentimos a emoção da viagem marítima. A história termina de maneira bem satisfatória e condiz com o resto do enredo. Realmente, uma leitura muito agradável!

Uélita 04/02/2024

De início não me interessou muito, mas do meio pra o fim simplesmente amei! Foi a melhor escolha do mestre turnstile

Bruna 07/12/2023

Ruim que dói
Comprei o livro pela capa, pelo autor e me decepcionei hehe. Pensa num livro ruim! Li resenhas de gente que amou. Bom, gostos e gostos, mas eu detestei. Li na força da perseverança e do ódio mesmo kkkk correndo pro sebo pra trocar ?
Samuel 12/12/2023minha estante
A resenha sincera que eu valorizo. Hehe

Bruna 12/12/2023minha estante
??? ruim que dói kkk

Gustavo.Fortes 24/11/2023

Fascinante
Há algum tempo atrás li "A Incrível Viagem de Shakcleton" e me lembro de ter ficado absorto com aquele enredo dentro de um navio e aventuras marítimas nos tempos das descobertas do que hoje é nosso mapa. Lembro de ter pensado ser aquele um livro único, uma obra-prima
Ao ler O Garoto no Convés, percebi que Boyne, com a singularidade única da sua narrativa, conseguiu colocar seu livro na prateleira dos melhores desse gênero que eu já li.
Adorei o livro. Gostei muito das aventuras e descrições sob o ponto de vista de pessoas que viviam no século XVIII. Singular e fascinante.

LidosdaCris 08/09/2023

#######################################################

%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Fernanda631 29/08/2023

O garoto no convés
O garoto no convés foi escrito por John Boyne e publicado em 2008.
A história se passa entre os anos de 1787 a 1789. Na história somos apresentados ao jovem órfão de quatorze anos, John Jacob Turnstile, um garoto que sofre dos mais diversos abusos. Na tentativa de se dar bem no natal, termina sendo preso e recebe uma oferta que mudará para sempre a sua vida – embarcar a bordo de um navio britânico para uma importante missão.
John após ser pego furtando um relógio de um fidalgo francês, é lhe oferecida uma proposta quw não tem como ser negada, ao invés de ir para a prisão, fazer parte da tripulação do famoso navio da marinha inglesa HMS Bounty e servir ao comandante, o tenente William Bligh.
O navio tinha como missão uma viagem até o Taiti para buscar um carregamento de mudas de fruta-pão. As mudas seriam plantadas na Jamaica e serviriam como alimentação boa e barata para os escravos.
No início da viagem vemos um Turnstile assustado e com a ideia de fuga, mas na medida que os dias vão passando, ele vai se afeiçoando ao capitão Bligh e dessa relação paternalista surge um sentimento de lealdade que faz nosso jovem protagonista amadurecer e fazer planos para o futuro – as cenas que envolvem esses dois personagens são as melhores do livro, pois é quando grandes mistérios da obra são revelados.
O navio tinha destino à Otaheite e durante todo o percurso de navio muitas aventuras acontecem, mas também fatos desagradáveis e, claro, o motim do Bounty que proporcionou momentos terríveis.
Vale destacar que O Garoto no Convés é um romance narrado todo em primeira pessoa, no caso pelo jovem Turnstile, o que nos possibilita ser um “tripulante” do Bounty. Divididos em cinco partes – duas passadas totalmente em alto mar, nas quais é possível conhecermos os tripulantes e os desafios da vida a bordo de um navio e a sua hierarquia; uma no Taiti, onde descobrimos a missão dos homens e em como eles são seduzidos pelas maravilhas da ilha; e ainda, a última parte onde somos presenteados com um final emocionante e cheio de surpresas.
Nosso protagonista reproduz, com maestria, as tensões dos fatos que viveu e os locais que conheceu, facilitando para que o leitor se sinta parte dos acontecimentos.
Boyne surpreende com uma história que tinha tudo para ser cansativa e sem emoção e torna-a fantástica, bem elaborada e muito bem narrada. Uma aventura marinha cujo leitor pode entrar na história e sentir o cheiro do mar. Impossível não se envolver. Outro ponto que merece destaque é que o autor consegue adequar a idade do narrador com a linguagem utilizada e também coloca características linguísticas presente na classe social do narrador e dos ambientes em que ele convive.
A leitura pode parecer cansativa por se tratar de uma história que se passa em auto mar e ainda por cima no século XVIII. Mas de certa forma a leitura foi bastante cativante, e o livro, um dos melhores que tive o prazer de ler em toda minha vida.
Com passagens de ação e muita tensão, a primeira metade do livro é bastante dinâmica. Contudo, na metade final a obra desacelera ficando um pouco lento em alguns momentos, mas nada que comprometa a leitura. Essa estrutura funciona bem para criar uma atmosfera de angústia e desespero, necessárias para a conclusão da viagem.
O Garoto no Convés é uma leitura bastante agradável, que além de apresentar um importante momento histórico, traz uma grande aventura marítima.

babisenberg 31/07/2023

É um livro bem escrito e bastante fluido. Na metade ele fica meio chatinho mas depois a estória deslanvha de novo. Gostei.

Susin 24/07/2023

Oportunidades e Destino
Enfim terminei essa leitura, extremamente, agradável, diga-se de passagem. Livro de fácil leitura, rápido, simples e envolvente.
O garoto no convés conta-nos a história de John Jacob Turnstile, um garoto inglês abandonado no interior da Inglaterra do século 18.
No início do livro John, uma criança ainda, é vítima de seu destino e se vê perdido e ignorante em relação a sua própria vida, praticamente, tendo seu conhecimento de mundo construído na base da dedução e observação (isso o autor consegue capturar muito bem).
Por algum bénéfice do destino, Turnstile acaba por ser escalado ?voluntariamente? para a embarcação de sua majestade ?Bounty? o qual tinha a missão muito importante de obter ?frutas pão? na Ilha Taiti, no outro lado do planeta.
Dentro desse contexto, John amadurecesse, é desafiado e vê-se a mercê de seu destino.

Não posso escrever com mais detalhes sem dar um spoiler, porém, sugiro a leitura a qualquer público.

btsebben 11/07/2023

Diferente de O menino do pijama listrado, esse livro não me prendeu.. acho bacana o tema, mas para mim não deu muito certo...leitura bem mais arrastada.

Gislene.Batalha 13/06/2023

O garoto no convés
Jacob é sozinho no mundo e encontrou em Sr. Lewis um lar. Quando cresceu descobriu que as atividades que teve que fazer para o Sr. Lewis não eram boas.
Após um roubo ele é colocado em um navio e passa dois anos como ajudante do capitão.
Muitos desafios, tempestades, motim.
Mas um final surpreendente para a vida de Jacob.

Carine.Pinho 29/04/2023

É, não deu
Eu tentei 4 vezes ler esse livro, por fim acabei jogando fora.
E isso vale pra livros, amizades e relacionamentos, se não funciona mais, abandona.