O Desafio

O Desafio Rachel Van Dyken

Resenhas - O Desafio

Kelly.Abreu 26/03/2021

Nessa serie é certeza que irá dar muitas risadas, a cada pagina virada você já pode esperar que a Vovó vai aprontar alguma.

Mimi 25/01/2021

O Desafio
?Se eu tivesse que definir esse livro em uma palavra seria divertido!

?O Desafio,é o segundo livro de uma trilogia escrita por Rachel Van Dyken, composta por:
-A Aposta
-O Desafio
-O Risco

?O DESAFIO, traz a história de Char e Jake, que se conhecem dês de crianças mas não se dão nada bem, e se vêem presos juntos quando precisam ajudar no casamento do irmão de Jake com a melhor amiga de Char, tudo isso em quanto a avó de Jake tenta juntar os dois.

?É um dos melhores livros de comédia romantica que já li. Ri do início até o final, e sem dúvidas, quando eu for mais velha quero ser igual a vovó Nadine?

?Gostei bastante da escrita de Rachel. O livro é Narrado em 3 pessoa, mas cada capítulo é narrado do ponto de vista de Jake e o outro do ponto de vista de Char.

?E nesse livro nós ainda temos a presença do casal do primeiro livro, conseguimos acompanhar um pouco do que acontece com eles depois do final de seu livro.

?Os personagens,suas personalidades e seus relacionamentos, foram bem construídos.

?O Desafio é uma típica comédia romântica que vai fazer você rir, se emocionar e se apaixonar.

?5 estrelas+??

E ai, você já leu o desafio? Ou algum livro da Rachel Van Dyken?

