Dewey

Dewey Vicki Myron
Bret Witter

Resenhas - Dewey

vsc bibliotecária 18/08/2009

Dewey Readmore Books (nome perfeitooooooooooooooooo!!!)
Dewey era um gato muito fofoooooooooooooooooo, cativante e inteligentíssimo, pq vivia no melhor lugar do mundo: numa BIBLIOTECA!!!
É impossível não se apaixonar por ele e querer ter um gato em casa, sendo seu companheiro.
Eu também tenho um Dewey, é minha gata Ciça, companheira de todas as horas, que sempre que percebe que vamos fazer oração (sou budista), ela faz questão de estar presente.
Livro indispensável para amantes de gatos (e de cachorros também)!!!
Tainá 03/02/2013minha estante
Concordo. É impossível não se apaixonar por Dewey e pelas mudanças que ele causa na vida das pessoas. Sempre de forma tão positiva e catuvante.

Aline.Abreu 31/08/2023minha estante
Eu amei o livro. TODA biblioteca deveria ter um gato.

Nathy @peculiareslivros 10/04/2024

Uma leitura emocionante
Terminei ontem a leitura de “Dewey: um gato na biblioteca”, e posso falar que é um livro emocionante, pois traz a história real da autora, com sua trajetória de vida e como Dewey mudou tudo não apenas para ela, mas também por toda a cidade, chegando inclusive a ter impacto mundial, afinal, quem não iria querer mostrar um gato lindo e amigável que vivia em uma biblioteca e lha dava vida além da literatura? Quem não iria amar ter um gatinho ronronando e dormindo no seu colo enquanto você aproveita um bom livro, ou inclusive aproveita para brincar com ele no seu momento de pausa dos estudos?

Pois é, o livro é incrível, lágrimas foram derramadas aqui, e agradeço muito à @globolivros pelo envio do exemplar! Amei e recomendo muito a leitura! Fiquei completamente envolvida pelo amor especialmente de Vicki por Dewey, seu filho felino, e como ela teve uma vida cheia de batalhas, mas bem recompensadora!

site: https://www.instagram.com/p/C5lg8EJLtd1/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Evy 27/01/2010

Apaixonante
Dewey é simplesmente apaixonante!
Tudo bem, eu sou suspeita, afinal sou bibliotecária e adoro gatos! Só pelo fato de ter uma biblioteca envolvida eu já adorei o livro. Sei que fui influênciada pelo fato de ser apaixonada pela minha profissão, mas realmente achei a leitura deliciosa e fiquei apaixonada pelo gato Dewey. Achei fantástico como o gato modificou os costumes de uma cidade, os hábitos de leitura e assiduidade à biblioteca. Foram momentos maravilhosos que esse gato fofíssimo viveu ao lado de Vicki e que ela tão generosamente divide conosco. É claro que a escrita é simples, afinal Vicki não é escritora profissional, e em certos momentos o foco da escrita foge um pouco para a cidade de Iowa e alguns momentos particulares de sua vida, mas achei relevante para a contextualização e recomendo a leitura!
Léia Viana 05/01/2011minha estante
Eu comprei este livro por dois motivos: adoro animais e eu me apaixonei por sua resenha!

vsc bibliotecária 08/04/2012minha estante
Tbm sou bibliotecária e amo gatos!!!

Lysi 11/11/2009

Tentativa frustrada de fazer uma versão felina do Marley. As coisas que o gato faz até são engraçadinhas (eu amo gatos, diga-se de passagem), o que mata a história são as coisas que a autora conta sobre a cidade, a biblioteca e sobre ela mesma que não tem ligação alguma com Dewey e servem só pra encher linguiça. Ainda tentei ler duas vezes, mas acabei abandonando para sempre.
Bell_016 23/01/2010minha estante
Descreveu exatamente o q pensei enquanto lia o livro. O gato é fofo, adoro gatos, mas a babação em cima da cidade "perfeita" e suas pessoas "perfeitas" não dá....

Agnes 16/12/2012minha estante
Ok, não foi uma tentativa de copiar o Marley. Por favor, ela quis relatar a história do gato dela, quem amava muito e mudou a vida das pessoas. Além disso, por que agora tudo tem que ser comparado ao Marley? Por favor, o livro nem é tão bom assim. Além disso, a biblioteca, a autora e a cidade, tudo o que ela contou tem sim relação com o Dewey, Lysi. Pois ele mudou a vida daquelas pessoas, e, para entendermos isso, ela tinha que explicar pelo o que estávamos passando. Olha, essa não é uma historinha de um gato que acompanha uma família e tem vários momentos de comédia. É de um gato bibliotecário que marcou a vida das pessoas de uma cidade que estava morrendo. É diferente.

Keith 01/03/2017minha estante
Que bom saber que eu não fui a única frustrada com a leitura!!!
Acredito na diferença que o Dewey causou na vida da autora e das pessoas que conviviam com ele, pois tenho um gato também (bem parecido com o ele na aparência e no temperamento) e ele mudou muito a minha vida! Mas achei a leitura muito cansativa e perdi o foco do Dewey diversas vezes. Não consegui concluir a leitura, infelizmente!

