Vincent

Vincent Barbara Stok

Resenhas - Vincent

dassaguimaraez 13/04/2024

"Vincent: A Arte e a Alma de um Gênio Atormentado"
"Vincent" é uma biografia em quadrinhos que retrata de forma cativante a vida e a obra de Vincent van Gogh. A autora, Barbara Stok, utiliza traços simples e expressivos para contar a história do famoso pintor, desde sua infância até sua trágica morte. O livro mergulha nos pensamentos e emoções de Van Gogh, revelando suas lutas pessoais, suas paixões artísticas e sua busca incessante pela beleza na vida e na arte.

O que torna "Vincent" tão especial é a maneira como Stok consegue capturar a essência do artista, transmitindo sua genialidade, sua sensibilidade e sua intensidade emocional através das imagens e do texto. Além disso, o livro também oferece insights fascinantes sobre o processo criativo de Van Gogh e sua relação com outros artistas e familiares.

Com sua narrativa envolvente e sua arte vibrante, "Vincent" é uma homenagem brilhante a um dos maiores gênios da arte moderna, revelando não apenas a obra de um artista extraordinário, mas também a alma de um homem atormentado em busca da beleza e do significado na vida.

bel 03/04/2024

??????????
esses dias pra trás, tirei as teias de aranha do meu skoob e me relembrei como eu gosto dessa rede social, sinto como se estivesse em um outro mundo, um mundo de imaginar, um mundo de personagens com personalidades incríveis e de se inspirar e adoro que aqui posso só escrever, refletir e devanear sobre tantos mundos, tantos imaginários, tantos irreais.
pensando nisso, queria muito falar sobre vincent. terminei esse quadrinho em completa paixão: reli, peguei meu marcador de texto e meus marcadores coloridos de página e uma caneta e escrevi tantas coisas que refleti, do lado dos quadrinhos, enquanto eu lia.
vincent nos mostra como uma pessoa pode ser tão apaixonada pelo que faz e como isso faz ele ser tão sonhador e criar tantos planos e cenários tão legais (confesso ter me identificado muito quando ele quer fazer uma casa dos artistas, parece quando a gente quer fazer uma coisa pra mudar o mundo, mas ele, lindamente, acredita nisso, com todo seu coração).
a profunda relação dele com o irmão.
o tanto que ele sofreu, a quantidade de sentimentos que ele carregou, vincent tinha profundezas gigantes, por isso ele era tão genial.
saí apaixonada por ele, por ser tão ele mesmo, tão apaixonado e sonhador e por ser tão profundo, com tantas camadas.

Gabe.Lozer 24/03/2024

Um quadrinho quase me fez chorar ???
Disclaimer* a versão dessa história é mais leve do que o real!!
Não sei por onde começar!! Mass como eh pfto... Esse quadrinho transmitiu uma história que é fácil e nos conecta com Vincent de uma forma única!!

A ilustração também nos dá mais uma chance de realmente entender oq acontecia na cabeça dele, é simplesmente maravilhoso

Ao final não vemos realmente como ele tirou sua vida, pois até hoje isso eh uma discussão do q é real ou nn, mas mesmo ja sabendo, me senti tocado.

Vejo q quer nos passar uma lição, de sonhos, família, ambições, desafios , amizades.... Tudo

Eu dou nota 10

eusil 15/02/2024

Prevejo um futuro cheio de problemas, mas não sou pessimista.

entender que a exaustão pode deixar a gente louco só acontece quando ela acontece real, na maioria das vezes. o capitalismo acaba com qualquer saúde mental, e a necessidade de cada vez mais, faz a gente esquecer de viver.

relacionar trabalho com vida pessoal é se apresentar falando o que faz. o famoso se sentir pelo que produz. nos definir além do trabalho é um exercício. de vida principalmente. pq a gente pode não ver quando chegar lá, como Van Gogh? ou ver + não fazer o mesmo sentido.

Clara 30/12/2023

Que lindeza de quadrinho! Estou apaixonada pelo traço da Barbara!
Já tinha alguns meses que eu queria esse quadrinho e quando finalmente comprei corri pra ler pois queria saber mais sobre Van Gogh e tal e aqui é tão bem retratadinho... Recomendo demais!!

Valentina351 30/12/2023

É possível sentir o peso por trás dos desenhos fofos.
Essa leitura é bem rápida mas eu fiz questão de ler bem devagar, apreciando. E fiquei muito surpresa que mesmo em um quadrinho infanto-juvenil ainda foi possível sentir aquele peso absurdo, mesmo n tendo nada explícito. quem vê pensa q é algo bobo mas tá longe disso, o livro fala de assuntos muito sérios com leveza por trás de desenhos fofos e coloridos, impossível n sentir o peso dos desenhos, o peso das falas, os peso das cartas..

