A Maldição do Silencio

A Maldição do Silencio Marcia Kupstas

Resenhas - A Maldição do Silêncio

Décio 13/04/2012

Não há muito o que ser dito para um livro tão bom. Para mim, um dos melhores livros de temática sobrenatural que já li. Marcou minha adolescência e figura na minha lista de preferidos. Me assustou por algumas noites, inclusive! Muito bem recomendado!
Ghoul 28/07/2016minha estante
Se assustou com a capa, ou pela história ?

FabAola.Mezzomo 31/08/2017minha estante
Foi o livro que me colocou na vida de leitora.

Umdonjuan 22/07/2022minha estante
Também marcou minha adolescência, e também é um dos meus favoritos, Demorou uns anos para eu lembrar o nome dele, mais, agora vou comprar e reler.

Hugo 31/07/2021minha estante
Adorei esse livro

camilazjm 31/07/2021minha estante
é muito bom n é?

rogeriogalves 02/01/2011

Fantastico
Este foi um livro que nunca esqueci,marcou a minha adolescencia e me ensinou a amar, inclusive aqueles que são mais dificeis de amar, aqueles que nada tem a nos oferecer. O livro mostra o grande valor do amor gartuito, que na verdade é um grande tesouro.
02/01/2013minha estante
Emocionante , guardo em mim o que aprendi com o livro e foi exatamente isso , amor gratuito .

Gabi 03/04/2014minha estante
Eu estava igual doida atrás desse livro que li há alguns anos, mas não me lembrava o nome, somente a capa. Finalmente encontrei!

Ghoul 28/07/2016minha estante
Muito linda a história! Um ensinamento, para toda vida. Impossível, ler esse livro, e não sentir a história. #Euchorei

Jessica 15/10/2021

Conta a história de dois meninos, que se tornaram amigos apesar das diferenças. Livro triste, um pouco mórbido.

Nando 10/12/2010

Minha Resenha no Sobre Livros:
Originalmente publicada em:

Quase todo mundo que adquire o hábito de ler na infância/adolescência, tem a curiosidade de procurar na biblioteca da escola se por um acaso há algo de interessante.

Por essas procuras, encontrei vários bons livros e autores do tipo que você não vê em destaque em livrarias e, mesmo assim, valem muito sua leitura, como o autores nacionais Pedro Bandeira, Marcos Rey e a saudosa Coleção Vagalume (Li quase toda! É excelente para estimular a leitura nos mais novos!). A Maldição do Silencio é um desses livros.

Apesar de infanto-juvenil, ele é muito denso, e possui em si uma espécie de “terror psicológico” que me fez ficar pensando muito tempo nele. E devo dizer que foi esse título meio “enigmático” que me atraiu.

A historia fala da amizade inusitada entre Ricardo – menino da cidade, abastado e um pouco mimado – e João – menino pobre e doente terminal.

João é um personagem de um cinismo incrível e que não tem papas na língua. Sabe que vai morrer e enxerga toda a hipocrisia que envolve as relações entre as pessoas, principalmente os adultos e exibe tudo isso para Ricardo. Mas por incrível que pareça essas características conquistam Ricardo, que sente crescer um companheirismo entre os dois.

Porém, João guarda segredos. Conhecimentos ocultos que podem amedrontar Ricardo e acabam culminando numa estranha promessa de retornar após a morte…

Certa vez li um comentário a respeito desse livro, que afirmava não dever nada a Stephen King. Bem, nunca li o mestre do horror, mas posso dizer que esse livro, mesmo sem descrições macabras e cheias de sangue, me deixou apreensivo. É dificil explicar como e porque, mas sabe quando você assiste a um filme de terror e fica muito tempo pensando nele? Pois então…

Há algo na narrativa de Marcia Kupstas, nos atrai e prende, como uma teia de aranha. Tanto pelo lado dos personagens, muito bem trabalhados psicologicamente, quase como se fossem reais; quanto pela historia em si, com muitos mistérios e suspense, já que o ponto de vista de Ricardo só nos permite ver a historia pelo seu ângulo.

Um livro bem curtinho, mas que vale muito a pena… Sinceramente eu queria muito ter esse livro, mas nunca o encontrei em livrarias. Se você se interessou, busque em bibliotecas na seção infanto-juvenil. =]

Kah Cruz 28/05/2009

Eu li esse livro qdo tinha 12 anos...
E até hj, é o livro que mais me emocionou...
Chorei horrores...

