Everest: Escalando a Face Norte

Everest: Escalando a Face Norte Matt Dickinson

Resenhas - Everest: Escalando a Face Norte

Bell 20/07/2021

gostei bastante, foi bom ler um novo relato sobre o Everest e os acontecimentos de 1996, e no caso outra expedição em outro lado (face). Uma leitura muito interessante, pra fechar minha temporada de Alta Montanha (eu acho rsrsrs).

Mandy Nunes 27/01/2023

Se morrer no Everest, esse será o seu túmulo para sempre
Apesar da nota 5 estrelas, quero dizer que me senti um pouco tapeada. A sinopse do livro me levou a entender que a narrativa seria voltada para a tragédia de 96 na montanha mais alta do mundo, desta vez sendo um relato de alpinista escalando a face norte. Porém, não foi bem assim. Até metade do livro,o autor se prendeu a narrar toda a trajetória da escalada até o dia 10 de maio de 96. Sobre a tragédia que matou diversos montanhistas na época ? e o que me levou a ler o livro ?, foi uma narrativa rápida e sem aprofundamento, diferente dos relatos nos demais livros que já li. Então, demorei a entender que o foco do livro não era a tragédia de 96 ? em especial porque o autor não teve de enfrentar a nevasca que ceifou a vida de escaladores porque ele e sua equipe não atacaram o cume naquele dia, já que pressentiram que o tempo instável no alto da montanha não ia colaborar. O foco do livro ? como o título deixa bem a entender ? é sobre a expedição pelo lado norte do Everest.
Tirando essa pequena frustração, todo o livro é incrível. Os relatos, a aventura, os perrengues e contratempos que enfrentaram, os alpinistas que eles viram perecer pelo caminho.
Uma jornada longa e incrível de mais de dois meses para ir além da Zona da Morte, ascender quase 9 mil metros de altitude e tocar no ponto mais alto da Terra.