Quando li já esperava q seria algo pesado, pq a história do Vincent não é lá das mais felizes.. mas fiquei impressionada como a HQ retratou tão bem assuntos tão sérios de forma descontraída, leve e sútil, mas que passa toda aquela dor, e marca presença, é palpável.

Mesmo sendo uma HQ conseguiu ser profundo, foi algo q me tocou. mas fiquei decepcionada no final pq achei q ao menos ia falar que ele se matou, mas como é algo feito para crianças q estão entrando na adolescência, é compreensível.

confesso que não sabia com todos os detalhes a história do Van Gogh, e ler essa HQ já me ajudou em vários aspectos, e atiçou minha curiosidade pra procurar saber mais sobre como foi a vida dele, eu acho q essa HQ é uma ótima forma de apresentar ele para algum pre-adolescente.

oq mais gostei foram as passagens os pensamentos revolucionários dele, achei incrível.
me sinto muito comovida, e acho q se vc for alguém com mais cabeça e já conhecer a história dele irá desfrutar e entender ainda mais e compreender.

Louizi1 28/12/2023

Sou apaixonada ???
Van Gogh é de longe o artista que mais admiro. Livro que foi um presentinho muito especial e a história ajudou a deixar o coração ainda mais quentinho. ?

Yasmin 27/12/2023

Os quadrinhos são muito lindos, ilustrações de um art pop super coloridas e vivas, um livro riquíssimo em beleza.
a cartas trocadas entre Vincent e Theo transcritas nessas páginas misturado com a bela arte de Barbara Stok e suas releituras das obras originais de Van Gogh são simplesmente misturas perfeitas, desenhos do mais simples da natureza, mas repletos de cor e sinceridade.
acho que esse livro ficaria ainda mais perfeito se tivesse uma introdução resumindo a vida de Van Gogh e a história de suas obras mais famosas, ou também falando um pouco sobre o pós-impressionismo, com certeza deixaria o livro bem mais rico.
recomendo a leitura, com certeza. apenas cuidado, não é muito indicado pra crianças pois tem cena de sexo em uma página do livro.

Ráh 19/12/2023

Achei que a autora trouxe de forma até poética a condição mental um tanto delicada de Vincent. Ele era genioso, ambicioso, e um artista completamente apaixonado.
Adorei fazer essa leitura, adoro as artes de Vincent e a paixão com que ele pinta.

Laura.Sartor 18/12/2023

Que livro incrível!!! Leitura e interpretação fáceis e transmite toda a angústia da vida e do quadro psicológico de Van Gogh, tal qual eu não conhecia tanto quanto suas lindas obras... Vale ressaltar a beleza dos quadrinhos, impecável, lindo!

pecin 08/11/2023

Sou suspeita para falar sobre, mas eu amei o livro. Sou completamente apaixonada pelo Van gogh e sua história!!

Amanda | @meupedeleitura 05/11/2023

"Quando o que você faz dá esperanças para a eternidade, então sua vida tem razão de ser."

Sempre enrolo com quadrinhos, porque tenho medo de lê-los rapidamente e esquecer a história. Pois bem, li esse em um dia. Os traços da Bárbara são lindos e consegui acompanhar a angústia do Van Gogh com muita tristeza.
Foi uma grata surpresa, principalmente por eu sair com muita informação sobre o artista. Nos deparamos com um Vincent alterado, exaltado, em crise, confesso que eu não sabia sobre o quadro emocional dele e como foi tudo tão sério. O caso da orelha, todas as cobranças que ele tinha consigo e até com os outros... Saí dessa história sabendo muito mais do Vincent real, não apenas o artista dos quadros lindos
Enfim, gostei bastante, principalmente pela humanização dele, em vários momentos refleti que ele devia ser "chato", em tantos outros percebi que ele estava esgotado. O reconhecimento veio, pena que tão tarde

Pedro.k1ng 04/10/2023

Uma leitura incrível
Ele trás uma versão muito humana e desmitificada do Van Gogh, mostra a alma dele, a sua essência, o livro contém ilustrações lindas e diálogos simples, perfeito para qualquer público, principalmente para quem quer conhecer um pouco mais sobre o Van Gogh não só como artista, mas também como pessoa

VitAria67 24/09/2023

Um livro interessante.
Ele aborda um pouco sobre sua vida, quando morou em Arles, desde que chegou até ir embora.
Como trabalhou enlouquecidamente, pintando tantas obras.
Os seus ataques bipolares e como enfrentou.
Foi um bom livro pra aprender um pouco sobre sua vida.