Lobo Mau

Lobo Mau Nele Neuhaus

Resenhas - Lobo Mau

1 | 2 | 3 | 4

Sueli 23/04/2015

Pai Nosso Que Estás No Inferno!
Nada, absolutamente nada poderia me preparar para o impacto que foi ler este livro!
Adoro policiais, afinal cresci lendo os livros de Agatha Christie, enquanto minhas amigas liam fotonovelas. E, como de repente todos os romances me pareceram iguais, resolvi que, por algum tempo, eu voltaria o meu interesse literário para outros gêneros, mas com a esperança que um dia eu consiga voltar para os meus amados contos de fadas para adultos carentes!
Tomada a minha decisão, escolhi os livros da Nele Neuhaus já que fui fisgada pelos títulos que não combinam em nada com o gênero policial. Com esses títulos, eu imaginava que seriam suspenses leves e ligeiros, algo entre Andrea Camilleri – meu adorado – e, a própria Agatha Christie. Claro que eu não poderia estar mais longe da verdade! Caí na perfeita armadilha dessa escritora tão genial quanto cruel, e que não tem o menor escrúpulo em mortificar seus leitores.
Veja bem, a relação autor/leitor é construída das mais diferentes formas. Enquanto, um escritor passa a ser endeusado por alguns, pode ser desprezado por outros, e tentar entender esse fenômeno é pura perda tempo, pois tudo vai depender do momento de cada leitor, da forma como as palavras cuidadosamente, ou não, construídas por essas pessoas que se entregam a esse belíssimo ofício, caem na imaginação do leitor como pequenas sementes, que germinarão e construirão os cenários onde podemos desfrutar de momentos de variados graus de sentimentos e intensidade.
Nele Neuhaus não nos leva para cenários abstratos ou sedutores, muito longe disto! Neuhaus nos mostra a realidade nua e crua, com seres humanos em seus piores momentos...
Em “Branca de Neve Tem Que Morrer”, acompanhamos os horrores causados pela inveja e a hipocrisia, mas em “Lobo Mau” temos seres humanos absolutamente abjetos em suas trajetórias obsessivas e pervertidas.
Não sou resenhista, eu com os meus comentários quero apenas transmitir a sensação que a leitura me trouxe, e Lobo Mau apesar de estupendo e impactante foi um dos livros mais cruéis que já li.
Estupendo e bem construído, porque é impossível abandoná-lo. Neuhaus escreve seus romances com cenas curtas e fragmentadas, onde a ação vem em pequenas doses, e a princípio sou lançada em um vórtice de acontecimentos ininteligíveis e até onde posso imaginar independentes. Mas, é claro que não são, e é aí que está a cilada, o truque de Nele Neuhaus.
E, eu sou atraída para esse imenso quebra-cabeça onde a violência jorra em doses elevadas fazendo com que eu me sinta constantemente ameaçada, sem que haja nenhum ponto de retorno ou chance de que eu possa abandonar esta história, mesmo que me sinta trêmula e a beira das lágrimas a cada capítulo...
Começar a ler um livro de Nele Neuhaus é uma viagem de terror absoluto e sem retorno.
Sou uma leitora independente, não crio vínculos com o autor, mas com a sua obra. E, por este motivo, procuro ler tudo que ele tenha escrito.
Eu corro atrás, compro seus livros, coleciono suas séries, pois sei que se ele me emocionou em algum momento, confio que voltará a fazê-lo outras vezes, por isso, nem dou bola para o caso de não gostar de algo escrito por este mesmo autor - o que nem de longe se aplica a Nele Neuhaus! Eu apenas espero o próximo livro, e sem dúvida nenhuma estarei esperando ansiosamente pelo próximo lançamento da série Bodenstein & Kirchhoff, que vem sendo absurdamente desmembrada pela Editora Jangada.
E, como Lobo Mau é o sexto volume da série, conclui-se que mesmo com o sucesso de Branca de Neve, a Editora Jangada, teve a cara de pau de pular o livro entre os dois lançamentos nacionais.
Observação – Não sei se pelo fato de ter lido Branca de Neve, confesso que em Lobo Mau não senti tanto a falta dos volumes anteriores. Embora, em minha opinião, acredite que é um ato de extrema crueldade intelectual a não publicação da série na sua integralidade!
Kau 23/04/2015minha estante
Me deixou animada pra ler essa autora Su, amei a resenha

