Caetano Veloso

Caetano Veloso Chico Buarque
Caetano Veloso

Resenhas - Caetano Veloso

Mariana 01/08/2020

e que tudo mais vá pro inferno, meu bem
"Viva a rapaziada. Não há tempo para lengalengas. Pepeu, pegue sua guitarra e toque! Tristes tropeços, trastes típicos, tristes tópicos, antigos trocadilhos. Viva a música. Viva Alice e a carne de sol com pirão de leite. Viva a sorte e o bom humor. Viva o Esporte Clube Bahia. Mais um: Viva as inúteis conquistas da linguagem. ADEUS."

Caetano Veloso pode ser contestável o que for. Enquanto ser humano cheio de falhas (como todos nós), enquanto pessoa do gênero masculino principalmente. Mas como compositor é um senhor brilhante.

Esse jovem baiano, com pinta de intelectual, que virou um ícone nacional dentro da comunicação de massa, foi vítima e agente do pensamento da geração dos anos 70. Esse livro traz letras de música escritas por ele e alguns textos selecionados da época em que se considerava "morto", quando escrevia para o Pasquim direto do exílio em Londres, que viveu com seu amigo Gilberto Gil. Gosto da realidade crítica com que enxerga a Europa, num nacionalismo objetivo porém de quem também estava com saudade de casa. Gosto de sua poesia, gosto da brasilidade dela, de seu humor cansado e de sua preguiça em responder ao ódio.

"Portanto, ninguém tome ao pé da letra nada do que eu digo. Nem ao pé da letra, nem de nenhuma outra forma. Ou melhor: tome de qualquer jeito, que vem dar no mesmo. Eu quero é me divertir como o Paulo Francis quando escreve. Eu quero é comer com coentro."

Apesar de já conhecer Caetano cantor e poeta, não conhecia Caetano cronista. Foi uma experiência gostosa. Um pensamento wanna-be hippie dos anos 60, não-linear, surrealista às vezes, me lembrou muito Jorge Ben. A poesia das músicas nem se fala. Sua obra nunca fugiu do pensamento tropicalista, apesar de ter tido várias fases de maturidade diferentes.

"Apenas meu pai, minha mãe e meus irmãos, a quem dedico estes restos de empolgação."