Papáverum Millôr

Resenhas - Papáverum Millôr

Suerllen 16/06/2020

Simplesmente Millôr Fernandes...
#Concluído

PAPÂVERUM MILLÔR, Millôr Fernandes, 1974.

Dessa vez debutei em dose dupla. Concluí a leitura do meu primeiro livro no gênero Poesia e entrei de cabeça no mundo do GENIAL Millôr Fernandes. Devo dizer que conheci e adquiri esse livro por acaso, em uma viagem que fiz pra Belo Horizonte, no inicio desse ano. Fui ao Sebo A Cabana em busca de dois livros específicos: O Amor Segundo Buenos Aires (que era pra presente) e Ainda Estou Aqui (que não tinha), além desses, o vendedor também ?me empurrou? mais alguns haha, ele falou tão bem dos livros que eu me senti obrigado a leva-los. Quando eu já estava fechando a compra, ele chegou com o Papâverum e me perguntou se eu já tinha lido algo do Millôr, com a minha negativa ele soltou essa: ?Ler Millôr é indispensável. Não acredito que você não leu nada dele. Vou lhe dar esse livro e você vai me agradecer, tenho certeza!? Sim, e ele estava certíssimo! Agradeço de verdade.

Agora falando do livro. Bom, o meu forte são as biografias, romances, crônicas, ficção cientifica e etc, poesia tá longe de ser a minha zona de conforto, talvez por isso tenha sido uma leitura tão diferente. Ah! E pra quem nunca leu um livro de poesia, deve ficar atento, porque a dinâmica é bem diferente. Cada poema deve ser digerido e não consumida freneticamente como um romance.

Humor afiado, críticas à sociedade, reflexões sobre a vida e a morte, pensamentos presentes da época e muita metaliteratura! Outra coisa a se destacar, Millôr tem um extremo domínio sobre a língua portuguesa, isso resulta em textos muito criativos e tão gostosos de ser ler.

Esse apanhado de textos escritos entre as décadas de 50 e 70 é um prato cheio pra quem quer iniciar no vasto e rico mundo do desenhista, humorista, dramaturgo, escritor, poeta, tradutor, jornalista e carioquíssimo, Millôr Fernandes.

A abertura do livro já é uma prévia do que o leitor deve esperar: ?A maior parte destes poeminhas não tem qualquer pretensão. Uma meia dúzia tem alguma pretensão. Dois ou três são extremamente pretenciosos.? Espirituoso demais esse Millôr, ein! Hahaha