Pecar e Perdoar

Pecar e Perdoar Leandro Karnal

Resenhas - Pecar e Perdoar

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Polianny Martins 09/04/2024

Vale muito a pena consumir o conteúdo produzido por Karnal. Gostei muito da leitura que ele faz acerca dos pecados e o como pode ser aplicado para a vida, sem necessariamente querer aplicar um pensamento religioso.

Hadassa.Machado 01/02/2024

Do Crente ao Ateu todo mundo peca
"Pecar e Perdoar" oferece uma análise profunda sobre como o cristianismo influencia a sociedade, independentemente das crenças individuais. Karnal argumenta que as bases éticas e morais, assim como os pilares jurídicos da sociedade contemporânea, são fortemente moldados por princípios cristãos. O livro convida o leitor a uma autopercepção e compreensão sobre como esses princípios influenciam o pensamento e as ações humanas, destacando a universalidade do pecado e a necessidade de perdão. Karnal habilmente desentrelaça as origens de muitos padrões de pensamento, destacando a relevância do cristianismo mesmo entre aqueles que não seguem ou acreditam em seus ensinamentos. A obra é uma leitura valiosa para quem busca entender melhor os fundamentos éticos e morais que orientam a sociedade e como eles se relacionam com a fé e a humanidade.

Taly 26/01/2024

Ótimo passeio pela história do pecado!
Um livro muito interessante, passeando sobre a história dos pecados, usando principalmente a base bíblica e a obra de Dante, abordando ainda o perdão.
Me ajudou a enxergar o assunto através de vários ângulos.

debora-leao 18/01/2024

Excelente introdução aos temas do livro.
Uma leitura para te imergir em reflexão. Não sou cristã, sou candomblecista agnóstica rsrsrs, e flerto com o niilismo de vez em quando. O título desta resenha se dá por isso: para mim, uma leiga, a introdução ao tema pela leitura desse livro foi excelente.

O livro é curto, mas me consumiu 10 dias lendo. No estilo usual de Karnal, com uma pegada diacrônica que nenhum historiador me parece resistir, rsrs, pontuada por algumas digressões, temos um livro que traz muita sensibilidade junto a suas reflexões. Constantemente, o autor nos faz apontar o dedo para nós mesmos, pensar sobre nossos próprios pecados e sobre a extensão de nossos perdões. Emocionei-me em diversos momentos.

As histórias contadas são muito relevantes e a didática, eficiente. Além disso, os capítulos são bem distribuído, abarcando ideias bem delineadas e coesas. Gostaria de elogiar, também, a postura madura e imparcial de Karnal por ser um homem sem fé que preserva a admiração por essa dimensão tão humana da experiência.

O livro não obteve nota máxima na minha avaliação por um pequeno detalhe: por vezes, causou microtédios, sempre muito pontuais, por conta dos assuntos e/ou exemplos fornecidos. Melhor dizendo: sempre que havia uma comparação com o capitalismo de forma genérica, com o empreendedorismo de forma ampla, etc, eu me distraí. Sou uma pessoa de esquerda que adora refletir sobre esses assuntos, porém, eventualmente em Pecar e Perdoar eles me pareceram genéricos demais. Não ocorreu sempre: no penúltimo capítulo a reflexão é sobre os pecados no mundo contemporâneo e não é superficial. No fim das contas, esse meu enfado eventual não diminuiu minha percepção do brilhantismo ou a originalidade da obra, que é uma iniciativa incomum, ousada e bem-executada. Para gracejar com o tema do livro, no que me tange e no que útil lhe seja, Karnal tem meu perdão.
Vania.Cristina 18/01/2024minha estante
Ótima resenha, Debora! Já percebi que as melhores são aquelas onde a gente mais se expõe, mais abertamente se coloca. Afinal, cada livro é construído também pela subjetividade do leitor. Você fez isso de forma potente, parabéns!

debora-leao 18/01/2024minha estante
Muito obrigada, Vania! Fico feliz em ler teu comentário. Sinceramente, eu mesma não sinto que sei exatamente resumir um livro o suficiente para que caiba em uma resenha... O que avaliar? A linguagem? O tema? A estrutura? A sensibilidade? Enfim. Mas entendi que me ajuda muito fazer esse exercício pois o conteúdo é melhor fixado e as coisas se concatenam antes de assentar. Também vi algumas resenhas suas, simplesmente fantásticas, como se fosse uma professora. Obrigada pela companhia virtual!

Vania.Cristina 19/01/2024minha estante

Eliette 30/12/2023

Pecar e perdoar
"Leitura fácil para que já leu sua principal obra de referência: a Bíblia!"
Porém provoca uma reflexão profunda sobre muitos assuntos, além do humor ácido do Leandro Karnal.