Sha 10/01/2009

Quem espera um livro totalmente dedicado a Dewey decepciona-se um pouco, pois são usadas várias passagens narrando a história (e alguns pormenores) da cidade em que a biblioteca se situa e algumas passagens sobre a vida da autora.
Camila Chimello 13/03/2014minha estante
Na verdade é exatamente por esse motivo que o livro é extremamente interessante. Você não pode retratar um animal, ele não fala, você não sabe o que ou como ele realmente se sente. Nem nunca saberá.

Todas as passagens e todos os fatos foram postos ali para mostrar como e porque Dewey ajudou todas aquelas pessoas, naquela cidade. Devido a todos problemas que elas passavam. É uma história real, da vida de uma cidade e seu gato de biblioteca.

Claire Scorzi 07/04/2009

O melhor é o gato
O melhor do livro é o gato, Dewey Readmore Books (como foi batizado). Da aventura de ser abandonado numa caixa de coleta de livros da biblioteca de uma pequena cidade em Iowa, até se tornar um "astro" - conquistando a clientela da biblioteca, os funcionários, as crianças, a própria cidadezinha, e chegando a aparecer em matérias de tv, filmes (um, de um japonês!), e revistas... suas idiossincrasias, preferências de brincadeiras, comida, aventuras peculiares, e charme - como todo gato tem, e qualquer dono de gato sabe.
O estilo como a história é contada é que prejudica Dewey: um sentimentalismo muito óbvio, repleto de clichês; o gatinho merecia todo o amor e paixão recebidos, sem dúvida! Mas deveria ter sido expresso com mais originalidade, mais arte.
Além disso, o desfecho narrando a morte do bichano me derrubou. Sou avêssa a morte de crianças e de animais em livros, sejam estes de ficção ou histórias reais. Aceito-as em alguns poucos, raros casos... Mas detesto.

Azev 03/02/2021

A história de Dewey merece ser contada
Dewey era um gatinho vadio que foi abandonado numa caixa de devoluções de livros na biblioteca pública de Spencer, Iowa (EUA). Quando foi encontrado pelos funcionários da biblioteca, a gerente, Vicky Myron, decidiu que ele deveria ficar na biblioteca (assumindo a responsabilidade por ele), logo logo o gatinho laranja começou a dar que falar, conquistando os corações dos seus clientes e também dos funcionários, até chegar ao estrelato global.

O livro é curto, mas a escrita é muito fluida e envolvente, para quem gosta de gatos e de histórias de superação, esta obra é uma ótima recomendação, conta a história de um gato dócil, amigo de todos, divertido e fala sobre a vida da sua dona, abordando assuntos complicados como as doenças presentes na sua família, o suicídio de um dos irmãos e os desafios de ser mãe solteira.
O final foi o que já seria de esperar, Dewey envelhece, ganha cada vez mais problemas de saúde e morre, a sua morte me marcou profundamente, pois ao longo da leitura eu me apeguei muito ao gatinho e às suas vivências, por isso nos capítulos finais foi como sentir meu amiguinho Dewey partir. A forma como Vicky Myron narrou estes capítulos finais foi bastante triste, mas também deu aso a que conseguíssemos ver um laivo de esperança, e nos ensinou que apesar das tristezas que a morte de um animal de estimação nos pode trazer, as experiências que temos com ele em vida, as alegrias que nos traz, o amor que nos dá, valem verdadeiramente a pena.

Ao Dewey, por todas as vidas que transformou, por todo o amor e afeto, por todos os sorrisos que deu a tantas pessoas, e a Vicky Myron, por tê-lo acolhido, por sempre ter lutado por ele, por ter estado ao seu lado até ao fim e, por ter decidido escrever este livro e eternizar a história de Dewey no mundo: o meu mais profundo obrigado.

Luisa Cruz 10/05/2021

Recomendo
Gostei muito mesmo sendo um livro sobre gatos. Adoraria que ela tivesse escrito mais sobre as funções da biblioteca e algumas dicas para novos(as) biblitecários(as).

Aline || @itsme__line 24/10/2020

Para fãs de gatos eu recomendo.
Eu que amo gatos, amei o livro.
E claro chorei...

Bruna 09/01/2023

Miau miau, miau (tradução: te amo, dewey)
Mesmo tendo consciência do final, pelo fato de ser uma história real, não consegui segurar as lágrimas. Que bom que o Dewey encontrou um lar no meio dos livros e recebeu tanto amor!

Elaine cris 01/04/2024

Fofinho
Iniciei a leitura já sabendo que não iria encontrar uma mega história, valeu a leitura.

O livro é narrado pela diretora da Bíblia onde o gato apareceu e viveu, ela narra todo histórico da cidade até o tempo onde o gato viveu.

O lado legal é ver como o gato cativou boa parte da cidade, como ele era sociavel porque gatos são ariscos a pessoas e aglomerações.

