O Lago Negro

O Lago Negro Juliana Daglio

Resenhas - O Lago Negro

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Hanna Carolina | @mundinhodahanna 13/11/2022

Até onde vai o limite da sanidade?
Simplesmente não tenho palavras para definir esse livro. Escolhi 'O Lago Negro' por ter um suspense caminhando lado a lado com terror psicológico. E foi uma experiência incrível.

A narrativa é em primeira pessoa, pelo ângulo da protagonista Verônica Cattani e Liam Velásquez. A protagonista é bastante peculiar e confesso que achei uma chata no começo. Mas "fiz as pazes" com ela quando começou a bancar a detetive.

Junto a Liam (filho de Carlos), formam uma bela dupla e nada passa batido por eles. Contudo, apesar de ter gostado da química entre eles, tive ranço do rapaz, que mal chegou e já queria ser dono do terreiro.

A trama teve começo, meio e fim bem definidos e o desfecho é digno. O mistério central me fisgou de tal maneira, que me vi devorando as páginas em poucos dias. Mas não sem ter sido feita de trouxa.

Além disso, ficaram pontas soltas, deixando um gostinho para o que esperar do próximo volume. Adorei a experiência e recomendo a leitura.

Ana 18/07/2022

Escreve bem, mas a leitura é cansativa e demora pras coisas acontecerem. tbm não curti alguns diálogos. mas a historia é intrigante.

Francielle 06/02/2022

Um livro muito bom e com várias camadas. Fico muito feliz de ter livros assim de autores brasileiros conteporâneos. É verdade que a história demora um pouco para fluir, mas nada que deixe a gente entediado, no final você acaba se apaixonando pelos personagens (cof cof, Liam).
Particularmente gostei bastante de como o sobrenatural foi abordado na história, achei diferente, um diferente bom. Muitas perguntas ainda não foram respondidas, porém preciso dar um tempo de Verônica para não entrar naquela famosa bad literária por ler tudo de uma vez.
Não é nenhum segredo que sou apaixonada pela escrita da Juliana Daglio, mas O Lago Negro com certeza é um livro que vale cada segundo!

Picininbea 02/02/2022

Envolvente e instigante
Para começo de conversa, preciso dizer que me apaixonei pela escrita da Juliana Daglio, foi o primeiro livro que li dela, e o suspense psicólogico que ela faz é sensacional, misturando fantasia com realidade, loucura, manipulação e falsas memórias, além de personagens que nunca contam toda verdade (nem mesmo para o leitor), é algo que te deixa atordoado, querendo montar as peças do quebra cabeça.
Cada vez que uma pergunta era respondida, surgiam outras três, acabando que nem o final do livro foi o suficiente para esclarecer tudo, sendo necessário ler os próximos da saga para entender o que aconteceu e está acontecendo (o que certamente vou fazer).
O livro não é perfeito e tem pequenos furos de roteiro, mas isso pode facilmente passar despercebido sem atrapalhar a experiência. E essa decisão de tudo ser sempre omitido ao máximo por todos os personagens, pode ser um pouco angustiante durante a leitura, e na minha opinião, não precisava ser tão frequentemente utilizada e ainda manteria o clima de mistério, mas foi uma experiência interessante e uma história imersiva, certamente vou ler os próximos porque estou morrendo de curiosidade shuashas

cibelefrahm 26/01/2022

Nos primeiros capítulos a história não tinha me empolgado muito, mas - quando as coisas realmente começaram a acontecer - a leitura fluiu rápido. A escrita da Juliana é bem gostosa de se ler e estou ansiosa para começar o segundo volume.

Lucia.Gomes 17/11/2021

Amei a pegada psicológica desse livro, e o suspense que faz devorar o livro, tive que segurar p não ler rápido. Bem ambientado, vi e senti o clima do local. Com uma linda capa e perfeita diagramação virou um dos queridinhos.

Bmbrito 08/11/2021

Quero a continuação
Demorei a conseguir entrar na história de verdade, mas depois, eu devorei o livro e agora eu quero saber o que tem pela frente!!!!
Leiam com a mente aberta.

gislainefrg 22/09/2021

Só esperando os próximos livros chegarem pra continuar nessa história maravigold!
Autora nacional, Ju arrasou!

Sah Zilli 17/09/2021

Ainda processando
Um livro incrível, cheio de mistério, que me prendeu desde o primeiro capítulo! Tem uma mistura de fantasia com realidade, loucura com sanidade! Estou completamente apaixonada por Liam e V! Quero ler os outros!

