Lobo Mau

Resenhas - Lobo Mau

1 | 2 | 3 | 4

alicwnea 29/11/2023

Razoável
Não sou especialista nem nada, mas ouso dizer que essa escrita é completamente amadora e sensacionalista

emmanuel_arankar 13/10/2023

"Lobo Mau" de Nele Neuhaus

"Lobo Mau" é um romance policial fascinante, escrito por Nele Neuhaus e traduzido por Karina Jannini, que se destaca como o sexto volume da série Bodenstein & Kirchhoff. Embora compartilhe alguns personagens com "Branca de Neve Tem Que Morrer", os livros são independentes, o que significa que você pode apreciar "Lobo Mau" sem ter lido o volume anterior.

A trama começa com a descoberta de um corpo, uma adolescente, nas margens do rio Meno, nas proximidades de Frankfurt. Sua identidade permanece um mistério, e à primeira vista, parece ser a vítima de um trágico acidente relacionado a uma festa com álcool. No entanto, logo fica claro que há mais na história do que aparenta. Os pulmões da garota contêm água que não é do rio, e seu corpo mutilado esteve ali por vários dias, revelando indícios de um crime brutal.

Pia Kirchhoff e Oliver von Bodenstein, detetives já conhecidos pelos leitores de "Branca de Neve Tem Que Morrer", são chamados para investigar o caso. Eles se lançam na busca por respostas para desvendar quem é o responsável por prender, abusar e brutalizar a jovem. À medida que a investigação se desenrola, mais crimes emergem. Uma conhecida apresentadora de um programa sensacionalista sofre um terrível ataque, que envolve espancamento, estupro e ser trancada no porta-malas de seu próprio carro. Paralelamente, uma psiquiatra também enfrenta uma morte chocante.

A ligação entre esses crimes aparentemente desconexos logo começa a se desenrolar, revelando uma rede complexa de violência e corrupção que atinge a elite da sociedade alemã. O próprio departamento de polícia de Pia Kirchhoff é afetado pela corrupção, tornando a investigação ainda mais intrincada.

A narrativa de Nele Neuhaus é conduzida em terceira pessoa e se destaca pela perspectiva alternada de diversos personagens. Isso cria uma estrutura de múltiplas tramas que se desenrolam simultaneamente. O leitor se vê diante de uma verdadeira teia de enigmas, com diferentes partes do quebra-cabeça sendo reveladas aos poucos.

O livro mergulha nos pensamentos e emoções dos personagens, revelando suas motivações e conflitos internos. Pia Kirchhoff, por exemplo, é apresentada como alguém que vê seu trabalho como uma forma de prestar respeito às vítimas, devolvendo-lhes um pouco de dignidade em suas mortes. A ideia de corpos sem nome e pessoas esquecidas a comove profundamente, motivando-a a buscar justiça.

No entanto, a leitura de "Lobo Mau" pode não ser tão rápida quanto a de "Branca de Neve Tem Que Morrer", uma vez que o início da história pode parecer um tanto nebuloso, com a interligação das diferentes tramas demorando um pouco a se tornar evidente. Isso pode desafiar o leitor a manter o foco, mas a paciência é recompensada, especialmente quando a tensão aumenta na reta final.

A autora não economiza nas descrições de cenas violentas, e é importante destacar que "Lobo Mau" contém conteúdo sensível relacionado à violência geral, estupro e pedofilia. Portanto, é essencial estar preparado para lidar com esses temas ao ler o livro.

Um aspecto notável de "Lobo Mau" é a maneira como Nele Neuhaus desenvolve a trama, interligando as narrativas e mantendo o suspense até o desfecho. O mistério é habilmente construído, e a revelação gradual das conexões entre os diferentes eventos mantém o leitor ansioso para desvendar o enigma.

O título do livro, "Lobo Mau," é uma referência ao conto de fadas de "Chapeuzinho Vermelho" e à figura do predador sexual que se esconde por trás de uma aparência normal. A autora explora esse tema de maneira sensível, focando nas vítimas e evitando detalhes explícitos, mas sem perder a profundidade do impacto emocional que tais crimes causam.

Além da trama de suspense, "Lobo Mau" também oferece uma crítica social afiada. Nele Neuhaus apresenta uma visão sombria da elite alemã, revelando uma cultura de depravação, violência e corrupção. A investigação de Pia e Bodenstein não se limita ao mundo do crime, mas penetra nas camadas mais profundas da sociedade, expondo uma realidade perturbadora que existe nas sombras.

O livro mergulha nas vidas pessoais dos detetives Pia Kirchhoff e Oliver von Bodenstein, revelando suas próprias lutas, dilemas e desafios. Eles não são apenas profissionais incansáveis na busca da verdade, mas também seres humanos com problemas e anseios pessoais. Esse aspecto torna os personagens mais tridimensionais, permitindo que o leitor se conecte com eles em um nível mais profundo.

Nele Neuhaus demonstra habilidade em explorar temas complexos e obscuros. A história vai além do típico mistério de assassinato e mergulha nas profundezas perturbadoras da psique humana e da sociedade corrupta. O livro questiona não apenas quem cometeu os crimes, mas por que a sociedade permite que tais atrocidades aconteçam.

Para os fãs do gênero de romance policial, "Lobo Mau" é uma leitura imperdível. A narrativa cativante, personagens bem desenvolvidos e reviravoltas surpreendentes mantêm os leitores presos do início ao fim. No entanto, é importante estar ciente do conteúdo sensível e violento que o livro aborda.

Em resumo, "Lobo Mau" é uma obra intensa e emocionante que explora temas sombrios, mergulhando na psicologia dos personagens e na corrupção que permeia a sociedade. Nele Neuhaus demonstra seu talento na criação de thrillers policiais profundos e impactantes. Se você está disposto a enfrentar um mergulho profundo em uma narrativa de suspense e drama policial, "Lobo Mau" é uma escolha excelente.

Beto37 17/01/2023

Um bom suspense policial!
O enredo é cativante. Por se tratar de uma temática tão problemática no dia a dia (apesar de ser ficção, na realidade acontece muito, infelizmente), contém gatilhos. Todos os Plot Twist foram bons em si. Tudo bem construído e se encaixou perfeitamente. Há tbm muitas questões em pauta, como injustiça, negligência de oficiais da lei, violência, tortura física e psicológica, lobos disfarçados de cordeiros, problemas e segredos familiares... tudo isso me trouxe reflexão sobre a cegueira de confiar demais nas pessoas, sem saber de suas reais pretensões, independente de qual grau de proximidade ela tenha em sua vida, e enfim, parabenizo a autora. Não quis classificar a obra como "perfeita", pois, eu particularmente achei desnecessário a quantidade de personagens existentes; isso fez com que eu ficasse perdido algumas vezes, então teve um pequeno exagero aí... Entretanto, indico para quem quiser ler. Creio eu que não se arrependerão.

Loren Fernandes 26/12/2022

Lobo Mau
Em Lobo Mau somos apresentados à diversos personagens intrínsecos e aparentemente desconexos, que pouco a pouco ganha vida e forma.. Tudo e todos estão ligados e um crime hediondo acontece deixando todos no departamento criminal estarrecidos e profundamente incomodados com tamanha a brutalidade do mesmo!
Neste volume temos mais uma vez Pia e Bodenstein dando o ar da graça e nos envolvendo em suas vidas e nas investigações que vão se desenrolando.. O tempo é curto e parece que estão distante de encontrarem o "Lobo Mau".

Tudo começa com Alina acordando confusa e sem lembrar onde estava ou como foi parar ali no Meno. A única certeza da jovem é de ter vomitado, estar sem seu celular, descalça e ter ingerido grande quantidade de álcool. Ao olhar ao redor e procurar seus amigos, percebe Alex ladeira abaixo; ao se aproximar não consegue acordar seu amigo desmaiado e percebe um corpo sem vida que aparentemente é de Mia, sua amiga.. O horror toma conta de si que tem em seu único desejo esquecer tudo que viu!

Em outro local encontra-se um ex-presidiário que aceita dinheiro em troca de pequenas consultorias jurídicas para aqueles que se envolve em problemas com alguma autoridade.. No passado ele já foi bem sucedido, porém perdeu tudo e foi parar na prisão.. motivo? Descubram lendo! Ele recebe uma ligação sem identificação informando sobre uma reportagem na tv sobre o caso de Alina e seus amigos.. E a raiva e medo toma conta de si, pois acredita que em pouco tempo a polícia estará batendo em sua porta! Toma providências e atitudes estranhas que deixará o leitor pensativo! Ele também observa uma vizinha adolescente e combina com ela de omitir de seus pais onde irá passar a noite!

Fernanda.Ceccon 11/09/2022

Bom livro, história bem amarrada e fluída. Aborda com maestria um assunto tão pesado quanto a pedofilia e suas consequências, leitura que vale a pena.

Graziele.Rodrigues 17/07/2022

Gostei do plot twist, os personagens principais também gostei, e os temas que é abordado causa bastante gatilho, gostei, mas percibei que gosto mais de triler que não tem haver com polícias, investigações coisas assim

Duda 09/03/2022

É um suspense policial muito bom!
O que me introduziu no gênero, acho. É surpreendente e sabe prender o leitor na história muito bem. Infelizmente, retrata uma realidade comum, o que é extremamente triste.

Clau Melo 27/02/2022

Trama bem pesada!!!
Li Branca de Neve Tem Que Morrer - Bodenstein & Kirchhoff #04 e adorei!
Adorei ainda mais Lobo Mau - Bodenstein & Kirchhoff #06.
A trama é bem pesada!
Terminei a leitura e quase surtei pois preciso saber o que vai acontecer com certa personagem!
É uma pena que apenas estes dois tenham sido publicados no Brasil.

dandy 01/11/2021

Nele mais uma vez prometeu e cumpriu!
Acho que antes de mais nada se você for sensível a certos assuntos pesados, é bom você pensar duas vezes antes de ler Lobo Mau. Não sei se chega a ser gatilho, ja que Nele Neuhaus tratou do assunto com bastante seriedade e sensibilidade, ao menos ao meu ver.

Houve momentos em que prendi a respiração sem saber, foi tantos plots twists (ou não tanto assim eu sinceramente não sei dizer pq olha meus amigos o negocio foi TÃO intenso que eu to MUITO mexida) que quando eu comecei a entender as coisas eu ainda conseguir ficar chocada com as revelações. O que é de se esperar das aventuras de Pia e Oliver.

Graças ao meu pouco tempo de ócio eu demorei mais do que esperado para finalizar a leitura. Esse é a segunda obra de Nele Neuhaus que eu leio e sendo sincera ela parece se superar, mal posso esperar pra ler seus outros trabalhos!
Os fãs de suspense policial definitivamente deveriam ler Lobo Mau!

Suellen 09/07/2021

Muito bom! 4,5??
Comecei esse livro mesmo sabendo que a ordem de leitura estava errada só porque fiquei fascinada por ?Branca de Neve tem que morrer? e esse era o outro livro traduzido da autora. É importante saber que perdemos 2 anos da vida dos investigadores porque não temos o livro 5 traduzido, mas pelo que pude notar, nada mudou tanto assim e deu pra acompanhar muito bem.

Esse livro tem um tema pesado que é o abuso de crianças e a rede de pedofilia, tive uma sensação ruim lendo algumas cenas por ver ali uma realidade retratada. Então é um aviso de gatilho.

Pia tem maior protagonismo nesse livro que Bodenstein que tem o ponto de vista aparecendo um pouco no início-meio do livro e depois só no finalzinho, não sei se gostei muito disso. Porém, gostei muito de saber mais sobre Pia e os outros investigadores.
E teve uma prisão aí que me surpreendeu, só que não tanto, acho que sempre tive uma suspeita...

mere 11/06/2021

Um dos melhores livros que li esse ano.
Um começo um pouco confuso, com muitos personagens. Mas no decorrer da história vão se encaixando.
Livraço.
Um livro que trata sobre pedofilia, mas que apesar dos horrores do tema , consegue nos fazer entender sem nada explícito.
Super recomendo.

Mitty 24/04/2021

Tem que ter estômago
Uma história pesada e densa com o tema mais sensível que já vi em um livro policial (que, tudo bem, não foram taantos assim). É compreensível que a brutalidade descrita não está lá para chocar e sim para relatar o que realmente acontece, te dando um sentimento pesado de realização que... Isso é/real/. Esses crimes acontecem todos os dias e nem ficamos sabendo. Narrativa inteligente, se não um pouco fria. Desfecho bom e agridoce, coerente com o tema retratado.

Aviso de gatilhos: abuso sexual, pedofilia, tortura

Rafa 15/04/2021

🐺 Uma adolescente é encontrada morta no rio Meno, nos arredores de Frankfurt. Sua identidade é um mistério. Aparentemente, ela é a terceira vítima de uma festinha regada a álcool que terminou tragicamente, mas a polícia descobre que a água nos pulmões da garota não é do rio, e que seu cadáver mutilado está ali há dias. Pia Kirchhoff e Oliver von Bodenstein trabalham para descobrir quem aprisionou, estuprou e brutalizou a jovem. Enquanto isso, mais crimes acontecem: a apresentadora de um programa de TV sensacionalista é espancada, estuprada e trancada no porta-malas de seu próprio carro e uma psiquiatra sofre uma morte terrível. Mas talvez seja tarde demais para ela e Oliver descobrirem quem é o lobo mau.

🐺 Um dos maiores méritos de Lobo Mau é como a autora consegue conectar histórias que num primeiro momento parecem que não tem relação alguma. E com isso ela acaba dando origem a uma trama muito robusta e surpreendente em alguns momentos!!

🐺 Nesse livro ela acaba tratando de temas bem delicados, com cenas fortes, mas que são necessárias para que possamos entender que tudo o que está acontecendo ali é não é nada simples. Ela não foca muito no desenvolvimento dos personagens em si, com exceção da "Chapeuzinho Vermelho". As atenções acabam ficando mesmo para o enredo que é apresentado e como os segredos ali contidos podem levar à solução de todo o mistério.

🐺 Achei o começo do livro bastante arrastado e isso me incomodou. Ela só foi contando histórias e parecia que não chegaria a lugar algum. Por isso não dei nota máxima pro livro. A partir do primeiro plot, aí o livro melhorou bastante e a leitura fluiu enormemente!!! O final, pra mim, foi bem montado e explicado!! O que me faz recomendar a leitura do livro!!

1 | 2 | 3 | 4