Os Bons Segredos

Os Bons Segredos Sarah Dessen

Resenhas - Saint Anything

Thaís Gomes @folhasemlivros 20/03/2023

"Você não era invisível, não pra mim. Só pra você saber".

? É difícil a gente achar um livro onde o romance não é foco principal e além disso, ser uma boa história. Os bons segredos é assim. O foco é na protagonista e na sua vida e é uma leitura incrível! Um misto de altos e baixos de emoções: desespero, frustração, ansiedade, felicidade, amor, raiva. Tudo intenso. Na medida certa para ser fluído.

A mãe da protagonista é insuportável, já aviso! Deu vontade de entrar nas páginas e arrancar ela de lá em praticamente todas as cenas que ela aparecia. Mas, temos um grupo de amigos maravilhosos que compensa tudo e eu leria uma sequência com eles sem nem pensar duas vezes.

E já que tô dando avisos por aqui, lá vai mais um: você nunca vai ver batata frita sendo tão falada numa história como nesse livro. E sim, vai morrer de vontade de comer durante toda a leitura haha.

Os bons segredos é uma leitura contínua, sem muitas reviravoltas, mas ainda assim, é gostosa de acompanhar.

"O mais surpreendente não era o choro em si, mas do fato de eu ter chorado na frente de outras pessoas. Na verdade, só desabamos diante de quem sabemos que podem nos reconstruir".

Mais resenhas no instagram @folhasemlivros

Sabrina76 03/03/2023

Os bons segredos
Mt bom ameiii?
Mostra que mudanças, mesmo que pareçam ruins, são necessárias para o amadurecimento e dps vc percebe o quanto foram importantes.
Fala da obsessão da mãe q não enxergava os defeitos do filho e, consequentemente a falta de atenção a Sydney.
Não é uma das partes principais, mas é importante, que é o fato do assédio que a Syd sofreu dentro da própria casa, com olhares, toques e uma situação mais extrema.
Um dos principais fatores é a necessidade de termos alguém para nos apoiar, pais ou amigos, alguém q nos entenda e não julgue nossas dificuldades, mas q ajude a superá-las.

rubyjjane 31/01/2023

É um livro bom. Esse foi o segundo livro da Sarah que li, gosto de como ela sempre aborda conflitos familiares, relacionamentos, amizades e por aí vai. Gostei muito da Sydney, me identifiquei com ela em algumas partes, adorei os outros personagens também (seus amigos), todos tem uma participação significativa na vida de Sydney. Gostei também do desenvolvimento do romance, teve seu próprio tempo e aquela calmaria do primeiro amor. Recomendo bastante.

Pudimms 15/01/2023

De novo, eu era uma garota com um segredo. Dessa vez, porém, um bom segredo.
A primeira vez que li esse livro devia ter 15 anos, quase 8 anos atrás, pela recomendação da Pam Gonçalves. Foi o primeiro contato com a escrita da Sarah Dessen.
Na época, eu me lembro de me ver muito na personalidade da personagem (sem os problemas familiares), uma menina insegura tentando achar minha voz e criar minha identidade.
Falando da história: Sydney sempre se sentiu à sombra do irmão Peyton, que era visto como o filho favorito. Ele começa a cometer vários delitos e um dia é preso por dirigir bêbado e atropelar um menino deixando-o paraplégico, mesmo assim a mãe deles acaba se importando mais com o Peyton do que com as consequências do acidente e a Sydney se sente responsável por carregar a culpa, já que ninguém parece carregar. Cansada de ser julgada como a irmã do Peyton, ela acaba trocando de escola e conhece Layla e Mac Chatham, que acabam acolhendo-a e enxergando ela apenas como Sydney, onde ela se sente realmente vista. Vemos o crescimento da personagem, como ela tenta tomar as rédeas da própria história, ela tentando ganhar voz dentro da própria família e como que ela lida com as consequências causadas pelo acidente.
Tem um romance, mas acaba não sendo o principal da história, fica como um apoio para a personagem.
É uma leitura cativante, fofa e que eu recomendo.
Não continuou como favorito talvez pelo momento em que estou na vida, mas continua tendo um valor sentimental para mim.
Tenho mais dois livros da Sarah Dessen aqui comigo, pretendo seguir com ela nas minhas listas de leitura.

"Pensei no mapa cheio de marcações a lápis na parede do quarto dele. Eram os caminhos por onde passava.
- E você ainda encontrou o carrossel.
- Foi um dia incrível. Fiz uma curva e lá estava ele. Por muito tempo não contei pra ninguém, nem pra Layla. Mas depois acabei cedendo. Era um segredo muito bom para deixar guardado.
Bons segredos, pensei. Que ideia interessante."

Rafaela 02/01/2023

Esperava mais da autora
Esse livro traz a história de Sydnay, uma jovem que vive em segundo plano em sua família, pois o seu irmão recebe toda a atenção dos seus pais, por ser o filho preferido. Mesmo depois que o irmão comete um crime, ainda assim, ela continua em segundo plano para os seus genitores.
Foi interessante ver a jornada da Sydney pelo autoconhecimento, superação e crescimento pessoal, e como isso foi importante na tentativa de ser vista pelos pais, fazer amizades ou ter um relacionamento amoroso.

