O garoto no convés

O garoto no convés John Boyne

Resenhas - O Garoto No Convés

Pri Garcia 30/12/2021

Um mês atrasada nessa resenha - esqueci.
Sendo bem sincera, não gostei do livro. Apesar de super bem escrito e envolvente, li muitos (muitos muitos mesmo) trechos extremamente preconceituosos. Foi o segundo livro do autor que li e, honestamente, preferia não ter lido para guardar as boas lembranças de O Menino Do Pijama Listrado.
Gatilhos: violência contra criança.

Carla 24/12/2021

confesso que foi umas das leituras mais difíceis. Foram 3 tentativas para conseguir e agora que consegui também confesso que foi um dos melhores livros que li até hoje. Fantástico

yjivago 13/12/2021

Resolvi ler esse por ter gostado muito de Menino do Pijama Listrado e não me arrependi. Embora seja uma história bem maior, é contada de forma interessante e cheia de reviravoltas. Com certeza indico.

Djulia Azevedo 12/12/2021

Bom, mas com ressalvas
A história é interessante e o autor fez um bom trabalho de historiador para colocar os fatos neste livro, porém, há algumas partes um tanto quanto enfadonhas nele.
O autor segue a mesmo formato dos outros livros (que já li) dele: um garoto como protagonista e que vai passar por diversas situações complexas e, neste caso, perigosas. Achei interessante a história do motim que é contada pois nunca tinha ouvido falar nela até então. Porém, considerando todos os livros que já li deste autor (este foi o terceiro), este foi o que menos gostei. Particularmente não gosto muito de história em alto mar (por conta dos termos técnicos usados constantemente) e isso influenciou na minha experiência com o livro, com certeza.
Um ponto que acho importante ressaltar: se você pretende ler esse livro porque gostou de ?O menino do pijama listrado?, tenha em mente que ?o garoto no convés? tem uma história completamente diferente e talvez não seja uma boa opção para você ler em seguida.

Gizalyanne 23/02/2022minha estante
Maravilhosa sua resenha ! Obrigada por compartilhar!

Augusto 25/02/2022minha estante
Que bom que você gostou! Por nada. :)

Josi 02/10/2021

Um livro sobre aventuras no mar, sim, mas vai além disso. Confesso que alguns fatos relatados me deram um nó no estômago, mesmo conhecendo um pouco sobre o estilo do autor, não esperava isso nesse livro.
Alguns personagens são muito cativantes, a relação de amizade entre o garoto e o comandante do navio é bem construída ao longo da narrativa.
A leitura é bastante fluida, apesar de levar tanto tempo para finalizar o livro (por motivos pessoais), a história é empolgante e em quase todo final de capítulo fiquei querendo saber o que aconteceria no próximo.
Finalizei sentindo um quentinho no coração e a esperança de um mundo mais justo e próspero.

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 27/08/2021

Bem, a escrita do john é algo que me chama atenção por si só e por isso decidi ler o garoto no convés, apesar de ser um livro muito bom e muito bem escrito eu fiquei um pouco chocada com as atrocidades contidas nele por não esperar isso mesmo no contexto da história, não recomendo para aqueles sensíveis a violência, estupro entre outros.

Ray 23/08/2021

Uma aventura emocionante
Esse livro traz a história de Turnstile, um jovenzinho que embarca em um navio, e acaba por viver as mais insanas aventuras marítimas. Confesso que o que me motivou a ler o livro foi que o mesmo é baseado em um dos maiores motins da história britânica, o motim do Bounty.

Dentro da trama, o autor encaixa a vida de Turnstile com uma desenvoltura impressionante, o livro tem uma linguagem engraçada, pois entramos na cabeça de um adolescente de 14 anos e descobrimos suas paixões, anseios e medos. Tutu (apelido carinhoso) me prendeu desde o início, e eu devorei esse livro com prazer.

Outro ponto positivo foi que o autor procurou ser o mais fiel possível aos acontecimentos históricos, o nos permite não só apreciar a parte ficcional, como também a não-ficcional, despertando-nos a curiosidade de pesquisar mais sobre o assunto.

É uma leitura para todas as idades, que enriquece o conhecimento, vale a muito pena.

deriky 19/07/2021

Incrível
Depois de tanto tempo guardado resolvi ler essa obra e confesso que deveria ter lido antes.
Um começo bem lento, mas aos poucos o livro vai tomando um ritmo incrível.
E o final é um dos melhores que já li.
Recomendo

sirlani.lopes 17/07/2021

É uma história muito boa.
Apesar de ser bem denso, e o que me fez demorar mais que o normal pra terminar a leitura, mas de todo é uma história muito boa. Pra quem gosta de aventuras vai amar!

filipetv 08/07/2021

Sempre gostei de histórias contadas pelo olhar de crianças, principalmente quando se trata de fatos históricos. Muitos dos meus filmes preferidos têm esse modelo de narrativa, como "A culpa é do Fidel", "Machuca" e "O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias". E "O Garoto no Convés" se encaixa exatamente nesse formato.

Assim como em "A Revolta na 'Bounty'", "O Garoto no Convés" trata do motim na fragata HMS Bounty, que ocorreu em abril de 1789. Mas, ao contrário do livro anterior, que era um relato dos fatos baseado em documentos, este é uma versão romanceada e narrada por um personagem fictício, um menino chamado John Jacob Turnstile.

Se utilizando da mesma linguagem que empregou em "O Menino do Pijama Listrado", John Boyne fala de temas bem pesados, como pedofilia, racismo, imperialismo e violência, de um jeito acessível e até ingênuo, já que o narrador tem apenas 14 anos, fazendo com que a gente se apegue a ele já nas primeiras páginas.

Outro elemento interessante foi a humanização do capitão da fragata William Bligh, conhecido pela sua rigidez e intransigência. Mas não é esta também uma das funções da literatura: exercitarmos a empatia e interpretarmos a realidade a partir de diferentes prismas? Nesse sentido, "O Garoto no Convés" é muito competente, além de ser bastante divertido e emocionante.

Donatto 04/07/2021

Minha visão sobre o livro "O Garoto no Convés"
Gosto de aventuras como as histórias de Julio Verne. Ler este livro ao mesmo tempo em que focado no destino inacreditável que o personagem principal leva, quem o lê, fica angustiado com o decorrer engraçado e aventurado da trama e ainda te dá pena pela vida difícil do jovem garoto que é "obrigado" a navegar pelos mares perigosos que rodeiam o nosso mundo ao lado de um grupo de marinheiros que se por um acaso se descuidar, comem a ti vivo. Para quem busca uma aventura com uma boa comédia, este livro é uma referência sendo ele do mesmo autor do aclamado "O Menino do Pijama Listrado".

Joao.Marley 21/05/2021

Um livro de aventura . John Boyne excelente autor.
Um livro de aventura. Fala sobre amizade. Tem ação. Tem paixão e o garoto no convés ainda trás uma história de abuso como pano de fundo.

rubinho.gomes.54 20/05/2021

Excelente livro.
Livro cativante, o qual nos leva a embarcar numa estória de aventura e desfechos outrora não imaginados. Meu livro favorito, não pelo aspecto ser melhor, mas pelo momento que o li.