Apenas Um Ano

Apenas Um Ano Gayle Forman

Resenhas - Apenas Um Ano

biaandradezz 22/04/2024

Os acidentes da vida
Em ?Apenas Um Ano? entramos numa longa viagem junto com Willem, nosso protagonista.
Ele acorda em um local, mas não sabe onde está e a única coisa na qual tem certeza é que está sozinho e precisa encontrar Lulu, uma garota que ele não lembra nem de seu nome, só do apelido. Alguns dias atrás eles tiveram uma noite mágica em Paris e algo diz pra ele que os dois foram destinados a ficarem juntos pro resto de suas vidas.

Li esse livro no final do ano passado e no primeiro instante foi uma loucura, ?como ele pode ir atrás de uma garota na qual nem teu nome lembra?? Esse foi um dos inúmeros questionamentos que eu tive.
No decorrer do livro acabei descobrindo que era uma duologia, mas não tive tanto interresse de voltar e ler o primeiro livro. Não é um livro ruim, mas é um tanto cansativo, pois ele viaja pra inúmeros lugares atrás da Lulu. Eu tinha criado uma grande expectativa pra esse livro, mas o final foi bem decepcionante para mim.

?Às vezes as coisas ficam mais fáceis quando fingimos que somos outra pessoa.?

?Amar alguém é um ato intrinsecamente perigo. E, no entanto, é no amor que mora a segurança.?

Hyanne.AraAjo 24/03/2024

Mdss que livro ruim. O vol.1 dele até q é bom, mais acho q a autora não sabia mais Oq escrever no livro. É uma leitura que vc tem q prestar atenção até mas vírgulas se não vc não entendi nadaaaaa. Achei ruim também o final pq é o mesmo q no começo, achei q ia continuar mais não.

A soma de todas as páginas 22/03/2024

Incrível!!!
Sim gente. Eu não resisti e resolvi desencalhar o segundo volume dessa #duologia incrível. Não ia conseguir esperar mais para saber o que se passou com Willem.
E sim, esse livro é inteiro narrado por ele. E foi incrível embarcar nessa leitura pelo ponto de vista do mocinho.
Aqui vamos acompanhar Willem em suas jornadas na busca não só de Lulu (Allysson), mas também por si mesmo. Passamos a entender certos pensamentos que o jovem tem no livro anterior e o porquê de sua decisão de se tornar um jovem viajante.
Além de quê, ele está passando pelo processo do luto, sem de fato saber que isso o afeta. Até conhecer Lulu. E nesse "apenas um ano" de procura pela jovem, é onde ele adquiri conhecimento através das viagens que está fazendo e das amizades ao longo do caminho, sobre os sentimentos que carrega dentro de si.
Sentimentos esses que também estão ligados a sua mãe e o seu distanciamento para com ela. E é na viagem de reencontro com sua mãe que temos os melhores ensinamentos que são apresentados a Willem. Sua mãe está na Índia e a ambientação do livro se passa toda em torno da cultura da cidade.
Ah, mas e Paris? Temos um pequeno vislumbre de Paris quando Willem sai da Holanda em busca de Lulu, assim como em sua procura por ela também passamos pelo México. Mas é na Índia em que temos a melhor ambientação do trama. Sem contar que temos diversas passagens por lugares maravilhosos junto com Willem. Eita menino viajante.
E o que de fato faz esses dois jovens se reencontrarem e as tramas dos livros se interligar, é a redescoberta sobre quem são. Será isso mais uma obra do "acaso"?
stou apaixonada em ver como a autora consegue escrever sobre jovens de uma forma tão delicada. Ah! Temos muito Shakespeare nesse livro também.

site: https://www.instagram.com/p/C3JnshSMItq/?img_index=1

Juliana 10/03/2024

Apenas um ano
A versão de Willen sobre sua busca por sua Lulu é encantadora. Podemos ver como a vida de Willen vai se encaixando.

Uyuuu08 01/03/2024

Manchados
?[?] o tempo para. É um ano e é um dia. Uma hora, mas são 24. É o tempo, acontecendo de uma só vez. Os últimos três anos se solidificam neste exato momento, em mim, em Orlando. Este jovem desamparado, sem pai, sem família, sem casa. Este Orlando, que por acaso encontra esta Rosalinda. E, mesmo que esses dois só tenham passado alguns momentos juntos, reconhecem algo um no outro.?

