O Cérebro de Broca

O Cérebro de Broca Carl Sagan

Resenhas - O Cérebro de Broca

JPHoppe 02/06/2012

"O Cérebro de Broca" talvez seja o livro onde Carl Sagan chega mais próximo da fronteira entre a ciência e a religião, esta última no seu sentido mais espiritual, não tradicionalista e dogmático. Também dedica um bom espaço ao modo de lidar cientificamente com a pseudo-ciência e charlatões.

O título refere-se ao anatomista francês Paul Broca, que estudou extensivamente o cérebro humano e as relações de suas áreas com funções do corpo, inclusive dando nome a Área de Broca, uma região cerebral responsável pela articulação da linguagem. Para tanto, reuniu em seu laboratório um grande número de cérebros, conservados em formol, onde boiam até hoje, inclusive o cérebro do próprio Broca.

Além disso, o livro trata dos limites de nosso conhecimento, da organização do cosmos em leis físicas, de experiências de quase-morte e de literatura de ficção científica, incluindo o mais extenso e dedicado debunking que "Mundos em Colisão" jamais viu.

Menos conhecido que outras obras de Sagan, mas no entanto sem nada a dever em relação a estas, "O Cérebro de Broca" é um livro que merece ser lido.

Romeu Felix 08/06/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"O Cérebro de Broca: Reflexões Sobre a Beleza da Ciência" é um livro escrito por Carl Sagan, renomado astrônomo e divulgador científico, publicado em 2007. Nesta obra, o autor explora a beleza e a importância da ciência em nossa compreensão do mundo e na expansão do conhecimento humano.

Resumo do conteúdo:

A maravilha do método científico: Sagan discute a importância do método científico na busca pelo conhecimento e na compreensão do mundo natural. Ele explora como a ciência nos permite fazer perguntas, testar hipóteses e descobrir novas verdades sobre o universo.

A exploração espacial: O autor aborda a exploração espacial como um exemplo fascinante da capacidade humana de desvendar os mistérios do cosmos. Ele destaca as descobertas e os avanços científicos alcançados através das missões espaciais e como essas explorações ampliaram nossa compreensão do universo.

A beleza da natureza: Sagan reflete sobre a beleza e a complexidade da natureza, desde os padrões matemáticos presentes na geometria das flores até a elegância das leis da física. Ele nos convida a apreciar a magnificência do mundo natural e a buscar um maior entendimento de suas maravilhas.

Conclusão:
"O Cérebro de Broca: Reflexões Sobre a Beleza da Ciência", escrito por Carl Sagan, é um livro que celebra a importância da ciência em nossa compreensão do mundo e na busca por conhecimento. Com 316 páginas e escrito em português, o livro destaca a maravilha do método científico, a exploração espacial e a beleza da natureza como temas centrais.

Sagan demonstra como a ciência nos permite desvendar os segredos do universo por meio da investigação rigorosa, do questionamento constante e da busca por respostas embasadas em evidências. Ele enfatiza a importância de apreciar a beleza e a complexidade da natureza, bem como o papel da ciência em revelar as maravilhas do cosmos.

Com sua prosa envolvente e acessível, Sagan nos convida a refletir sobre a beleza da ciência e a importância de abraçar a curiosidade e o pensamento crítico. Recomendado para todos os amantes da ciência e da busca pelo conhecimento, "O Cérebro de Broca" oferece uma perspectiva inspiradora sobre a importância da ciência em nossas vidas e na compreensão do mundo ao nosso redor.
Por: Romeu Felix Menin Junior.