Não Me Faça Pensar Atualizado

Não Me Faça Pensar Atualizado Steve Krug

Resenhas - Não Me Faça Pensar Atualizado

Thayza.Karen 15/12/2021

Usabilidade
O livro trata de usabilidade de forma leve e fácil de ler. É mais voltado pra web mas muita coisa pode ser aplicada a mobile. Eu amei que tem um capítulo tratando de acessibilidade e muitas indicações de outros livros.

Thiago 10/04/2017

Insights do livro Não Me Faça Pensar
Conforme estudamos Marketing Digital e SEO, eventualmente esbarramos nos assuntos Experiência do Usuário (UX) e Usabilidade na web. E é muito comum que a referência para se aprofundar um pouco mais nesses temas seja o livro Não Me Faça Pensar, de Steve Krug.
Não é à toa! O livro traz uma abordagem muito bem-humorada e direta sobre usabilidade, além de alguns insights valiosos que eu vou listar aqui. Acompanhe!

Usabilidade: o que é
Usabilidade se refere ao entendimento das pessoas sobre as coisas que elas usam. Tem a ver com a facilidade com a qual elas usam objetos, ferramentas, sites, aplicativos, etc. Não tem a ver necessariamente com tecnologia.
Definição mais curta de uma coisa usável:
Uma pessoa na média (ou mesmo abaixo dela) será capaz de descobrir como usá-la para desempenhar algo sem obter ônus maiores que os bônus.
Definição mais elaborada de usabilidade:
Uma pessoa com conhecimento e experiência normais (ou mesmo abaixo da média) pode descobrir como usar a coisa [isto é, aprendabilidade] para realizar [efetividade] sem ter mais problemas do que o que valeria a pena [eficiência].
Ou seja, se você perceber que precisa de muito tempo investido para conseguir usar algo, provavelmente não vai usar.
Entendido o conceito de usabilidade, podemos ver os princípios de usabilidade voltados para a web.

Princípios de usabilidade na web—Primeiras impressões
O ponto do autor com o título “Não Me Faça Pensar” é que, na Internet, estamos o tempo todo diante de distrações e escolhas. Então, a melhor providência que os administradores de sites podem tomar a favor da usabilidade é tornar essas escolhas irracionais.
Quando um usuário entra em uma página na web, o ideal é que ele consiga entendê-la sem fazer esforço. Se a página não for autoexplicativa, as chances de o visitante se frustrar são enormes.
Há 4 perguntas que todo site deve responder quando alguém o acessa pela primeira vez. São perguntas que todos fazemos internamente, mas talvez nunca tenhamos nos dado conta:
O que é isto?
O que eles têm por aqui?
O que posso fazer aqui?
Por que devo estar aqui e não em algum outro site?
Se um site não for capaz de responder essas perguntas com facilidade, provavelmente o usuário vai fechar a aba.
Funciona assim: quando entramos em um site, temos um objetivo, e queremos cumprí-lo sem precisar pensar em questões irrelevantes. Mas se o site tiver uma navegação ruim e informações confusas, gastamos tempo e energia com esses problemas desnecessários.

