Very Good Lives

Very Good Lives J.K. Rowling

Resenhas - Very Good Lives

Clóvis Marcelo 16/10/2015

Em 2008, J.K. Rowling fez um profundo discurso na Universidade de Harvard, que se converteu para este livro. Como podemos encarar o fracasso? E como nós podemos usar a imaginação para melhorar nós mesmos e os outros?

Com Very Good Lives, J.K. Rowling relembra seus tempos de graduanda e o discurso que ouviu àquela época (embora não se lembre muita coisa dele), contando como é importante conhecer o fracasso e como isso é algo inevitável em nossas vidas.

Comenta como é difícil alcançar as nossas expectativas, além daquelas das pessoas que nos amam. Onde devemos saber que, antes de tudo, é preciso acreditar em si mesmo, ir atrás do que se acredita, ter imaginação, para em seguida colocar-se no lugar do outro, ajudando o próximo.

Diz que a pobreza, para quem vive, não é um romance como a mídia tenta mostrar em histórias de superação, mas que é preciso persistir pra consegui superá-la com seus próprios esforços, mesmo que, para tanto, você escolha um caminho que ninguém antes tenha tentado.

Talvez, o que Rowling queira dizer quando se refere à mídia é a história comovente que é transmitida em sua biografia, já adaptada em forma de um filme independente: “Magia Além das Palavras” (2011)

Em suma, são esses alguns dos ensinamentos que pude retirar deste discurso motivador, sobre a importância do fracasso e a superação por meio do autoconhecimento. Mais informações poderão sempre ser retiradas com leituras individuais e repetitivas. Vale muito a pena parar alguns minutos do seu dia para ler ou ouvir o que a querida autora de Harry Potter tem a nos dizer.

Nota: As vendas de Very Good Lives irão ajudar a organização de caridade Lumos, fundada pela autora, a qual trabalha com a transformação de vidas de crianças desfavorecidas.

Você também poderá assistir ao discurso completo diretamente no Youtube.

CITAÇÕES

"You will never truly know yourself, or the strength of your relationships, until both have been tested by adversity."

“As is a tale, so is life: not how long it is, but how good it is, is what matters.”

site: http://defrentecomoslivros.blogspot.com/2015/10/resenha-very-good-lives-by-jk-rowling.html

IsaApCamilo 05/09/2020

Esse livro e o discurso que a J.K fez na Universidade de Harvard, e um discurso inspirador, ele está disponível no YouTube também.

Mica 17/12/2021

"We do not need magic to transform our world. We carry all of the power we need inside ourselves already."

Review on @reading.with.mica

Jonas 25/05/2020

Inspirador
J.K é uma das minhas autora favoritas, quero ler tudo que ela já escreveu. Esse texto é incrível, engraçado em partes, inspirador e motivador! Amei.

Marciele.Pandolfo 09/08/2020

Um livro que vale a pena. Recomendo a todos a leitura.

Bruna 29/12/2022

Very Good Lives
Essa é uma versão livro do famoso discurso da J. K. Rowling para a Universidade de Harvard.

Livro de rápida leitura onde Rowling fala sobre as experiências de vida dela, sobre falhar e sobre vencer.

Uma boa leitura.

Vinícius - @maisumqueleio 31/03/2017

Um discurso inspirador de uma mulher inspiradora
Um livrinho curto, que se tirar as ilustrações não tem nem 50 páginas, mas que conquistou o meu coração de tal forma que se tornou o meu favorito da vida toda.

Isso porque, tecnicamente, não é bem um livro. Very Good Lives é a transcrição de um discurso feito pela J.K. Rowling em 2008 na formatura da Harvard, em uma edição feita especialmente para beneficiar a instituição Lumos, criada pela autora para acabar com a institucionalização de crianças ao redor do mundo, eliminando orfanatos e instituições similares. No discurso, ela nos convence de uma forma mágica que é impossível não falhar algumas vezes na vida e prova como a imaginação é indispensável em qualquer profissão que escolhemos seguir.

Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐

"É impossível viver sem falhar em algo, a não ser que você viva tão cautelosamente que é como se você não tivesse vivido – nesse caso, você falha por omissão."
J.K. Rowling

O discurso está disponível na íntegra na web, mas quando essa edição foi publicada em 2015 não resisti e acrescentei à minha coleção essas palavras tão inspiradoras e que me motivam a renovar minha fé no futuro todos os dias.

Você também já assistiu ou leu esse discurso? Se não, vale muito a pena, acredite! Infelizmente, ainda não há uma edição nacional disponível. O discurso está disponível no YouTube e na minha opinião todos deveriam assistir pelo menos uma vez.

site: maisumqueleio.wordpress.com

12/04/2017

Livro curtinho de um discurso feito pela J.K. Rowling para os graduandos de Harvard em 2008.