Josi.Novais 01/02/2017

Péssimo
O livro dois “O Desafio” é ruim mesmo e sem salvação. Vamos lá veja bem, a mocinha desse livro é a melhor amiga da mocinha do livro um, e o outro protagonista é o irmão do mocinho do livro um (confuso?). No livro anterior descobrimos que Kacey é apaixonada por Jake e ele por ela desde de criança. Eles namoraram na adolescência e quando foram para a faculdade o Jake a tratou como lixo e sua melhor amiga foi que a ajudou sair mais ou menos (porque três anos depois ela ainda remoí a história) da fossa, essa amiga é a Char. Mas mesmo o Jake sendo um canalha ele facilmente convence Kacey a ir visitar a família dele fingindo ser sua noiva (isso porque ela o odeia). Bem chegando lá encontra Travis, que secretamente é apaixonado por ela também, mas para variar ela não percebia porque só prestava atenção no boy lixo do Jake. Claro que nesse retorno às coisas serão diferentes e eles sentem uma atração um pelo outro, porém mesmo só fingindo ser noiva de Jake, ela fica com ciúmes dele por sair com outras garotas (?) mesmo já sentindo uma atração avassaladora por Travis (?)
Agora veja bem, no segundo livro Char a melhor amiga de Kacey (praticamente não aparece no livro um) que consolou a amiga quando o boy lixo do Jake foi canalha com ela, adivinha? É apaixonada por Jake desde que é criança também, e conviveu (não entendi porque a autora não deixou isso claro desde o primeiro livro) com ele e com Kacey desde a infância e adolescência. Ai muito tempo depois, mesmo sabendo como ele tratou a melhor amiga, e conhecendo toda sua fama na faculdade, na cidade e nas colunas de fofoca, ela se envolvi com ele em uma única noite, até aqui normal. Mas, só que sabe Deus porque cargas d’água ela acha que ele ia trata-la diferente (oi?), como assim? Ela não entrou nessa sabendo o que ia acontecer? Já não o conhecia o bastante? Aparentemente não, porque ela vai sofrer todas as agruras e lamentações que a melhor amiga também sofreu e remoer a história do mesmo jeito. O que me deixa bem irritada nesses dois livros é a total falta de maturidade de todos os personagens. Não consegui ver graça nisso. A Char quase um ano depois encontra o Jake dentro do avião e resolvi tirar satisfação com ele sobre a noite mal resolvida deles ocorrida um ano antes e faz o maior barraco chamando a atenção de todo mundo! Eu Pergunto: Por que Deus, a autora achou isso interessante? Pelo amor né? Não tinha se passado um dia, uma semana, um mês, mas sim um ano! Aff, e depois não era algo para se discutir em particular? E também, ela não sabia que ele é assim?
Dai é ladeira abaixo porque mesmo tendo vinte e dois anos, ela ainda é do tipo que se compara a irmã para agradar e chamar a tenção dos pais, tem um emprego ruim, mas não se preocupa muito em mudar e passa o livro todo fazendo a famigerada comparação “ a grama do vizinho é mais verde que a minha” é irritante demais. O Jake, nem preciso dizer como ele é idiota né? Sem contar que o mais agravante do livro para mim é que ele confessa que estuprou a Kacey. Sim isso mesmo! Para mim essa é a palavra! Não tem meio termo! Um dia a Char conversando com ele pergunta o que ocorreu para ele e Kacey terem se afastado logo que entraram na faculdade, já que eles namoravam desde o ensino médio. Ele diz que eles tinham dezoito anos, eram os melhores amigos e que tinham uma atração ali. Um dia eles beberam, um pouco além da conta e acabaram na maior pegação. Kacey era virgem, ele também apesar dela não saber (como se eles namoraram?) ai entre beijos, abraços e amassos a Kacey começa a chorar e diz que não quer continuar, e pede para ele parar! Então ele tenta acalma-la e diz que tá tudo, que ela não precisa ter medo, que é certo e adivinha? Ele continua!!!!!! Eu simplesmente não acreditei quando li isso. Pensei essa autora é doida se acha que vai descrever isso assim e que não vamos interpretar como um estrupo! Pelo menos eu interpreto assim, não sei vocês! Ela estava emocionalmente instável, vulnerável pela bebida e pediu para ele parar. Eu pensei: ‘sério que ela acha que vamos achar que essa cena descreve naturalmente a primeira relação sexual de dois adolescentes?’. Por esse e por muitos outros aspectos que esse livro é ruim.
Ilana 26/08/2018minha estante
Sim, cara. Tipo, ele confessa um estupro. E eu tô vendo todas essas resenhas positivas. Eu reli o primeiro livro esse ano para poder ler esse daí. E depois que li eu fiquei sem palavras. Contei a várias amigas e achei que ninguém tivesse percebido, pq todo mundo elogia e dá nota boa para um livro em que o cara confessa um estupro. Nossa. Se alguém não para quando a garota claramente pede pra parar, é óbvio que é estupro. Pior que isso. Ele conta isso pra Char e ela acha normal. Não termina com ele. não diz a Kacey. Eu nunca namoraria um cara estilo Jake e se um cara me contasse isso eu correria pra garota pra dizer. Até pq pelo que ele diz Kacey bêbada não lembra de ter dito a ele pra parar. Esse livro é uma loucura mesmo e não de bom. Sua resenha diz exatamente tudo que pensei lendo ele.

Juliana.Guimaraes 25/03/2020

Melhor sessão da tarde
Leiam. Vcs vão amar vovó Nadine

Mel 08/04/2020

Simplesmente adoro essa trilogia
Esse livro é com certeza o meu favorito da trilogia, adoro a história, o casal e as confusões que eles se metem e inclusive a reviravolta da história, simplesmente demais e não posso deixar de dizer que a vovó sempre está certa.

Marina - @respire.literatura 11/03/2015

Resenha - O Desafio
O desafio é um livro lindo, bem clichê e previsível, com um toque de 'romance sessão da tarde', que faz o leitor ficar encantado e ao mesmo tempo, nos diverte do início ao fim. É o segundo volume da trilogia A aposta. No primeiro volume vimos a união de Kacey e Travis Titus. Apesar de muita confusão, baixaria, desentendimentos e uma super ajuda da Vovó Nadine, eles finalmente ficaram juntos e agora irão casar.

Neste volume, conhecemos Char Lynn. Amiga de infancia de Kacey e de Jake Titus. Ela sempre foi apaixonada por Jake, mas nunca contou a ninguem sobre esse amor e nem mesmo a Kacey, sua melhor amiga, desconfia disso. Ela trabalha como jornalista e seu sonho sempre foi ser repórter.
Por outro lado, temos Jake Titus. (Sim, mulherada se controlem hahahha). Um homem rico, arrogante, mimado egocêntrico e etc... Nossa, se eu fosse citar todas as características dele, ia ficar aqui até amanhã digitando.
Enfim, Char e Jake tiveram uma noite juntos anos antes. Foi a melhor noite da vida de Char, porém quando acordou na manhã seguinte ele tinha dado no pé. Ele havia dispensado ela.

