Antologia Poética

Antologia Poética Olavo Bilac

Resenhas - Antologia Poética

melo 06/02/2024

Leitura muita rebuscada, tive q ler e reler cada página umas 5 vezes pra ter certeza do que tava lendo, porém depois de ler e reler eu fui pegando o jeito, recomendo somente pra quem lê esse tipo de leitura toda hora, não é pra qualquer um

7aura 13/01/2024

Desafiador e brilhante
Tenho preconceito contra o Parnasianismo porque adoro a Primeira Geração Modernista, a qual é indubitavelmente oposta a Olavo Bilac.
Entretanto, a escrita clássica greco-romana, as rimas ricas e o patriotismo romântico são pontos que gosto de resgatar de vez em quando.
Ler Olavo é ter a certeza que somos todos analfabetos e insensíveis no tocante à língua portuguesa. É um desafio agradável.

Esdras 23/12/2023

A leitura que menos gostei em 2022. Temos de admitir isso também. Leitura muito rebuscada.

Poucas poesias me prenderam. Fiz o que não tenho feito com obras que não curto: continuei até o fim, na insistência.

Ray 04/12/2023

04/12/2023

Eu estou em uma vibe de ler poesias e essas leituras estão sendo muito importantes para mim.
Acalenta o coração e a alma.

Amanda | @luzemlivros 28/06/2023

?[?] Direis agora: ?Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?

E eu vos direi: ?Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas.?

Li esse livro há muitos anos e este sempre foi um dos meus poemas favoritos dele. Mesmo depois de uma releitura, continua sendo. ?? Poesia tem um poder incrível de me reconfortar.

Iasmin 22/06/2023

Certo Perdeste o senso!? E eu vos direi, no entanto.
Meu primeiro contato com Olavo Bilac, eu simplesmente devorei esse livro. Poemas diversos e cheios de paixões. Gostei bastante!

skuser02844 10/06/2023

Antologia poética
Gosto de pensar que o poeta desnuda sua alma em sua poesia. E Olavo tem uma alma romântica. Dessas à moda antiga. Sensível, infante e que pulsa beleza. Mas não pense que esse despir é incomplexo. Pois não o é. Mas é lindo e vale a pena cada descoberta.

Charleees 27/03/2023

Minha segunda leitura finalizada de 2016 não poderia ter sido melhor.

Olavo Bilac é um poeta completo, nessa pequena (grandiosa) coletânea, além dos poemas mais conhecidos do autor o organizador Paulo Hecker Filho nos brinda com alguns poemas infantis que são um amorzinho.
Uma leitura essencial

- "Solta-me covarde!
Deus me deu por gaiola a imensidade
Não me roubes a minha liberdade...
Quero voar! voar!..."

Olavo Bilac | Poesias Infantis | O pássaro cativo
* Resenha Janeiro de 2016

Gabriel Dummer 22/02/2023

Poesia
Acho muito difícil de explicar a poesia. Cada estrofe expira a alma de um momento singular do autor, em suas emoções, pensamentos e palavras. Por algumas das poesias, meu olhar se perde em uma profundeza vazia de sentidos. Em outras, as palavras dançam e ecoam em sentimentos afins. Às vezes procuro por sentidos e acabo perdido em rimas. Não é fácil traduzir poesias, ou dar estrelas a uma qualidade que se faz na abstração de um momento de atenção, de sensação, de leitura. Seja como for, "só quem ama pode ter ouvido capaz de ouvir e entender estrelas".

manuelly 19/01/2023

os sonetos são maravilhosos. há quem discorde, mas eu, particularmente, acho fascinante a maneira que o olavo se conecta com as palavras e consegue transmitir tanta delicadeza para o leitor.
ótima antologia!

Dd/Ju 17/01/2023

A estranheza e o cansaço do primeiro contato com a poesia
Não sei se foi de Olavo Bilac que uma professora minha falou sobre. Ela disse que os poemas eram bem complicados e complexos. Bom, nesse primeiro (mas nem tanto) contato com a poesia eu não consigo estabelecer tanto afeto, talvez por identificar em grande parte dos poemas o tema do amor/paixão, que são coisas que não me causam muito efeito. Os principais marcos dessa antologia poética para mim são "O Caçador de Esmeraldas" e "O pássaro cativo", os temas da liberdade, do desejo (sem ser o carnal) ambição, morte, etc. Isso eu acho bem interessante, complexo, bonito e trágico.
Não desisto da poesia, vou continuar buscando livros do tema e mergulhando neles.

Alberto 17/01/2023

Flor do Lácio
Esta coletânea de poemas do Olavo Bilac é bem variada, alguns deles são românticos, outros melancólicos, mas todos, pelo texto arcaico, exigem atenção e até um dicionário ? a vantagem de ler no Kindle é selecionar a palavra e ver seu significado. Por sinal, o livro está disponível no Kindle Unlimited.

Meu poema favorito é o bem conhecido Língua Portuguesa ? aquele que começa com "Última flor do Lácio, inculta e bela" ?, mas gostei de algumas passagens da Via Láctea (são 35 poemas), do Remorso e dos Poemas Infantis.

Luiza 16/01/2023

Não me agradou muito
Eu juro que tentei ser mente aberta e conhecer novos tipos de escrita, mas a do Olavo em si é um tanto complexa, cheia de termos antiquados para os dias atuais, na minha opinião. Em muitas poesias fiquei me perguntando sobre o que eu lia ?

Pra não dizer que nada me agradou.. algumas poesias sobre paixão, amor, me chamaram bastante a atenção, gostei. E a sessão dos infantis também ?? A primeira sobre o pássaro, uma graça.

Jaque.Waldow 12/01/2023

Relendo minhas poesias favoritas da adolescência ??
Olavo, ahh o Olavo!

Ele brinca e rima as palavras de uma forma tão incrível! Porém isso pede um ritmo diferente de leitura... Mais paciente, mais pausado...

Foi legal ler novamente minhas poesias favoritas e lembrar dos momentos que eu as recitava. Mais legal ainda perceber que, o soneto que li a dez anos atrás hoje instiga sentimentos diferentes. Acho que poesia é sobre isso também, não?! :)

Davi Teixeira 09/01/2023

Antologia primorosa
Está é uma antologia cheia de romantismo e nacionalismo. Os sonetos de "Via Láctea" são uma obra prima, são belos, românticos e profundos... Os poemas infantis também são bonitos, principalmente o poema "O pássaro cativo".