Sueli 23/04/2015minha estante
Kausinha, eu li alguns comentários seus a respeito do desconforto por causa da forma como os livros foram tratados pela editora. Na verdade, o problema aparece mais em Branca de Neve, em Lobo Mau ele é quase inexistente. Portanto, leia sem susto! Ou melhor, deixe os sustos para a sequência interminável de cenas impactantes de Lobo Mau!
Bjks e obrigada pelo comentário ;)

Kau 24/04/2015minha estante
Eu serei sincera com vc viu, me incomoda tremendamente o modo que os livros policiais são lançados aqui no brasil, por não serem na ordem, apesar de saber que a maioria dá pra ler paralelo, eu sou neurótica quanto a ler as coisas na ordem kkkk

Sueli 24/04/2015minha estante
Sabe o que me incomoda, Kauzinha - agora eu grafei corretamente ;) ! O descaso com que os leitores são tratados no Brasil! Tenho certeza que algo assim jamais ocorreria em um país de primeiro mundo. Mas, dê uma chance para Nele Neuhaus. Eu acho que você vai gostar!
Bjks

Ju 24/04/2015minha estante
Oi Sueli! Ganhei o livro Lobo Mau. Vi que vc escreveu que não sentiu falta dos anteriores. Não é continuação então? Dá para ler de forma independente? Bj

Sueli 24/04/2015minha estante
Ju, como eu escrevi, talvez eu não tenha sentido tanta falta dos livros anteriores por ter lido "Branca de Neve Tem Que Morrer" antes... Na ação propriamente dita não vai fazer nenhuma diferença, mas no contexto geral dos personagens fixos da série, eu acho que pode causar um certo desconforto, principalmente porque fatos importantes acontecem em "Lobo Mau" que irão interferir na leitura dos volumes anteriores... Aconselho que caso você tenha oportunidade, leia "Branca de Neve" em primeiro lugar, ok?
Bjks

Ju 24/04/2015minha estante
Obrigada pela dica! :)

Beth 21/12/2015minha estante
Excelente resenha, concordo com todos os comentários. Só discordo na opinião sobre "Branca de Neve", pois desse não gostei muito.

Caroline.Demantova 16/06/2016minha estante
Iniciei a leitura de Lobo Mau, mas confesso que não consegui ainda sair da página 30. Sou uma leitora voraz e fiel, mas estou achando o livro muito arrastado. Como você também cresci lendo Agatha Christie enquanto minhas amigas liam Poliana e me apaixonei pela literatura policial, tanto é que acabei trabalhando na área jurídica criminal. Li Branca de Neve, gostei, mas não achei nada de mais, e não leria novamente, como faço com os livros que eu realmente amei, depois de alguns anos. Sinto falta da literatura policial ágil de Agatha Christie que vai direto ao ponto, sem perder tempo com fatos que não interessam na história. Hoje os livros policiais escandinavos estão na moda: mas como eu disse são bons, mas não são ótimos e não me dão vontade de reler, nem de indicar para outras pessoas, pois perdem tempo demais com fatos secundários que não interessam na trama principal. Mas como é difícil eu desistir de um livro, acho que somente desisti de dois na vida, vou insistir e vou tentar ler até a trama esquentar.

Caroline.Demantova 22/06/2016minha estante
Agora o livro empolgou e estou gostando

Adiel.Guimaraes 25/09/2020minha estante
Sueli seria possível me informar quantos livros são dessa série e qual é à ordem, ótima resenha fiquei bem curioso para conhecer a história parabéns!!!