"Tinha praticado aquele discurso desde o encontro fatal no ano anterior. Ela queria mais que um casinho de uma noite e Jake... Bem, ele queria um casinho de uma noite e um "obrigada!"." PAG 16

Sim, ele foi embora e deixou um papelzinho escrito "obrigada!" na cabeceira da cama. Que cretino, não?! Agora eles vão se reencontrar no casamento de Kacey e Travis visto que eles são respectivamente padrinho e dama de honra dos noivos. Além disso, ainda terão que suportar a Vovó Nadine que recebeu um desafio de unir os dois.

"- Um desafio. Nós(Travis e Kacey) contra vovó. Se ganharmos, ela paga a lua de mel. Se ela ganhar...
- Pode cantar no casamento. - Kacey suspirou." PAG 55

Sim minha gente, a vovó está de volta. Ela nunca foge de um desafio e está decidida a juntar esse casal improvável. Será que ela vai conseguir?
(...)
Confira resenha completa no blog.

site: http://www.anebee.com.br/2015/03/resenha-o-desafio-por-rachel-van-dyken.html

Kah 07/08/2020

Tive raiva do Jake no primeiro livro, mas aqui ele se redimiu, adorei esse clichê, o Jake e a Char, e a vovó bancando a cupido, melhor personagem, tudo que eu queria na minha vida, adorei mais ainda, pelo Jake ser mais do que um playboy como ele aparentava ser, e claro o casamento ícone de Travis e Kacey

Paula 22/06/2020

Livro apaixonante, deixa com gostinho de quero mais

Emanuele Silva 14/02/2021

Legalzinho
O livro conta a história de Jake e Char, com alguns momentos de Kacey e Travis pra não ficarmos órfãos. No geral é legalzinho, não surpreende.

luzuanon.appromances 15/04/2015

Assim que soube deste lançamento fiquei com inúmeras expectativas, dessa vez o foco está em Jake Titus, um playboy milionário muito atraente que despertava o interesse em várias mulheres, por onde passava, mas nenhuma era capaz de tê-lo, ele simplesmente fugia e por duas vezes magoou pessoas que até então não sabia que eram importantes para ele. Eu estava curiosa para saber o que aconteceria com ele depois que o irmão Travis levou a melhor, conquistando a Kacey.

Eu confesso que o Jake não fosse o meu personagem favorito em Aposta, mas neste livro ele definitivamente estava tentando se redimir, só precisava de uma chance, de alguém que acreditasse nele. Mas a sua vovó Nadine definitivamente não tinha paciência, justificava suas maluquices simplesmente respondendo ao neto: "Eu sou a sua avó “decidiu jogar sujo! Ela inventou um plano mirabolante, ou melhor, uma conspiração contra Jake; embora ela amasse o neto, não tolerava mais alguns de seus comportamentos, então para que ele finalmente colocasse a cabeça no lugar, decidiu demiti-lo da empresa da família e como segunda "ordem", tendo agora tanto tempo livre, deveria ajudar nos preparativos do casamento do irmão.

Char também cresceu na companhia dos irmãos Titus e passou toda a adolescência sonhando em ser a namorada de Jake Titus, mas sempre soube sabia que nada iria acontecer porque Jake sempre teve olhos para Kacey. Até que uma noite as coisas foram longe demais e, em seguida, tudo mudou entre eles. Depois de sofrer essa grande decepção, Char decidiu esquecê-lo. Mas com o casamento da sua melhor amiga com o Travis, os dois finalmente se reencontram pela primeira vez após a noite desastrosa, e a partir daí vão passar algum tempo juntos em meio a muitas brigas e provocações e aos pouco essa relação se aprofundará de uma maneira que eles nem vão perceber, até que seja tarde demais.

Eu não gostei do Jake boa parte do livro anterior, mas não pude não gostar dele agora. É uma coisa complicada de explicar, mas posso dizer que Se antes eu gostava do Travis, agora sou completamente #TeamJake. A maneira como ele tratou Char em seu aniversário, e quando estava fazendo todas as tarefas que a vovó Nadine atribuía a ele e Char, você poderia ver algo mudando nele. Eu sabia desde o início que havia algo de errado com ele, e conforme a história avança mesmo tentando ignorar os sinais no começo Char percebe isso também.

