Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC) no Brasil

Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC) no Brasil Valdely Ferreira Kinupp...

Resenhas - PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANC) NO BRASIL

Mauricio 04/08/2019

Descobrindo novos alimentos
Das 400 mil espécies de plantas que existem no mundo, cerca de 300 mil são comestíveis. E, destas 300 mil, consumimos apenas cerca de 200. E, a maioria das proteínas que consumimos e têm origem nas plantas vem de três cultivos: milho, arroz e trigo. Por que a humanidade se alimenta de apenas 0,06% das plantas comestíveis?

Outro dado é que das 20 frutas mais consumidas no Brasil, somente 3 são nativas, as outras vêm de outros países e regiões (exóticas).

Essa é uma das questões que inspiraram os autores Valdely Kinupp e Harri Lorenzi a escrever esse livro. Considerando que o Homem é o principal agente transformador dos ambientes, uma das melhores formas de preservarmos a biodiversidade das espécies é conhecermos e interagirmos com elas, através do uso diverso delas, principalmente na alimentação.

Esse livro é fundamental nesse aspecto e serve tanto para estudo técnico-científico como também para resgate da cultura e da culinária tradicionais que está se perdendo ao longo do tempo.
Há uma tendência mundial por alimentos livres de agrotóxicos, naturais, dieta vegetariana, vegana, produção urbana, etc - esse livro fornece uma ampla gama de informações que é muito útil a essa nova tendência mundial de consumo.
Para sair um pouco do convencional, de vez em quando leio, aprendo e até experimento alguma planta citada no livro.

vitoriamariast 17/06/2020

Ótimo livro para consultar espécies de PANC no Brasil
Ótimo livro para consultar espécies de PANC no Brasil, conta com um catálogo de imagens com as PANC de cada família botânica, seguido de possíveis receitas para se fazer utilizando as partes comestíveis dessas plantas.
Recomendado não somente para quem é da área, como também a todos, para que possamos nos conscientizar sobre o uso e desperdício alimentício, e nos livrar de preconceito que temos com certas plantas, como o uso pejorativo da palavra "mato".