Sueli 28/09/2020minha estante
Adiel.Guimaraes você poderá encontrar a lista completa, eu imagina, nesse link do Goodreads - https://www.goodreads.com/series/72777-bodenstein-kirchhoff.
Obrigada, volte sempre!

Adiel.Guimaraes 28/09/2020minha estante
Valeu!!!

Mariane 15/10/2020minha estante
Amo os livros deste autor !

Suellen 09/07/2021

Muito bom! 4,5??
Comecei esse livro mesmo sabendo que a ordem de leitura estava errada só porque fiquei fascinada por ?Branca de Neve tem que morrer? e esse era o outro livro traduzido da autora. É importante saber que perdemos 2 anos da vida dos investigadores porque não temos o livro 5 traduzido, mas pelo que pude notar, nada mudou tanto assim e deu pra acompanhar muito bem.

Esse livro tem um tema pesado que é o abuso de crianças e a rede de pedofilia, tive uma sensação ruim lendo algumas cenas por ver ali uma realidade retratada. Então é um aviso de gatilho.

Pia tem maior protagonismo nesse livro que Bodenstein que tem o ponto de vista aparecendo um pouco no início-meio do livro e depois só no finalzinho, não sei se gostei muito disso. Porém, gostei muito de saber mais sobre Pia e os outros investigadores.
E teve uma prisão aí que me surpreendeu, só que não tanto, acho que sempre tive uma suspeita...

dandy 01/11/2021

Nele mais uma vez prometeu e cumpriu!
Acho que antes de mais nada se você for sensível a certos assuntos pesados, é bom você pensar duas vezes antes de ler Lobo Mau. Não sei se chega a ser gatilho, ja que Nele Neuhaus tratou do assunto com bastante seriedade e sensibilidade, ao menos ao meu ver.

Houve momentos em que prendi a respiração sem saber, foi tantos plots twists (ou não tanto assim eu sinceramente não sei dizer pq olha meus amigos o negocio foi TÃO intenso que eu to MUITO mexida) que quando eu comecei a entender as coisas eu ainda conseguir ficar chocada com as revelações. O que é de se esperar das aventuras de Pia e Oliver.

Graças ao meu pouco tempo de ócio eu demorei mais do que esperado para finalizar a leitura. Esse é a segunda obra de Nele Neuhaus que eu leio e sendo sincera ela parece se superar, mal posso esperar pra ler seus outros trabalhos!
Os fãs de suspense policial definitivamente deveriam ler Lobo Mau!

Simone de Cássia 25/01/2021

É um livro interessante sim, não nego, mas não me despertou essa empolgação que vi nas resenhas de outros leitores. A temática é forte e foi bem desenvolvida, mas vi muita enrolação; não me agrada quando uma mesma informação é repetida várias vezes, pois me passa a ideia de criar mais páginas sem necessidade. Os personagens também não me cativaram, não me identifiquei com eles. E teve um par romântico que surgiu ali que achei sem propósito nenhum, algo do estilo "nada a ver" com "de onde saiu isso". O livro só me prendeu a atenção pela força da similaridade com a realidade. Enfim, não é ruim, mas não me conquistou.

mere 11/06/2021

Um dos melhores livros que li esse ano.
Um começo um pouco confuso, com muitos personagens. Mas no decorrer da história vão se encaixando.
Livraço.
Um livro que trata sobre pedofilia, mas que apesar dos horrores do tema , consegue nos fazer entender sem nada explícito.
Super recomendo.

Rafa 15/04/2021

🐺 Uma adolescente é encontrada morta no rio Meno, nos arredores de Frankfurt. Sua identidade é um mistério. Aparentemente, ela é a terceira vítima de uma festinha regada a álcool que terminou tragicamente, mas a polícia descobre que a água nos pulmões da garota não é do rio, e que seu cadáver mutilado está ali há dias. Pia Kirchhoff e Oliver von Bodenstein trabalham para descobrir quem aprisionou, estuprou e brutalizou a jovem. Enquanto isso, mais crimes acontecem: a apresentadora de um programa de TV sensacionalista é espancada, estuprada e trancada no porta-malas de seu próprio carro e uma psiquiatra sofre uma morte terrível. Mas talvez seja tarde demais para ela e Oliver descobrirem quem é o lobo mau.

