Quem Controla a Escola Governa o Mundo

Quem Controla a Escola Governa o Mundo Gary DeMar




Resenhas - Quem controla as escolas governa o mundo


22 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Marcella.Pimenta 05/12/2023

A "educação" é o meio de dominação das mentes
No início, o autor trata do ensino como mecanismo de doutrinação, inclusive de regimes totalitários, a exemplo do comunismo com Gramsci (marxismo cultural) e do nazismo (a exemplo da Juventude Hitlerista).

Sob o manto da neutralidade e com a demonização da religião (tachada como contrária à ciência), fica mais fácil fazer a cabeça do jovem. Quem não tem valores sólidos (e qual adolescente tem?) é convencido de qualquer bobagem.

Depois, o autor faz várias críticas à versão da História que é disseminada nas escolas e aponta exemplos, como o do professor que não pôde mostrar aos alunos a Declaração de Independência dos Estados Unidos, pois ela estabelece que os direitos básicos dos cidadãos foram dados por Deus. Os alunos são privados da história do próprio país por causa da menção à Deus.

O livro revela casos interessantes, até a origem do mito da terra plana, mas exige um pouco de paciência pra absorver as ideias.
comentários(0)comente



Thayane Oliveira 13/11/2023

5/5
O livro mostra como a escola pública é um campo de guerra instável, onde os governos em nome da tolerância e pluralidade, só dão espaço a um lado, o dos secularitas, antireligiodos. Estes, por sua vez, não dividem seu direito de cátedra. Algumas conquistas ínfimas são feitas, por isso, somos levados a crer que a educação pública ainda tem esperança. Por outro lado, o poder da educação e da escola não deve ser descartado, deve-se investir na educação privada/religiosa. Educação gerações nos valores cristãos, e assim se pode ter um futuro melhor. O livro tem um ótica protestante, e mesmo abordando um tema que parece não ter muitas boas notícias, é bem otimista, vale a leitura.
comentários(0)comente



Leticia 14/10/2023

Eu como professora de biologia e cristã tive muitos esclarecimentos sobre questões embaraçosas que não faziam sentido durante as reflexões sobre a teoria da evolução e as teorias sobre a origem da vida.
Livro necessário para cristãos entenderem quais são as bases do sistema de ensino.
Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Léo Araújo 04/09/2023

A escola como instrumento a favor do Estado
O livro explora o papel da educação e seu impacto na sociedade e na cultura, apresentando uma visão bastante crítica sobre o sistema educacional e os poderes que o controlam.

Ele inicia com uma análise histórica da evolução da educação, destacando como as escolas têm sido usadas como instrumentos de poder ao longo dos séculos. Além disso, quem controla a educação tem influência significativa sobre o pensamento e os valores de uma sociedade. São abordadas questões como a secularização do ensino e a influência da ideologia nas escolas, argumentando que esses fatores podem ter consequências profundas na formação das futuras gerações.

A crítica mais ferrenha é a centralização do controle sobre a educação nas mãos do Estado e do sistema público de ensino. O argumento é que essa centralização pode levar a uma homogeneização do pensamento e à imposição de uma visão de mundo específica, muitas vezes afastada dos valores e crenças das famílias e das comunidades locais.

É tratado também sobre a importância da educação domiciliar e da escolha dos pais na educação de seus filhos. É enfatizado que os pais têm o direito e a responsabilidade de determinar a educação de seus filhos de acordo com suas crenças e valores.

É um livro provocativo que desafia o status quo e convida os leitores a refletirem sobre o poder da educação na sociedade. Apesar de algumas visões polêmicas, o livro oferece uma perspectiva interessante sobre a relação entre educação, governo e cultura.
comentários(0)comente



Luiza810 17/07/2023

As escolas sob poder do governo
A escola é onde os indivíduos passam a maior parte da vida, e onde são moldados, por isso para o governo é tão importante ter poder sobre essas instituições, para que possam moldar os indivíduos a sua maneira para os seus propósitos.
comentários(0)comente



th_demila 26/04/2023

Funciona melhor como antologia
O livro parece não conseguir arquitetar bem uma lógica de começo, meio e fim; introdução, desenvolvimento e conclusão. Cada capítulo parece fazer mais sentido sem necessariamente conectar os outros em uma sequência, embora estejam todos abordando temas correlatos. Dito isso, a leitura das realidades envolvendo a educação, a ilusão da neutralidade, e as influências de ideologias, filosofia e ciências inviesadas é bem precisa. Claro, a leitura foca mais no contexto dos EUA, porém é possível ver bastante do que é descrito se refletir na realidade brasileira.
comentários(0)comente



