A Maldição do Silêncio

A Maldição do Silêncio Marcia Kupstas

Resenhas - A Maldição do Silêncio

Décio 13/04/2012

Não há muito o que ser dito para um livro tão bom. Para mim, um dos melhores livros de temática sobrenatural que já li. Marcou minha adolescência e figura na minha lista de preferidos. Me assustou por algumas noites, inclusive! Muito bem recomendado!
Ghoul 28/07/2016minha estante
Se assustou com a capa, ou pela história ?

FabAola.Mezzomo 31/08/2017minha estante
Foi o livro que me colocou na vida de leitora.

Umdonjuan 22/07/2022minha estante
Também marcou minha adolescência, e também é um dos meus favoritos, Demorou uns anos para eu lembrar o nome dele, mais, agora vou comprar e reler.

Mariane 16/03/2012

SEM SPOILER

Adoro a leveza e a forma clara e não só focada no público verdadeiramente infantil da Márcia Kupstas. A sua escrita pode ser agradável para qualquer idade. Neste livro o que me fez gostá-lo não foi o João ou o Ricardo...Ou os mistérios que Márcia/Ricardo nos fez acreditar que João tinha, não...Para falar a verdade a história é meio chatinha...Eu não me indentifiquei com nenhum dos personagens...O que me prendeu ao ler o livro em 1 dia não foi a sua história, mas a maneira como ela é contada, o estilo de Márcia Kupstas ao fazer de sua história uma escrita gostosa de ser lida independente de a história do livro não ter sido tão tocante assim. Só achei que ela deveria ter pego a mesma história e mudado um pouco o caminho que ela tomou, os mesmos personagens poderiam existir, o fato de João ter uma doença também, mas essa amizade de João e Ricardo para mim não foi tão bonita como esperava. Ricardo tinha um repúdio por Branco que me deixava sempre com raiva, João tinha uns joguinhos com Ricardo que ficaram chatos com um tempo, a personalidade que eu esperava de João antes de ler o livro, era que ele fosse um doente que fosse ensinar inúmeras lições de vida para Ricardo...A única coisa que Ricardo no fim aprendeu, foi valorizar a sua condição de vida, conviver em um ambiente quando visitava João, de uma vida pobre, comer ao lado deles, sentir o fedor e as necessidades daquela familia. O livro é contado pelo próprio Ricardo mais adulto, ele dar uma importância ao João que no início do livro pensei que realmente João tinha feito mais coisas do que ele realmente fez no livro todo.

SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER

A personalidade João ensinou então a Ricardo apenas que pôde voltar da morte?? Um voltar da morte que fica até sem explicações no final de como isso foi possível. Eu não gostei dessa história no final de ele voltar da morte, se voltasse pelo menos para que continuasse a amizade deles, mas pelo que parece, o Ricardo adulto não teve mais coragem de ir visitar João depois de João ter revivido. Só achei uma coisa interessante nesse fato de volta a morte, Branco sempre ficava no quarto com eles quando Ricardo ia visitar João doente, Ricardo odiava isso pelo fedor e não compreendia porque Branco tinha que ficar no quarto, no final deu por entender que João queria que Ricardo se adaptasse a um convivívio com Branco, porque afinal João no final seria o próprio Branco. ...

SEM SPOILER--

ADORO LIVROS que são escritos em 1ª pessoa, nos faz pensar que participamos de algo tão intimo e secreto daquele personagem, se torna mais fácil a indentificação com o personagem e consequentemente o gostar daquela leitura. Isso foi um ponto positivo para fazer eu dar as 3 estrelas a este livro. Para quem já conhece os livros da Márcia Kupstas, pode ler que será de qualquer maneira mais um livro lido dessa excelente autora de livros infantojuvenis, mas não indico para quem não a conhece ainda, não é um bom livro para ser lido pela primeira vez da Márcia Kupstas, ele não demonstra todo o potencial da Márcia, que não está só no seu estilo de escrever como também nas ótimas histórias...Indico da Márcia como primeira leitura para amá-la sempre (Um amigo no escuro ou Histórias da turma).

Marcos Pedro 11/01/2012

A maldição de ter lido isso.
Pela sinopse do livro, fica a impressão de que se trata de uma emocionante história de amizade entre dois garotos, um pobre e outro rico. Lendo o livro, percebe-se uma história mal construída, cheia de furos e situações sem explicações. Isso para não mencionar o final, que de tão ridículo chega a ser risível. Decepção total com o livro.
Décio 27/04/2012minha estante
Tive que discordar, e muito, da sua opinião. A premissa do livro claramente é contar uma história nada amigável, basta ler a sinopse. Não acho justo criticar um livro com um crânio na capa por ter esperado uma história bonita de amizade!

Marcos Pedro 27/04/2012minha estante
Décio, tu tens todo o direito de discordar de minha opinião, mas o que posso dizer do livro é que ele é muito ruim mesmo.

