Pecar e Perdoar

Resenhas - Pecar e Perdoar

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Arthur.Sousa 01/09/2023

Sabedoria sem inclinações
Karnal, como sempre demonstra brilhante habilidade em discorrer temas ácidos sem contudo contaminar o leitor com inclinações próprias, ainda que sejam bem claras...
Nesse livro descreve com muita sabedoria sobre tema sob perspectivas humana, ou seja, própria do humano independentemente da suas convicções ou crenças...

Daiane.Dalmoro 29/08/2023

Pensamento crítico e bom humor
Karnal é maravilhoso! Traz um tema sob diversos ângulos, sempre trazendo contrapontos com o momento atual e como as religiões moldam o nosso viver e vão se alterando conforme as demandas do mundo.

DeCardoso 20/08/2023

O pecado está em não assumir que se peca
As vezes o perdão vem mascarado de superioridade. O ato de perdoar alguém, nos faz sentir que somos superiores ou melhores do que quem perdoamos, isso quando não se perdoa de coração.

Não tenho grande conhecimento sobre as escrituras da Bíblia e também não sigo uma religião. Tenho a minha fé a minha maneira e me sinto bem assim. Mas a partir dessa leitura, despertou em mim um certo interesse para me aprofundar na leitura da Bíblia. Afinal, consegui enxergar que a Bíblia relata não só o comportamento humano, como também as passagens revelam grandes reflexões para levarmos para nossa vida.

Gosto muito da escrita do Leandro Karnal, pois ele conduz uma descrição inteligente, associa com alguma fatos atuais, além de dar um toque de humor em um assunto que é mais complexo.

"As chamas do inferno assustam mais do que seduzem harpas do Céu. O medo da condenação é muito importante para seguir esse modelo de Deus."

Marco459 17/08/2023

Perdôo minha namorada por tentar me influenciar a resenha desse livro falando bem dela, pois foi ela que me deu o livro.
Brincadeiras a parte Leandro Karnal fala sobre as influências religiosas nas nossas vidas cotidianas, nossos pecados inerentes a nossa existência como seres falhos e orgulhosos.
Conseguimos ver sobre prismas diferentes que mesmo estando em posições consideradas corretas podemos cometer o pecado do julgamento, do orgulho, de sentir que nós somos benfeitores realizados porque malfeitores não fazem o que é certo, dessa forma elevando nossas atitudes positivas .
O orgulho, a vaidade estão incrustadas na sociedade, muito perceptível nas rodas de fofoca, nas críticas de quem joga a primeira pedra mas tem o espelho de vidro.
Gostei da leitura

Ronnayse 16/08/2023

A partir de uma experiência própria, Karnal começa escrever Pecar e Perdoar.
Ao longo do texto ele nos apresenta diversas colocações em que são consideradas pecados. Mas o que vem a ser pecado? Quem define o que é pecado? O texto bíblico é utilizado pelo autor para ajudar nessa análise e mostra que, na sociedade atual, essa dualidade de pecar e perdoar é baseada em tradições religiosas. Mas até essas tradições podem trazer interpretações diferentes pois cada um traduz a leitura a partir de si, da sua experiência no mundo.
Por que temos que perdoar? Perdoamos a nós mesmos? Aos outros? Ambos? Por que por muito tempo - e ainda hoje - alguma pessoas veem o perdão como uma fraqueza? "Há mas fulano perdoa todo mundo", "Fulano tem facilidade em perdoar", "Fulano é um tolo, perdoa tudo". O que vem a ser o perdão e qual a importância do perdão?

Pecar e Perdoar é um livro muito interessante de ler, muitas vezes até irônico, engraçado...

Silvana.Freitas 16/08/2023

"Pecar e Perdoar", de Leandro Karnal, trata de como se apresenta a noção de ética dentro da tradição judaico-cristã, com base na dicotomia pecado/perdão.

A partir dos textos sagrados, como a Bíblia e a Torá, o autor nos mostra como Cristianismo e Judaísmo classificam os defeitos humanos e ditam a boa conduta pra se atingir o perdão de Deus. Ele também mostra como tais livros influenciaram a história da humanidade e por ela foram influenciados, bem como cada momento histórico mudou conceitos religiosos e conferiu diferentes graus de importância para os assuntos ali tratados.

Leandro Karnal é historiador e, ao longo de sua vida teve estreita relação com a religião, apesar de atualmente se declarar ateu. Talvez em virtude desse conjunto de fatores, resulte a maneira lúcida e ao mesmo tempo respeitosa com que trata tais temas, sem deixar de lado o humor requintado que lhe é habitual.

É um livro muito interessante e prazeroso de ler que, inclusive, desperta em nós uma grande vontade de ler a Bíblia. Leitura extremamente válida.

Bruna.Bandeira 09/08/2023

Muitas reflexões
Mostrando que a moral religiosa está fundida com os princípios da sociedade em geral, Karnal traz um ensaio sobre os sete pecados capitais e como eles "amoldam" nossas vidas, independentemente de qualquer coisa, inclusive de sermos religiosos....