SueSouza 04/08/2021

Fofinho
Olá Pockets!
Hoje trago uma dica super especial para os amantes dos felinos, uma história de como um gatinho mudou a rotina de uma biblioteca e da cidade toda pelo seu charme e simpatia de receber todos da biblioteca e deixar ser acarinhado.
Na cidade pacata de Spencer, a biblioteca pública tem uma caixa metálica para devolução de objetos, mas nela sempre é encontrado de tudo, e qual não é a surpresa da bibliotecária Vicki ao abrir a caixa e encontrar um gatinho amarelo e morrendo de frio nela, já que eles estavam passando por um dos piores invernos do período.
Vicki tira o gatinho e com a ajuda de outros membros da equipe dar um banho quente para esquentar e claro procuram um jeito de alimenta-lo. Eles não sabem o que vão fazer com o gatinho, pois nunca tiveram um na biblioteca, mas Dewey (esse será seu nome, que é o nome do criado da classificação utilizado na biblioteconomia para catalogar as obras por assunto), vai conquistar a equipe da biblioteca e os usuários.
Todos votam para que ele fique na biblioteca, e Vicki vai apresentando ele aos membros do conselho para que eles possam conhecer melhor Dewey, e assim ele acaba ficando na biblioteca. A equipe da biblioteca que juntam dinheiro para os gastos de Dewey e não mexer na verba da biblioteca. Dewey Readmore Books (nome completo do gatinho), vai transformar até os mais durões em manteiga ao querer fazer carinho nele, vai mudar a rotina da biblioteca e os usuários, além de deixar a cidade famosa. Dewey encontrou em Vicki, uma dona, amiga e companheira, até a relação dela com a filha melhorou depois de Dewey.
Mas claro nem todos era a favor de Dewey ficar na biblioteca, sempre tinha as cartas de reclamações, mas ele ficou e ajudou muitos dos moradores que precisavam do apoio de Dewey, do colo e carinho que ele pedia. A história é real, e além da história de Dewey conhecemos dos outros personagens e principalmente de Vicki, que não foi fácil e teve tantas perdas. Uma história emocionante, divertida e que toca os amantes de gatos. Eu como bibliotecária já quero um gatinho na minha biblioteca, já que tenho 3 em casa. Haha
Me conte, já conheciam essa história? Qual outro livro de gato me indica?

#culturapocket #books #catbooks #deweyumgatoentrelivros #biblioteca #catlibrary

Agnes 19/12/2012

Um livro incrível.
Dewey é um gato excepcional. Apenas quem já teve um bichano em casa consegue entender como eles são animais fantásticos. Carinhosos, compreensivos e sapecas. Os amantes de gatos tem de tudo para amar esse livro.

Até os não amante de gatos. Se você gostou de Marley & Eu ou Sempre ao Seu Lado, prepare-se para chorar ainda mais em “Dewey, um gato entre livros”. Com seu charme, e adotado pela a Biblioteca Pública de Spencer, Dewey vai ganhando a carisma dos habitantes da cidade de Spencer. Pouco a pouco, o estado de Iowa, aquela região, os Estados Unidos, a América e até mesmo o Japão vão conhecendo sobre o gatinho de biblioteca.

Devo admitir, sou uma amante de gatos. Já tive vários. Mas esse livro me fez ir as lágrimas porque entendemos como um gato mudou vidas. Não se engane. Esse não é um livro como Marley e Eu que conta a história de um cachorro (no caso um gato) que vive com um casal e todas as aventuras que ele apronta.

Não, esse livro contém a história de vida da Vicky, e também de sua filha, mas conta principalmente como esse gato mudou a vida dos habitantes tristes e depressivos que moravam em uma cidade que estava falindo. Com seu jeito próprio, seu carinho e sua forma de encantar a todos, ele foi trazendo a alegria de volta.

Sim, o livro contém trechos explicando sobre a cidade, a biblioteca, o passado da autora. Sim, pode ser um pouco maçante. Mas é muito bem coberto por todas as histórias de Dewey, e servem para você entender ainda mais a influência do gatinho.

Seu nome? Dewey Readmore Books, digno para o gato da biblioteca (dewey leiamais livros). Quem? Uma lenda. Dewey viveu 19 anos. Prepare-se? Para chorar muito.

Tudo começou em uma manhã congelante de Spencer, há 24 anos atrás.

Ana 25/02/2024

Dewey, um gato entre livros
É um livro lindo. Tem como não ser lindo um livro protagonizado por um gato? Impossível né??
Vicky trabalha numa biblioteca em Spencer no Iowa. Numa manhã gelada, ela vai ver na abertura onde as pessoas entregam os livros fora do expediente e acha um filhote de gato, gelado, quase morrendo. Ela cuida dele e a biblioteca o adota, assim como a cidade. Com as peripécias de um gato com personalidade, a autora narra como um gato( ou mesmo os bichinhos em geral) podem mudar as pessoas.

Só não dei 5 estrelas, porque ela fala muito da história da cidade, coisa que não tem a ver com o gato, mas tirando esse detalhe é maravilhoso.