Liderança Corajosa

Bill Hybels

Resenhas - Liderança Corajosa

edivan 17/01/2023

EXCELENTE!!
Indispensável para quem deseja exercer uma liderança significativa. Escrito sob a ótica cristã, porém os princípios são universais.

Millena Costa Supriano 20/12/2022

Quando vamos para um local que não conhecemos, temos o costume de usar o aplicativo de localização do nosso celular pra termos pelo menos uma ideia da direção a ser seguida. Antigamente, como não existia essa funcionalidade e nem o aparelho, utilizava-se uma bússola, que da mesma maneira, indicava a direção a ser seguida. Bill Hybels faz o papel dessa bússola em "Liderança Corajosa", apesar de um aprendizado ter muito mais resultados quando se vive algo, ao ler este escrito, você poderá conhecer diversos líderes que, ou erraram ou acertaram, e de alguma forma, nos transmitem suas experiências.

Para novos líderes: é bem provável que em sua caminhada, você esteja cometendo alguns erros, mas, claro, o início de algo não é totalmente perfeito -principalmente quando não há experiência-. Mas, o 'massa', é que você se dispôs a ir e, este livro será como uma bússola para você saber como agir em seu grupo, em seu ministério. Não para seguir rigorosamente, mas te norteará em diversos pontos.

Para 'velhos' líderes: se você já está liderando um grupo de pessoas, um ministério específico há algum tempo, é bem provável que seu trabalho esteja no caminho correto, mas, acredito que esse livro, é de fato, uma bússola para novos líderes, entretanto, não pode ser considerado dispensável para líderes que já atuam por muito tempo, pois, são vocês que encorajarão futuros líderes lhe dando dicas do que poderão absorver para trabalhar em prol do Reino, e esse livro é uma dessas grandes dicas, mas, você acreditará nisso 100% apenas após lê-lo.

Você encontrará experiências reais de líderes que dentro da igreja, enfrentaram problemas de relacionamentos, problemas financeiros, entre outros. De certa forma, você será encorajado a prosseguir. Descobrirá seu estilo de liderança, o caminho, a trilha que costuma seguir para se aproximar de Deus, o desenvolvimento da autoliderança, de um espírito resistente e principalmente, a importância da igreja local.

A leitura é fácil e Bill Hybels te prende em suas histórias e experiências. Se eu tiver feito você perder seu tempo com essa leitura, pode falar que eu pago o café, hehe.

Nina Magrin 16/08/2022

??
Li esse livro pois era leitura obrigatória em um curso que estou fazendo mas li por obrigação, não é o tipo de leitura que gosto. E nem mesmo tema que me chama atenção.

Tinny 28/11/2021

Liderança Corajosa
O livro trás histórias mto interessantes vívidas pelo autor, o qual nos mostra não só a teoria da liderança, mas a prática dela.
Gostei mto das dicas práticas que ele trás.

Achei um pouco cansativo a leitura, algumas partes repetitivas de mais.

Pão 17/06/2021

Bem instruído

Diego.Henrique 20/05/2021

Melhor livro de liderança
Li esta edição em espanhol. É realmente é transformador. Farei uma resenha melhor quando terminar a leitura da verdade português.

Demirce 11/04/2019

quero ler
Quero ler

Demirce 11/04/2019

quero ler
Quero ler

Humberto L Filho 31/10/2017

Livro que recomendaria a todo membro da igreja de Cristo
Livro que apresenta a história da Willow Creek não visão de seu líder o autor do livro. Ele mostra a dificuldades e acertos que fez durante vários anos, desde o início do ministério até os dias atuais. Um verdadeiro manual de lições aprendidas que poderiam servir tanto para igreja que estão começando como para ministérios mais estruturados.