Aline CS 01/03/2023

O sistema educacional como forma de controlar a nação
A educação estabelece os valores morais e por fim o futuro de todas as áreas da vida. Partindo de uma cosmovisão cristã o autor mostra como marxismo, materialismo e humanismo tomaram o controle da educação através do Estado.
comentários(0)comente



Marcelo Duarte 21/04/2022

O título fala por sí só
Mais um assunto espinhoso seja na esfera pública ou no meio cristão. O autor traz suas ideias e por meio de alguns pontos busca validá-las. Há muitas coisas que eu concordo com o autor, e muitas outras que requerem mais estudos para um melhor discernimento. Certamente, que é um assunto urgente, mas a comunidade cristã possui suas nuances, como qualquer outro meio. E isso deixam as coisas mais difíceis. Algumas de suas críticas são certeiras e algumas de suas observações muito pertinentes, dignas de serem anotadas e trabalhadas em muitos níveis. Uma ótima leitura de introdução acerca do tema educação sob um olhar cristão.
comentários(0)comente



Geo 16/03/2022

Prós e contras
É interessante que o livro começa com uma abordagem mais histórica, falando de como a escola foi usada para doutrinar crianças. Depois, faz uma análise de como está a situação educacional nos EUA. Nesse livro, há muitos pontos interessantes, porém um leitor mais cauteloso percebe que a lente que ele está usando é de uma "America First", com a qual, em muito de seus argumentos, o seu crivo é o quanto as crianças estão aprendendo de culturas diferentes da americana (um exemplo de argumento é o ensino da cultura africana nas escolas, o que para ele é horrível, porque, claro, antes aprender sobre deuses gregos sedentos por sangue do que sobre a cultura da África).
Outro ponto é que muito se mistura patriotismo americano com cristianismo.
E muito de seus argumentos no final do livro para alertar os pais achei fracos e alguns ambíguos.
Em síntese, na sua parte crítica ao sistema de ensino e argumento a favor da educação em casa, achei bom e digno de reflexão, principalmente quando nos lembra sobre regimes totalitários que usaram o ensino para a propagação de suas ideias.
Porém vale ressaltar que muito das suas respostas vem do conservadorismo americano, e que mistura muito cristianismo com patriotismo, o que é errado e partidário.
comentários(0)comente



Airaf 12/03/2022

Será a escola uma prisão?
Vale a leitura. Todos os argumentos sobre a obrigação de ir a escola e o interesse do governo em normatizar isso, além de toda mentira em torno de assuntos científicos falhos fazem de nós marionetes.
comentários(0)comente



_vahrodrigues 10/03/2022

Um grande alerta aos pais
Muitas verdades reunidas em um só lugar. Excelente obra que apresenta a realidade por trás das escolas. Leitura obrigatória aos pais e educadores. O título do livro é bem sugestivo. Por todo o texto o autor vai trazer embalsamento histórico. Livro claro e objetivo. Uma ótima introdução para a discussão desse tema.
comentários(0)comente



heloisa karin 08/03/2022

Muito bom
Pensar sobre a questão da escola me faz meditar bastante, como professora creio que refletir meu papel em sala de aula é de extrema importância, gostei muito da experiência de ler esse livro, já fiz várias anotações ??
comentários(0)comente



Natalha 10/02/2022

Ideal para as famílias cristãs
Livro muito bom, muito informativo e muito bom para nos fazer pensar e repensar na educação pública atual.
O livro não condena as escolas em geral, o autor nos adverte para o modelo atual de ensino e como a Bíblia está sendo massacrada por este sistema.
Recomendo muito!
comentários(0)comente



Victor.Muniz 13/01/2022

Absurdo
Nunca vi um livro com tantos absurdos, e olha que eu já pesquisei diversas literaturas com temática de educação cristã. Mas esse consegue chegar além do absurdo. Chega a ser cômico.
comentários(0)comente



Niltom.Mota 29/11/2021

Esclarecedor
A palavra que define esse livro é sem duvidas "esclarecedor". Ele abre a nossa mente com relação as verdadeiras intenções do estado com a escola e a educação das crianças, e nos mostra que esse fato já está presente na vida acadêmica de longa data. O livro tem uma linguagem de fácil compreensão, portanto pode ser lido por jovens e adultos, por isso o leitor deve lê-lo e indicá-lo para seus parentes e amigos. Boa leitura!
comentários(0)comente



22 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR