História Universal da Destruição dos Livros

História Universal da Destruição dos Livros Fernando Báez

Resenhas - História Universal da Destruição dos Livros

Dilso 27/03/2024

Ótimo livro
Um livro "obrigatório" para quem ama livros, mas cuidado, ele é muito triste também. Obra didática, histórica e necessária.
QUEIJO460 27/03/2024minha estante
Tema interessante.

Tiago Queiroz 03/07/2021

Decepcionante
O tema é interessante, mas a leitura é cansativa. O autor basicamente enumera una longa lista de livros destruídos ao longo da história das mais diversas maneiras. O problema é que acaba se tornando repetitivo, muitas obras e autores são completamente desconhecidos (ao menos para mim). Em alguns momentos ele faz algumas reflexões interessantes, mas no geral a leitura é bastante monótona. Para mim, foi uma decepção. Achei curioso o trecho onde o autor afirma que dado personagem morreu sonhando com um livro em chamas há não sei quantos séculos. Fiquei me perguntando como ele poderia saber com o quê uma pessoa estaria sonhando no momento de sua morte. Uma passagem, no mínimo questionável.
Mister Lyndon 12/06/2023minha estante
Verdade!!!

Blood 20/02/2024minha estante
Acho que você não entendeu a proposta do autor e não conseguiu interpretar a mensagem do livro.Talvez você deva ler novamente.

Jéssica 01/02/2021

Um livro difícil de ser lido
É um livro pesado e triste. A cada página é possível acompanhar como a humanidade destrói a si mesma e a sua memória através dos tempos.

Quando pensamos na destruição de livros, pensamos em guerras e grandes incêndios. Mas é interessante como esse livro nos mostra que vai muito além disso.

Dávila 07/05/2020

Pertubador
Memoricídiio, livrocídio, genocídio cultural fique a vontade para escolher os termos mais apropriados.
Um livro monumental, ou sendo menos pretensioso: exemplar.
Chega a incomodar em várias partes quando percebemos como podemos ser ignorantes e cruéis nos atentados a livros e patrimônios culturais através da história.
Destaco: o bibliocausto nazista -já célebre infelizmente por si só ,lembra por ex. da "Menina que roubava livros"?
Não para por aí, temos ainda entre outros "o caso Harry Potter", o que se perdeu no World Trade Center além é claro da trágica perda das milhares de vidas no atentado,
os desastres naturais, as obras perdidas de Aristóteles, os casos dos livros-bomba, a omissão dos EUA durante a invasão ao Iraque em frente à destruição de livros e bibliotecas de caráter essencial a humanidade, sem contar o desrespeito e omissão dos americanos à época aos tratados de proteção da UNESCO aos patrimônios culturais iraquianos.
O ataque cultural perpetrado por Saddam Hussein desrespeitando a importante história do seu próprio país. (Pasmem, ele que era por incrível que pareça um leitor voraz e escritor entre outras coisas!!)
Seria possível enunerar várias outras barbaridades aos livros, bibliotecas, museus, arquivos, sítios arqueológicos narrados na obra...
Mas deixo o resto para você mesmo conferir.

Gustavo.Borba 17/09/2019

Destruindo legados
#LivrosQueLi

História universal da destruição dos livros: Das tábuas sumérias à guerra do Iraque, de Fernando Báez. Ed. Ediouro. O autor nos apresenta um apanhado que perpassa toda a história humana de destruição de livros de todos os tipos, após 12 anos de estudos. Desde a origem da escrita e dos primeiros registros escritos, através de tabuinhas de barro sumérias, até o último grande atentado ao registro organizado de informações que ocorreu na invasão do Iraque em 2003 pelas tropas estadunidenses, ano de publicação desta obra. O autor registra os diversos tipos de motivações e de formas de destruir os livros que ocorreram e foram dignos de nota. Uma jornada que causa profundo pesar a quem admira a leitura, principalmente quando se apresentam as palavras ?nenhuma cópia sobreviveu?, ou ?existe apenas um único exemplar?. É realmente bastante sofrido ver que a ignorância, a intolerância, a tentativa de expurgar a existência de quem pensa diferente, assim como o descaso, o abandono, o desleixo levaram à destruição de tanto conhecimento gerado pela humanidade. Um triste relato do que somos capazes de destruir sem ao menos considerar como auferir proveito do que deixa de existir. Apesar de apresentar uma sintética tipologia de motivos para a destruição dos livros no seu prólogo, senti falta de um capítulo conclusivo que aludisse a uma sistematização mais clara quanto ao processo de destruição das obras. Também sofri com a interminável listagem de desastres, perseguições, fogueiras, atentados, violências contra obras e prédios. Quando havia a descrição do contexto histórico, a obra ficava mais interessante. A quem ama livros, ou a quem não consegue ver sua importância, uma leitura mais que recomendada, a fim de avaliarmos mais profundamente o valor desse objeto tão querido.

#livros #ler #livro #euamolivros #euamoler #resenhadelivros #resenhaliteraria #estantedelivros #leiamais #leitura #leituras #livrosemaislivros #indicacaodelivros #lido

Madsen 17/02/2018

Livro instigante que nos faz refletir sobre os vários cenários que levaram e ainda levam à destruição dos livros ao longo da história. Acompanhando a própria história do livro, a destruição deles é narrada em cada continente, com detalhamento sobre a causa da destruição
e o número de exemplares destruídos.

Algumas vezes as histórias aparecem mal costuradas, sem fio condutor, e o livro assume caráter de catálogo ou compilação de curiosidades históricas. Apesar disso, aqueles que perseverarem na leitura poderão refletir sobre a atualidade do tema, considerando os riscos da intolerância étnica, religiosa, política e moral. Inevitável também refletir sobre o custo da guerra para a preservação do patrimônio cultural das sociedades.

Erikcsen 17/01/2018

Haja coração ao ler esse livro. A ?História universal da destruição dos livros? trata das inúmeras catástrofes (culturais, políticas, sociais e naturais) que aconteceram e que ainda acontecem em nosso planeta provocando o extermínio zilhões dessas escrituras, direta ou indiretamente. Báez traz, ao longo de seus 12 anos de investigação, os eventos que marcaram o memoricídio da escrita. Uma leitura muito prazerosa, apesar das tristes e surpreendentes informações nela contida.

Ismael 17/01/2017

Historia da destruicao dos livros
Um livro que expressa a perseguicao da literatura e da liberdaade de expresssao