A Ascensão do Dinheiro

A Ascensão do Dinheiro Niall Ferguson

Resenhas - A Ascensão do Dinheiro

SLMM 30/10/2019

Muito bom livro, péssima tradução
Ótimo livro para quem não é especialista no assunto e quer entender de economia. A tradução é péssima mas comprei em português apesar de poder ter lido em inglês porque acredito que conceitos financeiros que não entendo em português ficaria ainda mais difícil entender em inglês.

Segunda observação. O autor passa pelo colonialismo e pelo imperialismo sem dar muita atenção ao impacto econômico tanto para as nações exploradas como para as nações exploradoras. A primeira crise financeira Argentina em 1820 é mencionada pelo autor quase como se fosse pura incompetência daquele país sem levar em conta séculos de exploração colonial.

Uma terceita ressalva. Todas as pessoas mencionadas pelo autor que são de origem judaica assim são apontados. Tipo, José, judeu nascido na Hungria..... Etc. Como muitos autores, específica o judeu, como outros especificam o negro, etc. Ele não fiz, João, branco católico nascido na Hungria ou seja onde for. Aparenta um certo antisemitismo, que quando chega ao final da obra ao falar de George Soros, parece de fato existir uma questão aí.

Thiago 22/08/2023

Um ótimo livro sobre o surgimento e evolução das finanças no mundo, sob a perspectiva de que dinheiro não é somente aquele pedaço de metal circular ou um papel como podemos iniciar a pensar.
O livro vai ficando um pouco complexo a medida q os conceitos são desconhecidos, ou quando tenta explicar causas e soluções da crise financeira de 2008. As consequências são bem melhores explanação para o leigo

Andres 11/08/2009

Com certeza um livro que mudou alguns conceitos q eu sempre tive e me proporcionou um outro ponto de vista.

Rogerio Orp 23/03/2023

Muito abrangente, passeia pela história financeira de uma forma instigante e bem fundamentada. Nos faz refletir sobre a profundidade da influência do dinheiro na história e na evolução da humanidade. Vale a pena para quem gosta de história, de economia e para quem quer pensar "fora da caixa". Adorei a leitura