Every Last Word

Every Last Word Tamara Ireland Stone

Resenhas - Every Last Word

Amanda 20/08/2019

Um dos melhores livros que li esse ano
Sam é uma adolescente popular que esconde sofrer de TOC com medo de ser julgada pelos seus amigos.
Por trás do cabelo perfeito e maquiagem impecável, ela é consumida por pensamentos sombrios e preocupações que não podem ser deixadas de lado.
De volta das férias, Sam faz uma nova amiga e conhece um clube secreto de poesia formado por alguns alunos "desajustados" da sua escola.
Aos poucos ela começa a se sentir mais normal do que nunca se sentiu antes fazendo parte do grupo popular e "perfeito".

Esse foi um dos melhores contemporâneos que li nos últimos tempos, e isso se deve a um conjunto de coisas que senti e aprendi durante essa leitura.
A primeira coisa que me chocou, foi como eu tinha uma ideia tão distorcida e totalmente errada do TOC. Por não fazer parte da minha vida ou de alguém próximo, eu simplesmente nunca dei atenção, e por muito tempo usei esteriótipos para definir uma doença tão séria.
Eu aprendi tanto com esse livro, e mesmo me sentindo angustiada em vários momentos, eu também sou grata por aprender a nunca mais definir TOC como "mania de limpeza e organização".
Eu já achei o livro perfeito só pelo fato da autora ter se dedicado tanto para escrever sobre isso e ter aberto meus olhos. Mas ainda tiveram muitas coisas que me agradaram. Na verdade não tem algo que tenha me desagradado.

Foi fácil me conectar com a Sam já no começo, e estar na mente dela foi difícil em alguns momentos. Principalmente pelas suas inseguranças e seus medos.
Ela não é perfeita, e nem foi isso que a autora tentou transmitir.
Ela se esconde atrás de um grupo popular para se sentir segura e aceita, e mesmo muitas vezes não concordando com as coisas que alguns fazem ou falam, ela continua aceitando por achar que nunca vai conseguir se encaixar em outro lugar, ou pior, ela teme demais a solidão e o julgamento.
Então ela conhece o "Canto do Poeta" e começa a se importar um pouco menos com o que as amigas vão dizer caso ela esqueça de pentear o cabelo de manhã, ou use a roupa "errada".
Lá ela começa a se tornar a pessoa que passou anos com medo de ser. E uma grande contribuição disso vem da sua nova amiga Caroline.
Caroline guia Sam até o canto do poeta e começa a ajudar ela a bloquear as espirais de pensamentos ruins, lidar com a insegurança e o medo que ela tem de arriscar coisas novas.
Ela também conhece A.J. Um escritor que usa a música como um refúgio, e assim como Sam, encontrou seu lugar no clube secreto.
Os dois desenvolvem um relacionamento incrível, e ele também contribui em parte para o desenvolvimento positivo da protagonista.
Falando em personagens que são bons para a Sam. Eu amei como a família dela é incrível e compreensiva.
Eu já li tantos livros onde adolescentes com problemas sofrem com pais negligentes ou abusivos, que foi chocante ver como os pais e a irmã -principalmente a mãe dela- são maravilhosos e cuidadosos com ela. Bem no começo acontece uma das crises da Sam, e a mãe dela lida com a situação com muita sabedoria e delicadeza.

Toda a história é desenvolvida de um jeito espetacular, e até os 80% da leitura eu não conseguia desgrudar. Então algo novo e impactante foi jogado para mim e eu precisei parar e respirar um pouco.
Esse detalhe é muito importante para a história, mas eu nem posso dar dicas para não acabar estragando a experiência de alguém que leia isso e pretenda conhecer a história no futuro.
Foi inesperado e chocante, mas também tornou a história ainda mais incrível, e me fez encarar com novos olhos tudo o que aconteceu anteriormente. Apesar de uma parte de mim ainda estar triste com esse detalhe, eu não mudaria nada sobre ele.

Every Last Word é uma incrível história sobre amizade, amor, poder da auto aceitação e a importância de cuidar da nossa mente.
Eu sinceramente não sei como esse livro ainda não foi lançado aqui e gostaria muito de ver isso acontecendo.
Sara.Gomes 29/08/2021minha estante
È em português?