🐺 Um dos maiores méritos de Lobo Mau é como a autora consegue conectar histórias que num primeiro momento parecem que não tem relação alguma. E com isso ela acaba dando origem a uma trama muito robusta e surpreendente em alguns momentos!!

🐺 Nesse livro ela acaba tratando de temas bem delicados, com cenas fortes, mas que são necessárias para que possamos entender que tudo o que está acontecendo ali é não é nada simples. Ela não foca muito no desenvolvimento dos personagens em si, com exceção da "Chapeuzinho Vermelho". As atenções acabam ficando mesmo para o enredo que é apresentado e como os segredos ali contidos podem levar à solução de todo o mistério.

🐺 Achei o começo do livro bastante arrastado e isso me incomodou. Ela só foi contando histórias e parecia que não chegaria a lugar algum. Por isso não dei nota máxima pro livro. A partir do primeiro plot, aí o livro melhorou bastante e a leitura fluiu enormemente!!! O final, pra mim, foi bem montado e explicado!! O que me faz recomendar a leitura do livro!!

Mitty 24/04/2021

Tem que ter estômago
Uma história pesada e densa com o tema mais sensível que já vi em um livro policial (que, tudo bem, não foram taantos assim). É compreensível que a brutalidade descrita não está lá para chocar e sim para relatar o que realmente acontece, te dando um sentimento pesado de realização que... Isso é/real/. Esses crimes acontecem todos os dias e nem ficamos sabendo. Narrativa inteligente, se não um pouco fria. Desfecho bom e agridoce, coerente com o tema retratado.

Aviso de gatilhos: abuso sexual, pedofilia, tortura

Clau Melo 27/02/2022

Trama bem pesada!!!
Li Branca de Neve Tem Que Morrer - Bodenstein & Kirchhoff #04 e adorei!
Adorei ainda mais Lobo Mau - Bodenstein & Kirchhoff #06.
A trama é bem pesada!
Terminei a leitura e quase surtei pois preciso saber o que vai acontecer com certa personagem!
É uma pena que apenas estes dois tenham sido publicados no Brasil.

Graziele.Rodrigues 17/07/2022

Gostei do plot twist, os personagens principais também gostei, e os temas que é abordado causa bastante gatilho, gostei, mas percibei que gosto mais de triler que não tem haver com polícias, investigações coisas assim

PsicoThriller 10/03/2021

Uma boa história
Se você gosta de suspense com uma boa história esse livro é uma excelente pedida pra você.

Lento em alguns momentos, com bastante ênfase na vida dos detetives e muitos personagens, pode ser cansativo à alguns leitores.

Entretanto, no final a autora consegue amarrar todas as pontas soltas e criar um final digno.

Não espere grandes surpresas nesse livro, adivinhei várias das reviravoltas, mas isso não o torna um livro ruim.

Recomendo a leitura!

Aline 18/03/2015

Impactante!
Impactante! Essa é a palavra que define bem esse livro.

Uma adolescente desconhecida é encontrada às margens do Rio Meno. Muitos dias se passam desde a morte e a investigação anda a passos de tartaruga, por mais dedicados que fossem, Pia, Bodenstein e sua equipe não conseguem um rumo certo nas investigações. O caso parece cada vez mais difícil de ser solucionado a cada dia que passa. Os dias vão passando, personagens vão aparecendo e contratempos acontecendo.