Tati 20/07/2021

Desde o ano passado eu acompanho as pessoas falarem desse livro, por causa do financiamento coletivo, mas eu não tinha dado muito por ele antes, não parecia muito meu estilo. E nossa, eu resolvi ler pois vi que a autora deixou disponível no Kindle Unlimited e eu fiquei de cara, que livro e história maravilhosa. Tô ansiosa demais pelo próximo livro, fico feliz de ter apoiado o segundo financiamento do livro em ebook porque aí já posso ler quando a autora lançar.
Desde o início eu gostei da atmosfera que é passada. Tem uma vibe meio crepúsculo, no sentido de garota nova numa cidade cheia de mistérios, e que novos forasteiros não são bem-vindos. Eu adorei esse ar misterioso.
Gostei como os relacionamentos foram construídos, de pouco a pouco, despertando o interesse do leitor. Lamentei por Enzo e a amiga de Verônica que já esqueci o nome, mas gostei da proximidade com Liam.
Vez por outra eu também lembrei de a história de um anime que se chama Shiki, e me deu até vontade de revê-lo. Por causa do casarão ao alto, com pais misteriosos e uma garota misteriosa também filha deles. Adorei essa jogada.
O final foi um tanto quanto apressado, então eu fiquei confusa algumas vezes, mas não foi ruim. Imagino que no próximo livro eu consiga entender mais o que aconteceu com mais clareza e suas consequências pro resto da família Caprini.
Estou super ansiosa para continuar lendo!
E amei a escrita da autora. Irei procurar mais outros trabalhos dela.

Raca 20/06/2021

A história demorou um pouco fluir para mim mas acabei curiosa para ler o próximo e para ver os personagens se desenvolvendo e se entrosando mais

Giuliane.Souza 08/05/2021

Uau!
Que surpresa boa. Eu apoiei o projeto da Ju no catarse por indicação. E amei essa história. A narrativa é envolvente e o mistério aqui é muito mistério mesmo. ? A escrita da Ju é muito fluida , e bem estruturada. Amei os personagens, a ambientação. Mal posso esperar pela continuação

Dragão literário 27/07/2018

O lago negro - Juliana Daglio (Resenha) Dragaoliterario
Resenha @dragaoliterario
"O lago negro"

Tenho que dizer que esse lago é profundo e obscuro...
Mesclando partes de realidade com a personagem Verônica, a protagonista da historia. Mas também mistura a fantasia das historias escrita pela personagem.
A autora Juliana Daglio brinca com essa mescla de ser autora, de uma personagem autora, de outros personagens. Criando assim uma teia, diga-se de passagem, muito bem construída.
Apesar de o inicio de tudo não ser tão convidativo quanto se espera. Vai se criando mistérios e suspenses ao decorrer da leitura aguçando aos poucos o paladar literário. Os personagens são muito bem construídos de modo a ser facilmente visualizados mentalmente.
Este é o segundo livro que leio da autora, devo dizer que é notável o crescimento em seu trabalho. Os conceitos característicos que cercam os personagens. Falo tanto dos sociológicos quanto psicológicos. Quase tudo é de fácil entendimento, o que deixa o leitor livre para deslizar nas águas turvas da mente de Verônica.
Alguns mistérios ainda não ficaram totalmente claros no livro. Porém prefiro não especular sobre eles antes de ler o segundo titulo. ?Submissão?.
Mesmo tendo o livro a mais de um ano, creio que a espera foi recompensada nos quatro dias que demorei em termina-lo. Hoje entendo o motivo de ele ter sido bem comentado quando o adquiri.

Nu e As 1001 Nuccias 11/05/2018

Resenha do blog As 1001 Nuccias
POR NUCCIA DE CICCO

Existe beleza na loucura.

Em O Lago Negro, conhecemos Verônica, uma jovem conturbada, que vive a base de remédios controlados, por conta de um passado marcado por perdas e sofrimentos. Recém-ingressa na Universidade de Lagoana, se muda para a cidade no interior de São Paulo junto com seu namorado Enzo, que cuida dela sempre que suas crises são fortes. O povo de Lagoana não é hospitaleiro e a cidade está sempre sob uma névoa úmida e sufocante.

"Ambas, loucura e sanidade, são fatores que nos fogem do controle, por isso precisam de representações.Seres humanos costumam criar símbolos para dizer a si mesmos que não perderam o controle sobre algo, quando na verdade nunca o tiveram."

Lá, tentando se adaptar à nova rotina escolar e à fazer amizades, coisa que nunca foi boa e sempre se absteve, Verônica consegue finalmente escrever o livro "O Lago Negro", cuja história está em sua cabeça há muitos anos e em que conta a história de Liriel, a humana que não sabia ser nefilim, de cabelos roxos que mudavam de cor, em sua luta contra nefilins e vampiros.