Amanda 11/09/2021minha estante
A versão que eu li tá em inglês, mas depois a editora Rocco lançou aqui no Brasil como A Última Palavra

Gabriela3837 06/06/2022minha estante
Obrigada por esse review! Tô começando agora e já me deu gás para seguir

Amanda 07/06/2022minha estante
Espero que goste bastante. Boa leitura!

iS2ronan 04/05/2023

Pela sinopse eu achei que teria uma escrita mais madura e me enganei muito, o livro é gostosinho de ler mas eu esperava mais. o ponto alto pra mim é que o transtorno da personagem é muito bem escrito, mas eu ainda queria uma escrita que fosse menos historinha de filme adolescente.

jessicakco 09/11/2023

Nossa, muito bom!!
Me pegou bem desprevenida por me prender tanto.
Não posso mentir e falar que não saquei o plot na metade do livro, mas mesmo assim consegui ficar presa e só conseguir largar quando terminei.
Gostei da delicadeza que o transtorno da personagem principal foi tratado, gostei do enredo, gostei dos personagens.
Foi tudo muito bem escrito, e a história achei bem apaixonante.
Livros em que eu choro no final são sempre os melhores, e com esse não podia ser diferente. Um dos melhores desse ano, sem dúvida.

gabrielly 09/07/2022

?you can do it. just act as if.?
?It wasn?t enough.
But they heard
every last word.?

é um livro muito bonito. gostei muito da escrita da autora e da sensibilidade e realidade que ela tratou o OCD (ou TOC). gostei muito de todos os poemas também. me identifiquei muito com a sam em algumas partes sobre se manter em certas relações com medo de não ter pra onde ir fora da área de conforto. gostei de realmente tudo, até as notas e agradecimento da autora me fizeram chorar! esse livro tava na minha TBR desde que o vi pela primeira vez e ainda bem que finalmente li, muito bom mesmo.

(o plot twist me pegou muito viu, última coisa que eu tava esperando.)

Cayetana 06/06/2023

Every last word
Mano, eu nunca pensei que conseguiria ler um livro tão mau como este, a história tem um potencial tão grande pena que a escrita é chata, assim como todos naquele livro.

izabelgbeltrao 14/06/2022

achei que ia ser só mais um livro infantil e bobo, porém ele apresentou muito mais do que isso. a personagem sofre de OCD, e a autora consegue deixar a escrita leve e ao mesmo tempo mostrar os sofrimentos constantes da menina.

Duda 07/04/2021

"The trick is to recognize your mistakes, take what you need from them, and move on."

"I'm merely reminding you to embrace who you are and surround yourself with people who do the same."

"Don't think. Just go."

Sofia :) 09/01/2022

every last word
"Everyone's got something. Some people are just better actor than others."

"Todo mundo tem algo. Algumas pessoas são apenas melhores atores que outras."

Duda 16/09/2021

"Shy, insecure.
afraid to speak up?
"Act as if," they say.
Act as if you're not.

Stand tall when you walk.
Project your voice when you talk.
Raise your hand in class.
Act as if.

Speak your mind.
Cut your hair.
Be the part.
Look the part.
You can do this.
Just act as if.

If you really knew me,
If you could see inside,
You'd find shy and insecure and afraid.
Acting "as if" stage.

Ironic, isn't it?
The only time I'm not
Acting "as if"?
When I'm on a stage."

Maria.Clara 05/01/2022

Que leitura incrível! Não tava esperando tanto desse livro, que nunca tinha ouvido falar e comprei por acaso. Com certeza me surpreendeu. Teve muita mais importância pra mim do que eu esperava.

É um livro muito interessante, muito jovem, cheios de informações e coisa incríveis. Fala muito sobre o transtorno que a Sam tem, TOC. A gente aprende mais sobre e vê como ela lida com isso, mantém em segredo com medo de ser regeitada... Ela deixa de viver muitas coisas e fica presa a decisões do passado, ao costume, com medo de ficar sozinha.
Me identifiquei muito com esse livro, com ela e com AJ.

