De flores e amores

De flores e amores Ana Maria Patrone

Resenhas - De flores e amores

Vick 12/02/2015

Eu sei que vou te amar... Por toda a minha vida eu vou te amar...
De Flores e Amores, de Ana María Patrone, é uma coletânea de contos publicada pela Matrix Editora. Nesta obra, a autora uruguaia que reside no Brasil há mais de 30 anos, lança um olhar sutil e delicado sobre as diferentes formas de amor. Para esta coletânea, a autora usou histórias reais e as transformou em verdadeiras peças literárias. Em cada conto, uma nova emoção.
Usando as flores como figuras alegóricas (seja representada através de um buquê, na figura de um ipê ou numa fragrância inspiradora), as histórias acontecem em cenários conhecidos por nós leitores, como o Rio de Janeiro, Búzios, São Paulo, Montevidéu, Buenos Aires ou a romântica França. Durante a leitura viajamos de um mundo a outro, entre amores à primeira vista, amores desencontrados e amores para sempre perdidos.

O amor está em cada esquina, numa escola de idiomas, num ponto de ônibus, num bucólico cemitério, num cartão postal, numa tarde de temporal ou durante um amanhecer no campo. Gestos de carinho, olhares apaixonados, cortejos e outras facetas do amor (por filhos, pais, lugares, momentos) estão presentes em cada virada de página. Basta observar. Basta sentí-los. E é exatamente isso o que De Flores e Amores propõe: um turbilhão de emoções a serem sentidos. Ouso dizer que o livro não deve ser lido, mas sim, deve ser "sentido".

Cada personagem traz um novo ponto de vista sobre o amor - seja sob o olhar de um garoto apaixonado por uma garota de programa, de uma professora que reencontra o brilho da vida num singelo cartão de Natal e até mesmo de uma dupla de gatos (Rasputin e Aristóteles) que vislumbra o cotidiano de um casal em desavença.
---
Fiquei encantada com os contos - o que tornou a leitura prazerosa. Claro que alguns contos me marcaram mais do que outros... Para quem gosta do gênero, fica aí a indicação de leitura.

RESENHA COMPLETA NO BLOG DO PAIXÃO POR LIVROS

site: http://paixaoporlivros-vick.blogspot.com.br/2014/12/resenha-de-flores-e-amores-ana-maria.html

Na Nossa Estante 20/01/2015

Ana Maria Patrone nasceu no Uruguai e é professora de espanhol e francês. Ela mora no Brasil há 30 anos e já foi reconhecida no exterior por seus trabalhos literários. Na orelha do livro há uma piada sobre ela não ter ficado conhecida no Brasil há mais tempo, mas todos sabemos que para ter sucesso como escritor neste país é preciso ter sorte, além do talento que acredito que ela tenha.

Antes de ler o livro me passaram algumas sinopses sobre ele e a minha expectativa não era de me empolgar com as narrativas. Digo isso porque li que teria coisas mórbidas, mas qual foi meu espanto em descobrir que a única coisa sobre isso que tinha no livro era uma ida ao cemitério. Bom, não me pareceu nenhum pouco estranho uma mulher que perdeu a filha de 4 meses encontrar a paz ao visitar a cidade dos mortos [necrópole, como diriam os gregos]! Gente a morte está no cotidiano dos vivos! Nada mais natural do que passar desta vida para uma melhor, não é verdade? Ainda bem que não teve nada muito sanguinário...

Bom, passando para uma análise mais interpretativa, como faríamos na escola, o título já entrega um pouco sobre o tema dos contos. Todos os contos falam sobre o amor - inclusive o do cemitério, na minha opinião - amor à primeira vista, amor não correspondido, falta de amor, primeiro amor, amor que enlouquece, amor e ódio, entre outros tantos.

Com tudo isso, em alguns momentos Ana nos leva a suspirar e acreditar que há amores verdadeiros que são cálidos, que vem como um "coup de foudre" (na época que estudei francês estudei isso, é como se o amor viesse como um raio, de uma hora para outra, mas certeiro) e que duram a vida inteira. Em outras nos mostra como ficamos frágeis e usáveis por causa dele ou mesmo nos lembra que o amor tem tantas formas que é impossível defini-lo.

Em meio a romances, dramas, passionalidade e muita realidade (ou não, porque ela também fala da loucura e de amores imaginários), Patrone nos brinda com histórias apaixonantes que captam a psiquê de muitas mulheres, independente da sua nacionalidade.