Princípios de usabilidade na web—Clareza das informações
Convenções: convenções são padrões da web que todos já conhecem (logo no canto superior esquerdo da página, texto clicável com cor distinta do texto comum etc.).
Dê nomes óbvios a opções do menu, categorias etc. — nomes engraçadinhos podem confundir. Pode usar a criatividade, mas tem que garantir que os recursos são usáveis.
Hierarquia visual: é fácil entender que certos elementos fazem parte de outros?
Divisão da página em áreas claramente definidas: isso ajuda os usuários a se concentrarem nas partes da página que realmente os interessa, ignorando as partes desnecessárias sem problema. Aqui, o autor até comenta sobre a cegueira de faixa (banner blindness), habilidade consciente ou não em que uma pessoa consegue ignorar áreas que contenham anúncios.
Deixe óbvio quais elementos podem ser clicados: nada de pensar “é só o usuário passar a setinha em cima e ver se vira mãozinha”. Por menor que seja, isso é um esforço. Sem falar que não funciona para quem estiver usando uma touch screen. Use sempre uma cor diferente para o texto dos links e não use essa cor onde não for possível clicar.
Use pistas visuais: as pessoas devem notar rapidamente os elementos que precisam para realizar suas tarefas. Então, use pistas visuais como estilo tridimensional de botões para mostrar que estão ali para serem clicados e contorno em volta de um campo mostrando que ele deve ser preenchido. Não precisam estar na cara, precisam ser visíveis.
Minimize a confusão: elimine todos os elementos desnecessários de suas páginas web. Se algo não for importante, é porque é ruído.
Pense em quem está só de passagem: aqui entram as técnicas de escaneabilidade de um conteúdo. Use intertítulos/cabeçalhos para dividir as seções do texto, evite grandes blocos de texto escrevendo parágrafos curtos, use marcadores (bullet points) e destaque as palavras-chave em negrito*.
*Se você quiser destacar as palavras-chave de um link, não precisa colocá-las em negrito. O link já vai destacá-las.
E para encerrar o assunto clareza, fica a regra:
“Clareza fala mais alto que consistência”
Se você puder deixar algo significantemente mais claro tornando-o levemente inconsistente, não pense duas vezes.

Princípios de usabilidade na web—Navegação
A navegação é parte inerente da web. Tanto que usamos um navegador web para acessar sites na Internet.
Por ser um aspecto tão básico, a navegação é essencial para a usabilidade de um site. Se as pessoas não conseguirem navegar por ele, elas simplesmente vão abandoná-lo.
Antes de montar a navegação do seu site, lembre-se que é ela que dá senso de direção ao visitante, informando-o onde ele está e para onde ele pode ir.
Enquanto alguns usuários preferem navegar pelas opções do menu e links do site (usuários link dominant), outros acham mais prático buscar diretamente o que estão procurando (usuários search dominant). Portanto, não deixe de incluir uma caixa de busca no seu site.
Dito isso, veja quais elementos os usuários precisam identificar facilmente quando entram em uma página:
Identidade do site;
Nome da página;
Navegação global (seções e subseções);
Navegação local (opções dentro do nível em que você está);
Indicador(es) do tipo “Você está aqui”;
Exemplos: destaque na opção selecionada no menu ou migalhas de pão (breadcrumbs)—elemento que mostra o caminho desde a página principal (home) até onde o usuário está.
Pesquisa.

Mobile
O acesso à Internet por meio de dispositivos móveis já superou o desktop no Brasil (EBC) e no mundo (StatCounter).
Em 2016, os aparelhos móveis e tablets superaram o desktop em acessos à Internet. Portanto, é fundamental que o seu site funcione em diversos tamanhos de tela.
Além disso, desde 2015 o Google favorece o posicionamento de sites compatíveis com dispositivos móveis nos resultados das buscas realizadas desse tipo de aparelho.
Qual a melhor solução para isso? Usar um design responsivo.
Nesse cenário, eis a importância da metodologia mobile first: em vez de criar a página web e depois cortar recursos para fazer a versão mobile, faz-se a versão mobile primeiro, com os recursos mais importantes, e depois, adiciona-se mais recursos na versão desktop.
Pode ser que o site mobile acabe sendo mais profundo que a versão para desktop, exigindo mais cliques/toques ou mais rolagem de tela para alcançar certos conteúdos. Mas fique tranquilo. Devido ao espaço mais limitado, isso é totalmente normal.
Lembre-se de sempre fornecer um link para a versão completa/full do site. É preciso dar opção aos usuários, principalmente se a versão desktop tiver mais funcionalidades que a versão mobile.