Bem, Jake escondia muito bem seus medos e inseguranças e não queria se envolver com ninguém. Ele só não contava ser traído pelo desejo que Char despertava nele e quando se apercebeu já estava rendido aos seus encantos. Pela primeira vez em sua vida ele se sente pronto para “se amarrar”, porém, Char vivia em um mar de incertezas e sentimentos, não confiava plenamente nele, embora seu coração a incentive a fazê-lo, mas as dúvidas começaram a surgir. Será que Jake a amava?

Em certos momentos dava vontade de entrar no livro e dar uma sacudidela na vovó Nadine por ser tão intrometida em algumas situações. Mas essas atitudes eram simplesmente justificadas assim: "Eu sou a sua avó", como se isso resolvesse tudo, aliás, ela é pra lá de divertida e muito seguro de si.

Incômodos à parte, o Desafio tem uma história que fala do primeiro amor, amizade e superação das mágoas do passado. Além disso, têm cenas hilárias e muito fofas, narrado pelo Jake, Char e outros personagens, a autora nos proporciona uma história sem grandes dramas e de fácil leitura. Finalizo dizendo que para quem quer dar boas risadas, recomendo a leitura. agora estou à espera do próximo livro para conhecer o casal que será flechado pelo cupido vovó Nadine.

site: http://www.apaixonadaporromances.com.br/2015/04/o-desafio-de-rachel-van-dyken-sumabr.html

Chai 26/11/2020

Eu AMO a vovó Nadine e nesse livro da série ela se superou com suas conspirações a favor do casal. Confesso que muitas cenas me fizeram chorar de tanto rir. Vovó tem um jeito genial de "baixar a bola" do seu neto arrogante, enquanto lhe dá uma lição necessária.

Temos um romance clichê com doses exatas de romantismo, drama e diversão. Todo mundo (que ama o gênero) precisa ler.

Pratelivros 22/06/2015

Que os jogos comecem!
A nossa mais querida casamenteira, Vovó Nadine, está de volta! Dessa vez os alvos são Jake Titus( o playboy babaca) e Char Lynn (a melhor amiga da Kacey).
Char sempre foi apaixonada pelo infame Jake Titus. Muitos anos depois e uma única noite juntos, Jake consegue destruir mais uma amizade de anos de duração é impressão minha ou temos um padrão aqui?. Um ano depois, os dois são obrigados a se encarar mais uma vez no casamento do Travis *suspiros* e Kacey. Conforme vão passando mais tempo juntos, resolvendo problemas de última hora da cerimônia, os dois vão se dando conta de que nem tudo está terminado entre eles.
É claro que com "problemas de última hora para a cerimônia" eu quero dizer "conspirações da Vovó Nadine para mais um felizes para sempre". Acontece que ela apostou com os noivos que seria capaz de achar o par perfeito para Char. Enquanto K e T tentam achar o par ideal de Char entre seu círculo de amigos, Vovó joga suas fichas em Jake.

Que os Jogos comecem...

Jake E cedo começa a empreitada da Vovó Nadine. E como de costume, ela faz a gente rir do começo ao fim.

"Ah não. Misericordioso Deus dos céus... "Sim, eu preciso de uma passagem só de ida", Vovó anunciou alto para a atendente do Alaska Airlines. Jake assistiu com um misto de horror e pânico sua sua avó comprar uma passagem para o mesmo voo que ele. Por favor, que o cartão dela seja recusado. Por favor, por favor. "Aqui está!" A moça maligna entregou o bilhete de embarque e sorriu pra Vovó."
Jake

Quem leu minha resenha sobre A Aposta sabe que eu tinha um sério desgosto pelo Jake. Eu tinha achado ele infantil, egoísta, galinha... resumidamente, um babaca. Mas eu realmente gostei da transformação pela qual a autora fez o personagem passar. O amadurecimento natural e visível dele durante o livro me surpreendeu bastante e foi um dos meus aspectos favoritos da história.
Gostei bastante da personagem da Char também. O romance dela com o Jake foi uma delícia de se testemunha, embora eu tenha que admitir que o Travis e a Kacey estão em primeiro lugar no meu core principalmente o Travis...