Achei inspiradora a conexão que ela fez entre fracasso e determinação. Mostrando que é só quando você perde tudo que você consegue enxergar com clareza, incluindo a si próprio. O fracasso, apesar de indesejável, já que traz sofrimento, pode ser também motivador para se mudar o status quo e atingir seus objetivos.

Paralelo a isso, nesse discurso ela também defende o poder da imaginação, não só no sentido óbvio de que “ler faz bem”, mas no sentido de que exercitar a imaginação é também exercitar a empatia, e que através disso, podemos mudar o mundo.

Lindo, lindo!

Marcos 01/05/2017

Inspirador
Quando eu vi este livro num book review no YouTube, eu fiquei maravilhado. Depois assisti ao discurso da autora e fiquei ainda mais tentado a lê-lo. É um livro fininho, simples e com ilustrações muito fofas. Todavia ele carrega palavras poderosas sobre o fracasso e a criatividade. Marcas muito profundas na vida de J.K. Rowling. Não quero me prolongar, mas creio que o leitor que conhece a vida dela, saberá identificar nas entrelinhas as mais variadas pistas sobre sua vida e sobre o processo de escrita de HP. É realmente encantador. Leiam se puderem... como tudo o que aquela maravilhosa mulhere escreve é fascinante, este é um registro de superação acima de tudo.

Fernando Lafaiete 27/09/2017

Very Good Lives: O discurso que ficará guardado em meu coração até depois que eu der o meu último suspiro sob a terra!

Escrevar qualquer coisa relacionada a J. K. Rowling é algo completamente difícil para mim. Tenho uma ligação emocional com a autora e suas obras a qual não consigo mensurar em palavras. Tentarei aqui de maneira sucinta (ou não) expressar o que achei deste discurso que já li e já assisti tantas vezes que meu cérebro é incapaz de lembrar a quantidade exata.

Rowling é a minha autora favorita. Os livros da saga do bruxinho mais famoso do mundo, me ensinaram muito e obviamenre e inegavelmente colaboraram para eu me tornar quem eu me tornei.

Este texto intitulado editorialmente como Very Good Lives (Vidas Muito Boas / Ótimas vidas), é o famoso discurso de Rowling na Universidade de Harvard em 2008. Não é apenas um discurso de parabenização para os formandos (apesar dele claramente ser em sua mais clara essência). Ele é uma lição de vida e de incentivo para todos nós que muitas vezes nos desanimamos diante das adversidades da vida.

Se você ainda não leu e nem viu este discurso... Eu os aconselho a ver o quanto antes. Hoje em dia, J. K. Rowling é a autora mais famosa, mais bem paga e criadora da série de fantasia juvenil mais famosa do mundo. Mas antes de conquistar este tão sonhado lugar, ela comeu o pão que o diabo amassou. Passou fome e chegou no limite da pobreza. Mãe solteira e "desprezada" pela sociedade, ela se viu como a personificação do fracasso.

Portanto, o primeiro tópico abordado neste famigerado discurso é exatamente esse: A importância / os benefícios de fracassarmos. Seguido logo adiante do tema "A importância da imaginação." Não irei expor aqui como ela desenvolve tais assuntos. Quero apenas salientar que chorei lendo e chorei vendo o discurso.

A cada novo livro que leio da autora ou a cada vez que releio a série Harry Potter, aprendo algo novo e percebo que mesmo que eu tentasse e quisesse não amá-la, estaria fadado ao fracasso.

"Very Good Lives" é o tipo de discurso que merece ser emoldurado e relido até ser memorizado. Fracassar é algo normal que faz parte da vida de qualquer pessoa. Se for pra fracassar, faça com que este fracasso seja o resultado de uma tentativa. Não fracasse por omissão. A vida é curta para ficarmos lamentando. Vamos viver e corrrer atrás de nossos sonhos.

Se eu tivesse a oportunidade; abraçaria, choraria e agradeceria a Rowling por ela ser a pessoa e escritora que ela é. Ela mudou uma parte importante da minha vida e provavelmente continuará impactando a vida de muitos jovens.

A lição deste discurso pra mim é:

Vamos construir nossas vidas de maneira que possamos olhar pra trás e dizer: "Vivi, fracassei, aprendi e venci!"

Lucas1429 26/01/2024

Bom discurso
Estou relendo esse livro para treinar meu inglês, o discurso é bem interessante e divertido em determinados momentos. Acho válido ler e escutar esse discurso, mesmo com todas as problematicas envolvendo a autora.