Luiz111 28/12/2023

Você já foi realmente ofendido?
Leandro Karnal é historiador e bastante conhecido nas redes sociais. Neste livro ele traz alguns questionamento interessantes sobre (como o título sugere) pecar e perdoar. Tem uma reflexão interessante sobre uma passagem bem conhecida da Bíblia: a Parábola do Filho Pródigo. A reflexão é a partir do ponto de vista do filho que ficou, do que seguiu as regras: não gostou porque o pai aceitou o irmão de volta. Surge a dúvida: será que o moralista tem ódio do devasso porque tem inveja dele? e assim o persegue porque não suporta ver ele bem?

"Sem a transgressão, não teriam surgido Abraão, Moisés, os Salmos de Davi, as profecias de Isaías e a própria figura de Jesus. Nenhum apóstolo teria despontado e nenhum santo teria surgido. Sem a argila do pecado, o edifício imponente do plano divino seria reduzido à choupana de Adão. O pecado, como já foi dito, humanizou-nos, mas também despertou a história. Sei que é difícil para alguém que tem fé, mas deveríamos reconhecer que somos filhos de Deus e do Diabo."

Citadireito 16/12/2023

Sentirei saudades
Obrigado, Karnal, por essa leitura tão emocionante.
Comecei a ler esse livro logo após a abertura do clube do Livro de 2023, posterguei por meses.
Apesar de estar bastante familiarizado com as leituras densas do mundo jurídico, essa obra me pegou de surpresa.
Em meio a um conteúdo tão rico e denso, acabei postergando o final?inevitável.
A experiência de auto conhecimento sobre o meu próprio orgulho, vaidade e -de certa maneira- sobre um grande egocentrismo, foi uma viagem indescritível. Comecei essa leitura em meio a uma fase em que, sem ela, não teria conseguido evoluir e aceitar de maneira tão inexpressível.
Eu realmente não queria mais terminar essa leitura, no entanto, cá estamos?fim. Obrigado por tudo.

Gustavo.Morsch 27/11/2023

Pensando a nossa cultura
A leitura de Leandro Karnal é leve, porém não menos crítica. O olhar de historiador e a capacidade de organizar as ideias são memoráveis.

Gustavo.Morsch 27/11/2023

Pensando a nossa cultura

Luisalamoni 25/11/2023

Pecar e perdoar
Uma leitura muito interessante, que interpreta a visão da religião sobre os pecados capitais. A partir de trechos da Bíblia, Karnal escreve sobre como surgiram e evoluíram esses pecados e ao final, como hoje em dia eles estão presentes em nosso dia a dia.

Drica.Barros 24/11/2023

Excelente leitura
Eu sou religiosa e ele, não.
Foi muito bom conhecer ensinamentos da Bíblia sob a ótica de um ateu.
O livro é de fácil leitura e prende muito a atenção. Me peguei acordando de madrugada e lendo.
Livro pra ler mais de uma vez e descobrir cada vez mais suas nuances. Adorei.

Priscila.Lanza 28/10/2023

Repensar atitudes e crenças
Este livro me ajudou a refletir novamente sobre o julgar, sobre o culpar, sobre o perdoar e o quanto de religião (ões) tem nisso.
Fiz bastante conexões com o livro A Mente Moralista e Modernidade Líquida.
O ser humano é cheio de "Não me toques!", e na maioria das vezes só está seguindo a massa segregada de sua "escolha" de ser ou ter para se sentir melhor que os demais.

Josiane Gonzaga 15/10/2023

LIVRO MARAVILHOSO
É um livro incrível, fácil leitura, Karnal é realmente um gênio rs
Descreve com maestria e de forma suave as características historicas da Bíblia e das religiões em cima do perdão e dos sete pecados capitais.
Demonstra que para entender e compreender a Bíblia não precisa ser religioso, basta amar a história.
Descreve fatos e interpretações possíveis nunca imaginaria e no fim, deixa claro o motivo, necessidade e importância do perdão não só para a vítima, mas para o pecador.
LEIAM E LEIAM rs

Lauriza Maurício 03/10/2023

Perfeito, didático, esclarecedor. Adoro a escrita do Karnal, um misto de formalidade co. Um humor tão ímpar, tão seu. Só leiam.

AnttoBruna 22/09/2023

Genial.
Leandro e a sua genialidade, trouxe com perspicaz uma outra ótica sobre os pecados capitais e a atual humanidade. Muitas metáforas, e histórias incríveis? Eu adorei.

1 | 2 | 3 | 4 | 5