A África Explicada aos Meus Filhos

Alberto da Costa e Silva

Resenhas - A África explicada aos meus filhos

Leonardo.Broinizi 24/06/2021

E conheçamos a África!
Um livro introdutório muito bom. Apesar do foco parecer ser o publico juvenil, é um excelente início pra quem não sabe por onde começar a jornada de entender melhor o continente africano.

O livro é dividimos em dez "conversas", isso porque o formato dele é como se fosse uma conversa, ou melhor, pra mim pareceu mais uma entrevista. A linguagem, como já deu pra entender, é simples, mas o autor é uma das maiores autoridades brasileiras em estudos e publicações academicas sobre a África.

É, obviamente pelo curto tamanho, bem resumido, pois cobre um grande período, muitos povos e vários aspectos diferentes.

Um livro que recomendo a todos que não tem um conhecimento mínimo sobre o importante continente africano.

bacelar2 25/06/2022

Super didático e prende a sua atenção do início ao fim. Uma verdadeira viagem pela história da África.

Fabricia82 03/06/2023

O livro apresenta-se em forma de perguntas e respostas simples divididas em 10 conversas. Não há obediência à ordem cronológica. A linguagem é acessível, já que é um livro dedicado ao público infanto-juvenil, o que não impede pessoas mais velhas de apreciarem a leitura. A única coisa da qual senti falta foram de imagens sobre alguns assuntos citados pelo autor, tipo as máscaras. Bastante esclarecedor para conhecer a África antes, durante e pós colonização e sua influência na sociedade brasileira.

Paula 28/01/2022

Não é um mero compilado de informações sobre a História da África.
Com uma escrita simples, esse livro busca analisar conceitos e fatos sobre a história e cultura africana de forma a romper com uma visão generalizada que temos sobre esse continente.

Thiago 13/11/2015

Didático. Simples. Necessário
Livro bem escrito, de leitura fácil. Como se propõe no título, o seu alvo é o público infanto-juvenil, porém necessário a maior parte dos brasileiros. Apesar de termos avançado nos estudos da História da África nas escolas, há ainda gerações de brasileiros que conhecem o continente de uma maneira deturpada pela visão eurocêntrica da história geral. De uma maneira bem didática, Alberto da Costa e Silva, que tem uma boa quantidade de livros publicados sobre a história da África, explica em modos gerais e cronológico a história do continente. Um excelente livro pra iniciar os estudos em história da áfrica.

Gabi 23/08/2021

Achei que seria uma leitura cansativa, mas foi tão leve que terminei em uma tarde. o livro é composto por perguntas e respostas, fazendo com que a leitura não seja maçante

BeatrizViana0 24/04/2017

Amei
Um livro super gostoso de ler e aprender. A África nunca antes imaginada. Quem, espera ler só pobreza e dificuldades, irá se surpreender. A participação da África na construção do Brasil e de seu povo começou muito cedo. Ela esta presente nos ditos, histórias e canções que repetimos ao longo da vida. Por exemplo: Poucas pessoas se dão conta que os verbos cochichar,cochilar, fungar, xingar e zangar, os substantivos bagunça, cachaça, caçula, cafuné, camundongo, carimbo, fuxico, fuzarca, garapa, lenga-lenga, molambo, quitanda, quitute, sunga e tanga. Os adjetivos capenga, dengoso, encabulado e zonzo e numerosíssimos outros termos que usamos no dia a dia são de origem africana.

debora-leao 04/01/2022

Bom livro introdutório para quebrar paradigmas.
Estava buscando, às cegas, um livro que pudesse me apresentar a história do continente africano, na qual sou muito leiga, apesar de ser candomblecista. Acertei em cheio! O livro é dialógico, o vocabulário é simples e direto, é feito em perguntas e respostas e cobre diversas partes da história, então serve como um bom resumo.
Não recomendaria para quem é estudado no tema, mas para quem não é, acho uma ótima leitura.
Pontos negativos: livro de páginas brancas, achei a edição frágil e senti falta de um sumário resumindo ou ilustrando o tema de cada capítulo (eles se chamam "primeira conversa", "segunda conversa", etc...)

Yas 22/01/2022

Eu pensei em muitas formas de descrever essa leitura, mas a palavra que mais a define é GOSTOSA. Me perdoem se parecer inadequada, mas esse livro fluiu tão bem que senti quase como se as páginas não existissem e eu estivesse sentada em um tapete ouvindo Alberto contar essa história.

Provando que não é atoa que é considerado um dos melhores historiadores da atualidade, o autor narra o passado e o presente do continente africano em dez conversas, introduzindo perguntas que são brilhantemente respondidas.

Ao longo do livro, nos é mostrada uma visão da África diferente da tida pelo senso comum. Nesse sentido, Alberto, especialista na história do tema em pauta, nos serve de guia por uma viagem no tempo para conhecermos parte da trajetória dos inúmeros povos nativos desta terra.

O livro cumpre com o que o título promete
e apresenta os cenários políticos e culturais presentes no continente de uma forma leve e ao mesmo tempo profunda o suficiente para fazer o leitor querer aprofundar seus conhecimentos sobre a temática. Por último, devo destacar que se trata de uma leitura introdutória que indico a todos os que desejam descobrir um pouco mais sobre esse lugar tão ligado a cada um de nós.

Lucia.Pires 28/08/2016

A África explicada aos meus filhos Alberto da Costa e Silva - 2008 / 159 páginas - Agir
A África explicada aos meus filhos
Alberto da Costa e Silva - 2008 / 159 páginas - Agir

Sally.Rosalin 24/12/2017

A África explicada aos meus filhos - Alberto da Costa e Silva
Um excelente livro para abordar o tema em sala de aula. Dividido por conversas, vamos analisar algumas mentiras que nos são passadas sobre o continente; sobre as políticas africanas e como surgiram os primeiros reinos na África. Também analisaremos as relações comerciais dos litorais da África com os árabes, os persas, os indianos e os indonésios. Obviamente, não sendo um povo tão isolado, está explanado os portos africanos no fim do século XV e o comércio transatlântico de escravos controlado pelos grandes da terra, pelos poderosos da Europa, da África e das Américas. Finalizado com os temas imperialismo, apartheid e África atual. Ótimo material de apoio. Indico!

site: https://sallybarroso.blogspot.com.br/2017/12/a-africa-explicada-aos-meus-filhos.html
Wellika 06/11/2018minha estante
Bom dia!! Como faço para ter acesso ao livro para leitura?

clara! (taylor's version) 26/12/2022

é um ótimo livro para compreender a história da África, entretanto é preciso ter disposição para ir muito além nas pesquisas em relação às informações que o livro proporciona, ao contrário a leitura acaba sendo muito difícil.

João Farias 05/07/2023

Um panorama geral da África.
Não é bem meu estilo favorito de leitura, mas comecei a folhear algumas páginas e fui me envolvendo.

O autor usa uma linguagem simples, de fácil compreensão, e também é bem assertivo nas informações passadas, conseguindo enxugar ao máximo para prender sua atenção sem deixar nada muito superficial.

De toda forma, confesso que em algumas passagens, dei uma divagada, mas acredito que por falta de interesse minha mesmo.

É uma leitura rápida, que vale a pena e mostra a importância da cultura africana, principalmente, para nós Brasileiros.