Eu simplesmente amei pq tem poesia envolvido, um clube de poesia (karalhos isso é tudo que eu mais quero na minha vida) um menino que tem o quarto incrível, que toca guitarra e escreve músicas.

Foi maravilhoso ler esse livro, me infiltrar em uma realidade que gostaria de estar vivendo. O livro tem vários problemas, desafios, (inclusive um plot que eu previ uma página antes) mas os momentos bons são incríveis e vc realmente gostaria de estar ali vivendo aquilo, o que faz de um refúgio.

Cheios de quotes, frases legais, engraçadas e sentimentais, é um livro muito sentimental.

Esse é exatamente o tipo de livro que eu gosto, se tivesse um pouquinho mais de sofrimento eu desmoronava. Muito muito bom.

Marina 11/01/2022

?if you could read my mind you wouldn?t be smiling?
Bom eu unicamente li o livro apenas baseado na frase acima, pq ela me bateu muito forte quando eu li, porém eu me decepcionei um pouco com o livro. A história é sim boa, mas não me prendeu muito no começo, demorou um pouco pra eu me sentir dentro da história. Mas apesar disso achei bem interessante o plot do livro e foi realmente diferente e intrigante seguir uma história na qual a protagonista sofre com TOC, e poder ler como a mente das pessoas que sofrem com isso trabalha. Tirando a minha demora de conexão com a história vale a pena ler.

duda 29/09/2022

Act as if
?If you really knew me, if you could see inside, you?d find shy and insecure and afraid. Acting as if.?

eu simplesmente amei acompanhar a sam em sua ?jornada?, o livro é lindo, os poemas são lindos, os personagens são incríveis, o modo que o ocd é retratado eu achei incrível, trás uma perspectiva totalmente nova do que é ?conhecido? como em tartarugas até lá embaixo, ele te deixa curiosa do início ao fim. Me identifiquei em várias partes do livro, curiosamente não chorei mas mesmo assim ele merece 5 estrelas!! Pra ser sincera o final foi ótimo mas me decepcionou um pouco? acho que poderia ser um pouco mais no futuro, mas mesmo assim continua incrível. Vale a pena ler a nota da autora também kkkk. Eu li já sabendo o plot, parcialmente pq ainda sim me surpreendi, e acho q valeu muito a pena já saber, consegui perceber coisas que se eu não soubesse acho que não teria percebido!! Esse livro me lembrou muito de Dead poets society, um dos meus filmes favoritos all time.
e como sempre eu quero um AJ na minha vida ??

Boo 24/11/2022

um dos melhores que li esse ano!!
cara?eu tô um pouco desnorteada sem saber o que dizer sobre esse livro.
eu simplesmente cai de paraquedas nele por achar que era um livro e na verdade era outro. porém não me arrependo, ele veio na hora certa.
amei a forma como a escrita é leve mesmo que o assunto do livro não seja. fez ser muito mais fácil de ler e eu me apaixonei por absolutamente tudinho!!! amei a vibe sociedade dos poetas mortos que me passou e tô muito grata. um dos melhores livros que li esse ano e vou guardar no meu coração pra sempre ?
traduzir aqui um poema que me pegou:

?essas paredes me ouviram
quando ninguém mais pode.

eles deram uma casa para minhas palavras,
as deixaram seguras.

torceram, choraram, ouviram.
mudaram minha vida
para melhor.

não foi o suficiente.
mas elas ouviram
cada última palavra. (every last word)?

vivovini 21/07/2023

Every last word
Definitely one of the best books I've ever read.
I'm just shocked with how good it is and I'm really glad I followed my tiktok's recommendation.

não tô nem sabendo como expressar o quão feliz eu tô de ter lido esse livro.
preciso comprar ele físico agr e grifar minhas partes favoritas e tudo mais.

livro lindo que conta sobre uma menina que sofre com problemas psicológicos e está tentando melhorar do melhor jeito que ela conseguir. a poesia tira ela de um lugar ruim e abre portas para uma vida bem mais colorida que ela nem tinha noção que era capaz de ter.
um livro sobre superação, sobre amizade, sobre amor, sobre autoconhecimento.
que livro maravilhoso