A Visão Sistêmica Da Vida

A Visão Sistêmica Da Vida Fritjof Capra

Resenhas - A Visão Sistêmica Da Vida

Valéria 15/06/2022

É um livro extraordinário, me fascina e intriga o pensamento e a escrita de Fritjof desde que li há 25 anos, O Tao da Física.

Neste, somos expostos a questões universais; O que é a vida? O que é um ser humano? De que maneira novas descobertas sobre a natureza e nós mesmos nos impedirão de nos tornarmos a primeira espécie que ameaça a própria sobrevivência? A visão sistêmica da vida nos oferece uma síntese lúcida e diversificada da ciência capaz de abranger a conectividade de todos os seres vivos e do lugar que ocupamos no planeta.

(...) a ligação entre a teoria do caos e a geometria fractal é a mudança de quantidade para qualidade. É impossível prever os valores das variáveis de um sistema caótico em qualquer determinado instante, mas podemos prever as características qualitativas do comportamento do sistema. De maneira semelhante, é impossível calcular o comprimento de uma forma fractal ou a área que ela cobre, mas podemos definir o grau de "denteação" de uma maneira qualitativa.

O mundo de óculos não é acaso, vemos com clareza o que está diante de nós... míopes para o que não alcançamos.

Gustavo Simas 05/04/2023

Esperança para um futuro possível
Este é um livro que vai mudar minha vida, mas que provavelmente só vou perceber daqui a alguns anos. Fritjof Capra e Pier Luigi Luisi combinam suas formações em Física e Química, respectivamente, junto com conhecimentos em História da Ciência, teoria do Caos, Economia, Cibernética, autopoiética, teoria da Complexidade, Ecologia e + para visão holística e pensamento sistêmico.

O livro traz questões provocadoras como: o que é a vida? O que é a morte? O que é ser humano? Como podemos propor soluções para os problemas globais sistêmicos? É uma obra que abrange teoria e prática de maneira transdisciplinar, não-linear e integrativa para cultura sustentável e regenerativa.

Uma leitura altamente recomendada para qualquer pessoa que queira entender melhor o mundo e pensar além da visão mecanicista, cartesiana e reducionista que parasita muitas mentes.