.gioscardigan 26/12/2023

Essa leitura foi torturante e confusa. Fiquei sabendo que tinha um livro antes desse no meio da leitura. Na maior parte me senti confusa com as descrições do personagem, mas foi bom ver a jornada de autoconhecimento, já que percebi ao decorrer que é mais uma jornada desse autoconhecimento do que um romance. Enfim, ainda bem que acabou, não pretendo ler o primeiro livro

Clara 12/12/2023

Apenas um ano
Esse livro é um pouco bagunçado e precisa de atenção para entender cada detalhe.
Porém, gostei muito dele.
Cada frase que tem nele é inteligente e muito bonita, com um significado mais bonito ainda!
Amei a escrita de Gayle Formam e quero ler mais livros dela...

Márcia 07/12/2023

Apenas Um Ano - Gayle Forman
Apenas um ano reconta a história de seu precursor, Apenas um dia, pelo ponto de vista do protagonista, o Willem.
Após a perda do pai, Willem viaja pelo mundo sem rumo. Ele acredita que sua mãe, Yael, é indiferente em relação ao rumo que sua vida toma.
A narrativa de Willem começa exatamente no momento em que ele e Allyson se desencontram. Depois de um dia incrível em Paris o casal é abruptamente separado pelo destino.
A perspectiva de Willem mostra o personagem fugindo da família e da dor que a palavra gera: a lembrança da morte precoce do pai, a venda do que um dia foi seu lar, o abandono da mãe… A presença reconfortante de Allyson gerou em Willem uma fagulha de reconhecimento da dor, porém ele não quer pensar nisso, então segue viajando e tentando fugir dos problemas, ignorando a dor e as lembranças ruins.
Willem viaja por vários lugares com a intenção de encontrar Lulu pelo caminho, e conforme sua busca , ele encontra o amor e a empatia da mãe, novos amigos e até sua verdadeira vocação, atuar.
Depois de muitos desencontros , Lulu o encontra depois de assisti-lo em uma peça na Holanda. Willem, além de encontrar sua musa, encontra sua paixão em atuar .
O livro é raso tanto quanto o primeiro livro da duologia. Mesmo sendo ambos muito fracos, ainda prefiro esse, justamente, pela perspectiva do protagonista da história.
Acho a história de Willem um pouco mais rica que a de Alyson. Se isso é possível.

Camilly200 02/12/2023

Quando eu peguei esse livro tinha uma expectativa totalmente diferente do rumo que ele tomou.

Com o passar dos capítulos percebemos que ele é muito mais sobre a jornada dele de autoconhecimento e reconstrução das relações familiares e de amigos do que a de fato a procura pela Lulu.

Comecei a achar que o livro tomou um rumo nas últimas 100 páginas onde as coisas começaram a de fato acontecer e nas últimas 50 páginas comecei a me apegar a um personagem ou outro e é por esse apego e aceleração na história que dei 3 estrelas (eram para serem duas).

Não foi o que eu esperava porque o livro que antece ele era sobre os dois, como casal, e esse era somente sobre o Will.

Gosto muito da forma que a Gayle Forman escreve, esse foi o quinto livro que li dela e o único que dei menos de 4 estrelas.

Leia o livro pensando que será uma jornada do ?eu? do Will, mas mesmo assim achei algumas partes totalmente arrastadas e até tive que dar um intervalo de um dia pra conseguir terminar de ler.

Srta. Jackson 21/11/2023

Um livro bastante envolvente
Sob uma ansiedade pra que ele encontre logo sua tão procurada Lulu

Só soube que era uma duologia após começar este
Então não li o primeiro, mas pretendo

Gabrielle 08/11/2023

Resenha
Acredito que esse livro tenha sido muito fiel ao ponto de vista de Willem, sendo bem honesta. A história não foge dos trilhos e mantém o enredo centrado em um ser humano real que, embora sinta muitas coisas por Lulu, sente que a vida não para.
Eu sou muito fã de romances que focam no relacionamento dos dois e, ter o livro 97% focado somente na vida de Willem, sua trajetória e seus pensamentos, me incomodou um pouco.
Mas, acredito de que isso seja apenas um mero ponto de vista e não uma verdade absoluta sobre o livro. Em geral, a construção é leve e boa. O final não é tão bem construído como imaginei, algumas coisas ficaram com pontas soltas ou foram consideradas superficialmente, sem qualquer aprofundamento.

Confesso que enrolei meses pra ler por simplesmente ter achado a construção lenta da história um saco, mas valeu a pena. Que Willem e Lulu sejam felizes para sempre e não mais por apenas um dia. ???

Núbia 05/09/2023

Apenas um ano
Depois de ter lido apenas um dia, eu li este livro freneticamente, querendo saber em que momento da vida dele eles se reencontrariam

Yasmin 04/09/2023

Eu tava conversando sozinha em casa enquanto lia o livro, contando pra ele que ela tava lá também!! Livro gostoso