Sobre a questão da amizade, na própria sinopse do livro está disposto logo na primeira frase "Um livro sobre a amizade" e grande parte do livro é focado no crescimento dessa amizade, mas sei que o livro não era apenas isso. O autor poderia ter tornado o livro mais sombrio (e eu até gostaria que o tivesse feito), mas optou pelo caminho mais fácil, com uma história boba, cheia de furos e um final risível.

Paula Becker 01/04/2011

A Maldição do Silêncio
Eu gostei muito dessa história, primeiro fiquei curiosa em saber como era essa história sendo que o livro é considerado infanto juvenil.
Achei a história surpreendentemente diferente. É o mundo de crianças convivendo com a realidade adulta.
Geralmente vemos crianças como uma figura totalmente angelical, sem maldade alguma, nem em pensamento. E esse livro mostra que elas tem sentimentos como nós adultos, raiva, dor, nojo e por aí vai. Isso com certeza foi uma das coisas que mais me chamou atenção.

Outra coisa que eu sentia curiosidade era sobre a capa. E mais pro final da história, tanto a caveira como o nome "A Maldição do Silêncio" é explicado.

É um livro muito bom de ler, palavras fáceis de ser entendidas e com poucas páginas. Realmente realista e encantador.

rogeriogalves 02/01/2011

Fantastico
Este foi um livro que nunca esqueci,marcou a minha adolescencia e me ensinou a amar, inclusive aqueles que são mais dificeis de amar, aqueles que nada tem a nos oferecer. O livro mostra o grande valor do amor gartuito, que na verdade é um grande tesouro.
02/01/2013minha estante
Emocionante , guardo em mim o que aprendi com o livro e foi exatamente isso , amor gratuito .

Gabi 03/04/2014minha estante
Eu estava igual doida atrás desse livro que li há alguns anos, mas não me lembrava o nome, somente a capa. Finalmente encontrei!

Ghoul 28/07/2016minha estante
Muito linda a história! Um ensinamento, para toda vida. Impossível, ler esse livro, e não sentir a história. #Euchorei

Nando 10/12/2010

Minha Resenha no Sobre Livros:
Originalmente publicada em:

Quase todo mundo que adquire o hábito de ler na infância/adolescência, tem a curiosidade de procurar na biblioteca da escola se por um acaso há algo de interessante.

Por essas procuras, encontrei vários bons livros e autores do tipo que você não vê em destaque em livrarias e, mesmo assim, valem muito sua leitura, como o autores nacionais Pedro Bandeira, Marcos Rey e a saudosa Coleção Vagalume (Li quase toda! É excelente para estimular a leitura nos mais novos!). A Maldição do Silencio é um desses livros.

Apesar de infanto-juvenil, ele é muito denso, e possui em si uma espécie de “terror psicológico” que me fez ficar pensando muito tempo nele. E devo dizer que foi esse título meio “enigmático” que me atraiu.

A historia fala da amizade inusitada entre Ricardo – menino da cidade, abastado e um pouco mimado – e João – menino pobre e doente terminal.

João é um personagem de um cinismo incrível e que não tem papas na língua. Sabe que vai morrer e enxerga toda a hipocrisia que envolve as relações entre as pessoas, principalmente os adultos e exibe tudo isso para Ricardo. Mas por incrível que pareça essas características conquistam Ricardo, que sente crescer um companheirismo entre os dois.

Porém, João guarda segredos. Conhecimentos ocultos que podem amedrontar Ricardo e acabam culminando numa estranha promessa de retornar após a morte…

Certa vez li um comentário a respeito desse livro, que afirmava não dever nada a Stephen King. Bem, nunca li o mestre do horror, mas posso dizer que esse livro, mesmo sem descrições macabras e cheias de sangue, me deixou apreensivo. É dificil explicar como e porque, mas sabe quando você assiste a um filme de terror e fica muito tempo pensando nele? Pois então…

Há algo na narrativa de Marcia Kupstas, nos atrai e prende, como uma teia de aranha. Tanto pelo lado dos personagens, muito bem trabalhados psicologicamente, quase como se fossem reais; quanto pela historia em si, com muitos mistérios e suspense, já que o ponto de vista de Ricardo só nos permite ver a historia pelo seu ângulo.

Um livro bem curtinho, mas que vale muito a pena… Sinceramente eu queria muito ter esse livro, mas nunca o encontrei em livrarias. Se você se interessou, busque em bibliotecas na seção infanto-juvenil. =]

Kah Cruz 28/05/2009

Eu li esse livro qdo tinha 12 anos...
E até hj, é o livro que mais me emocionou...
Chorei horrores...

Taty Sputnik 09/01/2009

Gosto do personagem João: realista até demais, que não tolera hipocrisia, além do sarcasmo e cinismo que ele possui. Li quando era adolescente, mas ainda é um dos livros favoritos.