Kelly 05/08/2023

Nunca se coloque fora da humanidade
"Esse é um jogo complexo. Minha identidade depende da comparação. Sei quem sou em relação aos outros. Se tivesse nascido isolado no universo, jamais teria algum adjetivo claro pra mim: alto, baixo, gordo, magro, inteligente ou burro. Todos são adjetivos posicionais, ou seja, dependem dos outros e da comparação que estabeleço. Por que digo isso? Porque orgulho e inveja nascem da nossa identidade e da dificuldade em estabelecer essa comparação".

Paola 02/08/2023

Mais um livro do clube Gabriela Prioli e Leandro Karnal.

É maravilhoso a forma como Karnal consegue trazer pro cotidiano assuntos complexos, que normalmente tem palavras difíceis e são pra poucos.
Uma mescla de religião, teologia, psicanálise? um livro delicioso de ler!

Laura 02/08/2023

Algo a se pensar
Pra mim, particularmente, a leitura foi bem difícil, tive que recorrer ao auxílio do audiobook, pois não estava entendendo muito bem a adição de trechos bíblicos na leitura? masss, li o livro pelo clube da gabi e do karnal e hoje, depois de um tempo lido, foi interessante pra reconhecer o ?nascimento? dos pecados, a importância de perdoar principalmente para si e o que ele diz sobre nós mesmos, enfim, até que ponto ele é genuinamente verdadeiro. daria uma chance novamente pra leitura, pois sinto que não a apreciei como deveria, mas recomendo, inclusive a segunda leitura, caso você não entenda, assim como eu.

Mariana 31/07/2023

Duas faces
O título imprime uma expectativa no leitor que é atendida com o desenvolvimento da narrativa, entretanto, acredito que possui algumas camadas que são perceptíveis para quem lê estudando a obra, como no meu caso.

Compreendo quando alguns citam que o livro explica e traz sobre as religiões e sobre a dualidade pecado/virtude, mas, além disso, o texto é um convite (como o próprio autor menciona) a autoexorcização. Conseguimos, enquanto sujeitos, nos identificar com muitas, senão todas, as exemplificações do livro, o que reitera o argumento acima mencionado.

Sem dúvidas foi uma leitura muito agregadora e meu livro descansa com dezenas de marcações/anotações.

Deborarsl 30/07/2023

Finalizado
Adorei o livro pois ele me fez ter vontade de ler a Bíblia com um olhar mais crítico e também me fez analisar alguns comportamentos com um novo viés.

Nathy 30/07/2023

Perdoar ou pecar?
Este livro traz uma boa compreensão sobre os 7 pecados. Desmistifica alguns conceitos restritos dobre os pecados, de forma a abranger novos significados e ampliar os exemplos da prática destes pecados. Em relação perdão, é muito objetivo em elucidar quando ele de fato não está sendo aplicado. Às vezes, o que consideramos perdão, é a só a manifestação de nossa vaidade.

Vanessa Viana 26/07/2023

"Perdoar não é esquecer nem dar livre passe para mais erros"
Ah, que sabor! Foi uma leitura gostosa, fluida e muito proveitosa. Me trouxe algumas reflexões muito legais, me fez pensar em coisas que ainda não havia pensado e repensar coisas que achava ter uma opinião formada. Bom demais. Sendo alguém que crê ou ateu, a leitura desse livro é riquíssima para todos. 5 estrelas e super recomendado!

Fabio.Nunes 17/07/2023

Pecados... só há pecados
Pecar e perdoar: deus e o homem na história - Leandro Karnal
Editora: Harper Collins, 2017.

Terceiro livro do clube de leitura Karnal/Prioli.
Tá aí uma boa leitura para quem curte refletir sobre as ideias de pecado e virtude.
Um texto fluido, recheado do conhecido humor ácido e irônico do autor, que nos leva a uma viagem pelos sete pecados capitais, atualizados para os tempos atuais, e sobre a ideia de perdão.
Com excelentes reflexões sobre o pecado, o narcisismo, a vaidade, os novos objetos de fé do mundo contemporâneo, o autor não sugere o exaurimento dos temas apresentados e - ainda que seja ateu - mostra notável sensibilidade com as pessoas que possuem verdadeira fé.
Fica mais uma dica de leitura para quem se interessa pelo tema.
Deixo aqui algumas citações interessantes:
"Há algo de profundamente vaidoso na virtude."
"No nosso século, tempo de autoajuda, de estímulo ao positivo e ao orgulho de si, em época de reforço dos narcisos pelo ensino totalmente lúdico e pais culpados, se Jesus fizesse a mesma pergunta, talvez tivesse chovido uma saraivada de pedras sobre a pobre mulher".
"Perdoar é só reconhecer a humanidade do pecador, nunca é uma defesa do pecado."
"Perdoar não é dizer, "eu sou melhor", mas afirmar que também é humano. Por não ser melhor é que posso dar o perdão. Por achar que, em circunstâncias similares, posso fazer o mesmo ou pior, eu abomino aquele ato, mas dou meu perdão."

1 | 2 | 3 | 4 | 5