A África Explicada aos Meus Filhos

A África Explicada aos Meus Filhos Alberto da Costa e Silva

Resenhas - A África explicada aos meus filhos

Leonardo.Broinizi 24/06/2021

E conheçamos a África!
Um livro introdutório muito bom. Apesar do foco parecer ser o publico juvenil, é um excelente início pra quem não sabe por onde começar a jornada de entender melhor o continente africano.

O livro é dividimos em dez "conversas", isso porque o formato dele é como se fosse uma conversa, ou melhor, pra mim pareceu mais uma entrevista. A linguagem, como já deu pra entender, é simples, mas o autor é uma das maiores autoridades brasileiras em estudos e publicações academicas sobre a África.

É, obviamente pelo curto tamanho, bem resumido, pois cobre um grande período, muitos povos e vários aspectos diferentes.

Um livro que recomendo a todos que não tem um conhecimento mínimo sobre o importante continente africano.

Thiago 13/11/2015

Didático. Simples. Necessário
Livro bem escrito, de leitura fácil. Como se propõe no título, o seu alvo é o público infanto-juvenil, porém necessário a maior parte dos brasileiros. Apesar de termos avançado nos estudos da História da África nas escolas, há ainda gerações de brasileiros que conhecem o continente de uma maneira deturpada pela visão eurocêntrica da história geral. De uma maneira bem didática, Alberto da Costa e Silva, que tem uma boa quantidade de livros publicados sobre a história da África, explica em modos gerais e cronológico a história do continente. Um excelente livro pra iniciar os estudos em história da áfrica.

Gabi 23/08/2021

Achei que seria uma leitura cansativa, mas foi tão leve que terminei em uma tarde. o livro é composto por perguntas e respostas, fazendo com que a leitura não seja maçante

Bia 24/04/2017

Amei
Um livro super gostoso de ler e aprender. A África nunca antes imaginada. Quem, espera ler só pobreza e dificuldades, irá se surpreender. A participação da África na construção do Brasil e de seu povo começou muito cedo. Ela esta presente nos ditos, histórias e canções que repetimos ao longo da vida. Por exemplo: Poucas pessoas se dão conta que os verbos cochichar,cochilar, fungar, xingar e zangar, os substantivos bagunça, cachaça, caçula, cafuné, camundongo, carimbo, fuxico, fuzarca, garapa, lenga-lenga, molambo, quitanda, quitute, sunga e tanga. Os adjetivos capenga, dengoso, encabulado e zonzo e numerosíssimos outros termos que usamos no dia a dia são de origem africana.

Lucia.Pires 28/08/2016

A África explicada aos meus filhos Alberto da Costa e Silva - 2008 / 159 páginas - Agir
A África explicada aos meus filhos
Alberto da Costa e Silva - 2008 / 159 páginas - Agir

Sally 24/12/2017

A África explicada aos meus filhos - Alberto da Costa e Silva
Um excelente livro para abordar o tema em sala de aula. Dividido por conversas, vamos analisar algumas mentiras que nos são passadas sobre o continente; sobre as políticas africanas e como surgiram os primeiros reinos na África. Também analisaremos as relações comerciais dos litorais da África com os árabes, os persas, os indianos e os indonésios. Obviamente, não sendo um povo tão isolado, está explanado os portos africanos no fim do século XV e o comércio transatlântico de escravos controlado pelos grandes da terra, pelos poderosos da Europa, da África e das Américas. Finalizado com os temas imperialismo, apartheid e África atual. Ótimo material de apoio. Indico!

site: https://sallybarroso.blogspot.com.br/2017/12/a-africa-explicada-aos-meus-filhos.html
Wellika 06/11/2018minha estante
Bom dia!! Como faço para ter acesso ao livro para leitura?