Pessoalmente, achei que foi uma boa reflexão do papel dos pais na vida dos filhos.
É muito relevante se criar uma relação em que as crianças ou adolescentes tenham espaço para expressar sua opinião, fazer escolhas, tomar decisões, ou até pedir ajuda quando preciso.
O desafio é construir uma relação de amizade com os filhos, tratá-los sem os extremos da permissividade ou autoritarismo (negligência x violência).

No livro, a atitude dos pais da garota fez com que ela se tornasse uma pessoa insegura, ansiosa, introspectiva e guardar muitos segredos. Ela até conseguiu superar algumas situações, mas na vida real, acho bem improvável que teria sucesso sem a ajuda profissional.
Senti muita falta disso, a autora poderia ter finalizado a história dando ferramentas para os leitores buscarem ajuda quando estiverem em situações parecidas com a personagem.

Lia 19/12/2022

"Mesmo a pior das pessoas teve alguém que a amasse."
Achei sensível e muito fofo. Geralmente não leio young adults, mas depois de um livro com três (três!!!) assassinatos, eu precisava de alguma coisa mais leve mesmo. Não fui esperando muito drama ou emoção, então não me decepcionei. O livro é o que promete: uma história teen de problemas familiares com algumas pitadas de romance. Senti falta do Peyton na história. Durante o livro todo, ele foi só alguém mencionado de uma maneira distante, como se tivesse morrido. Queria ter visto a relação dele com a Sidney. Também esperava ler mais sobre o David Ibarra. Mas foi bom mesmo assim. A maioria dos personagens é bem legal e vou até sentir falta. Me identifiquei com a paixão da Layla por brechós e histórias de romances.
Enfim, um livro pra ler sem grandes expectativas, só como passatempo mesmo, pra quem gosta de um bom e velho final feliz.

Mariana113 02/12/2022

Os bons segredos
Achei ele reconfortante, me lembra das tardes de quarta que eu voltava da escola, e esperava pra ver um filme na sessão da tarde.Esse livro me lembra sessão da tarde também.

Carolina 29/11/2022

Sensível e emocionante
Esse livro não é daqueles que me fazem ficar vidrada nas páginas até terminar a leitura em algumas horas, também não me fez perder sono por estar viciada na história, louca pra saber o que ia acontecer a seguir. Não é um livro pra todo mundo, eu acho, mas foi um livro lindo, definitivamente recheado de emoção e de honestidade.
O ritmo da leitura é médio/lento, centrado bastante no cotidiano e nos sentimentos da personagem, mas é uma atmosfera perspicaz para nos fazer entender a protagonista e tudo com que ela precisa lidar. A abordagem dos temas de culpa, ressentimento, perdão e amadurecimento são feitas de maneira magistral, sensível e acolhedora.
Algumas ações da protagonista podem ser frustrantes, mas é totalmente compreensível para o contexto em que ela se encontra. Gosto de como a mensagem, pra mim, é simples durante o livro inteiro: não precisamos resolver tudo sozinhos e ser considerados mais fortes por isso, está tudo bem ter com quem contar.
Os personagens secundários se integram muito bem na história; alguns têm personalidades e arcos meio clichês e repetitivos, não há como negar, mas de fato existem muitos desses personagens aqui do lado de fora, nas nossas próprias vidas, então isso não é um ponto negativo.
Penso que não é um livro de romance, como vi alguns dizendo, mas como a própria sinopse diz, uma história sobre amadurecer, encontrar a si mesma, rever seus próprios conceitos, descobrir novas amizades e novos amores. Me fez pensar sobre minha própria vida e amo isso.

Codeina 16/11/2022

interessante
uma leitura leve e interessante, gostei do desenrolar do romance e do tempo que levaram as coisas, muito bom

Anninha Bia 10/11/2022

O Agridoce característico da Autora
Há tempos sem ler Sarah Dessen, sempre na minha lista, esse livro livro me lembrou como ela é delicada na sua escrita! Como sempre retratando o universo jovem, as descobertas, amadurecimento e o amor, a história de Sidney, a família que a acolhe, o desenvolvimento do amor adolescente e sua relação com o irmão mostram todo crescimento e força da protagonista.

amy lê uns livros 31/10/2022

YA que faz muito com pouco
Os Bons Segredos é um livro em que nada muito fora do esperado acontece. O ritmo de cotidiano pode ser um tanto lento, porém essa lentidão é justamente o que traz uma sensação de familiaridade e realidade ao leitor. Com personagens cativantes e verossímeis, essa história navega assuntos como culpa, empatia e amadurecimento de forma sublime, usando de cenas cotidianas para nos revelar sentimentos banais, mas profundos dos personagens. Ler esse livro traz uma sensação de estar ali na mesa da pizzaria Seaside conversando com eles e escutando um baixo bluegrass no fundo.

giisz 11/09/2022

História sobre amizade
Uma leitura rápida e fluída. Sarah Dessen abordou as dificuldades familiares de uma forma tão leve, e tão gostosa de ler.
Os personagens tem um desenvolvimento legal, o romance é um pouco fraco, porém, a construção da amizade nesse livro é muito linda!!