O garoto no convés

Resenhas - O Garoto No Convés

Rafael Helm 27/11/2010

Sensacional
John Boyne é o cara!

Muito bacana este romance baseado em fatos históricos reais que se passaram em 1789.

A estória é eletrizante, empolgante e até perturbadora em alguns trechos.

Um dos melhores livros que eu já li.

Fê Jurça 10/12/2010

Um dos melhores!
Com certeza um dos melhores livros que já tive o prazer de ler.

Boyne sempre guarda a surpresa do desfecho para absolumente o final, o que gera expectativa e aflição, de certa forma.

O ponto alto dessa história é ver os acontecimentos pela perspectiva de um personagem em conflito. Uma criança que passou por um amadurecimento precoce compulsório mas que ainda assim enxerga as coisas do mundo com olhos de criança.

O ponto que classifico como negativo é que acredito que o livro poderia ter algumas páginas a mais. Fiquei com a impressão de que os fatos do final foram um tanto quanto corridos e que muita coisa poderia ser descrita com mais detalhes, já que foram estes, os detalhes, que me fizeram classificar esse livro como um dos melhores.

Gosto de livros que projetam as cenas na nossa imaginação. E acredito que apenas a descrição detalhada de lugares, pessoas e personalidades possa fazer.

Kel Costa 15/03/2011

Leia este livro, pois tenho certeza que mesmo sendo bem cuidadosa ao fazer esta resenha, ela ainda não fará jus ao que espera o leitor naquelas páginas. Sabe aquele livro que você pega para ler, sabe que deve ser bom, mas que sente certa preguiça em começar a leitura, já que ele foge um pouco do seu estilo literário preferido? Foi exatamente assim que me senti quando abri O Garoto no Convés.

John é um menino órfão, que bem cedo foi levado para a casa do Sr. Lewis, um crápula que espera os rapazes chegarem numa certa idade para então os prostituir. Um cafetão para exemplificar tudo. De noite, John Jacob Turnstile era obrigado a atender os clientes da “casa” onde morava e de dia ele tinha a missão de roubar o que conseguisse para então levar o dinheiro para Sr. Lewis. Até que um dia, ele rouba da pessoa errada: o Sr. Zéla. Um cara de quem ele já tinha roubado outras vezes, mas essa foi diferente, pois ele foi pego no flagra. No tribunal, ele foi julgado e condenado a 12 meses de prisão, o que para uma criança era algo completamente absurdo, mas ninguém ligava para isso. Num ato de misericórdia, o Sr. Zéla resolve trocar o confinamento do garoto por uma longa estadia em um navio da frota do rei da Inglaterra. John Jacob Turnstile aceita essa condição e embarca rumo ao Taiti (ou, para eles, Otaheite) sem fazer a menor noção de como é uma vida dentro de um navio. O percurso não seria rápido, eles já esperavam demorar uns 2 anos para retornar à Inglaterra, mas para Turnstile, qualquer coisa era melhor do que a prisão.

Leia mais: http://www.itcultura.com/2011/03/resenha-o-garoto-no-conves/#more-1980

deriky 19/07/2021

Incrível
Depois de tanto tempo guardado resolvi ler essa obra e confesso que deveria ter lido antes.
Um começo bem lento, mas aos poucos o livro vai tomando um ritmo incrível.
E o final é um dos melhores que já li.
Recomendo

rubinho.gomes.54 20/05/2021

Excelente livro.
Livro cativante, o qual nos leva a embarcar numa estória de aventura e desfechos outrora não imaginados. Meu livro favorito, não pelo aspecto ser melhor, mas pelo momento que o li.

Jonscythe 16/03/2021

Lealdade e honra.
John Jacob Turnstile é um ladrãozinho ligeiro, um dia ele acaba encontrando um fidalgo francês, um cavalheiro, tiveram um breve conversa e o garoto safadinho rouba o relógio do cavalheiro sem que este perceba. Só que outros a sua volta perceberam e tentaram matar o moleque. Chegou a polícia e ele foi levado ao tribunal, onde foi condenado a um ano de prisão, que para o jovem larápio, era a eternidade. Mas é aí que a vida e o destino começa a agir, e o fidalgo francês - o mesmo que teve o relógio furtado - salva o menino da sua prisão, em troca disso, ele teria que viajar num barco da Sua Majestade, servindo o capitão desse navio.

