Pecar e Perdoar

Resenhas - Pecar e Perdoar

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Priscila.Lanza 28/10/2023

Repensar atitudes e crenças
Este livro me ajudou a refletir novamente sobre o julgar, sobre o culpar, sobre o perdoar e o quanto de religião (ões) tem nisso.
Fiz bastante conexões com o livro A Mente Moralista e Modernidade Líquida.
O ser humano é cheio de "Não me toques!", e na maioria das vezes só está seguindo a massa segregada de sua "escolha" de ser ou ter para se sentir melhor que os demais.

drygo 30/07/2020

Reflexão
"Pecar e perdoar. Atos inevitáveis para o cresci mento do ser e que servem de condução para uma boa convivência consigo, com o outro e com o(a) Deus(a) ou Universo, varia conforme a crença."

Biblioteca Álvaro Guerra 11/03/2020

O comportamento moderno, mesmo em esferas não religiosas, ainda se vale de ideias elaboradas milênios atrás, nos primeiros textos judaicos, que deram origem às principais religiões monoteístas do presente. Talvez pela própria característica fluida e multifacetada do mundo atual, o pensamento religioso continua pertinente e relevante, não importa a crença de cada um. É a partir dessa constatação que Leandro Karnal constrói as argumentações e reflexões contidas em "Pecar e perdoar". Com exemplos que vão de Noé ao apóstolo Paulo, o autor passa em revista noções vitais fundamentais, como a luta pela superação, a angústia da dor e o senso de dever e valor, demonstrando que velhas metáforas teológicas falam de questões muito atuais.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788595080461

Silvana.Freitas 16/08/2023

"Pecar e Perdoar", de Leandro Karnal, trata de como se apresenta a noção de ética dentro da tradição judaico-cristã, com base na dicotomia pecado/perdão.

A partir dos textos sagrados, como a Bíblia e a Torá, o autor nos mostra como Cristianismo e Judaísmo classificam os defeitos humanos e ditam a boa conduta pra se atingir o perdão de Deus. Ele também mostra como tais livros influenciaram a história da humanidade e por ela foram influenciados, bem como cada momento histórico mudou conceitos religiosos e conferiu diferentes graus de importância para os assuntos ali tratados.

Leandro Karnal é historiador e, ao longo de sua vida teve estreita relação com a religião, apesar de atualmente se declarar ateu. Talvez em virtude desse conjunto de fatores, resulte a maneira lúcida e ao mesmo tempo respeitosa com que trata tais temas, sem deixar de lado o humor requintado que lhe é habitual.

É um livro muito interessante e prazeroso de ler que, inclusive, desperta em nós uma grande vontade de ler a Bíblia. Leitura extremamente válida.

Luisalamoni 25/11/2023

Pecar e perdoar
Uma leitura muito interessante, que interpreta a visão da religião sobre os pecados capitais. A partir de trechos da Bíblia, Karnal escreve sobre como surgiram e evoluíram esses pecados e ao final, como hoje em dia eles estão presentes em nosso dia a dia.

Saulo Santos 25/12/2017

Incentivo à reflexão
Ótimo livro, escrito de forma clara, o conteúdo é bem explicado e incentiva o leitor a reflexão. Um livro que merece ser lido mais de uma vez , pois sempre tem algo a se pensar.

José 16/09/2017

Um grande pensador
Muito bom. A erudição de Karnal é impressionante. Apesar do ateísmo e de algumas provocações heréticas, o livro é possível para crentes (meu caso). E vale a pena. O leitor termina a obra com mais uns trinta livros e uns vinte filmes na lista, em razão das referências.

Arthur.Sousa 01/09/2023

Sabedoria sem inclinações
Karnal, como sempre demonstra brilhante habilidade em discorrer temas ácidos sem contudo contaminar o leitor com inclinações próprias, ainda que sejam bem claras...
Nesse livro descreve com muita sabedoria sobre tema sob perspectivas humana, ou seja, própria do humano independentemente da suas convicções ou crenças...

Buonavivi 30/04/2017

Excelente
Explanações sobre a relação entre comportamentos humanos e preceitos católicos, muito bem argumentado. Excelente, porém, para ser bem aproveitado, precisa ser lido aos poucos.