Douglas 07/04/2015

UMA CULTURA DE LIDERANÇA
Bill Hybels é pastor da megaigreja de Willow Creek, no Estado de Illinois, Estados Unidos. É autor de vários livros, entre eles: Ocupado demais para deixar de orar (Editora United Press), Como ser um cristão autêntico (Editora Vida) e Liderança corajosa (Editora Vida). Em uma matéria especial da revista Time, Hybels foi indicado como um dos 25 evangélicos mais influentes dos EUA ao lado de nomes como Billy Graham e Rick Warren.
Nesta obra Hybels lembra o acontecimento de 11 de setembro, evento que ficará para sempre nos livros de história dos Estados Unidos da América. Mostra sua indignação com o acontecimento e a partir dessa e de outras histórias leva o leitor a pensar que a igreja local é a esperança para o mundo, pois apesar de outras instituições ajudarem a sociedade em problemas como o supracitado, somente a igreja tem a resposta para o problema comum humano: o pecado e a destruição por ele causada.
Apresenta a visão como aquilo estimula o líder a continuar e que mesmo se estiver sozinho, o líder que tem visão não desistirá dela e essa paixão se torna contagiante.
Para Hybels uma equipe deve ser unida, motivadora e deve estar sempre em comunhão. Menciona que existem líderes em igrejas que infelizmente, não conseguem ou não puderam experimentar algo assim, mas continuam confusos.Para a seleção da equipe dos sonhos, o autor se utiliza de características que devem ser claramente expressas nas pessoas a serem escolhidas. São elas: Caráter, competência e combinação. Informa que para tal seleção podem ser utilizados diversos métodos, desde testes até reflexões.
Os recursos podem ser algo muito difícil na história de uma organização, seja igreja ou não. Mas em se tratando de igrejas, o líder deve ter em mente que a fonte de todos os recursos está em Deus e que, como líder, deve ser um bom arrecadador.
Hybels não hesita em falar que a melhor fase de um líder pode ter em sua vida é quando ele consegue criar em torno de si uma cultura de liderança, pois entende que somente líderes podem formar outros líderes. Adverte contra a extrema preocupação com as rotinas da igreja, como pregações, eventos e atividades mais rotineiras, pois isso pode fazer com que o líder se esqueça de construir na organização uma cultura de liderança.
Há diversos estilos de liderança e autor expõe vários deles, desde os visionários aos pastorais e estratégicos e o texto trata a questão do sexto sentido do líder como algo que está nitidamente relacionado à natureza de um líder e que o possibilita a tomar decisões certas. Aparentemente entende-se que isso pode ser de fato sobrenatural, como um dom.
Um líder deve ser apto a liderar-se a si mesmo, seus anseios, mágoas e vontades. A auto-liderança possibilita ao líder exercer sua liderança sobre quem está acima, abaixo e aos lados. O autor trata das dificuldades as quais um líder pode estar submetido e que quase sempre surgem aqueles que se questionam: “até quando aguentarei?”. Diante disto, o autor propõe que o líder deve enfrentar os desafios que surgirão de maneira resistente. Desenvolvendo um espírito resistente.
O livro trata a questão da liderança de forma aparentemente pessoal, pois em praticamente todo o conteúdo é perceptível que Hybels se baseia na sua vida pessoal e na história de sua comunidade. O livro é carente de notas de rodapé e bibliografias, o que pode gerar no leitor certa insegurança diante da possibilidade de aplicar o conteúdo do livro em comunidades latino-americanas e, especificamente, brasileiras. Isto porque a comunidade liderada por Hybels certamente se tornou uma “mega church”, que pode ser o sonho de muitos líderes brasileiros, mas que, eventualmente, pode não ser o sonho de Deus.
Às questões de liderança podemos recomendar o aprendizado, mas com o cuidado de contextualizar a aplicação para a realidade onde a atividade de liderança se desenvolverá. Isto deve nos prevenirá de sermos tão facilmente levados pelo american way of life.

Osvaldo 26/11/2013

Resenha Crítica
Esta obra é considerada como o livro mais importante que Bill Hybels já escreveu. Nele ele compartilha suas experiências e o que aprendeu sobre liderança nos trinta anos à frente da Willow Creek Community Church.
O livro Liderança Corajosa se demonstra como uma fonte importante e válida para dinamizar o ministério da liderança. Hybels consegue captar diversas características e ações necessárias a liderança eclesiástica.
Entretanto tenho inúmeras observações a serem feitas a respeito do livro:
1º) O contexto de Hybels é extremamente diferente do nosso: Ele é pastor de uma "megachurch", que tem a sua disponibilidade os mais variados recursos estruturais, humanos e financeiros, diferentemente da nossa realidade de igrejas pequenas em cidades pequenas, que enfrentam dificuldades das mais variadas e escassez de recursos. Deve-se levar em conta também que ele apresenta o contexto norte-americano, que é bem diferente do contexto brasileiro.
2º) Hybels é um nato administrador, o que o leva muitas vezes a uma visão essencialmente empresarial, do mundo dos negócios, e por mais que ele tente espiritualizar e se desvincular desta concepção, isto é algo evidente em seu texto. Não quero dizer que não há nenhum princípio empresarial que possamos aplicar na Igreja, mas também não podemos transformar a Igreja em uma empresa, por mais eficiente que isto possa parecer.
3º) A visão do autor sobre a questão da equipe se esquece dos fatores humanos e da dificuldade que existe na realidade da grande maioria das igrejas em formar equipes de lideres; princípios e considerações acerca do discipulado, que foram mostrados por Cristo ao reunir e ensinar seus discípulos, parecem estar ausentes do texto Hybels. O Mestre lidou com homens dos temperamentos e contextos mais diversos, pessoas que demonstraram fraquezas e falta de caráter e de confiança. Com toda certeza a “equipe” de Jesus não era como Hybels concebe uma equipe perfeita.
A despeito destas sérias críticas, a leitura é de fácil compreensão, e traz muitos princípios válidos e uteis, entretanto para aplicá-los é necessária uma boa avaliação e uma serie de adaptações e contextualizações.

Ricardinho 21/05/2011

Boa Surpresa
O livro Liderança Corajosa foi uma boa surpresa pois achava que seria mais um livro tentando fazer você entender que podemos se tornar um líder, mais Liderança Corajosa você meio que vive o que o autor Bill Hybels viveu para poder criar e liderar a Green Creek Church com todas as emoções possíveis, com certeza será um livro que vou ler novamente.