Bom, é uma bonita história de lealdade com alguns acontecimentos absurdos na vida de John Jacob Turnstile. Ele é um menino forte. E é bonito a relação entre ele e o capitão do navio. Pois ele é leal e daria a vida pelo capitão.

Enfim, terminei de ler às 02:00 da manhã. Tá difícil descrever o que eu senti lendo. Mas eu gostei.

Mila F. @delivroemlivro_ 25/11/2012

Incrível!
O Garoto no Convés, do escritor irlandês John Boyne, autor do tão conhecido best-seller O menino do pijama listrado, também traz em seu enredo, fatos históricos entremeados de ficção. No caso deste livro, temos como fato histórico o motim ao HMS Bounty, navio da Marinha Inglesa.
A história se passa entre os anos de 1787 a 1789, e é narrado pelo protagonista da história, o adolescente John Jacob Turnstile. O menino era um jovem ladrão que sendo pego pela polícia acabou indo parar no navio cujo Capitão era o senhor Bligh o navio tinha destino à Otaheite e durante todo o percurso de navio muitas aventuras acontecem, mas também fatos desagradáveis e, claro, o motim do Bounty que proporcionou momentos terríveis.
"Havia um demônio no ar entre nós, invocado não pelos marinheiros nem pelo capitão, e sim por aquelas duas criaturas gêmeas, o barco e a ilha: um a chamar de volta o seu capitão, a outra a arrastar seus novos cativos cada vez mais para o fundo." (p.280)
Boyne surpreende com uma história que tinha tudo para ser cansativa e sem emoção e torna-a fantástica, bem elaborada e muito bem narrada. Uma aventura marinha cujo leitor pode entrar na história e sentir o cheiro do mar. Impossível não se envolver.
Outro ponto que merece destaque é que o autor consegue adequar a idade do narrador com a linguagem utilizada e também coloca características linguísticas presente na classe social do narrador e dos ambientes em que ele convive. Isso não é novidade, principalmente para aqueles que já tiveram a oportunidade de ler O menino do pijama listrado, pois lá também a adequação da linguagem e classe social. De fato, isso torna a leitura mais gostosa.
"Parece-me que um homem pode conviver com outros homens, convencido de que faz parte de uma comunidade, certo de comungar dos mesmos pensamentos e planos, sem nunca saber o que na verdade se passa." (p.294)
Sou toda elogio para com O Garoto no Convés, pois o livro me encantou e tocou profundamente, houve momentos de risadas e momentos tensos o que me deixava com mais vontade de ler. Indubitavelmente, John Boyne se tornou um dos meus escritores favoritos e em breve vou ler outra obra dele, pois esse autor sabe excepcionalmente bem como contar uma história. Indico a todos, vale apena navegar sobre o Bounty..

Camila Márcia

Bruna 02/04/2020

Um livro com uma riqueza de detalhes e uma história extraordinária! Vale muito a pena (apesar de bem extenso!)

Giuliana Sperandio 18/06/2013

MUITO BOM
Não tenho como declarar que esse livro foi uma surpresa, até porque fui muito reticente ao pega-lo, pois achei que seria um livro de modismo. Mas não esse livro é baseado por raízes históricas verídicas e nos leva aos tempos de fragatas e navios nas épocas das grandes navegações, descobertas e missões reais. Mas acima de tudo a parte sensível do livro o menino pobre que roubava e passava por atrocidades em terra Jhon Jacob Turnstile que ao roubar um relógio e ser preso, recebe a oportunidade de cumprir pena ao em vez da cadeia ir em uma viagem como criado do capitão... Lá ele descobre o poder do afeto, do trabalho honesto, lealdade e companheirismo. Essa história é cheia de reviravoltas e quando achamos que ela irá por um rumo ela te surpreende com mais alguma grande surpresa. Um livro cheio de aventura, suspense, amor e principalmente uma história comovente de um menino que não tinha nada, e ganhou essa nova oportunidade e de se transformar em um homem de valor!
Não tenho palavras para dizer o quanto me apaixonei e estou saudosa desse maravilhoso livro!!!
Recomendo!!!

