Chega de Saudade

Chega de Saudade Ricardo Azevedo

Resenhas - Chega de Saudade

Isabelly 17/08/2022

preciso ler de novo
lembro me que fiquei totalmente envolvida na história, mas agora só sei dizer que eu amei a leitura e que me fez lembrar muito de minha cidade natal
sabe aquela sensação de está em casa(por favor né, considerar aqueles lares reconfortante, lares que tem paz) sim esse livro foi exatamente assim

Blue1 27/03/2023

Descobrir que diálogos de criança me derrete.
O livro fluiu com uma sutileza tão deliciosa. Que prazer ter sido leitora dessa obra. Quando li a sinopse pensei que seria a história de um casal de idosos que se apaixonam, pensei comigo mesma que isso era fantástico! Nunca é tarde pra amar, todo instante o amor pode ser admirado pelos amantes da paixão. Mas foi melhor, de certa forma, apesar que ao final da obra descobri que ela é uma segunda parte. Quero a primeira parte pra ontem!

A história apesar de curta vai além do amor entre duas pessoas com a idade mais avançada. Ela se entrega nos diálogos inocentes dos netos; na ira de Ophélia pela proteção exagerada do filho e da privação da proria vida e história; do carinho que ela tem pela profissão; nas histórias de Araujo; na visão de um passarinho e nas folhas preenchidas de informação... chatas? Como a parte que falam do shopping. Li pulando as linhas.

E, como pode todas as avós serem diferentes e ao mesmo tempo serem iguais? Em inúmeras parte da história me vi imaginando minha vó e falando "é literalmente ela!!"

Amigos, endico muito a leitura, ainda mais pra se desprender de historias muito complexas e ter algo mais tranquilo pra aproveita o dom da leitura. Agora fiquem com a melhor parte do livro, o diálogo mais complexo de toda a obra.

?Por que será que o Caramujo chama Caramujo?
? vai ver ele veio de Santos.
? ou então tem cara de mujo.
? O que é mujo?
? sei lá. Melhor cara de mujo do que cara de mijo.

Sheljsay 04/12/2022

Chega de Saudade?
Esse livro é muito fofinho, e me traz conforto, eu literalmente amei!! Os personagens, o simples romance e o aprendizado que ele traz?

Camila1856 11/04/2012

Chega de Saudade - Resenha.
Sinopse: Ah, esses velhinhos maravilhosos...
Uma professora aposentada resolve gozar a vida. Reencontra um antigo amigo e, com ele, parte uma viagem meio maluca - aos olhos dos parentes. Este livro é uma mensagem de otimismo e esperança, mostrando que os velhos também têm direito de sonhar e continuar ativos e criadores.

Bom, esse livro foi muito gostoso de se ler. Primeiro, por que contêm poucas páginas, é um livro bem curto, segundo, por que a linguagem e a personagem principal formal um conjunto imbatível. O livro foi escrito por Ricardo Azevedo, um ótimo escritor. E tem como tema a superação e a realização de seus sonhos. Bom, esse livro é mesmo inspirador, pois mostra que tudo és possível, que se você tentar, que se você perseguir naquilo que mais quer, irá conseguir. Vou citar aqui o livro "O Pequeno Príncipe", bom, como eu já fiz uma resenha dele fica mais fácil de você entender, no livro O Pequeno Príncipie, mostra a realidade dos adultos, o quanto eles são fúteis e pitorescos. Já o livro Chega de Saudade, mostra algo completamente contraditório, mostra que se não conseguimos ou se desistimos de algum sonho no passado, ainda temos chances de realizá-lo. Bom, no decorrer do livro escrito por Ricardo Azevedo, várias coisas acontecem, muitas aventuras e coisas bem incríveis, e o final é muito surpreendente. O que me fez lê-lo, e até me chamou a atenção, foi que, quando eu folheei o pequeno livro de apenas 61 páginas, senti algo nostálgico, ao ver letras pequeninas, de forma bastão, de letra de mão e ilustrações tão simples e ao mesmo tempo tão mágicas.

Babi 05/03/2014

Minha 1º resenha.
Adorei este livro, contando a história desse casal que já tem uma amizade de anos.. muito bom, vale a pena ler.

Kessilyn.Caroline 07/05/2023

Livro da biblioteca da escola
Uma doninha da escola perguntou para mim se eu não queria escolher livros da biblioteca (todos eram muito velhos e eles iriam trocar por novos)
Logo a capa me chamou a atenção, é tão linda
Li toda noite antes de dormir, é tao aconchegante e fofinho ??

Valderina 11/02/2024

??
Ofélia e Araújo viveram longe um do outro por anos, mas no final da vida se encontram pra viver intensamente juntos.