Acessibilidade
Para que o seu site seja usável por todos, você precisa incluir nele a acessibilidade. Imagine o quanto você pode melhorar a vida de pessoas com incapacidades apenas fazendo alguns ajustes nas suas páginas.
Passos mais importantes para implementar acessibilidade:
Adicionar o atributo alt (texto alternativo) nas imagens para ajudar usuários de leitores de tela;
Use títulos corretamente para facilitar a organização —  para o título da página, para os títulos das seções da página, para os títulos das subseções da página e assim por diante;
Usar nos formulários para as pessoas saberem o que digital;
Criar um link “Ir para o conteúdo principal” para o usuário não precisar ouvir a navegação global;
Torne o conteúdo acessível pelo teclado (nem todos podem usar um mouse);
Atenção ao contraste entre o texto e o fundo;
Use um tema do WordPress preparado para acessibilidade.
Você pode ler mais sobre a acessibilidade na web no site da WebAIM ou usar ferramentas como o Acessibility Checker para analisar a acessibilidade do seu site.

As 3 leis de Krug
Para finalizar, ficamos com as três leis de Krug sobre usabilidade, que de certa forma resumem muito bem tudo que vimos até aqui.
1ª lei de Krug sobre usabilidade:
“Não me faça pensar.”
2ª lei de Krug sobre usabilidade:
“Não importa quantas vezes eu tenho que clicar, desde que cada clique seja uma escolha impensada e não ambígua.”
3ª lei de Krug sobre usabilidade:
“Livre-se de metade das palavras de cada página. Depois, livre-se da metade das que restaram.”

site: https://thiago-xavier.com/insights-do-livro-não-me-faça-pensar-486efbba26bf
Montardo 12/12/2020minha estante
Rapaz do céu! Nem vou ler o livro! Este seu resumo está ótimo! Hahaha

Thiago 12/12/2020minha estante
Valeu demais, Ana! :)
Mas o livro é muito legal
Vale a pena haha

Bruno.Saraiva 07/04/2021

Usabilidade UX
Não me faça pensar.
Li este livro por indicação do Thulio Bittencourt , e apesar de eu não ser desenvolvedor, me interessei pelo título e a possibilidade de ao lê-lo poder contribuir com a equipe de desenvolvimento e testes.
O livro é sobre usabilidade, UX, design, testes, enfim, é sobre como podemos facilitar a vida de nossos usuários na web e até sistema.
Bastante ilustrativo e cheio de exemplos comparativos.
Se você é desenvolvedor, tester ou está envolvido com algum tipo de experiência do usuário, super recomendo.

#softwarehouse #uxdesign #dicadelivro

Bruno.Costa 11/05/2020

Um livro muito útil
?Não me Faça Pensar? é um livro muito útil sobre experiência do usuário. Passa muitos conteúdos complexos de uma maneira simples e rápida de se entender. Para quem está no rumo de se tornar um profissional da área (ou quiser aprender mais sobre) é um livro essencial.

Eu ainda recomendaria este ser um dos primeiros livros sobre o tema que você for ler. Sua abordagem simples e eficiente é um excelente passo inicial na temática. Pode ser que se você já tenha adquirido um conhecimento mais elevado do assunto os temas abordados no livro soem um pouco óbvios. Mas se você está no começo da caminhada ele vai te trazer muitas respostas e muitas alegrias.

Key 03/01/2022

Ótimo para UX/Programadores
Indico para todos que trabalham com marketing, programação e UX. Criadores de site o tem como leitura obrigatória.

Li como recomendação dos chefes na empresa e ele realmente possui conteúdo simples, direto e eficaz. Não é à toa que esse livro é antigo e se mantém atual, conteúdo brilhante.

kamythra 24/08/2023

Leitura necessária
Especialmente para quem esta começando na área de web, esse livro é extremamente necessário. Com uma leitura leve e agradável, o autor consegue te manter preso as suas ideias durante livro todo.

Não é uma leitura maçante como a maioria dos livros didáticos. Steve usa do bom humor para explicar detalhadamente o que deve ou não ser feito, te fazendo rir e aprender ao mesmo tempo.

Sai da leitura muito satisfeita com o conteúdo, me deixou mais confiante de começar meus trabalhos por ter uma nova bem detalhadas de qual caminho seguir.

Kim 22/04/2020

Ótimo pra quem está começando!
Quer entender de UX de um jeito rápido e divertido? Não Me Faça Pensar é isso!