Eu quase me esqueci! Já ía me despedindo da vossa ilustríssima companhia, querida leitora, mas há um detalhe importante no título que não mencionei: as flores! Bem, quando você for ler esse título vai reparar que vai tropeçar nelas em cada conto. Vai encontrá-las em várias espécies e condições narrativas, e por isso aconselho a prestar a atenção nelas para não perder o prazer afetivo que a autora nos brinda ao nos estimular o sentido do olfato.

Aleska Lemos

site: http://oquetemnanossaestante.blogspot.com.br/2015/01/livros-resenha-126-de-flores-e-amores.html

Dressa Oficial 06/01/2015

Resenha De Flores e Amores
Olá, tudo bem com você?

Recebi esse livro em parceria com "Tudo em Pauta" e foi uma surpresa ter recebido um livro de contos, normalmente não costumo gostar de contos pois fico sem entender muitas coisas e com esse infelizmente também não foi diferente.

O livro traz 17 contos que falam sobre relações amorosas, começa desde o amor platônico e vai passando pelo amor a primeira vista, amor doentio, amor a distância e também relata algumas coisas em relação as flores, a sentir o cheiro delas e se encantar com sua beleza.

O que me deixou mais insatisfeita com a leitura era o final de cada conto, alguns não tinha sentindo para mim e fiquei sem entender a lógica do conto, outros eram história de amor bonitas porém que acabavam mal ou tristes.

Tinha conto que era de amor doentio, onde a mulher queria ficar junto com a pessoa mesmo sofrendo e não tinha coragem de largar e tentar uma nova vida, relatatou mais da dependência do amor do que o amor a si próprio.

A leitura flui rápido, dá para ler o livro em uma tarde, para quem gosta de contos com certeza deve agradar, mas para mim infelizmente a leitura não fluiu.

A autora é estrangeira mas mora no Brasil a muito tempo, então alguns contos são passados em algumas cidades do Brasil como Búzios, São Paulo e também passa por outros países.

A edição do livro está muito boa, letras em ótimo tamanho, páginas amareladas, capítulos separados, todos os contos são narrados em terceira pessoa.

E para quem gosta de contos com certeza vai se encantar com a escrita da autora, recomendo para quem já tem familiaridade com contos.

Esse foi o sexto livro lido na maratona de férias!

Beijos

Até mais...

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2014/12/resenha-de-flores-e-amores.html

Vi 07/12/2014

Sempre é bom falar de amor...
De flores e amores é um livro com dezessete contos, cheio de amores e desamores, certezas e dúvidas, encontros e desencontros. Porém, todo tem algo em comum, falam de amor.

‘’ ... Ludmila queria um namorado de qualquer maneira, e, se ele tivesse planos matrimoniais seria perfeito. Em uma palavra, o que ela queria – para ser mais exato, a única coisa que ela queria – era casar, casar, casar...’’ – Conto, Um amor para Ludmila – pág. 69

Gosto muito de contos, sem delongas, indo direto ao ponto, temos o início meio e fim em apenas algumas páginas.

Pesquisei um pouco sobre tipos de amor, e percebi que no livro da Ana Maria, encontramos de todo tipo: Amor à primeira vista, amor vazio, romântico, obsessivo, irrefletido/tonto e o proibido.

‘’ ...Hoje é impossível ser feliz. Depois de ter vivido um verão fora de época, um julho cheio de sol e azaleias brilhantes, chegou o inverno...’’ - Conto, Chegou assim de surpresa – pág. 67

Temos um amor não correspondido, o do Carlos pela Judith, em A ruiva de olhos verdes.

O amor proibido entre Gino e Josefina, em O perfume dos Jasmins nas noites quentes de Janeiro.

Á primeira Vista, entre Faustina e Ricardo, em O Sabiá.

O obsessivo e doentio, em Um amor para Ludmila.

‘’ ...Ele tirava os óculos e a olhava fixamente com seus olhos negros. Era um olhar diferente, e esses instantes das seis da tarde – naquele escritório iluminado de forma quase irreal pela luz dourada que entrava pela janela – eram seus instantes de pássaros...’’ – Conto, O perfume dos jasmins nas noites quente de janeiro – pág. 35

Com uma leitura fácil e rápida, De flores e amores é um livro para ser lido em uma tarde em pouca horas. Para quem gosta de contos, é uma ótima escolha.

site: http://minhavelhaestante1.blogspot.com.br/