Kiko e a Mão

Kiko e a Mão Council of Europe

Resenhas - Kiko e a Mão

Claris Ribeiro 09/10/2017

Vamos conversar com as crianças
O Conselho da Europa desenvolveu à alguns anos materiais para ajudar os pais a ensinarem seus filhos a regra Aqui ninguém toca através de uma guia, anúncio na televisão com desenho animado, um livro infantil, além de cartazes e postais.

O programa faz parte da campanha UMA em CINCO para combater a violência sexual contra as crianças. O guia é bem simples e traz formas de ensinar as crianças quais as partes do corpo não podem ser tocadas por outras pessoas, como reagir a isso e, caso aconteça, o que deve ser feito.

Esse mal sempre existiu, mas é um assunto que tem sido muito comentado nos últimos dias, então resolvi trazer hoje o tema, já que é muito importante conversar e ensinar as crianças sobre isso, de uma forma infantil, claro. Junto com o material da campanha, existe um livro didático chamado Kiko e a Mão, que de forma lúdica, explica as crianças sobre o tema.

O livro é bem curto, possui 20 páginas, e conta sobre a nova amizade de Kiko: a mão. A mão o ajuda a viajar, a dançar, a escolher o que comer e também o que pode e não pode ser tocado no corpo. É um livro divertido, com lindas ilustrações e com um ótimo objetivo.

A ideia do projeto é os pais passarem as informações aos filhos, mas eu acho super válido qualquer adulto compartilhar esse tipo de informação com as crianças, seja sobrinho, afilhado, aluno, amigo; seguindo essa forma lúdica e sem tirar a inocência das crianças.

site: http://www.plasticodelic.com/2017/10/resenha-kiko-e-mao-regra-aqui-ninguem.html