O Lago Negro

O Lago Negro Juliana Daglio

Resenhas - O Lago Negro

Kate 11/12/2015

Maravilhoso, viciante, tenebroso...
Comecei a ler à meia noite de ontem e hoje às 22h35 acabo de finalizar a leitura e estou sentindo aquela velha sensação que se tem quando algo muito bom chega ao fim. Uma vontade de ler mais um pouco, um tantão de 500 páginas, pois valeria a pena a vista cansada e as noites mal dormidas. O lago negro é de longe um dos melhores suspenses que já li e ainda mais em se tratando de um nacional, pois se tornou um dos meus favoritos. A história de Verônica Cattani, seu pai Andreas, os Caprini e o agouro e mau presságio que a cidade de Lagoana emana de forma natural, foi uma experiência única. A escrita da Juliana é fluída, direta e ao mesmo tempo poética. O livro tem um grande potencial e merece ser lido mil vezes.

Helena 29/08/2015

Vou virar gótica!
O Lago Negro conta a história de Verônica, que acaba de passar no vestibular e se mudar para o interior com o namorado, Enzo. Ela acredita que aquele é o lugar perfeito para transformar sua imaginação em um livro, porém Lagoana é uma cidade um tanto estranha e meio tenebrosa, cheia de pessoas pouco amigáveis. O clima nebuloso da cidade não apenas despertará a criatividade de Verônica, mas também acordará seus fantasmas internos.

Primeiramente eu gostaria de dizer que foi bem difícil começar essa resenha. Foi complicado por vários motivos, mas principalmente porque são tantas coisas dentro desse livro que eu fiquei com muito receio de falar demais. "Ah, Helena, mas um spoiler pequeno não tem problema." Mas, claro que tem. Um: muitos não gostam nem dos pequenos (como eu), e dois: qualquer spoiler desse livro, por menor que seja, pode revelar algo que parece inofensivo a princípio, porém que vai estragar alguma coisa adiante na história. Então, tive que ler; e reler; e reler; e reler até cansar para ter certeza de que tudo que escrevi estava de boa!

Vamos começar falando da escrita da Juliana. Para aqueles que já acompanham o trabalho da autora, sabem o quanto a nossa Libélula Rainha escreve de uma forma tão poética, que beira os limites do clássico. Em O Lago Negro, todavia, a sua escrita toma um estilo um tanto diferente. A poesia ainda continua em sua maneira de escrever, porém um pouco mais contemporânea, eu diria.

Leia a resenha completa:

site: http://www.cafecomlivroo.com/2015/08/o-lago-negro-juliana-daglio.html

Letícia 03/09/2015

Eu vou me mudar para Lagoana!
(....)
Eu adorei a ambientação da história, a cidade de Lagoana foi tão bem descrita que eu consegui imaginar o ar fúnebre, as pessoas transitando silenciosas pelas ruas e seus semblantes tristes. É fantástico este contato com a obra! Portanto, em termos de enredo, o que posso dizer? Juliana foi inserindo doses de realismo mágico de um jeito tão, tão inovador que você começava a duvidar de sua própria sanidade! Isso foi uma tacada de mestre, só o que posso dizer! O livro tem aquela oscilação que te dá prazer de ler, aquele começo com mistério, aquela tensão que tende a aumentar, o ápice estrondoso e a aparente calmaria, algo que eu acredito ser uma das coisas mais importantes para te manter preso a uma leitura. Livros com pouca oscilação não me prendem, sou sincera, acho que fica tudo muito igual e você mal consegue perceber o ápice, o que neste caso, não aconteceu, graças a Deus! Todas as partes estão bem delimitadas e te fazem querer mais urgente! O segundo volume, para minha alegria, chega em minhas mãos muito em breve, o que me deixa muito tranquila! Em termos de personagens, como já comentei, o livro não deixa a desejar. Temos personagens secundários tão bem descritos quanto a principal, em especial, gostaria de destacar o casal Caprini e Liam, foram personagens que me conquistaram demais e eu estou louca para saber mais sobre a enigmática Katarina. A escrita da Juliana é muito limpa, clara e ao mesmo tempo poética, algo que já é uma marca registrada da autora, pois também está presente em Uma canção para a Libélula, mas em O lago negro, o clima da história é muito mais "descontraído" e jovial. A personagem principal, Verônica, é uma garota complicada, cheia de traumas e tão bem delineada que eu sentia como se ela fosse uma amiga próxima. Na verdade, consigo ver muito da autora na personagem, algo que me motivou a ler ainda mais rápido. Enquanto eu lia, pensava que Verônica podia ser uma das amigas da Elvira... Por que não? As semelhanças entre a mocinha de O lago negro e a mocinha de Jurada pelas sombras são poucas, mas ao mesmo tempo são tão enigmáticas e parecidas que eu me pegava sorrindo para o livro e voltava várias vezes para ler de novo!
(...)

Leia a resenha completa no blog

site: http://eraumavezlivrosecia.blogspot.com.br/2015/09/resenha-o-lago-negro-juliana-daglio.html
Juh 29/11/2015minha estante
Oi, onde você comprou o livro? Não encontro ele nem pra download!

Letícia 08/06/2016minha estante
Ju, comprei aqui!

www.arwenstore.com.br

Cláudio 25/07/2017

Um mergulho repleto de sensações!
Gente fiquei de fazer essa resenha há muito tempo mesmo,então precisei reler inclusive pra dar prosseguimento a série.
A história tem uma pegada fantasia/mistério,uma combinação que eu gosto e muito.Tem romance sim,mas não é o foco da trama e não é um romance colocado aleatoriamente na história.
Verônica é a nossa narradora em maior parte do livro,com algumas partes narradas pelo Liam,um personagem que vai fazer parte da vida da nossa protagonista.
Por termos o ponto de vista da Verônica,ficamos exatamente na mesma situação que ela.Vamos descobrindo junto com ela as peças de um quebra cabeça muito mais complexo do que podemos imaginar.
Aliás,se preparem:temos muitas revelações.Quando a gente acha que a trama se encaminha para um lado,muitas coisas surgem que vão se incorporando a uma teia já repleta de mistérios e que acabam nos confundindo (confusão pelo lado bom kkkkkkkk).
A autora vai nos conduzindo e nos prendendo nesse suspense de uma forma extremamente sutil e cativante.Não esperem uma trama previsível ou simples,pelo contrário.O Lago Negro é o tipo de livro onde precisamos ficar atentos a cada detalhe,onde tudo e todos podem ter influências negativas ou positivas numa história onde mistério é a palavra chave.
Gosto muito da escrita da Ju.Ela sabe trabalhar uma trama complexa até,juntando os pontos,sem se perder na condução ou perdendo o domínio dos personagens.Inclusive,gosto muito do trabalho dela na criação dos personagens.
Todos podem ser culpados ou não,e a todo o momento a autora deixa essa pulga atrás da orelha do leitor,até porque são todos personagens que guardam algum tipo de segredo,segredos que vão surgindo no decorrer da história.
A narrativa da Ju é de extremo suspense e repleto de muitas descobertas.Talvez pra quem não esteja acostumado com suspenses,pode ser que sinta alguma dificuldade,porque são muitos fatos apresentados que o leitor tem que assimilar pra entrar dentro do ambiente da história.O que mais preciso ressaltar na escrita da Ju,é a habilidade de misturar ficção com assuntos religiosos.E faz isso extremamente bem,sem soar pesado,exatamente na medida certa.
Gostei demais da Verônica.Ela é o tipo de personagem que não abaixa a cabeça,que quer ver as coisas esclarecidas,mesmo que isso a machuque.Corajosa e curiosa,algumas vezes inconsequente,se mete em confusões por conta disso,mas gostei desse espírito corajoso dela.
Liam é aquele cara curioso,protetor,capaz de dar a própria vida pra ajudar alguém que ama.A inteligência dele chama muito a atenção durante a leitura.
Mas acredite,o personagem que mais gostei foi o Ancião.Ele é um dos moradores de Lagoana e é o principal responsável por contar algumas das histórias da cidade para Liam e Verônica.Ele atua como uma espécie de mestre Yoda (pensei nele na hora hahahahahhaa).Ele me chamou a atenção porque foi o único morador da cidade que não virou as costas para Verônica e Liam,contribuindo inclusive para várias descobertas.
No geral,foi uma leitura que me surpreendeu bastante,me fez ficar preso em cada página,em cada situação.A cada nova cena eu me via imerso dentro do livro e querendo mais e mais.E olha que esse é só o primeiro volume da série!
Achei uma história bem profunda,que coloca em xeque o que é real e o que não é,passando por alguns conceitos religiosos interessantes sendo debatidos de forma bem consciente.
E o final desse livro já deixa claro o tom para a sequência Submersão,onde podemos esperar muita ação,descobertas e ser ainda mais envolvidos pelas águas do Lago Negro.
Super recomendo,leiam com calma para poderem ter a melhor experiência possível com essa leitura,sem deixar para trás nenhum detalhe.Se deixem surpreender!!!

site: http://livreirocultural.blogspot.com.br/2017/07/resenhao-lago-negro.html
Carol 26/07/2017minha estante
Parece muito bom. Próxima meta de leitura ?

Bela 14/08/2017

MARAVILHOSO!!
Verônica é uma jovem de 20 anos, ela acabou de passar para a universidade e vai cursar jornalismo, como sempre sonhou. Ela irá morar junto com seu namorado, Enzo, que é um calouro do curso de Letras e pretende aproveitar o ambiente de cidade pequena para começar a escrever o seu livro, pois a faculdade é localizada numa cidadezinha do interior de São Paulo, chamada Lagoana.

"Há algo de errado com meu cérebro. Ele tem tudo para conseguir o que quiser, mas está sempre estacado no mesmo lugar. Ele me faz avaliar demais as pessoas antes de me relacionar com elas; me faz sombria, taciturna, estranha demais para ter amizade com qualquer um."

Ao chegar na universidade, Verônica logo faz uma amiga, Carol, o que lhe surpreende, pois ela nunca se considerou uma pessoa muito sociável. Dona de um visual dark e com um punhado de dificuldades psicológicas, que lhe renderam uma estadia em um hospital psiquiátrico depois que o seu pai faleceu em um acidente de carro, há doze anos, Verônica ainda toma remédios para controlar o seu humor e ansiedade. Ela também estava no carro quando tudo aconteceu, mas foi resgatada à tempo. Entretanto, os últimos doze anos não estão totalmente sólidos em sua memória, há falhas em que ela não sabe exatamente o que vivenciou. Mas, esse é apenas um dos fantasmas que a assombra ocasionalmente. V não é uma pessoa fácil de lidar, é ciumenta, insegura, explosiva e muito curiosa, mas é muito fácil se apegar e identificar com ela, porque é uma personagem muito humana.

Diferente do ambiente festivo e acolhedor da universidade, a cidade de Lagona é escura e sombria. A névoa constantemente presente no ar devido à geografia característica da região parece contaminar seus moradores com o ar fúnebre, que fazem questão de deixar evidente seu desgosto para com os estudantes universitários. Esse tratamento hostil, mantem os alunos dentro dos limites do campus, mas Verônica não consegue ficar presa naquele lugar, ela está determinada a explorar os arredores e quem saber conquistar o afeto de alguns daqueles moradores carrancudos. Assim, ela acaba se tornando babá de uma família muito esquisita, os Caprini. O casal Caprini também enfrenta a antipatia dos habitantes de Lagoana e moram um pouco afastados do centro. Apesar de serem bastante simpáticos com Verônica, ela não consegue impedir de se sentir um tanto quanto incomodada com o ar de mistério e perigo que ecoa daquele casal e da mansão decadente em que vivem. Vindos de uma antiga e importante família da região, Verônica não faz ideia da extensão dos segredos que eles escondem, mas acaba por topar a proposta de tomar conta da pequena Lizandra algumas vezes por semana.

"Era ela... A loucura. Ela é como um desalinho em espiral nos trilhos da sua mente. Quando o trem chega perto das zonas de risco, aqueles espaços se contorcem e retorcem, esgueirando-se dentro do seu cérebro, embrenhando-se no meio da sua carne, como veias enferrujadas intrincadas com as saudáveis. O trem fica desgovernado, acelera em meio a elas, passa por dentro de tudo, rasgando e sangrando.
Isso tudo silenciosamente.
Ah, o silêncio dos loucos é um trem desgovernado."

É quando começa a escrever o seu livro que tudo acontece, a história se trata de uma fantasia e envolve anjos, vampiros, rituais e um misterioso lago negro. Mas, assustadoramente, realidade e ficção começam a se embaralhar, os personagens parecem sair de dentro das páginas de seu rascunho para assombrá-la e os fatos se repetem sem que ela possa fazer qualquer coisa para evitar. Então, ela começa a se questionar se está perdendo mais uma vez o controle sobre a sua sanidade, quando aparece um rapaz atraente chamado Liam fazendo perguntas sobre os Caprini e sobre o passado de Verônica. Liam é um rapaz charmoso, mas também carrega os seus segredos e só começamos de fato a conhecê-lo quando os dois percebem que podem confiar um no outro, pois só assim irão conseguir entender o que está acontecendo. Já Enzo está com Verônica há mais de oito anos e sempre foi o namorado perfeito. É claro que eles tem seus desentendimentos, mas sempre conseguiam se resolver, entretanto, as coisas não estão funcionando muito bem desde que chegaram à Lagoana. Os dois tem reagidos de maneiras bastante diferentes às novas liberdades e responsabilidades da vida adulta.

"Dizem que o passado é algo que vive dentro de você, por mais esforços que faça para esquecê-lo. Dizem que ele molda seu futuro, que influência suas decisões e que acaba passando a fazer parte de quem você é, não importando o que escolheu fazer com ele.
Gostaria que isso não fosse verdade."

O livro é maravilhoso! Ele é dividido de forma que temos uma parte narrada por Verônica, outra por Liam e ainda capítulos do livro de Verônica. Eu fiquei boba com tudo o que aconteceu e vai ser difícil encontrar uma leitura que o supere (talvez os próximos livros da saga? haha). Devorei ele em menos de vinte e quatro horas! No começo confesso que me senti um tanto quanto perdida e estava achando tudo esquisito demais: a cidade, os personagens, o prólogo, os Caprini, o lago. Tudo era muito estranho, mas ao mesmo tempo cada um desses elementos traziam consigo uma curiosidade e um ar tão misterioso que não me deixaram abandonar a leitura. O enredo é muito bem trabalhado e entrelaçado e muitas vezes me perguntei se tudo o que estava acontecendo era mesmo real ou se havia algo de fantasioso, como a capa me sugerira no início. O final foi muito inesperado para mim e apesar desse volume ter concluído uma "aventura", não esclareceu todos os pontos, que provavelmente serão abordados no decorrer da saga, como as memórias perdidas de V. Estou curiosíssima para entender tudo o que lhe aconteceu. Nesse livro, vemos as coisas ainda muito fragmentadas, mesmo que ela tenha descoberto algumas coisas.

O Lago Negro certamente entrou para as minha lista de livros favoritos e fiquei com vontade de ler não só a sequência da saga, mas todos os outros livros da Juliana Daglio, menos Lacrymosa, porque terror não é pra mim... haha. Ela escreve maravilhosamente bem e o livro está lindo, contém detalhes e ilustrações no início dos capítulos, além folhas pretas para separar as partes narradas por Liam e Verônica. Mas o livro, em geral, possui páginas amareladas, para facilitar a leitura.

"-Assim como somos o que absorvemos do mundo, também odiamos nos outros o que vemos de errado em nós mesmos, professor.- Ele me encarou atônito, parecia ter me notado pela primeira vez."

site: http://www.sigolendo.com.br/
Franciele 19/08/2017minha estante
Parece ser um livro interessante. Gosto de livro com temáticas sobrenaturais e ainda mais quando envolve anjos! Com certeza esse livro entrou na minha lista de próximas leituras. Adorei a capa do livro, muito bonita!

Valeria.Sakura 06/10/2017minha estante
muito bem feita a resenha. tudo me atrai nesse livro: a capa, o tema, e a abordagem que voçê fez. gostei muito, parabéns

Pri 26/11/2016

O que fazer quando a vida real e a fantasia se misturam?
Recebi esse livro através do Book Tour organizado pela autora. Não sabia o que esperar direito dessa personagem tão enigmática e fiquei muito feliz em ter as minhas expectativas ultrapassadas!

"— Você não é louca. Só tem uma maneira diferente de lidar com as coisas.
— Não gosto dela — concluiu, uma tristeza profunda na voz. — Queria ser normal.
— Ser normal é ridículo. Não gostaria de você se fosse normal."

Verônica Cattani tem 20 anos e passou no vestibular para jornalismo, na Universidade Federal Interiorana, que fica na cidade de Lagoana, no interior de São Paulo. Ela e seu namorado, Enzo, estão ansiosos para aproveitar a liberdade e iniciarem sua vida a dois.
O maior dos desejos de Verônica é poder afastar-se do seu passado e começar realmente uma vida nova. Ela tinha 12 anos quando aconteceu o acidente em que seu pai faleceu, e ela foi resgatada antes que se afogasse. Desde então, traumatizada, ela já tentou suicídio, ficou internada em hospitais psiquiátricos, e até hoje toma remédios para acalmar seus monstros interiores. Uma parte do passado foi apagada de sua memória, e muitos mistérios circundam esses acontecimentos.

"As pessoas acham que eu sou psicótica. Confesso que eu mesma já pensei sobre isso algumas vezes, mas depois me dei conta de que tenho muitas dúvidas na vida para ser louca. Pessoas lúcidas é que vivem de incertezas, os loucos tem certezas demais e por isso vivem em outro mundo."

O ar sombrio da cidade desperta sua imaginação e ela finalmente sente que escreverá o livro que a atormenta há anos: O Lago Negro. A história de uma nefilin que precisará enfrentar uma batalha contra vampiros. Os personagens gritam em sua mente, aparecem em seus sonhos, mas ela nunca conseguiu escrever a história até por os pés em Lagoana.
Durante uma de suas visitas à cidade, onde os moradores odeiam os universitários, ela conhece uma família simpática, embora um tanto assustadora. Os Caprini vivem isolados da população e escondem muito mais segredos do que aparentam. Apesar de amedrontada, também tem a curiosidade despertada por esse casal excêntrico e misterioso, que decide contratá-la para ser babá de sua filha, Lizandra. Mas o mais espantoso nessa história é o lago que ela encontra nos fundos da mansão, negro e vasto, exatamente como o que aparece em seus sonhos e está descrito em seu livro.

"Numa tarde escura e triste ela conheceu o lago negro. Uma porção de águas escuras que se olhadas superficialmente davam a entender que eram um manto de veludo que ondulava sutilmente, mas quando olhadas com intensidade, revelavam uma profundidade hipnótica, eterna, amedrontadora e fascinante.
A garota via sua silhueta refletida na água e pensava na vontade de mergulhar ali e sentir a maciez aveludada na pele, mas ao mesmo tempo julgava que não suportaria afundar tanto. Talvez não voltasse nunca mais."

Diversos acontecimentos parecem querer arruinar a frágil sanidade de Verônica. Seu livro e a vida real começam a se mesclar de uma forma incompreensível, e sem saber o que é real e o que é fantasia, ela sente a necessidade de perscrutar seu passado em busca das respostas, sem imaginar o perigo que está correndo. O surgimento de Liam, um gringo de sorriso cafajeste e piadas irônicas, que parece persegui-la em todos os lugares, só aumenta suas desconfianças e temores. Como será que essa história irá terminar?

"— Você tenta parecer um cara legal, cheio de si, todo certo de ser gostoso e atraente, mas eu consigo ver que no fundo você é igual a mim — falou, agora em um tom calmo e convicto. — Você está sozinho, Liam. E esse é um tipo de solidão que ninguém no mundo pode preencher. Sei bem como é."

Verônica tem um humor instável e explosivo, se irrita muito fácil e é bastante ciumenta. É uma garota perturbada pelo passado. Era muito próxima do pai e, depois da perda abrupta, nunca mais conseguiu ter uma vida normal. Agora que está na faculdade, tem esperança de que conseguirá superar os fantasmas que a perseguem, com o apoio de Enzo, que está ao seu lado desde o acidente. Enzo é o primeiro e único namorado de Verônica, e ambos aprenderam tudo o que sabem sobre um relacionamento um com o outro. A expectativa para finalmente viverem juntos é alta, mas infelizmente nem tudo ocorre como o planejado. A liberdade adquirida com a universidade é grande e Enzo começa a mostrar um lado que nunca apresentou. Liam é um cara gato e misterioso que esbarra na vida de Verônica. De início, ela o repele, mas depois percebe que ele também tem seus próprios segredos e fantasmas, e o destino se encarrega de fazer os dois se encontrarem mais vezes do que esperam. Durante a leitura, também conhecemos outros personagens marcantes, como Carol, a única amiga que Verônica faz na faculdade; Antonietta, a avó dela, que a criou desde a morte do pai; Carlos Velásquez, o professor que era amigo de seu pai; e Vicente e Katarina Caprini, o misterioso casal para quem trabalha; entre outros. Todos os personagens tem papéis importantes no desenrolar dos sinistros acontecimentos em que a protagonista se envolve.

"(...) Verônica Cattani era a pessoa mais solitária que já encontrei no mundo, mesmo quando estava entre as pessoas. Mesmo quando deitava no peito suado e ofegante de seu namorado perfeito e o ouvia murmurar que a amava; mesmo quando respondia com sua voz amorosa, vazia por dentro, e até mesmo quando o via olhá-la com amor, acreditando que era verdade. Verônica Cattani acreditava amar Enzo Cervantes, por isso fez dele o centro de seu universo. Sem ele, ela era só uma menina louca com cicatrizes de auto mutilação."

A história é narrada em primeira pessoa e o livro é dividido em três partes. A primeira e terceira são pelo ponto de vista da Verônica; a segunda, pelo do Liam. Confesso que gostei mais do ponto de vista dela. A Verônica é uma personagem fácil de se identificar. Mesmo que você não chegue nem perto de passar pelas dificuldades dela, vai se identificar de alguma forma. Mas gostei de poder ter mais acesso à mente do Liam, entender melhor como ele pensa, o que sente e o que esconde.
A Juliana tem uma escrita maravilhosa e muito encantadora, o que fez a leitura ter uma fluidez surpreendente. Eu fiquei totalmente envolvida na história criada, não queria parar de ler. A forma como o suspense e o mistério ficam entremeados com a fantasia, enquanto acompanhamos o que Verônica vai descobrindo e como seu livro vai se desenvolvendo, sem sabermos o quanto de realidade e imaginação tem naquilo tudo, é de tirar o fôlego. Torcemos não só para que dê tudo certo para Verônica, apesar de sabermos que se envolveu em algo muito perigoso, como também para Liriel, a protagonista de seu livro, do qual também há alguns capítulos intercalados durante a leitura.
O enredo é fantástico e a forma como a autora conduziu a história foi perfeita. Ela conseguiu responder muitas das questões levantadas durante a leitura, mas soube deixar o suficiente de mistério para os próximos volumes. O final me deixou satisfeita, mas também muito ansiosa para poder ler logo Submersão.

"(...) As pessoas no mundo são, em sua grande maioria, um bando de idiotas convencidos de suas verdades inúteis. Poucas pessoas param para pensar no outro, no que ele sente, pensa, ou na forma como enxerga as coisas. Você tem que aprender isso na teoria, pois na prática é como apanhar repetidas vezes de uma mão invisível. Nunca sabe de onde vai vir o tapa."

Sobre a diagramação, achei muito boa. O livro possui páginas amareladas e é bem confortável de ler. Tem detalhes muito lindos, que já percebi serem comuns nos livros da editora, sempre ao iniciar os capítulos. E a capa é belíssima (tenho uma queda por capas com garotas de vestidos longos, escuros e sombrios rs), combinando muito com a história.
Se você já tinha visto esse livro por aí, mas não sabia se deveria ler, aproveite minha dica e leia. Se não conhecia, indico um dos melhores livros nacionais que li esse ano. Tenho certeza de que irá amar e se surpreender, assim como eu! ❤

site: http://www.sigolendo.com.br/2016/11/resenha-o-lago-negro.html

Cami 23/12/2015

Resenha do Blog | Descafeinadas (Livro Cortesia)
Fico imensamente feliz quando livros brasileiros me agradam tanto, saber que as editoras (A Arwen em especial) vem acreditando que temos tesouros escondidos aqui no Brasil assim como no exterior. O Lago Negro tinha tudo para ser só mais um livro e infelizmente ele não é só isso. Autores brasileiros vem cada vez mais me surpreendendo com sua escrita e criatividade. Quem disse que aqui não tem mais bons livros? Infelizmente se você pensa assim, sinto muito você é desinformado e não conhece escritoras como a Juliana e editoras como a Arwen.

