Invenção de Orfeu

Invenção de Orfeu Jorge de Lima




Resenhas - Invenção de Orfeu


7 encontrados | exibindo 1 a 7


Samira_santos 26/02/2022

Poemas complicados
Não sei dizer como, mas saí viva da Invenção de Orfeu. Esse livro me fez questionar seriamente a minha alfabetização, de verdade, seria cômico se não fosse... complicado.
Sendo bem sincera, não consegui entender muita coisa. Lendo as partes introdutórias vi que minha impressão não é infundada. E o pouco que eu entendi, não consigo descrever, e isso é meio esquisito.
É um livro de poemas que acaba tendo vários temas, abordados de diferentes aspectos. De certa forma, me prendeu, afinal se fosse tão ruim assim eu não teria lido até o fim.
Não sei muito bem o que dizer, o que provavelmente fará com que essa resenha não seja muito útil, infelizmente. Invenção de Orfeu é daqueles livros que você tem que ler para ter sua própria opinião, não tem jeito. Mas adianto que não é uma leitura simples, não flui com facilidade.
comentários(0)comente



Noyz 26/07/2012

Neste livro Jorge de Lima constrói o universo através de uma narrativa épica que, no futuro, será comparado À Odisseia de Homero. Quem viver verá!
comentários(0)comente



joedson 21/12/2010

INVENÇÃO DE ORFEU

do oceano da mente

em um só copo dágua

se descobre continentes
comentários(0)comente



Adriana Scarpin 02/06/2016

Edição impecável da Cosac com mais de 200 páginas em textos extras versando sobre a obra de Jorge de Lima, com direito até a carta de Ezra Pound.
comentários(0)comente



Luiz Pereira Júnior 10/03/2022

Obra genial ou palavrório colossal?
Se você é fã de poesia, se tem muito (mas muito mesmo) tempo de sobra e adora procurar, diletantemente, significados ocultos em versos herméticos, esse é o livro que foi escrito para você. A não ser que você precise lê-lo por obrigação...

Se nada disso se aplicar a você, esqueça: linguagem extremamente rebuscada em que o autor parece que foi ao dicionário ou a alguma fonte clássica para demonstrar sua enorme erudição, alguns poemas irritantemente longos que buscam o inconsciente mais profundamente onírico que o espírito humano possa conceber (ou algo que o valha)...

Um exemplo (abri o livro por acaso e deu nisso):

Perceber com esse delta as acres gotas,
As papilas do insípido vulgar,
Legar-lhes sal em suas viuvezes,
Sabor de quentes, e de verdes sons,
De pedras esperando, de desenhos
Que a luz não produziu na compreensão.

Resumo da ópera: uma obra genial para alguns, um imenso palavrório para outros... Você decide, caro leitor (como diria o Mestre)...
comentários(0)comente



Ogatho Tristie 06/04/2022

edição cheirosa mas
curto poesia, mas tudo
tem limite

+uma poesia ou outra é bonita
+pra estudar movimento literario é bom

+-pode se identificar com tal tematica catolica

-maioria é sem graça, tenta dms ser surreal e é só chato
-não traz nada pra nossa realidade BR
-pra que tanto elitismo nas palavras
-daí pode passar mais tempo procurando palavra no dicionario que lendo
comentários(0)comente



Rafael1906 17/01/2023

Um volumoso livro de poesia.
Jorge de Lima, alagoano nascido em União dos Palmares faleceu pouco tempo depois de lançar esse magnífico e surpreendente livro de poesias composto por um texto diverso, sem ordem fixa de tempo e espaço. Murilo Mendes, outro grande poeta e amigo de Jorge foi quem deu o título ao livro. Uma mistura grandiosa de temas, lugares, personagens e emoções descritas em poesias únicas e bem construídas.
comentários(0)comente



7 encontrados | exibindo 1 a 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR