Diário do Chaves

Resenhas - Diário do Chaves

Vinicius 19/09/2022

Leve e Rápido.
Com Partes tocantes.

Foi uma leitura bem rápida, o livro é uma mistura de episódio do seriado com detalhes não revelados na série. As partes sérias são as mais interessantes para mim, Bolaños fez um trabalho incrível com a série alertando sobre a situação das crianças órfãs/abandonadas no México e posteriormente na América Latina, espero que tenha funcionado e que tenha ajudado crianças reais.

"Chaves não é o menino levado, nem o menino inteligente, nem o bobo demais, nem o bonito - também não é o mais feio -, não, o Chaves é simplesmente o mais meigo." Belo comentário de Florinda Meza.

Chaves quando ganhando um carrinho de plástico bonito:

"Não fiquei muito tempo com esse carrinho, porque, no dia seguinte, dei de presente para o filho da porteira da vila. É que o filho da porteira é uma criança pobre."

Mayara.Ladeira 03/03/2022

O Diário do Chaves
Achei legal. Um diário mesmo que o Chaves escreveu uns dias, porém esperava mais. Achei que ia contar mais histórias de todos os personagens e o que aconteceu com cada um. De qualquer forma valeu a pena leitura e a compra (sempre quis ter algo da Pipoca e Nanquim).

Heder 20/12/2011

na minha humilde opnião
lá vem o Chaves!
Acho que todo o fã do Chaves que gosta de ler tem obrigação de ler este livro! Foi escrito pelo próprio Chesperito, acho que ele escreveu só uns três e este é o único com versão brasileira.. Basicamente as piadas são as mesmas do seriado, mas conta um pouco da vida dele antes de entrar na vila, fala de seus pais e tal. Mas uma coisa que eu achei engraçada foi as piadas traduzidas ao pé da letra, tipo quando vemos um episódio na escola e o professor pergunta algo sobre a história do Brasil, isto é somente na versão dublada.. Mas algumas piadas até que são brasileiras mesmo.. Tipo Porque a Princesa Isabel ficou conhecida? Porque a foto dela estava em todas as notas de cinquenta..
Não adianta, podem falar o que quiserem as más línguas, mas eu sou fã mesmo do Chaves, eu assisto há 13 anos e rio das mesmas piadas há 13 anos e fiquei como um bobo alegre rindo e lendo este livro.. Quem quiser, há uma versão em pdf, 90 páginas, história muito rápida de ser lida e vale a pena!
Thaisa.Pedron 12/09/2017minha estante
Obrigada pela dica! vou devorar este livro!! ^^

dani 21/07/2020minha estante
Que legal passa no SBT e muito legal mesmo eu recomendo assitir

Luizão 19/12/2021

Emocionante
Todo fã de Chaves deveria ler este livro. Um final digno para um personagem tão amado.
Trabalho impecável da editora Pipoca e nanquim.
Elane48 19/12/2021minha estante
Eu quero!

Fabrício 19/09/2021

Chaves fez parte da infância de quase todo brasileiro nascido a partir dos anos 80. É muito nostálgico ler esse livro. É claro que aqui as coisas não funcionam tão bem quando no seriado, a interação entre os personagens, as piadas e a dublagem tornam a experiência televisiva muito mais interessante. Mas a leitura faz relembrar os momentos em que você assistia com toda a família e todo mundo dava risada. Gostei bastante da leitura. Destaque para os extras do fórum chaves e as ilustrações do próprio Bolanos.

Thiago548 11/10/2022

Simplesmente Chaves
O livro faz com que você entre de cabeça no universo de Chaves, fazendo rir ou até emocionar como essa série maravilhosa me fez sentir por toda minha vida.

Cinara... 12/03/2024

A infância me chamando.
" E é assim até hoje, porque não é verdade que vivo no barril, como dizem uns e outros por aí. O que acontece é que me escondo no barril quando não quero que percebam que estou chorando. E também quando não quero ver ninguém, ou quando tenho muita coisa para pensar."

É difícil ler chorando, não dá pra enxergar nada ?... Chorei tantas vezes assistindo aos episódios, chorei na exposição do MIS e não tinha como chorar lendo o livro.
É um misto de nostalgia, alegria e tristeza.

Rosoha 22/02/2023

Leve como uma pedra, ou talvez uma pena
"É um livro infantil"
Foi o que me disseram, um diário com imagens.

"É muito engraçado, uma leitura leve."
Sim, é engraçado, mas não é leve, nem um pouco leve.
Talvez seja, depende muito da forma com que você quer ler, do quão profundamente vai mergulhar na história, do quanto quer abrir seus olhos para o que está na sua frente.

O diário do "Garoto da casa 8" é incrível, é tocante e especial.
Chaves marcou minha infância, e a muito tempo eu não o via.
Enquanto lia, lembrei de muitos episódios, de muitas referências, e sorri. Mas também fiquei mal, tive que parar e refletir, refletir que se estava pensando de mais, se deveria sentir tanto por aquilo.
A resposta? Sim, eu deveria.
Eu cresci, minha visão de mundo mudou, então eu deveria sim, me importar com aquelas palavras.

Esse livro é escrito em linhas e entrelinhas.
Mas linhas está a história, as piadas e o flash de nossa infância.
Nas entrelinhas, as frases pesadas que não foram terminadas, a sombra por trás de cada piada, e a dor que faz o peito arder enquanto se lê.

Esse livro é uma lição de moral para quem precisa, mas também é um livro infantil para quem não percebe.

Se quer algo leve? Leia sem pensar muito, apenas deslize pelas palavras e ria das piadas.
Se quer algo pesado? Caia em cada buraco, em cada parágrafo subentendido, e reflita sobre cada piada, cada piada que já perdeu a graça.

Almir Junior 02/11/2021

Seu Madruga melhor personagem do mundo
Foi estranho ler as esquetes e piadas de Chaves, mas foi uma experiência interessante. Roberto Gomez Bolanos é gênio e revisitar Chaves, seja pelo livro, por hq ou pela série mesmo, é sempre reconfortante. A série marcou a minha infância profundamente e é emocionante ler a Florinda falando do amor dos fãs ao Chaves, esse garoto pobre de coração puro.

Verona 14/10/2013

O Grande Chavinho
Mergulhar nas linhas escritas pelo próprio Chaves é algo incomparável.
Li o livro saboreando cada palavra e cada frase ingênua formada na mente desse garoto!
Bem diferente do que vemos na série de televisão, esse diário conta partes tristes da história do garoto Chaves. Coisas do cotidiano dos garotos de rua. Chaves passa por situações tristes para uma criança tão pequena, como a morte, a fome e o abandono de todos.
Um livro emocionante e que merece um lugar especial na prateleira de qualquer fã da série!

Alexandre.Aranha 31/12/2023

Um afago na infância
Uma delícia de leitura que fez um carinho na minha infância. Cresci assistindo Chaves e chorei muito com a morte do Bolaños em 2014. Ver esse encerramento da série e relembrar de detalhes do enredo me fizeram voltar ao passado.

Essa edição ainda tem uma parte escrita pelo Fórum Chaves, que engrandece ainda mais a obra. Foi ótimo encerrar o ano literário com esse livro.

Nick 20/11/2021

Esse livro relembrou a minha infância! Que saudade que eu estava desses personagens icônicos. Eu amei muito o jeito que o Roberto fez a construção dessa história e amei os extras dessa edição brasileira! Se você é fã do Chaves como eu, recomendo MUITO essa leitura