"(...)Se abrisse espaço para os demônios do medo em sua vida, eles se tornariam poderosíssimos." Pág. 85

Muitos personagens com suas próprias histórias, que no início me confundiram um pouco, mas em determinado ponto da história, todas as ligações entre os personagens ficam evidentes e aí tudo começa a fazer sentido. Lobo Mau é o tipo de livro que tem que ser lido com bastante atenção, para não perder nenhum detalhe. A história foi tão bem conduzida, que em momento algum a leitura se torna cansativa, pelo contrário, Nele Neuhaus nos instiga a ler e a querer descobrir cada vez mais. Em determinado momento me peguei pensando "Como é que eu não pensei nisso antes?".

Suspense policial de primeira, com enredo bem embasado e entrelaçado, sem deixar pontas soltas. A autora conseguiu conduzir a história com maestria e genialidade. Com um tema delicado e chocante, pedofilia, Nele Neuhaus nos conduz pela história, de maneira leve e sutil, sem descrições muito pesadas, minimizando assim o impacto das cenas brutais sobre nós. A trama é um verdadeiro quebra-cabeças, onde todas as peças vão se encaixando pouco a pouco.

"O sino da igreja vizinha bateu 11 vezes, e, de repente, Hanna teve um mau pressentimento. Hesitou." Pág. 125

"(...) Tudo corria tão rápido que nem teve tempo de sentir medo." Pág. 165

Narrado em terceira pessoa, o livro em sua maior parte traz acontecimentos do presente e em determinados momentos nos apresenta a narrativa em primeira pessoa de uma criança que é abusada e violentada pelo pai e seus amigos, e o pai lhe dissera que se contasse para alguém o Lobo Mau viria lhe pegar.
O livro traz à tona temas como abuso e violência infantil dentro e fora do âmbito familiar. A história me deixou pensando em quantas crianças não passam por esse terror diariamente, em todo canto do mundo, e muitas vezes as pessoas próximas não fazem nem ideia.
Personagens marcantes, com personalidades fortes e características comuns à todos nós: Pia Kirschoff, determinada, corajosa e dedicada ao trabalho; seu chefe, Oliver von Bodenstein; Hanna Herzmann, a arrogante e totalmente sem escrúpulos apresentadora de tv, que não se preocupa com ninguém a não ser consigo mesma e o ibope do seu programa; o misterioso Kilian Rothemund; Markus Maria Frey, o promotor interessado nas investigações, Emma, grávida, com uma filha pequena, mora com os sogros e não entende porque o comportamento da filha muda drasticamente de uma hora para outra; entre outros.

"Os olhos de Hanna se fecharam, seu espírito se retirou da realidade insuportavelmente ofuscante para a paisagem crepuscular de um mundo intermediário, no qual era saudável, feliz e... apaixonada." Pág. 370

"(...) Sempre fora uma pessoa que presisava de ordem na vida, de rituais e portos-seguros. Tinham lhe roubado tudo isso, nada havia restado a não ser sua própria vida, que já não valia muito." Pág. 423

O fato é que como todo bom suspense policial, desperta o detetive que tem dentro de cada um de nós, e me deixou o tempo todo procurando evidências e tentando desvendar o culpado.

Quem é fã de um bom suspense policial, não pode deixar de ler Lobo Mau!

site: http://literalizandosonhos.blogspot.com.br/2015/03/resenha-lobo-mau-nele-neuhaus.html

Priscila 09/02/2021

Lobo Mau
Um começo estranho pra mim, muita ponta solta, diverso personagens que me pareciam não ter relação um com o outro, estava me arrastando na leitura até uns 35%. Mas insisti e lá pelos 55% começou a fazer sentido, com algumas coisas se encaixando. Daí pra frente foi devidamente devorado! E o final foi com tudo bem amarradinho e cada um daqueles personagens fez todo o sentido.
Primeiro que leio da autora, já aguardo outros e super indico esse! Apesar do tema de pedofilia que algumas pessoas se sentem desconfortáveis em ler, não há nada explicito no texto, é direto e ao mesmo tempo não é descritivo nessas passagens. Deixa para o leitor o entendimento e a imaginação através dos relatos, com jogo de palavras.

1 | 2 | 3 | 4