"Talvez isso seja o amor. Você compartilha o bom e o ruim, e reza para que no fim a pessoa esteja esperando por você do outro lado. Casamento é completa e totalmente um ato de fé."

E adivinha quem ganhou a aposta?

Um romance bem Sessão da Tarde, pra esquecer os problema e relaxar. Com diálogos divertidos, personagens apaixonantes e uma escrita fluida, o livro é uma ótima leitura embora não tão boa quanto o primeiro.Pronto, falei.
Isso é tudo.
XOXO

site: http://pratelivros.blogspot.com.br/2015/04/resenha-o-desafio-rachel-van-dyken.html

Vivi @mil_motivos_para_ler 16/07/2017

Hahaha...
Vovó Nadine é demais!! Seus netos são mega submissos a essa matriarca, por isso a história fica divertida, romântica e fácil de ler! Adoro!!!hahhahahahaha...

Jéh 09/04/2015

O Desafio – A Aposta #02
Poderia dizer que nessa leitura encontrei tudo o que amo em um livro: um romance bem temperado, muito humor e redenção de bad boy. :* :*
A sequência não poderia ser outra. Assim como em A Aposta, o segundo livro da série não deixou a desejar...
Mesmo chegado em desafios, Jake Titus, não é o autor dessa vez e, sim a vítima. Tudo bem, sei que está se perguntando: – Jake, uma vítima? – Só se for do próprio veneno. Pois é, também. Mas, O Desafio, nada mais é do que uma conspiração para ensinar a Jake “os caminhos do bem”. E para tanto, algumas equipes são formadas...
A trama gira justamente em torno do Projeto: “Vamos atormentar a vida de Jake”, que passaria não somente a viver o seu passado lhe condena, como o seu presente também.
Quem leu A Aposta sabe que ele é um cara cheio de si. Mas, em breve, as coisas vão mudar para o lado dele.

Tudo isso atrelado aos preparativos para o casamento de Travis e Kacey. E por falar em passado, confesso que me perguntei, apesar de ser #TeamTravis, qual o borogodó do Jake, para que todas as ‘abiguinhas’ de infância fiquem apaixonadas? A própria Char me responde:

"Jake parou de falar e direcionou para Char todo o efeito de seu sorriso de astro de cinema, brilhante como mil sóis. Os dentes brancos e perfeitamente alinhados se destacaram no rosto quando ele umedeceu o lábio inferior, lentamente, e se inclinou, provocador. Uma mecha de cabelo escuro caiu sobre um de seus olhos. Droga, aquele homem era tão atraente que era quase um crime!"

FOCO… FOCO… FOCO… Pois é, depois de uma declaração dessas é difícil manter o raciocínio.

Vamos lá! Continuando…

Deixei para falar da Char por último, por ser a peça fundamental desse quebra – cabeças, que é claro, não é a minha e, sim a do Jake. Sabemos que ele tem um jeito peculiar em tratar as amigas, com ela não foi diferente, e como todas, guarda uma grande mágoa. Mas, nem pense que se trata de uma mocinha bobinha, e ela sabe muito bem como utilizar de seus atributos ao saber da conspiração contra Jake. Pode tomar conta da situação, usando-a como uma vingança, aproveitar para usufruir de tudo, ou resguardar o coração, mantendo uma distância considerável. Como manter distância se eles são o casal de padrinhos? Você quer que realmente eu responda o que aconteceu? NOPE!!! É melhor você descobrir. 😉 Só posso adiantar que o aparecimento de Jace muda tudo. Não, não troquei as letras, estou falando de Jace, mesmo. Não sabe de quem estou falando? Deixa que a Char também responda, ou melhor pergunte:

"O quarterback daquela escola rival da nossa e que parecia uma versão mais sexy do Justin Timberlake?"

Ahan, Char! Esse mesmo. Aquele descrito por Jake como “um sósia enorme do super-herói Thor”…

Gostou, né?! O Desafio promete muita confusão, situações hilárias, danças envolventes e momentos super calorentos, entre a Char e Jake, Char e Jace, Kacey e Travis ou até mesmo entre a Vovó Nadine e o Sr. Casbon (rsrsrsrsrsr…)? Isso não vou te responder. :p

E aí, aceita esse desafio? Tire suas conclusões, pense com carinho se o Jake realmente deve receber a redenção e não esqueça de voltar para deixar seus comentários.

