A Sociedade de Corte

A Sociedade de Corte Norbert Elias

Resenhas - A Sociedade de Corte

Adrya_Daewen 04/08/2009

Elias se supera nessa obra. Muito interessante, envolvente e de leitura obrigatória para os estudantes acadêmicos de História. Recomendo para os amantes leigos da mesma também, mais ainda os que se interessam pelo período áureo do absolutismo. O livro ilustra muito bem os costumes e rituais das cortes européias, especificamente a francesa, então dá para ser ter uma noção muito boa da realidade da época.
Renata 14/11/2011minha estante
Sociólogos, antropólogos... hahahaha! O Elias é demais!

Diana 06/03/2021

Mergulho nos costumes
Eu sou fã de Jane Austen, de séries de época, de histórias com princesas e todo esse universo do passado. Norbert Elias meu apresentou esse tempo passado de uma forma que nunca tinha visto ou imaginado. Os costumes, as etiquetas e as tradições foram construídas por séculos aprisionando os reis e suas cortes. É uma leitura acadêmica que serve de aprendizado também pra vida e pra literatura.

Ingrid.Pardinho 16/04/2021

Norbert Elias trata principalmente sobre as relações de poder e coerção na sociedade de corte francesa. Ele avança muito nas interpretações sobre o tema ao se apoiar no olhar sociológico. É um livro denso por tratar sobre vários aspectos sociais.

Ariadne 04/09/2022

Clássico da historiografia
Norbert Elias apresenta neste livro o que seria, para ele, a sociedade de corte da França dos séculos XVII até o XVIII e quais foram as ações que aconteceram para que ela surgisse e se estabelecesse como uma grande força e como uma sociedade que dependia do rei, mas que também fazia com que ele dependesse dela.