A história é toda intrínseca em mistérios e peças deixadas para trás, ao iniciar a leitura nos deparamos com questionamentos discutindo o que ou não é a sanidade, isso sinceramente é o charme do livro. Verônica, nossa personagem principal, se questiona sempre sobre o que realmente é real e o que está saindo da sua cabeça. Ela, além de tudo, é uma personagem misteriosa por si só. É muito fácil se afeiçoar as "maluquices" da Verônica e ficar curiosa junto com ela.

"Pessoas que se julgam sãs, como mentes saudáveis, quando param param para pensar nos loucos a correr pelas ruas, ou nos trancafiados em hospitais, sente-se inundados de uma repulsa disfarçada de pena, o que os motiva a buscar mais e mais pela sua própria sanidade" (Página 25)

As personagens desse livro são integras e de longe muito bem construídas, temos o Enzo (diga-se de passagem que não gostei dele desde o início) que é o namorado da Verônica, a própria Verônica, o Ancião que é um velho pra lá de estranho, uma família muito esquisita que são pais da fofa e estranha bebê que não chora Lisandra, o Liam que é um amor incondicional de fofo. Todos parecem ter sido minunciosamente criados para que nos impressionasse a cada virada de página.

A narração tem duas partes, a primeira delas é narrada em primeira pessoa pela Verônica logo vemos tudo pelos olhos dela. A segunda é narrada pelo Liam em primeira pessoa, então temos a visão de duas das personagens sem perder o foco inicial da trama. Porque devo deixar bem claro que eu achei o livro psicológico e misterioso, tem um pouco de thiller e romance.

"Os Humanos nunca fora fáceis de abater. A esperança os mantinha unidos;a fé os mantinha fortes. Tais sentimentos foram os pilares onde a sobrevivência se sustentou por séculos e mais séculos" (Página 165)

O livro é bem misterioso, a única coisa que me incomodou um pouco durante a leitura foram os trechos do livro da Verônica. Ela tem um livro na cabeça desde que tudo mudou em sua vida (o grande mistério do livro, então sem spoiler) aí ela vai para Lagona no interior de SP (Sim, o livro se passa aqui no Brasil) uma cidadezinha pra lá de esquisita e os personagens do livro acabam ganhando vida, quase que no sentido literal da palavra porque eles parecem para ela. Verônica é mesmo estranha.

Ela vai para Lagona que é bem misterioso, tem muita névoa e pessoas que odeiam forasteiros. Eu adorei o cenário além de bem misterioso parece aquelas cidadezinhas no estilo de Forks, lá as pessoas são misteriosas, tem seres mitológicos, assassinos e muita névoa. Vocês vão amar esse livro !

É um livro incrível, tem tudo que um bom livro precisa. A autora me surpreendeu muito, falar muito desse livro é dar spoiler por isso também é uma resenha misteriosa para vocês terem vontade de ler. Super recomendo essa leitura!

site: http://www.descafeinadas.com.br/2015/12/resenha-o-lago-negro-livro-1-de-juliana.html

ClauClau 26/12/2015

1ª edição
ISBN: 9788568255117.
Capa: Bernardo Manfredi
Gênero: Literatura Brasileira / Suspense psicológico
Fonte: Muito boa, com espaçamento adequado.

Olá turminha boa de leitura, é com muita alegria que apresento a minha amiga e parceirinha Juliana Daglio, psicóloga, fã de histórias de vampiros e outros seres sobrenaturais, uma garota que resolveu colocar suas fantasias no papel e nos brindar com uma história deliciosa e cheia de mistérios temperado com muito suspense.
A primeira vez que vi a chamada desse livro, fui arrebatada pela estética visual que se descortinava na minha frente. Uma capa linda, de um gosto primoroso, sua textura é suave e aveludada, produzida em papel soft touch, um Luxo! A cena da capa já me transportou vendo um céu em final de tarde melancólico, com um jogo de cores perfeito, uma jovem perdida olhando para o nada e uma casa sinistra na parte de trás da capa. É uma bela apresentação para um enredo sombrio e psicológico, e tem romance!
Bem no inicio nos deparamos com uma gravura com três jovens: Enzo, Verônica e Liam que os conheceremos no decorrer da história.

Agora prepare-se e mergulhe no “Lago Negro” da mente de uma jovem perturbada e perdida com um único desejo, libertar aquilo que não sabe o que é, mas sabe que existe. Ou não?

Verônica era uma bela menina, que tinha uma família nos padrões normais, sua avó Antonietta Cattani, uma senhora forte e muito amorosa, sua mãe Anna Cattani, uma mulher vaidosa e cheia de vida, mas o seu grande amor era o seu pai André Cattani um escritor de renome internacional que escrevia sobre histórias reais, mais precisamente romances policiais. Mas nem sempre a vida é uma eterna felicidade a após seu pai ter morrido em um acidente de carro, no qual ela estava também e conseguiu se salvar ela se fechou em um mundo conturbado e insano. Verônica havia enlouquecido. A saudade e a revolta em ter perdido alguém tão precioso fez com que ela se afastasse de sua mãe Anna, a ignorando e sempre que possível evitando o contato com ela. Verônica morava com a avó e passava os seus dias entre a razão a loucura e seus remédios.
Os anos se passaram e Verônica tornou-se uma jovem um tanto rebelde. Seus cabelos loiros eram tingidos de preto como se ela tentasse se esconder ou esconder algo, seus olhos eram de um tom incerto ás vezes roxeado em outros momentos eram quase de um negro profundo. Ela era bela, inteligente, forte e perspicaz e ao mesmo tempo instável, sem estabilidade emocional com uma estima baixíssima, antissocial e que se culpava por tudo. Mesmo vivendo a base de medicações para manter o controle emocional ela tinha um namorado chamado Enzo, que há adorava e a rodeava com todos os cuidados possíveis e eles estavam juntos desde a infância. Com ele Verônica teve o 1º beijo e muitas descobertas, muitas vezes ela sentia-se destruída e sabia que não era uma boa companhia para ele, mais acima de tudo eles se amavam e faziam tudo junto, até mesmo prestar vestibular para ingressar em uma mesma faculdade e o que tanto almejavam aconteceu eles foram aceitos na faculdade. Agora eles iriam sair da comodidade dos lares de suas famílias para conduzirem as suas próprias vidas. E lá se foram o casal de namorados para a UFI - Universidade Federal Interiorana que estava localizada em Lagoana, uma cidade entre São Paulo e Sorocaba. Uma nova vida se descortinava para o jovem casal mais precisamente para Verônica que acreditava que agora em uma cidade do interior ela conseguiria colocar no papel uma história que pipocava em sua mente transloucada. Ela agora escreveria o seu livro “O Lago Negro”. Muito do seu entusiasmo foi contido ao chegarem em Lagoana e se depararem com uma cidade estranha com um clima bem hostil. De inicio não conseguiram saber onde ficava a Universidade, até que avistaram um senhor e ao perguntarem eles sentiram que não eram bem vindos naquele local, pela forma em que ele se referiu á eles, acharam estranho em saber que a Universidade ficava longe dos arredores da cidade e esse era um sinal que os moradores do local não toleravam pessoas de fora da cidade. Ao chegarem à universidade conheceram 3 estudantes Paulo, Vinicius e Carol e essa se tornaria uma grande amiga para Verônica. Com o decorrer do tempo Verônica passou a conhecer as particularidades da cidade de Lagoana e seus moradores. A cidade tinha constantemente uma névoa espessa e o sol não conseguia penetrar era uma luta diária, era como se o sol lutasse para resplandecer e a névoa não permitisse, era muito bizarro. Um lugar sinistro e muito aterrorizador que ocultava um segredo. No decorrer dos dias Verônica saia do alojamento para percorrer a cidade e aos poucos foi se aproximando de algumas pessoas do local, mesmo sabendo que não era bem vinda e ela começou a descobrir o porque! Durante os dias que se seguiram Verônica escrevia seu livro dando vida á seus personagens e eles eram tão reais que saltavam de sua cabeça e participavam de seus dias, o seu livro tinha uma história que martelava em sua mente para ser libertada, contada e sentida. Em um desses passeios diurnos ela avistou um casarão tão longe da cidade que ela sentiu que os seus moradores faziam questão de ficarem longe dali. Verônica então resolveu ir até aquele lugar, pois percebeu que ele estava abandonado, achou o local misterioso e percebeu que ali seria uma boa fonte de inspiração para o seu livro, mais foi quando ela se deparou com aquele lago tão negro quanto seus sonhos, com águas turvas e sombrias murmurando um convite! Ela sentiu-se hipnotizada, pois aquele lago era uma criação de sua cabeça. Era enlouquecedor, pois aquele lago existia e ela estava em frente á ele e ela constatou que ele existia e sempre esteve lá! Ela não sabia mais apartir daquele momento sua vida tomaria um sentido assustador. Ao conhecer os donos do casarão “os Caprinni” ela percebeu que havia algo de errado naquele lugar, pois Vicente e Katarina tinham uma aparência estranha e tinham uma filha, Lizandra que carregava consigo uma anormalidade. O mais estranho foi que o casal mesmo sem conhecê-la insistiram para que ela cuidasse da filha deles, pois ninguém da cidade aceitaria trabalhar para eles. Verônica ficou incomodada e achou tudo muito estranho, pois eles não a conheciam e queriam entregar aos seus cuidados uma criança! Demorou alguns dias para que ela aceitasse o trabalho e logo começou á descobrir nessa casa alguns assuntos adormecidos. Verônica e Enzo começaram a se distanciar e se tornaram quase estranhos e abriram espaço para que outra pessoa entrasse na história e bagunça-se completamente a vida dos dois, porem o que Verônica mais queria era se aproximar do prof. Carlos Velásquez amigo de seu pai e pedir ajuda no livro que ela estava escrevendo e claro que não foi fácil, pois o professor a desencorajou assim que leu a sua história, mas existia um bom motivo para isso! Enquanto isso apareceu nas redondezas alguém que iria perturba-la, um rapaz de nome Liam que trazia consegue uma missão e ele e Verônica tinham mais em comum do que eles imaginavam, pois a solidão que cada um carregava era tão forte que podia ser tocada, ser vista!
Verônica era perseguida e assombrada por um passado nebuloso como alagoana, que estava escondida nas entranhas de sua memória perturbada e adormecida que oscilava entre o real e a fantasia, sem saber ao certo o que era.
Fatos estranhos haviam acontecido com ela, o que de tão horrível aconteceu que sua mente manteve guardada?
O que mais incomodava Verônica era que não podia acreditar que ela havia escrito sobre o lago com todas as suas características, sem te-lo visto antes! Será?
Quais segredos estão submersos nas águas do Lago Negro?
E agora fatos que estavam no passado da universidade e da cidade voltaram a acontecer e o que Verônica não imaginava era que ela era mais ligada àquela cidade do que ela podia imaginar. Até que ponto fantasia e realidade se cruzam e tornam-se uma só? Verônica sabia que em seus devaneios os fantasmas do Lago Negro gritavam para sair, e eles sairão!
Uma história perturbadora, onde a mente de uma pessoa em desequilíbrio pode causar, dor, temor e solidão, você fica na duvida se encara o Lago Negro e mergulha em suas águas turvas e perigosas ou se afasta e corre daquelas mãos enormes e cruéis!
Entrei na mente de Verônica e o sentimento é angustiante e pesado. Uma trama psicológica que me fez querer mergulhar e desvendar os mistérios do Lago Negro.
Muitas vezes temos que nos deparar com a verdade e ela podem ser cruel, dolorosa. Mas sempre será necessária. Essa é uma história com muitas perguntas, sofrimentos, promessas feitas, segredos, confiança, traição, destinos cruzados, sacrifício e superação.
Essa é uma história bem contada, ricamente elaborada e irresistivelmente apaixonante. Juliana Daglio é uma dessas autoras que consegue nos prender com suas histórias com enredos suaves, fortes e muito bem elaborados. Os personagens são bem construídos, tanto os principais como os secundários. Gostei das ilustrações em cada inicio de capítulo, diagramação muito bem cuidada. O livro é dividido em 3 partes: 1ª Loucura e Sanidade, 2ª Respostas e Escuridão e a 3ª O Lago Negro. A 1ª e a 3ª parte são narradas por Verônica e a 2ª por Liam, gostei muito de poder saber o que se passava na cabeça de Liam, pois geralmente nós vemos apenas um lado.
Obrigada Juliana pela confiança e parabém pelo capricho com a história e agora me resta aguardar pelo Livro II para desenrolar a trama, pois o final não aconteceu e ficou com um sabor de quero mais!

Recomendo para todos que curtam uma história temperada com suspense psicológico, e fiquem de olho, pois Juliana Daglio é o nome de uma escritora da nova safra e promete nos encantar com suas belas histórias e além de tudo é brasileiríssima.

Uma dica ao leitor:
Ao terminar de ler o livro, releia as páginas 15 até 28 e alguns acontecimentos ficarão mais claros.

Percebi que você faz parte dos leitores do André Vianco, então em nome do fã clube do Vianco, muito obrigada!
Vamos apoiar os nossos autores nacionais!

É isso, beijos e tchau!

site: Eu leio sim e dai?

SahRosa 17/11/2016

Resenha Exclusiva do Blog Da Imaginação à Escrita
Depois de um tempo namorando esse livro, finalmente tive a chance de conhecer as águas escuras e misteriosas de O Lago Negro. Quero ressaltar, que a obra é uma das melhores que li atualmente, Juliana Daglio, possuiu um talento incrível e O Lago Negro sem dúvidas me marcou muito. Com uma atmosfera que mescla romance, um pouco de fantasia e elementos mais dark, O Lago Negro é um livro incrível, que facilmente envolve o seu leitor, você vai sentir o lago te chamando e quando decidir escutar essa voz, não terá volta, afinal, o enredo é tão cativante, que quando percebe, as páginas finais estão chegando e tudo que quer é mais desta história tão boa!

A obra é divida em três partes, Loucura e Sanidade, Respostas e Escuridão e O Lago Negro, e sua narrativa é feita em primeira pessoa, sendo a primeira e terceira parte, pela visão da Verônica, personagem principal e a segunda por Liam, um jovem enigmático e um tanto egocêntrico, mas que ao longo da trama, percebemos que assim como Verônica, o rapaz tem seus próprios demônios para enfrentar e uma missão importante pela frente. Confesso que de início, não fui muito com a cara do Liam, sua atitude um tanto prepotente e com aquele ar meio cafajeste e badboy, sem dúvidas não me agrada, como já mencionei em outras resenhas, mas Liam é um personagem diferente e em sua narrativa, vemos que essas atitudes trazem mais do que ele aparenta e assim como Verônica, o leitor passa a compreender melhor o personagem.

Mas, a narrativa de Verônica, foi a que mais me agradou sem dúvidas, que traz um grande diferencial se levarmos em conta as mocinhas dos livros, Verônica tem seus momentos mais complicados e é uma jovem com uma fragilidade constante, mas nem por isso, ela deixa de ser forte, Verônica transmite sentimentos únicos em sua narrativa, é aquela típica personagem que o leitor vai se identificar, talvez por isso mesmo, me senti tão apegada a ela e quando a o narrador passa a ser o Liam, torci o nariz, pois eu queria apenas a Verônica (vai entender, né?), mas isto se deve ao fato que ela é uma personagem que mostra a que veio, sua garra, suas atitudes, comovem o leitor de O Lago Negro, sentindo um apego grande com essa jovem que precisa encarar os fantasmas do passado e compreender as lacunas deixadas em sua vida. Verônica é uma personagem que conquista facilmente e isto se deve ao grande talento da autora, que mostra a que veio, a escrita de Juliana Daglio é tão boa e gostosa, que O Lago Negro revela-se uma obra poética, lírica e fascinante.

O modo como os personagens são desenvolvidos, como é descrito cada ambiente, emoção e sentimento, fazem de O Lago Negro um livro fundamental aos leitores que gostam de um bom romance com elementos sobrenaturais, mas não pense que essa é apenas a característica marcante de O Lago Negro, a obra traz muito mais do que apenas um romance, mas também uma história cercada de segredos e reviravoltas, você fica com aquela ansiedade a flor da pele, torcendo para que Verônica descubra cada parte desse quebra-cabeças tão bem delineado. Em relação aos personagens secundários, gostei bastante de cada um, que interpreta um bom papel na trama, todos tem uma parte importante que se completa em O Lago Negro. No entanto, como qualquer leitura, tenho algumas ressalvas, mas nada que tire o brilho desse livro encantador. Logo que iniciei a leitura, percebi uma falha na revisão, algo que me deixa bem triste, pois O Lago Negro é um livro ótimo, e ver alguns erros bobos, como frases inteiras repetidas em parágrafos, partes de frases também repetidas e troca de palavras que deixam o texto sem sentido, foi bem chato de encontrar, principalmente no começo, quando você está tendo aquele contato tão especial com uma história, por tanto, aqui fica minha recomendação a editora, que caprichou na diagramação e na capa, mas que infelizmente deixou a desejar na revisão.