Até a próxima. :* :* :* 30/03/2015

Taty Assis 21/04/2015

"Carma. Ah, como ele odiava o carma! Era isso que estava acontecendo com ele. Afinal de contas, um cara só pode galinhar até certo ponto: alguma hora Deus começa a castigar, a matar ou, no caso de Jake, a lançar a praga das mulheres sentimentais."

Jake Titus é um mulherengo de primeira, adora uma aventura, e não liga de abandonar a parceira de uma noitada sozinha sem nenhuma satisfação, sempre viveu como sempre quis rodeado de muitas mulheres e dinheiro, mas sua vida vai dar um giro de 360° quando a Vovó Nadine resolve interferir, e o que antes era perfeito pode se tornar seu pior pesadelo.

Char Lynn é apaixonada por Jake desde sua infância, mas parece que toda fez que se arriscou em acreditar nele acabou machucada e se sentindo abandonada. Após uma noite juntos, Jake acaba dispensando-a como faz com todas, só que ele não contava que exatamente 11 meses depois da tal noite eles iam se reencontrar e seriam obrigados há passar mais tempo juntos do que achavam necessário. Esse tempo juntos poderia até passar sem grandes problemas, mas a Vovó Nadine foi desafiada a uni-los, e quando a Vovó quer uma coisa, ela usa de todos os meios para conseguir.

"Todo o mundo, todo o mundo mesmo, merece ter a vida arruinada. Isso mantém as pessoas agradecidas. Vou arruinar a vida do Jake, e, no fim, ele vai ficar agradecido, feliz, satisfeito e..." (vovó Nadine)

E a vovó Nadine coloca seu plano de ação para arruinar a vida do Jake, começando por ir morar com ele uma temporada, e depois demiti-lo e o terceiro e mais importante deixá-lo na companhia de Char constantemente, e isso tudo poderia até ser um desastre, se não fosse o fato que essa reaproximação de Jake e Char trará a tona o melhor de ambos, agora só resta saber se Char será capaz de perdoar e acreditar que Jake realmente mudou, e não é mais o conquistador barato que sempre a deixou na mão e a magoou.

Sou fã da autora pelo simples fato de ela escrever livros clichês, mas que são totalmente apaixonantes, que só nos fazem bem ler. O Desafio é o típico livro que devoramos e recomendamos para as amigas, porque além de ser romance, ele nos proporciona muitas risadas.

O destaque do livro vai para a vovó mais doida de todo o mundo literário. Sou encantada pela Nadine desde o primeiro livro, mas nesse ela se superou de todas as formas. Ela bola os planos mais loucos para ter êxito nos seus objetivos, e Jake e Char vão penar na mão dela, mas no fim ambos só poderão ficar agradecidos, porque por mais que as atitudes e planos da vovó Nadine sejam um tantinho exagerados, no fim, o resultado não poderia ser melhor.

Lembro que desejei que o Jake sofresse um tantinho nesse livro, e não poderia ter ficado mais satisfeita com o rumo que as coisas tomaram. Achei muito bom a vovó Nadine ter tomado a atitude de colocá-lo na linha e fazê-lo descer do pedestal. Eu não tinha gostado muito dele em A Aposta, mas confesso que nesse livro morri de amores, porque durante a leitura percebemos que ele cresce e se arrepende de algumas atitudes, porque chega uma hora na qual a ficha tem que cair, não é mesmo?

"Amor. Amor não é algo que vem sem esforço: ele machuca... O amor é um inferno. É uma tortura. Pode deixar a gente maluco, é a coisa mais assustadora que já senti. Parece que acabei de entrar em um prédio em chamas..." (Jake Titus)

A Char é um doce e também um tantinho vingativa :') Eu a adorei, e entendi os seus medos de se deixar levar pelos sentimentos por Jake, e entendi ainda mais quando eles meio que não conseguem resistir um ao outro, mas isso não quer dizer que eles terão o felizes para sempre.

O que eu mais gosto de séries em que os casais se conhecem, é que sempre podemos matar um pouquinho da saudade dos protagonistas do livro anterior, e em O Desafio matamos um pouquinho da saudade de Travis e Kacey, e temos um vislumbre do casal do próximo livro "O Risco" que tem previsão de lançamento para o segundo semestre desse ano :)

site: www.aculpaedosleitores.com/2015/04/resenha-o-desafio.html