O garoto no convés

O garoto no convés John Boyne

Resenhas - O Garoto No Convés

Biblioteca Álvaro Guerra 21/02/2020

. É pela voz desse adolescente insolente e sagaz, mas ao mesmo tempo frágil e ingênuo, que o leitor acompanhará uma viagem repleta de intrigas, tempestades intransponíveis, cenários exóticos e lições de lealdade, paixão e sobrevivência.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535925616

Duana Rocha 31/07/2020

Maravilhoso!
Uma aventura marítima pra ninguém botar defeito. Recomendo demais!

Zé Pedro 18/05/2011

Prosa que flui
O livro tem prosa que flui fácil, o autor é bom narrador e tem um texto agradável, porém a história é chatinha, chatinha; se alonga demais e poderia ter umas 200 páginas a menos que ninguém sentiria falta.

Mari 13/05/2020

O Garoto No Convés
Um ótimo livro, a escrita é fluída e envolvente e eu gostei muito de conhecer a história pela visão do jovem personagem. Seus comentários eram ótimos de acompanhar. Para mim valeu muito a pena!

Adri 21/01/2022

Uma história, uma aventura rica em detalhes, as reviravoltas, os fatos, que são relatados na trajetória do garoto John Jacob Turnstile em uma viagem marítima.

filipetv 08/07/2021

Sempre gostei de histórias contadas pelo olhar de crianças, principalmente quando se trata de fatos históricos. Muitos dos meus filmes preferidos têm esse modelo de narrativa, como "A culpa é do Fidel", "Machuca" e "O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias". E "O Garoto no Convés" se encaixa exatamente nesse formato.

Assim como em "A Revolta na 'Bounty'", "O Garoto no Convés" trata do motim na fragata HMS Bounty, que ocorreu em abril de 1789. Mas, ao contrário do livro anterior, que era um relato dos fatos baseado em documentos, este é uma versão romanceada e narrada por um personagem fictício, um menino chamado John Jacob Turnstile.

Se utilizando da mesma linguagem que empregou em "O Menino do Pijama Listrado", John Boyne fala de temas bem pesados, como pedofilia, racismo, imperialismo e violência, de um jeito acessível e até ingênuo, já que o narrador tem apenas 14 anos, fazendo com que a gente se apegue a ele já nas primeiras páginas.

Outro elemento interessante foi a humanização do capitão da fragata William Bligh, conhecido pela sua rigidez e intransigência. Mas não é esta também uma das funções da literatura: exercitarmos a empatia e interpretarmos a realidade a partir de diferentes prismas? Nesse sentido, "O Garoto no Convés" é muito competente, além de ser bastante divertido e emocionante.

Eduardo.Ribeiro 14/09/2018

A história do tutu é umas das melhores que já li, tanto que repeti a leitura algumas vezes.

Matheus 02/02/2020

Maravilhoso
Fazia tempo que não lia um romance com personagens tão ricos e um enredo tão envolvente.
À bordo do Bounty, o autor nos insere em uma aventura cheia de nuances e idas e vindas. Momentos tensos, momentos engraçados e momentos comoventes.
Me fez rir, me fez não querer parar de ler em alguns momentos, e me comoveu no final.
Excelente.

mura 05/01/2010

Livro fascinante.

Muitas aventuras vividas por John Jacob Tunrsntile, personagem principal da história.

É daquelas leituras que prendem o leitor do início ao fim do livro, e quando acaba a gente pensa que foi pouco.

Vale a pena ler.

Taisa 21/04/2020

Acredito que um dos livros que me deu um misto de sensações. Angústia, tristeza, reflexão sobre os mais frágeis, mas também muitos sorrisos, gratidão e um grande abraço em meu coração. Se vc quer viver isso junto com uma aventura e tanto. Leia!

Gizalyanne 23/02/2022minha estante
Maravilhosa sua resenha ! Obrigada por compartilhar!

Augusto 25/02/2022minha estante
Que bom que você gostou! Por nada. :)

cah 03/08/2010

Das gargalhadas às lágrimas
Afirmo com toda certeza que John Boyne me presenteou com a leitura mais prazerosa que eu poderia ter. A narrativa é incrível, é possível notar a diferença no vocabulário e modo de descrever as situações conforme nosso personagem-narrador John J. Turnstile vai crescendo na história, e eu digo crescendo no sentido literal da palavra. A história começa a ser narrada por um menino de catorze anos que pouco sabe da vida e termina com a maturidade de um homem de quarenta e seis anos de idade muito experiente.
Confesso que no começo eu não tinha grandes expectativas a respeito do livro, o que me prendeu a leitura (no começo) foi a narrativa. As comparações feitas pelo Turnstile são hilárias, e confesso também que, por este fato, não conseguia me comover com a história de vida dele. Mas a cada página virada, o jovem Turnstile amadurecia e mostrava com grande tristeza a sua infância. E o que dizer das aventuras a bordo do HMS Bounty e depois - e principalmente - da barca? Me coloquei no lugar dos personagens perante cada situação.

Boyne tem um estilo fantástico que consegue te envolver na história com uma narrativa simples e sem delongas. Ganhou uma seguidora.
O Garoto no Convés me fez rir e me comoveu como há muito não me acontecia em leituras. Boyne está, mais uma vez, de parabéns!

Ani C 02/04/2021

amei a história, Boyne mais uma vez arrasa, uma bela história sobre oportunidade e lealdade.