Outro ponto que devo citar, é que o desfecho desse primeiro livro da série, foi um pouco corrido e confuso, mas acredito que talvez pelo fato de muitos segredos ainda estarem encobertos, talvez o leitor sinta mesmo que alguma coisa não foi explicada, por isso mesmo, não é algo que eu venha a levar como estreitamente negativo, pois O Lago Negro possui uma história fantástica, com ótimos ganchos e uma enorme carga de sentimentos, visto que este é o principal ponto que faz de uma obra merecedora do leitor, a forma como essa emoção foi transmitida, deixa a história de O Lago Negro tão palpável, que sentimentos parte dela, e tudo que personagens vivenciam.

Enfim, nem preciso dizer o quanto recomendo O Lago Negro, não é? Quem escolher mergulhar nessas águas, terá em mãos uma das melhores obras da atualidade do mercado nacional, Juliana Daglio é uma escritora que todo leitor deve ficar de olho, pois a qualidade de sua escrita é impressionante e O Lago Negro é uma leitura fundamental para aqueles que procuram uma boa história!

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/2016/11/resenha-o-lago-negro-juliana-daglio.html

Dragão literário 27/07/2018

O lago negro - Juliana Daglio (Resenha) Dragaoliterario
Resenha @dragaoliterario
"O lago negro"

Tenho que dizer que esse lago é profundo e obscuro...
Mesclando partes de realidade com a personagem Verônica, a protagonista da historia. Mas também mistura a fantasia das historias escrita pela personagem.
A autora Juliana Daglio brinca com essa mescla de ser autora, de uma personagem autora, de outros personagens. Criando assim uma teia, diga-se de passagem, muito bem construída.
Apesar de o inicio de tudo não ser tão convidativo quanto se espera. Vai se criando mistérios e suspenses ao decorrer da leitura aguçando aos poucos o paladar literário. Os personagens são muito bem construídos de modo a ser facilmente visualizados mentalmente.
Este é o segundo livro que leio da autora, devo dizer que é notável o crescimento em seu trabalho. Os conceitos característicos que cercam os personagens. Falo tanto dos sociológicos quanto psicológicos. Quase tudo é de fácil entendimento, o que deixa o leitor livre para deslizar nas águas turvas da mente de Verônica.
Alguns mistérios ainda não ficaram totalmente claros no livro. Porém prefiro não especular sobre eles antes de ler o segundo titulo. ?Submissão?.
Mesmo tendo o livro a mais de um ano, creio que a espera foi recompensada nos quatro dias que demorei em termina-lo. Hoje entendo o motivo de ele ter sido bem comentado quando o adquiri.

Mony D'Acri 16/10/2017

Falando sobre: O Lago Negro de Juliana Daglio
O Lago Negro tem uma narrativa bem construída, mesclada entre a realidade e a fantasia, do livro que está sendo escrito pela protagonista, Verônica. Para cursar a faculdade a mesma se muda para uma cidade do interior de São Paulo, com um cenário bem misterioso, onde os habitantes não gostam de forasteiros. O clima de suspense se mantém pela maior parte do livro, descobertas e revelações vão sendo feitas ao poucos, o que me levou a ficar instigada a ler cada vez mais.

site: https://umblogsobreesmaltes.blogspot.com.br/2017/10/lidos-em-setembro.html

Marina 11/01/2016

Não tinha como não amar!

Um livro lindo, com uma capa linda e uma autora queridíssima. Não tinha como não amar! Desde que tinha lido o início desse livro para fazer as primeiras impressões, fiquei cheia de expectativas e louca para ler o resto. E claro, a Ju não decepcionou!

Tudo começa quando Verônica se muda para Lagoana com seu namorado Enzo para estudar jornalismo, e nessa cidade nebulosa e sombria acaba encontrando muito mais mistério e perigo do que jamais poderia imaginar.

Verônica sempre sonhou que um dia escreveria seu livro, e ao chegar em Lagoana finalmente tem a oportunidade de começar, e ainda mais, de buscar a orientação do professor Carlos Velásquez, o mesmo que havia orientado o seu pai, o escritor Andréas Cattani.

"As palavras que brotam de meus dedos aparecem na tela magicamente, acordando dentro de mim como se sempre estivessem lá. Não era como escrever um livro, ou inventar uma história. Era como despertar uma história."

Mas ao se deparar pela primeira vez com o Lago Negro, Verônica começa a se questionar de onde realmente vinha a história que a tanto tempo já povoava sua mente. Seria possível que os personagens que habitavam sua história não fossem meramente frutos da sua imaginação?

Assim começa sua busca por respostas. Enquanto escreve seu livro, Verônica também precisa lidar com seus fantasmas interiores, e essa é para mim uma das características mais interessantes desse livro. Sou absolutamente fascinada pela loucura, e a Ju, que para quem não sabe é psicóloga, soube com toda certeza representar todos os conflitos internos da sua personagem com uma maestria excepcional!

"Sinto as coisas acontecendo dentro de mim. As muralhas desmoronando, o desequilíbrio dando sinais. É ela... A loucura. Ela é como um desalinho em espiral nos trilhos da sua mente. Quando o trem chega perto das zonas de risco, aqueles espaços se contorcem e retorcem, esgueirando-se dentro do seu cérebro, se embrenhando no meio da sua carne, como veias enferrujadas intricadas com as saudáveis. O trem fica desgovernado, acelera em meio a elas, passa por dentro de tudo, rasgando e sangrando."

As dúvidas e a loucura de Verônica são contagiantes, a ponto de o leitor não conseguir mais saber o que é mesmo realidade e o que é fruto da mente da personagem. Em vários momentos me perguntei o rumo que a história estaria tomando, e no fim ainda restaram tantas dúvidas que mal posso esperar para ler a continuação!

Em meio a toda essa confusão em sua vida, Verônica acaba se afastando do seu namorado, e é nesse momento delicado que ela conhece Liam, que além de lhe ajudar a desvendar os mistérios que a assombram, acaba entrando de vez na sua vida.

"Ele tinha um ar levemente cínico, como se soubesse de tudo e não se importasse com ninguém. Seu sorriso enviesado parecia ensaiado, mexia a cabeça e falava como se estivesse bêbado, mesmo que de forma teatral. Resumindo, Liam tinha um jeito de cafajeste, manipulador, cheio de más intenções."

E como se não fosse suficiente, Liam morou boa parte de sua vida em Chicago, e além do seu sotaque ao falar, ele ainda acaba soltando uma expressões em inglês de vez em quando.. Ah Ju, fala sério, como você faz isso comigo? Mais um personagem para eu me apaixonar? Hahaha.

Tem tanta coisa que eu ainda queria falar sobre esse livro, tantos personagens a comentar, tantos elogios que queria fazer, principalmente a edição e a diagramação linda que a Arwen fez. Mas sinto que já falei demais e no fim só o que me resta dizer é que a Ju Daglio é uma escritora e pessoa maravilhosa, e que merece todo sucesso que está fazendo, e que ainda vai fazer, com seus livros! Com toda certeza já virei fã de carteirinha e é com muito orgulho que exibo meu autógrafo, hahaha. Leiam, leiam e leiam!
A mente. Algo indubitavelmente incontrolável, mas que insistimos em dizer que podemos dominar.

"Pessoas que se julgam sãs, com mentes saudáveis, quando param para pensar nos loucos a correr pelas ruas ou nos trancafiados em hospitais, sentem-se inundados de uma repulsa disfarçada de pena, o que os motiva a buscar mais e mais sua própria sanidade.
Para mim, os loucos são esses!
Sonho com um mundo em que os loucos vivam nas ruas e internem-se os ditos sãos em hospitais horrendos, com paredes tomadas pelo mofo e comida com cheiro de lavagem."

site: http://www.naestradadafantasia.com/2016/01/resenha-o-lago-negro-de-juliana-daglio.html
Juliana 25/01/2016minha estante
Marinaaaaaaaaaaaaa!! Poxa, como demorei para achar sua resenha!!
ADOREI ADOREI ADORE!

Sinto-me com a missão cumprida e estou ainda mais ansiosa para lançar o livro dois.
Obrigada por ser essa pessoa tão querida.

Ps: roubei todas as fotos, porque ficaram lindas!!!

Francine 02/05/2016

Tive a alegria de ler O Lago Negro através do Book Tour organizado pela própria autora, Juliana Daglio, a quem agradeço por acolher minha participação.

