Pequenices

Pequenices Domingos Pellegrini

Resenhas - Pequenices

Helô 27/11/2020

Grandes Pequenices
É uma leitura leve para a alma e quentinha para o coração. Em vários momentos, eu me peguei rindo e pensando na minha própria vida. Pareceu a mim mais uma autobiografia informal do que uma coletânea de crônicas. Me fez sentir nesta situação: um avôzinho, que gosta de sentar numa cadeira de balanço em volta de um espaço arborizado, com o som dos passarinhos ao fundo, compartilha comigo suas experiências de vida, família, amores e dissabores, enquanto o sol se põe lá atrás.

Paulo Silas 04/12/2014

Belo, modesto, sucinto e profundo nas pequenas coisas.
Como o título sugere, trata-se de uma reunião de diversas crônicas do autor, cada qual abordando as mais variadas "pequenices". Sim, "pequenices", aquelas coisas que acabam passando batido na vida, sem que se dê conta da grandiosidade e importância existentes no íntimo delas.

Em meio a correria de todos os dias, diante de diversos compromissos conturbados e agendas cheias, as coisas pequenas (muitas vezes aquelas que realmente importam) passam despercebidas. O autor busca resgatar e apresentar a importância destas "pequenices". O respeito para com o companheiro, o desfrutar de um momento com a família, o degustar de uma boa xícara de café, os pés descalços para sentir o gramado de verdade, enfim, os pequenos detalhes que fazem toda a diferença. Observando e focando nestas pequenas coisas, os reclamos diários daqueles pseudoproblemas ordinários triviais deixam de ter sentido, quando dá-se conta que a importância que é dada ao problema não existe, já que este é fomentado por culpa da própria pessoa.

Um belo livro. Belas crônicas onde evidenciadas são as pequenas coisas, as quais merecem maior atenção. E o autor contribui neste sentido, a fim de que o leitor passe a prestar mais atenção nas pequenices de todos os dias.

Recomendo!