Apesar de ser um livro que usa exemplos mais antigos, o conteúdo é atual para entender como funciona o User Experience. É um "must read" para quem quer ingressar na área de produto digital e auxiliar no estudo.

É um livro que realmente não te faz pensar para entender conceitos porque a leitura é super fácil e direta, mas te faz refletir sobre como implementamos o UX em nossos produtos e o que fazer para torná-la mais fácil e atrativa para o usuário final.

Se você está começando, leia porque é bem legal. Se você já está na área, pode ser que o conteúdo seja mais do mesmo e outra leitura possa fazer mais sentido.

Tamer 23/02/2024

Livro bem completo e de fácil leitura. O autor passa uma visão sobre o universo da usabilidade na web e um pouco no celular. A última versão atualizada foi em 2014 (10 anos!), muito do que ele diz se mantém, mas também há diversas atualizações na tecnologia que espero que ele escreva em sua próxima atualização.

Henrique 23/01/2021

Essencial para quem trabalho com produtos digitais
Foi o primeiro livro de usabilidade que li quando comecei a trabalhar com UX. Mais de dez anos depois, continua mega relevante e necessário. Steve Krug aborda questões de usabilidade como planejamento, design, testes e dia-a-dia de forma leve, acessível e engraçada. Todas as suas dicas são incrivelmente fáceis de se colocar em prática e trazem um valor incrível pras empresas e produtos digitais.

Eli Biasoli Jr 06/06/2023

Para qualquer um que trabalhe com usabilidade
A obra oferece insights valiosos sobre como projetar interfaces de forma clara, com elementos bem posicionados, evitando a sobrecarga de informações e tornando a navegação uma experiência fluida. Krug nos ensina a importância de testar e iterar nossos designs, envolvendo usuários reais para obter feedback valioso.

Além disso, o autor aborda o impacto do design na tomada de decisões dos usuários, mostrando como pequenos detalhes podem influenciar sua experiência e, consequentemente, a eficácia do produto.
Recomendo fortemente a leitura deste livro para designers, desenvolvedores, gerentes de produto e todos aqueles que estão envolvidos na criação de produtos digitais.

Iza 22/10/2022

Uma leitura leve, objetiva e muito rica sobre o universidade de usabilidade. Por ser uma edição com já quase seus 10 anos, em alguns pontos fica um pouco datada (principalmente na seção sobre usabilidade mobile), mas muitos dos ensinamentos, sobretudo sobre arquitetura da informação, navegação, entre outros, são de fato atemporais.

Junialino 21/11/2021

Instruções exemplificadas para usabilidade
Um livro voltado para entender usabilidade de forma detalhada e simples. Ilustrado para exemplificar, dados atuais sobre casos...indica com a teoria o que precisamos analisar, mas não traz algo escrito em pedra (não pode mudar). O contexto é web e mobile mas serve para muitas frentes de atuação.

Marcal4 27/12/2021

Ótimo para UX/UI Designers
Muito bom mesmo, consegui entender facilmente os conceitos apresentados. Para quem quer estudar UX e UI Design, esse livro é fundamental.

Gabriel.Baeta 02/02/2022

Livro essencial pra UX
Linguagem simples e engajadora, eu comecei pelo Design do dia a dia quando me interessei por Ux.

São livros diferentes e se você não é um leitor assíduo e quer começar em UX, esse é o livro.

Além de uma segurança sobre métodos e empurrãozinho pra não desanimar com estudos.

Tem muitas indicações se livros pra estudo e acredito quem trabalha tem na estante até pra consultar.

Gus 19/06/2022

Usabilidade de forma simples e objetiva.
Acredito que a ideia do autor era fazer com que nós, desenvolvedores, pudéssemos nos sentir no lugar dos usuários finais ao apresentar como a grande maioria raciocina ao navegar em sites pela internet.

Essa visão faz com possamos deixar o site mais objetivo e, consequentemente, fácil de interpretar.

Para quem não está familiarizado com o assunto UX, sem problemas, o autor utiliza uma linguagem simples, e até divertida, de entender. Recomendo!!