Narrado em primeira pessoa, n'O Lago Negro conhecemos Verônica Cattani, uma jovem que acaba de se mudar com o namorado Enzo para a cidade de Lagoana, no interior paulista. Ambos iniciarão suas vidas universitárias na Universidade Federal Interiorana de Lagoana (UFI) e morarão juntos pela primeira vez.

Logo nas primeiras páginas, notamos que Verônica não leva uma vida comum. Ela se sente constantemente no limite de suas emoções e precisa, muitas vezes, recorrer a medicamentos psicotrópicos para se controlar. Impulsiva, desconfiada e irritadiça, não é exatamente alguém com muitos amigos. O problema é que Lagoana não parece ajudá-la. O lugar é mórbido, úmido e suas densas nuvens nunca permitem que o sol as penetre. Será que Verônica deveria mesmo estar nessa cidade?

Apesar disso, é nesse lugar que Verônica se sente inspirada para escrever seu romance, intitulado O Lago Negro. No entanto, quanto mais Verônica escreve sobre a batalha entre seus personagens, nefilins e vampiros, mais distante de Enzo e de sua realidade começa a ficar. Isso porque os acontecimentos de seu livro e da sua vida começam a se mesclar perigosamente, e somos levados a nos questionar: o que é verdade e o que é fantasia?

Com histórico psiquiátrico, Verônica coloca à prova sua própria sanidade. Será que, de algum jeito, foi influenciada a escrever O Lago Negro ou, quem sabe, há algum elemento sobrenatural envolvido no seu processo de escrita?

Gostei muito do modo como Juliana Daglio produziu esse romance! O enredo nele apresentado é completamente diferente do que podemos esperar. Dentro de uma ficção, há outra escrita e vivida pela própria protagonista. Isso é genial! Ao mesmo tempo, Lagoana é um lugar cheio de mistérios, do tipo que adoraria ver num filme. A cidade possui uma história perigosa, na qual Verônica acaba completamente envolvida.

Algo que gosto muito na narrativa da Juliana Daglio é a facilidade em caracterizar seus personagens de modo complexo e humano. No início, percebi que Verônica estava cada vez mais perdendo o controle de sua vida por faltar uma decisão pessoal, por faltar uma coragem que ainda não descobrira possuir. Foi muito interessante vê-la se desenvolvendo, revelando sua própria força e enfrentando seus fantasmas. Considero um ponto forte a autora abordar, através de Verônica, o estigma que as pessoas com transtornos psiquiátricos enfrentam quando decidem viver com autonomia.

Como fragilidades, aponto que alguns elementos me incomodaram, embora entenda sua importância. Houve cenas de ação que foram inverossímeis e, em minha opinião, o desfecho precisaria de um desenvolvimento um pouco mais lento. A revisão também apresenta fragilidades, mas não afetam o entendimento do leitor.

Estou muito interessada na continuação, esperando mais de Verônica e do Liam (personagem que ganhou meu coração assim que apareceu). Adorei a capa, que tem tudo a ver com a história, e a diagramação está maravilhosa. Recomendo para quem gosta de romances misteriosos!

Resenha postada no My Queen Side:

site: http://www.myqueenside.com.br/2016/05/resenha-144-o-lago-negro.html

Fernando Nery 26/03/2016

Resenha: O Lago Negro, de Juliana Daglio, Editora Arwen
Queridos Amigos do Mundo da Literatura!
Venho convidá-los a mergulhar nO Lago Negro, de Juliana Daglio. Tal mergulho se dará através da leitura dessa obra, publicada pela Editora Arwen.
Na obra, encontramos a descrição desse lago: "O Lago. Ele era NEGRO, como em meus sonhos. Vasto, parecendo interminável. Suas águas escuras e opacas não refletiam nada além da noite constante dentro de si."
Como vocês notaram, O Lago Negro, segundo o livro, é algo sinistro e que nos remete a uma obscuridade intensa. Entretanto, para mim, a experiência com essas águas, esse mergulho profundo foi de grande valia, pois clarificou certos conhecimentos a respeito de minha personalidade. Não sei de fato, se a leitura de tal livro causará o mesmo efeito em outros leitores, porém posso dizer que em Fernando Nery, Filósofo dos Livros, o ato de imergir nessas águas tornaram-me um ser melhor. O Lago Negro modificou muitos aspectos de minha vida. Sinto-me imensamente satisfeito quando um livro deixa de ser um simples entretenimento e passa a dialogar com minha alma. Essa obra é mágica de uma certa forma. Talvez o termo adequado seja uma palavra semelhante a espiritual no lugar de mágico ou quem sabe uma ESPIRITUALIDADE MÁGICA.
O contato com esse livro foi tão agradável, que eu me permiti fazer algo que não costumo realizar com outras obras. Li uma vez na Maratona Literária e depois reli 4 vezes. Totalizei CINCO LEITURAS e sinceramente, pretendo realizar outras. Não poderei fazer agora, por causa de compromissos com outros parceiros do blog e do canal. Entretanto, a minha vontade seria estudar cada trecho, cada palavra, cada ponto, CADA TUDO dessa magnífica obra.
Devido às inúmeras leituras, percebi uma FORÇA VIVA presente em toda NARRATIVA. Em cada leitura, encontrei uma MENSAGEM DIFERENTE. É como que se o livro não fosse um lago, mas uma CACHOEIRA onde as águas constantemente se renovassem. Retirei valiosas mensagens de todas as situações vividas pelos personagens. Consegui ler as entrelinhas e descobrir que O LAGO NEGRO nunca poderá ser tachado como um LIVRO INGÊNUO.
Confesso que resenhar uma obra como essa, gera uma certa INSEGURANÇA. Parece que nunca estamos a altura do livro. E sinceramente, fico FRUSTRADO, quando encontro uma JOIA como essa e não consigo transmitir o seu ALTO SIGNIFICADO. Li recentemente o comentário de um fã da autora, onde ele a chamava de MELHOR ESCRITORA DO MUNDO. Compreendo o que ele quis dizer.
Até o presente momento, vocês devem ter percebido que qualifiquei O Lago Negro com inúmeros adjetivos, mas permita-me usar um que, segundo meu ponto de vista, seria a perfeita TRADUÇÃO do livro.
O adjetivo, ou melhor, não é adjetivo, mas um substantivo abstrato. O BELO é o vocábulo que melhor traduz tudo o que se refere à obra. Quem conhece o MITO DA CAVERNA, de PLATÃO, sabe que ele fala do MUNDO DAS IDEIAS PERFEITAS. Pois é.... O BELO aqui mencionado é o que pertence ao MUNDO IDEAL referido por PLATÃO. Por esse motivo, NUNCA ME CANSAREI DE TECER ELOGIOS AO LIVRO QUE TANTO TOCOU MINHA ALMA.
O enredo nos fala de Verônica Cattani que vai morar na Pousada dos forasteiros pertencente à UNIVERSIDADE FEDERAL INTERIORANA (UFI), localizada na fictícia cidade de LAGOANA, estado de São Paulo. Verônica divide um apartamento com seu namorado Enzo Cervantes que foi o primeiro em tudo de sua vida: PRIMEIRO BEIJO, PRIMEIRA TRANSA, etc. Ela tinha a impressão de que passaria MOMENTOS FELIZES COM ELE. Entretanto, o seu pensamento não se confirmou. A VIDA AMOROSA se tornou uma ROTINA CONSTANTE e INSÍPIDA. Até aqui, o roteiro parece um tanto clichê, certo? Mas queridos leitores, eu afirmo que a CONSTRUÇÃO PERFEITA de Juliana Daglio, a sua LINGUAGEM SUTILMENTE PSICOLÓGICA e CHEIA DE MISTÉRIOS fazem com que o livro se torne uma OBRA EXCELSA. Em meio a fatos corriqueiros a Juliana formula uma NARRATIVA ENVOLVENTE e SEDUTORA. É um sofrimento ter que interromper a leitura.
A autora escreve tão bem que até os fatos triviais adquirem um ar majestoso. A famosa Clarice Lispector tem esse dom de pegar fatos SIMPLES DO COTIDIANO e imprimir uma FORÇA NA NARRATIVA que até os ATOS MAIS BANAIS adquirem grandiosidade em seus livros. Percebi que nesse PONTO, Juliana Daglio se assemelha a Clarice.
Os MISTÉRIOS DECORRENTES DA NARRATIVA presentificam-se através dos sonhos de Verônica, de suas lembranças e da escrita de seu livro. É isso mesmo, meus amigos! A protagonista Verônica Cattani escreve um livro intitulado O Lago Negro. O fato é algo engraçado e inusitado. Dentro da obra O Lago Negro, temos outro livro O Lago Negro, escrito pela protagonista. Logo, temos um livro dentro de outro livro. Acredito que isso NÃO SEJA SPOILER, portanto mencionarei o dado: A obra escrita pela Verônica parece uma MANIFESTAÇÃO DO SUBCONSCIENTE dela, entretanto rola algo estranho, pois os simbolismos presentes nas palavras dela, antecipam os acontecimentos de sua vida, funcionando como uma espécie de PREVISÃO sobre tudo que ocorre com ela. É claro que alguns fatos nem sempre relatam o futuro, todavia não vou entrar em DETALHES.
Juliana Daglio, uma louca genial!!!!
Se eu for falar tudo que a obra trouxe-me de BELO, vou me estender DEMAIS e ainda corro o risco de dar imensos SPOILERS. Mas acredito que consegui cumprir o meu PAPEL que foi relatar a GRANDIOSIDADE desse livro. O LAGO NEGRO está entre as MELHORES LEITURAS DE MINHA VIDA. E se você, depois de ler minha resenha não for comprar IMEDIATAMENTE o seu EXEMPLAR, só posso lamentar. Afirmo com toda convicção do MEU CORAÇÃO que, INDUBITAVELMENTE, trata-se de UMA LEITURA OBRIGATÓRIA para quem deseja conhecer OS MELHORES LIVROS BRASILEIROS. Dizer que Juliana Daglio nos impressiona por sua GENIALIDADE é POUCO. Foi O LAGO NEGRO mais transparente que MERGULHEI EM MINHA VIDA, embora a autora deixe para nós alguns MISTÉRIOS para as CONTINUAÇÕES SEGUINTES. Afinal esse é o PRIMEIRO VOLUME de uma série de livros. Ainda virão mais três e não vejo a hora de lê-los. Surtando de Ansiedade!!!!
Alguém tem dúvida de qual foi a minha classificação para essa obra no SKOOB? Creio que já entenderam que é um livro merecedor de CINCO ESTRELAS COM LOUVOR.
Parabenizo a Juliana Daglio por ser uma ESCRITORA FANTÁSTICA.
Amigos Leitores, em breve, farei uma resenha do mesmo livro em meu Canal do Youtube. Então se prepara, pois vocês terão o vídeo desse livro. E garanto que terão algumas surpresas reservadas para ele. Fiz questão de manter alguns segredinhos (risadas maléficas).
Bem, eu amei tanto a escrita da Ju (olha a intimidade, rs...) que resolvi comprar dois livros dela: Uma Canção para Libélula (volumes I e II). Não vejo a hora que eles cheguem para eu poder devorá-los.
Abraços e até a próxima postagem!!!!