Nesse meio tempo, explorando a cidade a fim de achar um bom local para sua escrita, Verônica encontra o mesmo Lago Negro de seus sonhos nos fundos do terreno da mansão mais sombria da cidade. Aparentemente abandonada, a mansão é ocupada pela Família Caprini, dona da famosa indústria de água Purificat.

"Há algo de errado com meu cérebro. Ele tem tudo para conseguir o que quiser, mas está sempre estancado no mesmo lugar. Ele me faz avaliar demais as pessoas antes de me relacionar com elas; me faz sombria, taciturna, estranha demais para ter amizade com qualquer um. Ele me fez sofrer bullying severo nos primeiros anos de escola. E ainda tem aquela história que me persegue."

E aqui as coisas começam a se descontrolar.

Verônica não apenas conhece a família moradora dali, como começa a trabalhar como babá da pequena Lizandra, um bebê estranho que é incapaz de chorar. Um novo forasteiro chega à cidade, com sua própria pesquisa e busca, com um lindo sorriso cafajeste, e que acaba esbarrando na garota. Velásquez, professor e autor consagrado, amigo de seu pai, recusa seu livro. Estranhos animais a perseguem. Sonhos intensos. E o Lago, sempre ele, saindo da esfera imaginária para invadir sua realidade sem pedir licença.

Não vou me alongar mais nos detalhes, vai que mando spoiler sem querer.

Todos os personagens foram bem desenvolvidos, criados e embasados. Suas personalidades distintas quase os colocam em extremos opostos que se interligam e entrelaçam de forma espetacular. Verônica, particularmente, me surpreendeu mais para o final desse volume. Ela, que começa como um coelho perseguido por um grande dinossauro, temerosa, encolhida, dependente, termina cheia de coragem e garra. Enfrenta seus demônios, os reais e os imaginários, de cabeça erguida.

Senti vontade de esganar Enzo. Mas é porque vivi uma situação muito parecida, então sei exatamente como Verônica se sentiu. Mas também vivi, e ainda vivo, sou meio atraída por eles, a outra situação de encontrar um cafajeste charmoso que, além de se esconder atrás dessa caricatura de pessoa, faz de tudo por você. Liam é o meu mais novo queridinho literário.

A maior parte da narrativa é feita pela própria Verônica, mas lá pro final temos alguns capítulos narrados pelo Liam, nosso 'forajeste' preferido. E essa mudança de foco narrativo é essencial para entendermos como e por quê Liam veio parar em Lagoana. Também nos impele a gamar mais no cara, é claro.

"Enquanto ele falava, sentia suas palavras entrando pelos meus ouvidos, derretendo meus sentidos, pouco a pouco, até eu perder meu precioso controle sobre eles.Seus olhos prescrutavam os meus e não desviavam como costumavam fazer. Se havia alguma defesa em mim contra sua influência, contra os sentimentos que despertava, elas caíram por terra naquele momento."

Tudo é importante na leitura. Desde o sorriso mais sombrio até a traição mais corriqueira. E, já dizia Antoine de Saint-Exupéry, "o essencial é invisível aos olhos". As respostas estão todas presas na mente de Verônica e ninguém sabe ao certo o que são, para que servem. Contudo, todos concordam que são importantes o suficientes para mantê-las longe da memória consciente de Verônica.

O mais fascinante é passear pela mente, devaneios, lembranças, pensamentos, criação de Verônica. Mergulhar na sua escuridão interna e descobrir que não somos tao diferentes assim. A escrita da Jubs enlaça o leitor e nos deixa intrigados o suficiente para abrir o segundo livro na exata hora em que fecha o primeiro.

Essa edição ficou bacana, com poucos erros de digitação/revisão. Cada capítulo tem uma imagem representando o logotipo da Purificat. O restante da diagramação também está ótimo. No quesito visual, a editora não chegava a pecar. A capa combina com as duas histórias que fazem parte desse livro.

Outra coisa bacana foi podermos ler o romance e os personagens criados pela personagem. Um estilo que cheguei a ver primeiramente em livros do Stephen King. Apesar de não ser um romance fantástico em si, tem a fantasia d'O Lago Negro escrito por Verônica, com vários toques de dark fantasy.

Mistério tem sobrando, intrigas e reviravoltas também. É uma leitura que mexe com a gente. Vocês precisam conhecer!

site: http://1001nuccias.blogspot.com.br/2018/05/resenha-livro-lago-negro-juliana-daglio.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5