Feminismo e política

Luis Felipe Miguel

Resenhas - Feminismo e política

gaby 10/01/2024

Uma ótima introdução
Adorei a forma como foi passada as informações, acredito que seja muito didática sem ser cansativa, por mais que tenha muitas informações
A escrita é muito boa e flui bastante, demorei para ler por motivos da vida, mas gostei muito de iniciar leituras feminista e política com essa leitura

Ed Carvalho 05/06/2023

Essencial
A medida que eu ia lendo os capítulos eu sentia minha mente se expandindo para ks temas aqui abordados. Os temas são além de polêmicos, muito complexos e com muitas vertentes. Os autores fizeram questão de expor sua visão crítica, mas ao mesmo tempo apresentando as diversas possibilidades de discussão de temáticas como dominação masculina, estupro, aborto, prostituição, representatividade política e outros. É um livro bem escrito e essencial para quem quer entender a conexão entre feminismo e política.

sembarizon 24/04/2022

feminismo e política
o livro não possui uma leitura fácil, necessitando de atenção redobrada e, muitas vezes, uma retomada no parágrafo. é a primeira obra que leio nesse gênero e pretendo me aprofundar mais no assunto. apesar de trazer uma boa visão sobre as vertentes do feminismo, senti uma lacuna em vários momentos sobre a inserção de pessoas da comunidade LGBTQIA+, principalmente das mulheres trans. gostei do livro e até pretendo lê-lo de novo para enxergar pontos que não são possíveis em uma primeira leitura.

Félix 01/04/2022

O livro é curto mas pensa num trem demorado de ler. Não é tão simples de entender, é um conjunto de informações e opiniões de outros escritores o que é meio chato de ler.
Os capítulos são: feminismo e a politica, o publico e o privado, justiça e família, a igualdade e a diferença, a identidade e a diferença, gênero e a representação politica, autonomia dominação e opressão, o debate sobre aborto, o debate sobre pornografia, o debate sobre prostituição, conclusão a politica do feminismo. Traz muitos temas, até consideraria um bom inicio de leitura sobre feminismo mas é tão difícil de ler, tem outras obras que abordam os mesmos temas muitos mais fáceis de ler e mais completos. Então, se quer começar com esse vai no cuidado, vê um vídeos antes, pesquisa bastante, esse livro traz muitas referencias e fontes o que é muito bom para estudar a fundo algum tema.

NatiPiccoli 12/01/2022

Boa introdução ao tema
Uma leitura bem introdutória sobre os principais temas debatidos no feminismo. Recomendaria super esse livro pra quem quer começar a entender mais sobre... Mas é bem introdutório mesmo, assim como se propõe a ser

Obs: tem algumas partes que acho que pode ser complicado pra quem tá começando a ler livros políticos

Camila.Nunes 02/01/2022

Feminismo e política
Algumas mulheres tão importantes para a luta feminista não foram citadas, como por exemplo: mulheres trans, mulheres deficientes, indígenas e gordas. E como a proposta do livro é sobre política e feminismo, não há como deixar de lado todas essas mulheres. Na verdade é mais uma crítica para uma próxima, possível, edição.

thaissdl 01/01/2022

é um livro que tem a linguagem mais puxada e rebuscada, mas tem muito conhecimento e muita informação

ana 24/08/2021

um dos melhores do assunto
indispensável pra quem quer entender sobre feminismo, bem fácil de ler e é isso nao tenho muito mais o que falar

Alê Ferreira 31/03/2021

Tudo é política
Feminismo e Política
Flávia Biroli e Luiz Felipe Miguel

Outro dia, enquanto lia este livro, fui surpreendida por um questionamento: qual a relação do feminismo com política?
E, enquanto meu marido e eu preparamos o café da manhã da família, reflito na leitura que fiz dos textos da Biroli e do Luiz Felipe, os quais exploram exaustivamente essa fórmula essencialmente entrincada, para responder que tudo é POLÍTICA.
A questão que se me apresenta, então é, porque o estranhamento ante a aproximação da reflexão de que o Feminismo, enquanto instrumento de construção do pensamento crítico, ante o modelo de opressão que se se impõe sobre as mulheres, inevitavelmente está imbricado em conscientização política e embates que devem ser travados no cenário da política.
Porque a perplexidade ante a o surgimento das demandas das mulheres no palco político?
Porque assustar-se com a possibilidade de reformulação das estruturas sociais a partir do olhar do feminismo?
Será porque, necessariamente, esse cruzamento do feminismo com a política, antes de ser anômalo, desponta com um panorama de transformação social de mudança das estruturas de poder ?
Feminismo não pensa apenas na aquisição de direitos políticos e ocupação de posições profissionais para as mulheres, mas isso, por si já é matéria de política; no entanto feminismo enquanto corrente teórica do pensamento político revolve todas as questões que estão na raiz da opressão de um grupo sobre outro e indiscutivelmente isso se faz com política.
Mas isso amplia sobremaneira a possibilidade de mulheres se envolverem em todas as questões estruturais para o sistema de dominação x opressão, isso passa pela interseccinalidade entre questões de gênero, raça e classe. Sim, feminismo e política não só estão relacionados, como esse é de fato o nosso lugar, porque o público e o privado, o pessoal e o político, tudo está interligado. Imperioso ocuparmos esse lugar.

"O feminismo, (na formulação de Young), é um conjunto de expectativas normativamente disciplinadas impostas ao corpo das mulheres por uma sociedade dominada pelos homens - e na perspectiva das mulheres é o substrato comum da experiência feminina nessa sociedade."

DrieleCouto 29/03/2021

Intenso
Um livro bem denso e reflexivo, principalmente pra mim que comecei a caminhar nesse universo a pouco tempo.

Cinara 17/03/2021

O título traz as questões que a teoria feminista tem tentado debater e mudar ao longo dos anos, mostrando que o feminismo é muito mais que um movimento social, é um movimento político.

Juliana.Moura 09/01/2021

Sou fã de carteirinha da Biroli e como sempre ela não deixa a desejar, esse livro é incrível! Por ser mais acadêmico tem uma leitura mais densa e traz discussões importantíssimas sobre a participação das mulheres na política.

valentina 06/08/2020

não é a leitura mais fácil do mundo, mas acredito que serve sim para o seu propósito de introdução ao pensamento feminista político. senti uma certa falta da parte dos autores, em especial em capítulos de Luis, de abordar a questão de pessoas lgbtq, principalmente de mulheres trans, e em momentos em que o assunto tratado dava uma grande abertura, para não dizer que pedia, essa consideração.
tirando esse fato, no geral foi um bom livro, valeu a pena a leitura

Ray 14/05/2020

Muito bim
Livro com informações muito necessárias pra entender a luta feminista. Recomendo