AnttoBruna 22/09/2023

Genial.
Leandro e a sua genialidade, trouxe com perspicaz uma outra ótica sobre os pecados capitais e a atual humanidade. Muitas metáforas, e histórias incríveis? Eu adorei.

Roger Ruiz 06/12/2016

Ótimo livro
O livro coloca as histórias e fatos religiosos de um lado e o nosso cotidiano do outro, ambos sustentados por dois irmãos: o pecado e o perdão.
Recomendo a leitura, mas vale ressaltar que é importante se despir de qualquer vestimenta religiosa, por mais que isso seja enfatizado no início da leitura.

Flávia Carvalho 04/09/2016

Muito conhecimento envolvido
Já conhecia as palestras do Leandro Karnal mas este foi o primeiro livro que li do autor.
Posso dizer que, como em suas palestras é um grande estudo!

Um livro que chega a ser um pouco complexo pelo conhecimento, informações e destreza que o autor possui do assunto, e que deve ser não só lido, mas estudado cada capítulo a fundo.

Sei que o autor não caracteriza seus livros como sendo "auto-ajuda", mas mesmo assim pode-se tirar muito conhecido e aprendizado desta obra para se colocar em prática no nosso dia-a-dia.

Recomendo como leitura e reflexão!

Polianny Martins 09/04/2024

Vale muito a pena consumir o conteúdo produzido por Karnal. Gostei muito da leitura que ele faz acerca dos pecados e o como pode ser aplicado para a vida, sem necessariamente querer aplicar um pensamento religioso.

Kaique.Nunes 25/03/2019

Neste livro o autor aborda os 7 pecados capitais para falar sobre o ser humano. Karnal é um ateu, então essa não é uma obra religiosa, apesar disso Karnal mostra o quanto a civilização está fundada na concepção judaico-cristã. Este livro tem uma próximidade com o livro de Luiz Felipe Pondé, Os Dez Mandamentos (+ um). Por mais que a estrutura e a escrita sejam diferentes, existe uma consonância quanto ao conteúdo. A diferença na escrita está no fato de que Pondé adere uma abordagem aforismática, ou seja, é uma escrita bem sucinta e que geralmente não te dá todas as respostas, são incitações.

Os capítulos do livro do Karnal são divididos em relação aos pecados (em sua grande maioria), porém, seria inevitável que ele não comentasse sobre os mandamentos. Enquanto os capítulos do Pondé são divididos em relação aos mandamentos, e da mesma forma seria inevitável que não falasse sobre os mandamentos. Desta forma são simplesmente complementares, indico até que sejam lidos juntos.

O maior motivo para a leitura conjunta desses autores seria o benefício de se ver que, até mesmo duas personalidades conhecidas com posições políticas tão diferentes, uma hora ou outra podem concordar com algo. Creio que essa atitude seja positiva para qualquer um, independentemente de sua posição.

As reflexões mais memoráveis são entorno do orgulho e da inveja. Mas nem tudo é sobre pecado, o grande protagonista deste livro é a “natureza humana” (lembrando que o autor é ateu), e não poderia faltar o aspecto mais admirável que é o conceito de perdão. Perdoar é uma das coisas mais difíceis de se fazer no mundo. Como diria Chesterton “perdoar significa perdoar o imperdoável, do contrário não seria virtude”.

site: https://www.instagram.com/kaiquekhan/

Jhonatan.Ferreira 21/06/2017

Complexidade dos Seres
De inicio já se nota o quão interessante é o livro, o titulo em si, a imagem da serpente, tudo instiga a leitura, o autor é excepcional na sua perspectiva sobre o conteúdo. Te dá mais uma visão sobre a infinidade de pontos de vistas diferente, que oscilam entre querer ou não acreditar em algo superior, as mudanças históricas que ocorreram ao longo do tempo, que nos faz ser, e identifica o porquê de quem somos. É uma leitura extraordinária vale uma reflexão a cada capitulo, é um livro variável, oque você absorveu hoje, amanhã pode ser diferente, tente capturar nessas linhas o que pode te fazer melhor, e refletir sobre você e o próximo, pecar e perdoar.

1 | 2 | 3 | 4 | 5