Sundiata, O Leão do Mali

Sundiata, O Leão do Mali Will Eisner

Resenhas - Sundiata, O Leão do Mali

LavAnia.Arantes 27/03/2021

No fim o bem vence o mal, grande rei Sundiata
Através deste HQ podemos conhecer um pouquinho sobre uma das várias versões da lenda africana "Sundiata, o Leão do Mali".
Tenho como reflexão através dessa história, que ganância não leva a nada, e tudo que vem fácil pode ir fácil. O rei Sumanguru, subestimou o pobre coxo Sundiata, este se mostrou forte e um grande herói.
No final o bem sempre vence o mal, como um grande clichê.
Confesso, que no começo não dei nada para a história e no fim me surpreendeu e gostei bastante. Will caprichou!

Felipe HQs e Mais 29/02/2024

Eisner e Mali
'Sundiata - O Leão do Mali', de Will Eisner, foi a HQ lida em homenagem ao mestre da arte narrativa dos quadrinhos. O gibi tem como tema a lenda africana da luta entre o príncipe Sundiata, de Mali, contra Sumanguru, rei de Sasso.

Dotado de poderes concedidos por uma pedra mística, a "Pedra Cinzenta do Mal", Sumamguru dizima a vila do pequeno Sundiata. Ele, pequeno e coxo, é deixado com vida por não oferecer perigo às tropas invasoras.

Curado por um xamã, os anos passam e Sundiata transforma-se num homem que aprende os segredos da floresta. Chega então o momento do confronto entre eles! Os desenhos de Eisner te colocam no meio da batalha entre Sumanguru e Sundiata!

Os tons ocres das paisagens africanas, aliado à narrativa sem igual de Will Eisner, te faz querer ler mais contos de espada do mestre. Ah, seria tão bom ele ter ilustrado alguma aventura de Conan...

Já leu esse gibi do gigante Will Eisner? Conta aí!

Andrea Ramires 16/03/2017

Sumungaru, cheio de maldade e por meio de poderes, derrotou exércitos e tomou várias terras, inclusive o mali, assassinando os oito filhos do Rei, poupando a vida do caçula, porque era coxo, chamado Sundiata. Acontece que ele cresceu, tornou-se um grande guerreiro, cheio em sabedoria e que veio a comandar uma guerra contra Sumungaru.

kleberaugusto 02/11/2017

Fã de Will Eisner
Sou muito fã de Will Eisner, que me conquistou com 'Um contrato com Deus' e 'O Edifício', e já há muito tempo não o lia. Mas, como costumo dizer, alguns livros 'nos acham', e não somos nós que os escolhemos.

Meu filho chegou da escola com este livro que ele tinha pego na biblioteca. Em 15 minutos eu já o tinha lido (dar o exemplo é sempre a melhor maneira de ensinar), e conversei com ele sobre a história.

Essa não é a obra mais feliz de Eisner, que também adaptou 'Moby Dick', 'Dom Quixote' e 'A Princesa e o Sapo' com mais inspiração; ou talvez tenha sido eu que não me vi nessa lenda africana.

Mas o traço está lá, as expressões dos personagens e a história simples, mas com fundo moral, está tudo lá nas páginas, e isso ninguém tira do autor.

Vale muito a pena ler Will Einer, e vou voltar a fazê-lo em breve.

Jonathas dos Santos Benvindo 26/04/2022

Não sei se é a história original mas foi a única que encontrei sobre a história de um dos líderes do Mali durante a idade média. Gostei das ilustrações e a história é simples e bem contada.