site: http://filosofodoslivros.blogspot.com.br/2016/03/resenha-o-lago-negro-de-juliana-daglio.html

Cristiane 30/11/2015

Verônica Cattani a personagem principal da história é uma menina deprimida, com personalidade forte, muito inteligente e que tem um belíssimo gosto musical. Porém, seu maior problema é não conseguir superar certos acontecimentos do passado, o que faz com que ela tenha que tomar remédios para controlar seus ânimos. Ela namora Enzo Cervantes, um garoto com jeito de nerd, mas que arranca suspiros de muitas garotas por ai.

Os dois mudam-se de São Paulo para Lagoana a fim de morarem sozinhos e fazer faculdade. Lagoana é uma cidade pequena que vive cercada por uma névoa durante o dia e a noite, sendo muito difícil aparecer o sol em qualquer horário. Como toda cidade pequena, todos se conhecem, mas, em Lagoana, desconhecidos não são bem vindos. Ao chegarem á cidade, Verônica e Enzo são recebidos com certa hostilidade por um dos moradores. Ancião, como prefere ser chamado, afirma que forasteiros não são bem vindos, pois sempre causam muitos problemas.

Com a expectativa de uma nova vida e de ter uma maior liberdade para fazer o que quiserem, Verônica vê chance de mostrar para a família de Enzo que ela não é uma má pessoa e que ela faz muito bem para ele. Mesmo sabendo que a família de seu namorado não achava que ela era boa o bastante para ele, Verônica nunca pensou em mudar sua maneira de vestir, o que seria uma completa besteira se ela o tivesse feito. Adorei o estilo de Verônica: lápis preto no olho, all star no pé e cabelos pintados de preto. Gostei muito também das músicas que ela gosta e principalmente, por não querer agradar ninguém para conseguir as coisas, muito pelo contrário, sua personalidade parece muito com a minha. Identifiquei-me muito com a personagem, o que fez com eu quisesse ler cada vez mais e ficar presa á história até o final.

Assim que chegam ao local onde vão morar, chamado “Pousada dos Forasteiros”, ambos conhecem Carol, Paulo e Vinicius também moradores da pousada. Carol e Verônica logo que se conhecem se dão muito bem e se tornam amigas.

As aulas começam tudo vai bem até que para a infelicidade de Verônica e um acaso da vida, Enzo e ela conhecem Angelina. Uma garota muito bonita, de pele negra, com cabelos encaracolados, com um corpo atlético, bem perfumada e com roupas bem coladas ao seu corpo. Verônica se sente bem incomodada com isso e percebe que tem que tomar muito cuidado com ela.

Verônica decide que precisa escrever seu livro em um lugar tranquilo sem barulho para que consiga mais inspiração. Ela vai para a cidade e decide ficar por ali um tempo escrevendo, quando decide ir embora vê de longe uma casa que parece abandonada e fica curiosa em conhecer. Chegando ao local, ela passa pelo por portão e vê algo que aparece muitas vezes em seus sonhos: O Lago Negro.”O lago. Ele era negro, como em meus sonhos. Vasto, parecendo interminável. Suas águas escuras e opacas não refletiam nada além da noite constante dentro de si.”. Com isso, acaba conhecendo os Caprini, uma família bem estranha que vive isolada nessa casa que parecia abandonada e que são donos da empresa de água Purificat. O casal Katarina e Vicente tem uma filha chamada Lizandra. A criança não parece normal, ela não chora nunca apenas resmunga. O casal explica para Verônica que ninguém da cidade aceitaria cuidar de sua filha por conta de alguns boatos que foram inventados sobre eles e convidam ela para ser a babá de sua filha. Verônica a principio não aceita, mas depois pensa melhor e decide se tornar a babá da criança, até porque uma grana extra seria muito bom.

Focada em seu livro, um dos seus objetivos ao chegar à cidade era conhecer o grande amigo seu pai. Carlos Velasquez é uma inspiração para ela que vê nele uma grande oportunidade de conseguir escrever seu livro e ter ele como seu tutor. Quando Carlos começa a ler sua história descobre na mesma hora que ela é filha de André Cattani vulgo Andreas Cattani. Muito estranho, não? Ao invés de incentivar que ela continue a escrever o livro faz o contrário, pede para que ela escreva sobre outros temas pois, fantasia não é seu forte.

Coisas estranhas começam a acontecer. Um assassinato muito esquisito acontece na cidade e abala muito a todos. Enzo e Verônica não se dão mais bem, os dois se tornam estranhos um para o outro e ela não confia nele o bastante para contar as coisas andam acontecendo com ela.

Certo dia, um garoto desconhecido aparece na casa dos Caprini, seu nome é Liam, um garoto com sotaque americano, com jeito cafajeste e muito bonito por sinal. Verônica estranha o interesse que ele tem nos Caprini e não se mostra nada disposta a tirar as dúvidas do garoto. As vezes, estranhos são mais confiáveis do que velhos conhecidos.

Muitas reviravoltas acontecem na história, um personagem em especifico me deixou bem decepcionada com suas atitudes, mas já desconfiava que este personagem fosse acabar fazendo besteira. Os acontecimentos que antecedem o final da história foram bem intensos. Não conseguia parar de ler até chegar o final, muitas revelações, mentiras que foram contadas finalmente são reveladas dando chance para que a personagem principal entenda a si mesmo e o porquê tudo aquilo estava acontecendo. O final deixou aquela sensação de: e agora o que eu faço? Espero muito que a continuação venha e tenho certeza que vai ser tão bom quanto foi este primeiro livro.

site: http://www.sugestoesdelivros.com/2015/11/resenha-o-lago-negro.html#.Vlw17narRdg