Val 23/08/2020

John Jacob, um rapazinho de excelente humor
John Jacob Turnstile apesar de todas as adversidades é um garoto de excelente humor e foi isso que me cativou. A primeira parte da leitura, foi bem arrastada, várias vezes pensei em desistir, mas ..... venci rsrs e a a maneira que ia conhecendo mais o Tutu, toda a equipagem e o Bounty, minha curiosidade aumentava e queria saber como a história terminava. O Garoto no Convés é uma história sobre liderança, esperança e otimismo.

Kaique 04/08/2013

O Garoto no Convés
O Garoto no Convés é um livro fascinante. É um livro pra entreter, pois mexe com os sentimentos, com a tensão, o suspense, o drama, e até a nostalgia, pra quem já leu A Ilha do Tesouro.

John Jacob Turnstile é um personagem fascinante. Ele só não relata suas experiencias, ele também faz com que nos transportemos pra história, e nos faz sentir suas dores, seus receios, seus desejos. E toda a dor que sentimos com o relato de John Jacob sobre o seu passado, é recompensada pela relação entre ele e um grande personagem do HMS Bounty, William.

John Boyne soube explorar as sensações que o livro poderia passar, e recriou personagens incríveis, e deu uma nova vida para um dos motins mais famosos da história da navegação.

Talita 15/02/2021

Para quem não é tão ligado em Hitória da época dos navegantes vai se surpreender de forma extremamente positiva. Recomendo a leitura!

Bruno 18/11/2014

A inocência perdida...
Este livro ocupa um lugar especial pelo modo que a história foi apresentada. Não lia há tempos um relato tão verossímil de uma criança com sua infância perdida. John Jacob Turnstile cresceu nas ruas imundas de Portsmouth batendo carteiras e fazendo "favores de toda espécie" ao Sr. Lewis, até que de forma inusitada seu ofício ordinário lhe reservou um destino inesperado: o navio Bounty, onde a bordo e sob o comando do capitão William Bligh sua vida teve reviravoltas e aventuras sensacionais. Ora uma criança tentando entender o mundo à sua volta, ora um garoto maduro demais para sua idade, Jacob descobre que a vida pode ser muito boa ou muito ruim dependendo de como cada um lida com as adversidades da vida. Enfim, é um livro que me lembrou muito a inocência contada em As Aventuras de Tom Sawyer de Mark Twain, e que nos mostra toda a versatilidade de John Boyne como escritor que, diga-se de passagem possui uma escrita tão suave que suas páginas tornam-se insuficientes num piscar de olhos devido à qualidade apresentada nesta estória.
E ainda nos demonstra de uma forma casual o incidente no Bounty, que em minha santa ignorância não sabia que ele realmente aconteceu.
Silvia 27/11/2014minha estante
Eu tenho este livro, mas ainda não li. Mas fiquei curiosa depois que li a sua resenha.

Ildete Xavier 24/04/2021

Um livro inesquecível
Este livro é um daqueles livros que você começa a ler e não consegue orar. O escritor nos envolve na trajetória do garoto John, que após tentar roubar um francês, acaba em um navio de guerra chamado Bounty.
O ponto forte do livro é a amizade entre o garoto e o capitão. Muitas reflexões podem ser tiradas desse livro.
Por causa deste livro comecei a procurar outras obras desse autor que considero um dos melhores do gênero da nossa geração.

Karin 13/01/2021

Ler e Chorar
Uma obra dramática e arrebatadora. Gosto de ler e reviver alguns momento da história por 1 ou 2 dias. Nesse livro fique 2 semanas relembrando....