A Boca do Inferno

A Boca do Inferno Otto Lara Resende

Resenhas - Boca do Inferno

Valério 24/07/2014

Cruel
Boca do Inferno é daqueles livros que te embrulham o estômago. Mas que você não consegue parar de ler. Tendo sido escrito há mais de meio século, o autor relutava em republicá-lo, tendo em vista as pesadas críticas sofridas à época da primeira publicação.
Obra primorosa, traz contos que sempre tem como protagonistas crianças. Crianças em seu mais perverso lado. Aflorando o que há de cruel e desprezível.
A miséria é exposta visceralmente.
Aviso: Causa náuseas, indignação, revolta. Assim como boa parte da obra de Nelson Rodrigues. A diferença é que aqui, assim como nas histórias de Vargas Llosa com Fonchito, Lucrécia e Dom Rigoberto, os vilões são crianças.
Leia, assombre-se. A ficção é o melhor lugar para se defrontar com os sentimentos que este livro provoca.
Há uma tendência em termos limites éticos na ficção e não os ter na realidade. Deveria ser o oposto. Em "A boca do Inferno", é.

Menezes 20/10/2009

Clássico esquecido
Com tantos clássicos no modernismo brasileiro que nãos eriam indubtáveis, ainda sim encontramos alguns livros que não estão no canom e nos perguntamos: Por quê???????!!!!!!!!!!!!!!!!!!Claro que o canom tem que se ater ao apanhado histórico e de influências que um livro exerce sobre o outro. Possivelmente o livro ao lado não exerceu grande influência nas gerações seguinte, isso porque Otto Lara o reescreveu até a morte e só foi publicado integralmente em 1997. Esse é um dos casos de uma obra que tem que ser redescoberta. A idia é bem simples, poém genial. O que aonteceria se depositarmos o universo adulto no mundo infantil? Algo muito próximo da realidade. Os sete contos deste livro não são forçados, são sutilmente tecidos para instalar o choque em seu leitor. Sexo, assassinatos, a vista da morte e do abuso. As crianças de Boca do Inferno estão longe de ter um inocência mítica e estão amis próximas do mal tanto quanto eu ou você.
Fantástio em todos os sentidos.
Caim Ferreira 28/04/2012minha estante
Esse livro é lindo!

déia mack 29/08/2009

Criança não é inocente
Este livro pode chocar algumas pessoas, pois conta algumas histórias sobre crianças: como elas podem sofrer e como podem ser más. Destaque para "dois irmãos" e "o porão". Para algumas destas histórias é necessário ter estômago.