Yara.DOrazio 30/09/2022

A Maldição do Silêncio
Eu não sei explicar ao certo tudo que senti com essa leitura. Foi uma experiência literária diferente de qualquer outra. Emocionante, marcante.

Rose Gleize 26/01/2020

Livro: A maldição do silêncio.
Já nas primeiras páginas senti que a autora, antes de compor sua história, leu os livros 'Um Girassol na Janela' e 'Amarelinho', de Ganymédes José. Por causa das palavras "Doutor Camargo" e "amarelinho" que ela usou em seu texto...
Mas, o livro me surpreendeu ao tratar, por tratar e pela forma com que tratou sobre a doença Leucemia.
As doenças sempre são tristes e eu sonho com um mundo novo onde não haja mais doença nenhuma e que a saúde impere para sempre nesse novo mundo, mas gosto de ler livros que retratam alguma doença, até porque eu mesma já escrevi uma história assim, que retrata uma doença agressiva e muito grave. Incurável.
O livro narra a história de amizade entre dois meninos: Ricardo e João, que tem Leucemia, e é dividido em quatro partes ou capítulos: 1. Conhecer João, 2. Rever João, 3. Esquecer João e 4. Renascer João. O livro é narrado por Ricardo doze anos depois de ter conhecido o amigo João e com ele ter vivido uma história.
Senti falta várias vezes da autora ter identificado os personagens durante as falas de cada um deles. Várias vezes fiquei confusa sem saber quem era quem falando. Tem autor que acha chato ficar identificando qual personagem está falando dentro de um livro durante um diálogo, e isso é até assunto de discussão dentro dos grupos de escritores que participo no Facebook, mas eu acho estritamente necessário essa identificação e não me preocupo se como escritora e em relação às histórias que escrevo eu sou repetitiva quanto a isso. Sempre identifico, para quem vai ler, cada personagem que fala.
De qualquer forma, esse é mais um livro da grande escritora Márcia Kupstas que leio e que tenho o prazer de ler.

Isis Costa 14/03/2020

A Maldição do Silêncio
Um livro sobre a amizade. Um livro sobre a morte. O menino da cidade é Ricardo. Filho de família abastada, ele acompanha a avó até Pedra Alta. Lá conhece João, filho de família pobre, mesma idade, um garoto muito doente e que para complicar tem um irmão com problemas mentais e limitação de movimentos.

Os primeiros contatos são beligerantes. João não tem papas na língua, sabe que vai morrer logo e faz do cinismo sua arma principal. Despe toda a hipocrisia que existe numa possível amizade sincera entre si e o menino rico, bem como no relacionamento entre a avó de Ricardo e sua mãe. A mistura de recusa, desafio, amizade e a curiosidade de como João trava sua batalha contra a morte conquistam Ricardo. Quando menos espera, está proporcionando ao doente João um passeio de bicicleta. Mais, João # sem explicar como # garante que vai voltar. Voltar depois da morte ? É o que consegue, depois de um jogo de troca de identidades.

Patrícia Peixoto 27/08/2021

O livro que marcou minha infância
Na minha infância, minha mãe queria que eu lesse Pollyanna. Mas o que realmente me interessava na biblioteca da escola eram os livros de suspense. Eu achei que não gostasse de ler até ler esse livro. Me lembro que jamais devolvi ele para a biblioteca. Até hoje, em certos momentos da minha vida, me lembro desse livro. Da atmosfera bucólica que a narrativa inspirava principalmente. Um suspense em meio a história de amizade e lealdade. Da descoberta repentina de si e do outro. A descoberta de princípios que a criança faz em si mesma. Li esse livro aos dez ou onze anos e ele me marcou pra toda a vida.

Paula Becker 01/04/2011

A Maldição do Silêncio
Eu gostei muito dessa história, primeiro fiquei curiosa em saber como era essa história sendo que o livro é considerado infanto juvenil.
Achei a história surpreendentemente diferente. É o mundo de crianças convivendo com a realidade adulta.
Geralmente vemos crianças como uma figura totalmente angelical, sem maldade alguma, nem em pensamento. E esse livro mostra que elas tem sentimentos como nós adultos, raiva, dor, nojo e por aí vai. Isso com certeza foi uma das coisas que mais me chamou atenção.

Outra coisa que eu sentia curiosidade era sobre a capa. E mais pro final da história, tanto a caveira como o nome "A Maldição do Silêncio" é explicado.

É um livro muito bom de ler, palavras fáceis de ser entendidas e com poucas páginas. Realmente realista e encantador.